Fotos da nossa Querida Vila do Ferro, capitulo V – As Ruas

Depois do Cap. I , do Cap. II, do Cap. III, e do Cap. IV, de “Post´s” lançados com Fotos da Vila do Ferro, ai vêm mais dois, que vão dar a conhecer, a quem não conhece, e a quem já há muito que não visita, mais “por dentro” esta nossa Terra, que é a Vila do Ferro.

Este primeiro “Post” de imagens com Fotos de algumas das Ruas da Vila do Ferro, antecede um outro, que brevemente irei lançar, com alguns dos Edifícios de Habitação da nossa Vila.

Mas para já, passamos ás Ruas.
1- Uma das Ruas principais, é a Estrada Municipal, primeiro porque é a Estrada que segue desde a Ponte-Pedrinha, atravessando o Ferro, e indo para Peraboa, depois, é a partir dessa Rua que o Povo se desloca para as restantes. É a Rua onde estão situadas as Escolas, o Jardim Público, a Farmácia, etc..
Nestas primeiras imagens vê-se um placar com base em azulejo onde se lê Ferro, e que tem as iniciais do Automóvel Clube de Portugal. Pelo que sei, estes placares eram colocados na primeira casa, em cada entrada das Freguesias, que eram rotas de viagens do Automóvel Clube de Portugal. Quem quiser saber mais sobre este assunto, podem clicar AQUI.


Depois desta Rua, que passa mais ou menos ao fundo da Vila, “cortando-a” de uma ponta á outra, o Povo cresce em direcção á Serra, onde as Ruas são a ligação. Passo a seguir a mostrar algumas dessas Ruas, com os seus nomes.

2- Rua Dr. Carlos Coelho

Depois da Estrada Municipal, está deve ser uma das Ruas principais da Vila. É a Rua que faz quase, de uma ponta a outra, todo o “casco” urbano da Vila do Ferro. É com certeza uma das Ruas emblemáticas da Vila do Ferro, existem nela a Igreja, a Praça 21 de Junho, o Lar Dn. Laura Monteiro Maricoto. É também uma Rua onde existe o principal comércio da Freguesia, estão lá três Mini-mercados, uma loja de Fotografia, dois Cafés, um Bar, o Banco, etc..
.
3- Rua Dr. Duarte Simões

É a rua que vem desde a Rua da Estrada Municipal, até á capela do Espirito Santo, que está situada no principio da Rua Dr. Carlos Coelho, e no principio da Rua do Espírito Santo, Rua onde está sediada a Junta de Freguesia do Ferro.
.
4- Largo do Outeiro

Este Largo encontra-se perto na encruzilhada das ultimas três Ruas que sitei atrás. É o Largo onde se encontra o Tanque comunitário de Lavar Roupa, onde ainda hoje existem Pessoas que a lá vão lavar.
.
5- Rua da Cancela

Esta Rua tem o seguimento da Rua do Espírito Santo, e o seu fim é na Rua 25 de Abril, e Rua dos Soutos.
.
6- Rua do Rossio

Esta é talvez umas das Ruas mais antigas da Vila, é uma zona da Vila com uma série de Ruas estreitas.
.
7- Travessa do Rossio

É a travessa que dá acesso á Rua do Rossio.
.
8- Rua dos Soutos

Rua que parte desde a Rua 25 de Abril, e da Rua da Cancela, e que vai até á Rua da Igreja.
.
9- Rua da Igreja

Esta é a Rua que parte da nossa Igreja, passa pela Rua Dn. Zéca Gonçalves, pela Rua do Cortinhal, pela Rua 25 de Abril, pela Rua dos Soutos, e vai em direcção á Serra do Ferro.

É uma outra Rua principal da Vila, é a rua onde esta sediada a Casa do Povo do Ferro. Infelizmente, é uma das Ruas que está mais mal tratada da Freguesia, devido a ser uma Rua que abrange quase grande parte da água que corre, vinda da Serra, que quando chove muito, arrasta muita terra e lama.

