Fotos da nossa querida Vila do Ferro, capitulo I.

O Primeiro Post que vou lançar neste Blog vai ser sobre a Vila do Ferro, claro, assim coloquei aqui algumas fotos da nossa Terra, onde poderemos ver a Vila do Ferro no seu melhor, e no seu pior, neste ultimo são os postes de Alta Tensão.
Vista geral sobre a Vila do Ferro.


A Auto Estrada, e a Covilhã.




Vista do Ferro, tendo como fundo a Covilhã e a Serra da Estrela.



Vista do Ferro, a partir da nossa Serra.



Vista sobre a Covilhã e a Serra da Estrela


Vista sobre o Ferro e a nossa Serra.


Comentários

Anónimo disse…
Ora aí estão imagens da nossa terra.
É assim mesmo. Vamos lá ver se agora aparece gente que comente
Abraços
Tó Elias disse…
Junta de Freguesia, procedeu à análise microbiológica da água dos fontanários públicos da Freguesia, através dum laboratório independente e acreditado o CITEVE.
Recolhidas as amostras em 10/01/2007, passamos a relatar as respectivas análises.
Chafariz do Outeiro - ÀGUA IMPRÓPRIA PARA CONSUMO HUMANO
Chafariz Novo - ÀGUA IMPRÓPRIA PARA CONSUMO HUMANO
Chafariz da Cancela- ÀGUA IMPRÓPRIA PARA CONSUMO HUMANO
Chafariz da Rua da Igreja (acima da Casa do Povo) - ÁGUA PRÓPRIA PARA CONSUMO HUMANO
Os relatórios de ensaios, encontram-se à disposição dos fregueses na sede da Junta e irão ser afixados, nos chafarizes correspondentes.
Estes procedimentos tiveram um encargo para JFF, de 139.97€


Finalmente a Junta de Freguesia, publicou no blog correspondente, o relatório da qualidade da água das nossas fontes, questão que eu já há uns tempos fazia aquela junta.
A minha dúvida referia-se à fonte da Rua da Igreja (acima da Casa do Povo) onde está uma placa de aviso para o facto de água não ser potável.
À conversa com o Presidente foi-me esclarecido que estavam à espera de uma análise mais fiável - o que aconteceu agora -
Fica agora à consideração da população, o uso ou não destas águas.
Resumindo:
Chafariz do Outeiro;
Chafariz Novo ; Chafariz da Cancela- Chafariz da Rua da Igreja (acima da Casa do Povo)
Todos estes Chafarizes têm ÁGUA IMPRÓPRIA PARA CONSUMO HUMANO.
Se, e a avaliar pelas análises deste laboratório (CITEVE) é verdadeiro, (o que não duvido), pergunta-se:
Porque estão abertas essas fontes?
Aqui fica a pergunta
Tó Elias disse…
Rectificação:

Afinal, o chafariz da Rua da Igreja (acima da Casa do Povo) é, ao contrário do que temíamos, o único onde corre ágia PRÓPRIA PARA CONSUMO.
Ao ler a informação da junta, (por acaso estranhei o facto de estar a verde)li tudo igual... A idade não perdoa...
Fica aqui, então a informação certa:
Chafariz do Outeiro, Chafariz Novo e Chafariz da Cancela- ÁGUA IMPRÓPRIA PARA CONSUMO.
Chafariz da Rua da Igreja (acima da Casa do Povo) . ÁGUA PRÓPRIA PARA CONSUMO.
Abraços
Anónimo disse…
A água do chafariz da rua da Igreja é a melhor água que temos no Ferro; pelo menos esta não está "contaminada" com o excesso de cloro que costuma ter a da rede e que nos é vendida a preço de ouro. Pelo menos aquela é de boa qualidade e gratuita para todos. Devia haver mais fontes com aquela ´gua.
Anónimo disse…
Sim senhor acho o blog, muito porreiro, mas devia ter mais noticias....ha muito tempo que isto ta na mesma....

