Limites Ferro – Peraboa. A Verdade...

Para dar, de uma certa forma, continuação ao 1º Post dos limites de Ferro – Peraboa, decidi lançar este segundo, mostrado algumas imagens, onde se prova, onde se mostra, onde é realmente as partilhas entre as Freguesias de Ferro, e Peraboa.
Todas as imagens a que eu visionei, fruto de uma excelente ajuda de um cidadão Ferrense, que já trabalhou nesta matéria, e ao qual eu agradeço, e fruto de uma pesquisa exaustiva na Internet, eu não encontrei nenhuma imagem onde demonstra que os Limites entre Ferro e Peraboa são como indica a placa, avisando do começo da Freguesia de Peraboa, que está ao Poço Frio. As 3 imagens que eu aqui exponho, comprovam o que toda a População Ferrense diz, e deitam abaixo qualquer duvida que exista sobre esta situação, demonstrando que a Junta de Freguesia de Peraboa está totalmente errada sobre esta matéria.

(Cliquem nas imagens para aumentar)

Esta primeira imagem foi retirada do Livro “Ferro, Cova da Beira”, de autoria da Ferrense Maria da Ascensão Rodrigues, a “nossa” Mariazinha.




Esta é de uma imagem de uma planta da Divisão de Freguesias, da Câmara Municipal da Covilhã.



Esta terceira imagem é de uma página da Internet do Ministério das Finanças, onde se pode visionar perfeitamente onde é a partilha entre Ferro e Peraboa. Esta imagem mostra a Estrada, Ponte Pedrinha – Ferro – Peraboa, e a Estrada de Alvares, onde o encontro das duas é o sitio chamado de Poço Frio, onde está a placa de aviso do começo da Freguesia de Peraboa, mas como é demonstrado por esta imagem, essa placa está totalmente errada.
Como se mostra nesta imagem, o limite entre Ferro e Peraboa é no Ribeiro de Cavaco, antes das Bombas de Gasolina, que depois assim continuará até ao Rio Zêzere. Assim a imagem o prova, assim os Ferrenses mais antigos o contam.

Sou um simples cidadão Ferrense que gostaria que a verdade fosse reposta, porque como se pode comprovar por estas imagens, algumas já com algum tempo, a placa que está ao Poço Frio, e o que é dito pela Junta de Freguesia de Peraboa, esta totalmente errado.

Torno a dizer, quero simplesmente a verdade, não me compreendam mal, eu não tenho nada contra a Freguesia de Peraboa, não tenho nada contra os cidadãos de Peraboa, quero simplesmente que uma coisa que já existia á tanto tempo, seja reposta como era.

Comentários

Anónimo disse…
Pedimos ao Sr.presidente da junta de freguesia do Ferro que mande retirar as ditas placas por se encontrarem no local errado.
Anónimo disse…
"Contra factos, não há argumentos".
Esperamos que os Srs. Zeca e Tó Elias tenham a humildade e a sensatez de solicitarem ao "amigalhaço" José Pico que retire o espantalho que colocou no Poço-Frio.
Anónimo disse…
So falta vir o "pseudo sabichão" do anónimo dotejo, botar aqui as suas postas de pescada retrazadas
Tó Elias disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse…
Faço minhas, as palavras do comentário anterior.

Anónimos.... foge cão!!
Anónimo disse…
Misturam-se alhos com bogalhos, mas afinal quem será esta pessoa tão conhecedora das amizades das outras pessoas ? Ele à cada uma, misturar amizades e tentar arranjar guerrinhas que a nada levam.

Solidário com os Amigos Tó e Zeca Elias.

( Paulo Duarte )
Tó Elias disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse…
E se a Junta de Freguesia de Peraboa, apresentar mapas contrários aos que estão postados ?

Quem será ou quem terá razão ?
Ou ainda quem andará a manipular e a alimentar essa polémica ?

Paira a dúvida no ar !!!

( Paulo Duarte )
Anónimo disse…
De uma coisa tenho a certeza, são as Juntas que deverão sentar-se a mesa e repor se houver algo a repor , seja de um lado , ou do outro.
Não seremos concerteza nós que vamos fazer disto uma guerra, e estes ataques pessoais só e apenas leva a Gula de alguns.

Com serenidade, que seja esta matéria resolvida, apenas e somente por quem de direito.