.
10- Rua do Cortinhal

É uma das Ruas que parte da Rua da Igreja. Dá acesso á Rua do Rossio.
.
11- Rua Dn. Zéca Gonçalves

Rua que nasce da Rua da Estrada Municipal, e que dá acesso á Rua da Igreja, que com esta, se torna uma das Ruas principais do interior da Vila. É a Rua onde estão situados o Infantário, e o Pavilhão Gimnodesportivo.
.
12- Praça 21 de Junho

Esta é a Praça que está situada na Rua Dr. Carlos Coelho. Esta Praça era onde antigamente se faziam algumas das Festas do Povo, como por exemplo a Festa de São Sebastião, onde ai se espetavam numas pedras (que ainda hoje lá estão) os paus com as oferendas oferecidos pelo Povo (chouriças, morcelas, farinheiras, bacalhau, etc..). Hoje, infelizmente, a Praça não serve mais do que estacionamento. Antigamente, nesta Praça, estava situado o quartel da GNR, que hoje infelizmente não existe na nossa Vila.
.
13- Rua Dr. Oliveira Dias

É uma Rua que parte da Rua Dr. Duarte Simões, passa pela Praça 21 de Junho, e vai aceder quase junto á Igreja, indo paralelamente á Rua Dr. Carlos Coelho. É uma das Ruas que dá acesso á Rua das Quintãs.
.
14- Rua das Quintãs

Esta Rua é outra Rua que está situada numa zona antiga da Vila, Ruas estreitas, e numa parte da rua ainda com edifícios do antigamente.

E são estas algumas das Ruas da Vila do Ferro, espero que com estas imagens, incentive a quem não conhece a vila, a vir cá visitá-la, quem conhece, mas já há muito tempo que de cá saiu, ficam estas imagens para relembrar os “velhos tempos”.

Em breve lançarei um outro “Post”, dessa vez, com alguns dos Edifícios de Habitação da Vila do Ferro.

Até lá....

Comentários

Anónimo disse…
Dani:

a rua que sobe até à capela do Espirito Santo que catalogaste com o nº3, não é a rua Dr.Duarte Simões?

a rua nº 10 que chamaste do Saco, não é a rua do Cortinhal?

Um abraço
Anónimo disse…
Já agora, e em relação às placas em azulejo com o nome do Ferro, quem estiver interessado em saber a sua história, basta ir ao arquivo de Setembro/2006.
danitri.® disse…
Obrigado Sr. Zéca. Esta resolvido o erro.

Mas este erro deve-se á falta de placas que mostram o nome, neste caso, destas duas Ruas. Ou as placas estão muito escondidas, e eu não as consegui encontrar, ou então elas não estão lá.

Na Rua do Cortinhal, nem dum lado nem do outro, eu consegui ver qualquer placa que me dissesse o nome da Rua. Na Rua Dr. Duarte Simões, ao pé da Casa Gaspar, eu também não vi lá nenhuma placa que me dissesse o nome da Rua.

Mas, tenho que ver com mais atenção, se calhar as placas até lá estão.
Anónimo disse…
Com placas ou sem placas a rua Drº Duarte Simões é inquestionável, tanto mais que homenageia um dos cidadãos mais ilustres do Ferro, conhecido fora do burgo e com actividade notável na defesa e afirmação da sua Cova da Beira. Seria um erro imperdoável não identificar a rua a qual foi dado o seu nome. Todos nossos beirões, devemos muito ao Drº Duarte Simões. Fui com o seu empenho e espírito combativo que foi possível criar a Universidade da Beira Interior. Foi responsável pela I Conferência de Desenvolvimento da Cova da Beira, onde para além da criação do ensino universitário na Covilhã, se defenderam posições para a então criação do regadio da Cova da Beira, para a necessidade de reestruturação da indústria têxtil e do lançamento de novas industrias, para por termo à mono indústria, até então característica da região. O Turismo e a criação da Região de Turismo da Serra da Estrela também deve muito ao espírito combativo e de empreendedorismo social do nosso conterrâneo. Isto para não falar no seu papel como professor na Escola Industrial Campos de Melo e também como técnico administrativo dos Serviços Municipalizados. Se não há placa é bom que passe a haver, não só com o seu nome, mas com uma referência explícita à sua actividade como beirão destacado.

Mensagens populares deste blogue

A Gastronomia na Vila do Ferro

Fim…