Abraço
Anónimo disse…
para isso há que contribuir com comentários amigo(a) anónimo...
é que os que o estão sempre a fazer, tambem se podem saturar
danitri.® disse…
Brevemente neste Blog irá aparecer um pequeno “Livro dos Porquês”, isto porque na nossa Terra existem muitas situações que eu, e muitos Ferrenses, não compreendemos.
Para breve… aguardem.
Anónimo disse…
Não fossem aqueles postes mandados "plantar" não sei por quem, e a nossa vila teria outro aspecto, não haja dúvidas....
danitri.® disse…
Pois, quem mandou “plantar” os Postes de Alta Tensão eu não sei, mas sei, como quase todos os Ferrenses, quem foi que deixou, sem protestar muito, penso eu. È que há uns Anos atrás a Vila do Ferro era governada por Pessoas que não se importavam muito com esta freguesia, por isso, tanto na situação dos Postes, como em outras, a Vila do Ferro andou uns tempos ao abandono.
Anónimo disse…
INTERRUPÇÃO VOLUNTÁRIA DA GRAVIDEZ:

Natália Correia, em poema - publicado depois pelo Diário de Lisboa em 5 de Abril desse ano - fez rir todas as bancadas parlamentares, sem excepção, tendo os trabalhos parlamentares sido interrompidos por isso:

Já que o coito-diz Morgado –tem como fim cristalino, preciso e imaculado fazer menina ou menino;
e cada vez que o varão sexual petisco manduca, temos na procriação prova de que houve truca-truca.

Sendo pai só de um rebento, lógica é a conclusão de que o viril instrumento só usou - parca acção! - uma vez.

E se a função faz o órgão - diz o ditado - consumada essa excepção, ficou capado o Morgado.

( Natália Correia - 3 de Abril de 1982 )
Anónimo disse…
um tema (o aborto) que bem poderia ser lançado neste blog.
é um assunto bem actual.
alguem que ponha estes versos no jornal do zezere, para não ser só aquela malta a fazer campanha pelo não
Anónimo disse…
Estas fotos, farão saudades aqueles que estão longe.

Continua, Danitri, a publicar fotos da nossa terra.

Podes colocar as fontes, as inscrições em latim nalgumas cruzes espalhadas pelo Ferro, a sepultura e um hipotético lagar nas Rasas, os sitios do rio Zêzere onde a garotada e não só passavam dias inesquecíveis, as poucas e últimas casas com varandas "alpendradas", nos Soitos, uma cruz judaica, numa casa ali para os lados do Espirito Santo, e outras coisa mais....
danitri.® disse…
Sim, Sr. Zeca Elias, com tempo (e o que é preciso é tempo) hei-de fazer aqui neste Blog um álbum fotográfico da Vila do Ferro.

E claro, os nossos bloguistas que dêem ideias.
Anónimo disse…
Se visitarem o Blog de Sobral de S. Miguel, ficarão radiantes com as fotos postadas, maravilhosas imagens de uma aldeia caracteristicamente tipíca de uma encosta serrana.Que beleza nortuna, acho que poderíamos também tirar algum partido da nossa Freguesia, que tal umas fotos da parte mais antiga da aldeia ( Vila ).Já agora postar também fotografias do interior dos nossos monumentos ( Igreja/Capelas ).( Paulo Duarte )
Anónimo disse…
Ouvi há pouco tempo dizer, que vai nascer mais uma linha de Postes na nossa Serra ? Será verdade, será que estão a querer substituir a pouco e pouco, os Carvalhos , Pinhos , Castanheiros e outros ....? Que já está feia , não restam dúvidas, agora que ficará uma aberação nem tenho a menor dúvida ! ( Paulo Duarte )
Anónimo disse…
Qualquer Dia , só falta com tanta energia concentrada na Serra, montarem uma Central Nuclear, para lhes fazerem concorência. ( Paulo Duarte )
Tó Elias disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Tó Elias disse…
Mais Postes na nossa Serra????
NNNNNNÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOO!!!
Por favor, se essa noticia a que o amigo Paulo Duarte se refere, se confirmar, alguem que interceda junto das entidades responsáveis por tal "calamidade", para os demoverem de tal atrocidade.
Para descaracterizar a nossa bonita zona, já chega o que por lá está..
Digo eu!
Há que estar atento... Concerteza que da Junta de Freguesia haverá essa preocupação..
Façam o que se está a fazer na Serra da Estrela: Reflorestar com árvores e não com postes metálicos...
Se houvesse por aí fotos da nossa serra sem os postes, poderiamos comparar a alteração (para pior) da nossa bela paisagem.
danitri.® disse…
Pois, parece que é verdade, eu sabia assim por alto que íamos a ter mais uma linha de Alta Tenção a ligar a Subestação do Ferro, e por conseguinte, a passar MAIS UMA VEZ na nossa Serra, mas não falar de coisas que não tenho a certeza investiguei.
Esta linha vem de Castelo Branco, tanto que na A23 (entre Lardosa e Alcains, salvo erro) já se vê os postes junto á Auto-Estrada, e como vai demonstrar o Texto a seguir, retirado do Arquivo do Jornal Reconquista, esta linha estará pronta este Ano: “A Rede Eléctrica Nacional está a investir mais de 32 milhões de euros na construção da subestação de Castelo Branco e na linha entre a cidade albicastrense e o Ferro (Covilhã). As obras já começaram e deverão estar totalmente prontas em 2007.” Poderão ver o resto do Texto acedendo a este Link:
http://www.reconquista.pt/arquivo/arquivo.dll/home?idartigo=18230&idseccao=103&projectoNo=142&edicNo=249&accao=artigo&data=11-08-2006&numero=3152