Nada mais tenho a acrescentar sobre este Post.

Como diz o meu amigo Tó Elias....
" não vale a pena "

( Paulo Duarte )
Anónimo disse…
Oh Sr. Paulo Duarte, então não compreende que o Municipio da Covilhã, O M. das Finanças e a Obra "Ferro, Cova da Beira" não podem repetir-se pelo contrário !!!
Tenho familiares no Ferro, pessoas idóneas, a quem por diversas vezes, ouvi dizer que o Ferro terminava no Ribeiro de Cavaco ou Ribeiro do Limite. E, pelos documentos, têm razão. Só você parece duvidar. Factos são factos!!!
Anónimo disse…
Um abraço Paulo Duarte,

Temos que ajudar estas pessoas a crescer, pois elas não têm culpa que a sociedade lhes tenha sido madrasta, no que diz respeito aos conceitos de afectividade e amizade.
Nada pior que o ódio, escárnio e maldizer.
Anónimo disse…
Está aqui a gerar-se uma guerra sem necessidade nenhuma. Os mapas valem o que valem! Se eles fossem os únicos documentos válidos não andariam muitas freguesias nos tribunais por causa das partilhas:bastava apresentar os mapas e estava o caso resolvido. Mas não é assim. além disso muitos mapas foram feitos em gabinetes, por pessos que nem sequer conhecem o terreno. Também é certo que neste caso há outros mapas, com limites diferentes e que sustentam outras teses. Aproveito para convidar todos para fazerem cópias destes mapas, à mesma escala e tentar sobrepô-los e chegarão à conclusão que não são coincidentes. tanbém se repararem o limite que lá está marcado entre o Alto do Poço Frio e o cume da serra nem é o ribeiro nem é o caminho.
Seria bom ainda que para esclarecer este assunto se perguntasse aos proprietários dos terrenos e casas daquela zona de que lado as consideram. Saber também onde eram registadas as crianças que lá nasciam, se no Ferro se em Peraboa. Saber onde aquela gente vai buscar documentos de residência ou outros que sejam passados pelas juntas de freguesia.Saber em que freguesia aqueles imóveis estão registados nas finanças. Saber onde iam as pessoas buscar pareceres para fazerem construções quando as juntas davam pareceres para as novas construções. saber onde iam à escola as crianças que viviam por ali. saber, por exemplo, nos últimos 30 anos, qual a JF que lá reparava os caminhos. e muitas outras questões que se devem colocar para que esta questão se possa resolver.
Também no Ferro há pessoas que são ou foram proprietárias naquela zona, que lá moraram e frequentaram a escola em Peraboa, que cultivaram aqueles terrenos e que dizem que do caminho do Talefe-Quinta do Freixo para a direita é freguesia de Peraboa. Uma dessas pessoas que morou lá, frequentou a escola de Peraboa e teve lá propriedades sustentou, durante uma assembleia de Freguesia,´há cerca de 10 anos, que aquilo é Peraboa. Foi então mandada calar por alguém que na altura nem sequer era da JF nem da Assembleia mas que achava que só se deviam ouvir opiniões favoráveis à nossa terra e que, se tivesse agido correctamente deveria ter ates, pedido a palavra.
Esta é uma questão delicada que deve ser gerida com cautela e sem fundamentalismos.
Apesar de opiniões divergentes devemos manter o bom senso e a compostura. Que esta questão não sirva para gerar ou alimentar ódios à vizinhança.
Para os meus amigos Elias um abraço, o apreço pelas vossas intervenções e o reconhecimento de que de nada têm de se retratar.
Faz aqui falta uma intervenção de bom senso que era habitual no sr Dotejo.
E por agora chega, que se acalmem os ânimos para que a questão seja abordada com a calma e o bom senso que exige.
L.a.m.
Anónimo disse…
Já vi que sois todos entendidos nestes assuntos.
Era bom que houvesse menos ruído e que deixassem trabalhar com as condições necessárias, quem o deve fazer. Tenho a certeza que estes comentários por mais bem intencionados que sejam apenas levantam poeira e servem para tapar a visão dos que verdadeiramente procuram o caminho certo para a resolução do contencioso.
Há tanta coisa que podemos falar... por exemplo, o porto mereceu ou não ganhar o campeonato?
Dou no entanto uma palavra de apoio e incentivo aos senhores Tó Elias, e Daniel Trindade, que têm tecido escrotal com substância intrínseca para dar a cara no tratamento dos assuntos que lhes merecem opinião. Há que continuar!
Quanto aos outros, talvez seja o momento certo para lhes lembrar que as batatas e o feijão precisam de ser regados e sachados.
Ass: Trumam
Anónimo disse…
tomates é o que te falta a ti truman.
qando dixes outros refrereste aos anonimos né?
tás incuido nesse lote
Anónimo disse…
Ouvi dizer (será verdade?) que na 6º feira a casa paroquial (a casa do sr prior???) foi assaltada enquanto se realizava a missa da noite....
ai jasus! onde isto vai parar??
conforme conta nas ultimas semanas os amigos do alheio tê actuado por aí.
Agora que somos uma vila sem gnr tamos sujeiros a isto.
Há que avisar roda a poupolassão para terem cuidado com as suas casas e haveres.
já lá vai o tempo, em que iamos á vila da covilha e as portas ficava,m escancaradas dando assim hipostes aos vizinhos e amigos de se servirem do que era noss e visse verso.
C U i D A d o!!!!
Hélder Caetano disse…
Boa noite!

Como Coordenador de Freguesia do Ferro dos últimos Censos 2001 posso dizer que as pessoas que vivem entre o Poço Frio e a Ribeira de Cavaco foram atribuidas ao Ferro...

Todos, também, se devem lembrar que essa zona nem foi feita pelos recenseadores do Ferro nem de Peraboa... as pessoas foram directamente recenseadas pelos Delegados Concelhios da Covilhã... depois de várias análises essas mesmas pessoas ficaram atribuidas ao Ferro, ficando o mesmo com uma pupolação de 1845 pessoas.

Cumprimentos
danitri.® disse…
Não percebo o comentário do Anónimo das 8:50h, do dia 20 de Maio. O que é que as amizades dos Senhores Elias, têm a ver com os limites de Ferro e Peraboa? Tanto o Sr. Tó Elias, como o Sr. Zéca Elias, são duas excelentes Pessoas, que são mais sensatos, e têm mais humildade, do que certas Pessoas que escrevem neste Blog.

Lamento, e peço desculpa, por este Post estar a fazer totalmente o contrário daquilo que eu previa. A razão de eu lançar este Post, era para que o Povo Ferrense se unisse, porque já se ouve há muito tempo, “o Povo unido, já mais será vencido”, e eu julgava que todos juntos poderíamos fazer alguma coisa, para que esta situação se resolvesse.
Mas infelizmente não é isso que está a acontecer, estou a ver que está a acontecer totalmente o contrário, Ferrenses a criarem Guerras com outros Ferrenses, para quê? Não estamos todos no mesmo barco?

Sinceramente, ao ler estes comentários fiquei surpreendido, porque não estava á espera, e começo a ficar arrependido de ter lançado este Post.

Peço desculpa aos Senhores Tó Elias, e Zéca Elias, duas Pessoas a que eu respeito muito, duas Pessoas que dão muito para esta Vila, e que não mereciam os comentários que aqui foram feitos, porque como já o disse, humildade e sensatez, têm eles mais do que os anónimos que aqui escrevem.

Como o digo no Post, nunca foi do meu interesse que se criem Guerras entre os dois Povos, primeiro porque ambos lutamos por algumas causas, e ao se reivindicar essas causas juntas, melhor, depois porque conheço, e confraternizo, com muita gente de Peraboa, e não é a minha intenção criar conflitos com ninguém.

Como dizem Pessoas mais sensatas que eu, que já estão mais calejadas nesta Vida que eu , esta matéria que seja resolvida apenas e somente por quem de direito, e sendo assim não tocarei mais neste assunto, não falarei mais sobre esta situação, aguardando apenas que saia uma resolução.

Tudo o que faço é só para o bem da Vila do Ferro, nunca para o mal, devido a isso posso exagerar em certas coisas.
Anónimo disse…
Danitri em tom de " brincadeira ", eu sei que ficaste chateado na altura , quando disseste-me que ias postar os limites do Ferro etc e tal...mas não fiz o que te disse! nós é que sabemos do resto da história.
Fiquei mais do que convencido de que ia dar nisto.
Ataques , e contra ataques pessoais....enfim tristeza ( Paulo Duarte ) " não vale a pena "
Anónimo disse…
Bom dia , não sendo o sitío adequado , mas como sendo uma referência para transportar e divulgar notícias, cumpre-me informar e lamentando que faleceu mais uma das pessoas mais emblemáticas e conhecidas da Freguesia.
Após inúmeros meses de sofrimento , Deus levou para junto de si a Ti Deolinda das Neves " Faia ", o funeral terá lugar amanhá pelas 17.30 horas, com saída da Igreja Matriz da Freguesia do Ferro.