Alem desta linha, ainda esta prevista outra, que nascerá de um Parque Eólico que a Câmara Municipal da Covilhã quer fazer na Erada, como demonstra o Texto a seguir, “A Câmara da Covilhã anunciou hoje que vai celebrar um protocolo com a empresa Enernova, do grupo EDP, para a construção do primeiro parque eólico no concelho” … “Posteriormente vão decorrer as obras de ligação do parque à subestação eléctrica da freguesia do Ferro”, retirado do Publico, este é o Link:
http://ecosfera.publico.pt/noticias2005/noticia4953.asp

Ou seja, a Vila do Ferro qualquer dia faz justiça ao nome que tem, devido á quantidade de Postes de Ferro que irá ter.
Neste Link poderão aceder a um Mapa que mostra a Subestação da Vila do Ferro, onde se vê as 2 já existentes (a 1ª vem de uma linha do Norte, a 2ª vem de uma Subestação que retira Energia dos parques Eólicos de Benquerença e Meimoa), e agora ainda mais uma (vinda de Castelo Branco) e outra ainda possível: http://www.ren.pt/sections/tecnica/maparen/default.asp

Tudo bem, isto são males do Futuro, e os Postes tinham que passar em algum lugar, mas eu pergunto: que beneficio é que o Ferro tira com isto? O que é que a Vila do Ferro tem ganho com a Subestação, e consequentes Postes? Eu, e outros Ferrenses, não notamos diferença nenhuma, a electricidade já falta de vez em quando nas nossas casas, e aqui com uma Subestação tão perto.

Mais duas perguntas: o que é que a J. F. Ferro faz, ou fez, para a situação que aqui expomos? É que os Postes devem estar a chegar á nossa Serra. Depois, será que a nossa Junta tem poder suficiente para se por “á frente” da REN, Rede Eléctrica Nacional?
danitri.® disse…
Só hoje é que reparei que afinal a linha de Alta Tenção, vinda de Castelo Branco, já “desce” a nossa Serra, lá para os lados do Monte Serrano. Acho mal que assim seja, a nossa “Serrinha” estar tão cheia de postes de Alta Tenção, em vez de Pinhos, Carvalhos, Castanheiros, etc…
Mas continuam as perguntas, que beneficio é que o Ferro tem com esta Subestação, situada na nossa Freguesia, e que tanto “embeleza” a nossa Serra?
Anónimo disse…
FRASE DA SEMANA....

OS AUTARCAS PORTUGUESES SÃO OS MAIS CATÓLICOS DO MUNDO, NÃO ASSINAM NADA SEM LEVAR UM TERÇO.

EH..EH..( PAULO DUARTE )
Anónimo disse…
Pra rir .....

« A loira no avião »

Tendo entrado num avião rumo a Nova Iorque, a comissária de bordo dirige-se a uma loira sentada na divisão reservada a primeira classe.Pede para que esta se mude para a classe económica, pois a passagem dela era de lá.
A loira prontamente respondeu:
- Eu sou loira, eu sou bonita, estou indo para Nova Iorque e eu não vou sair de onde estou!
Não querendo argumentar com a passageira, a comissária pede para o Co-piloto falar com ela. Ele foi falar com a mulher e, novamente, a loira respondeu:
- Eu sou loira, eu sou bonita, estou indo para Nova Iorque e eu não vou sair de onde estou!
O Co-piloto voltou para a cabine de comando e perguntou para o piloto o que deveria fazer.O piloto disse:
- Eu sou casado com uma loira e eu sei como lidar com isso.
Ele foi para a primeira classe e sussurou no ouvido da loira...Ela imediatamente pulou da cadeira e correu para o sector econômico resmungando:
- Porque ninguém me disse antes?...
Surpresos, a comissária e o co-piloto perguntaram o que ele tinha dito a loira.
E ele explicou:
- Foi fácil e simples! Falei que a primeira classe não viajava para Nova Iorque!

( Paulo Duarte )

Mensagens populares deste blogue

A Gastronomia na Vila do Ferro

Fim…