A toda a família , que também é a minha , os meus sentimentos mais profundos nesta hora de dor e constrangimento.

( Paulo Duarte )
Tó Elias disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse…
Obrigado amigo Tó Elias, mas muito mais abalado está o nosso tão conhecido Agostinho ( meu primo ), estive em contacto com ele e como é de esperar sendo filho , está destroçado. Temos todos que dar-lhe uma força muito grande, coisa que não faltará concerteza de todo o Departamento de Futsal e seus jogadores, do que e a saber já está acontecendo com naturalidade durante toda esta manhá. ( Paulo Duarte )
Anónimo disse…
Claro que todo o Dep. de Futsal não se esquecerá de dar apoio ao tambem "emblemático" Agostinho Neves, pelo que tem dado a essa actividade.
Abraço para ele
Tó Elias
Anónimo disse…
Um abraço ao Agostnho!Os meus pêsames a toda a família.
L.a.m.
Anónimo disse…
Ouvi hoje na Rádio Clube da Covilhã, uma entrevista do Sr. Presidente da Junta de Freguesia do Ferro ( Paulo Torais ), a dar conta que vai ser lançado o concurso internacional para finalmente arrancar a tão desejada e atrasada obra « Estrada - Desde a Ponte Pedrinha / Ferro / Peraboa.

Já deve ser desta, mas só devemos ter estrada lá para o ano que vem.
Mas enfim , quem tanto esperou mais 365 de paciéncia não deve tirar o sono a ninguém, já estamos habituados infelizmente.

( Paulo Duarte )
Anónimo disse…
Danitri;

um abraço para ti, pois tenho a certeza que estás a crescer com espirito saudável.Questionas,( o que é importante), e tentas manter a isenção.


A toda a familia da Ti Deolinda

A Ti Deolinda, sempre me dizia os bons dias e desde miúdo que a conheço. Ainda me lembro de morarem perto de mim, entre a rua do Cortinhal e o quintal da D.Lucinda.

Um abraço a toda a família.
danitri.® disse…
Os meus pêsames profundos ao Agostinho, e a toda a sua Família. Muita força neste momento tão difícil.
danitri.® disse…
Câmara da Covilhã: Detectadas Dezenas de Irregularidades


A Inspecção-Geral da Administração do Território fez uma auditoria à Câmara Municipal da Covilhã e detectou dezenas de violações das leis urbanísticas, em licenciamentos de obras particulares e loteamentos.

De acordo com informação processual consultada pela TVI, o município violou sistematicamente o Plano Director Municipal, a Reserva Ecológica Nacional e a Reserva Agrícola Nacional, mais de meia centena de vezes nos últimos 5 anos.

O Governo concordou já com a proposta dos inspectores de remeter o relatório ao Ministério Público do Tribunal Judicial da Covilhã, para apuramento de eventuais responsabilidades criminais e para o Tribunal Administrativo, com vista a anular as decisões camarárias postas em crise.

O presidente da Câmara é o social-democrata Carlos Pinto que desvaloriza o relatório. Carlos Pinto, que já leu o relatório, afirma que as irregularidades se resumem a duas vivendas que a IGAT considera terem sido licenciadas em reserva agrícola, mas que os técnicos da câmara consideraram estar inseridas no tecido urbano e à pernoite num hotel de duas ou três estrelas numa viagem que realizou em representação da Câmara.

O secretário de Estado da Administração Local, Eduardo Cabrita, deu já ordens à IGAT para analisar a participação do actual elenco camarário nas decisões consideradas irregulares, o que poderá dar origem a processos para perda de mandato do presidente e do vice-presidente da Câmara.


IN: http://mafiadacova.blogspot.com/
Anónimo disse…
Violações das leis urbanisticas em licenciamentos de obras particulares e loteamentos??????
Não é possivel...
Então não foi o presidente da CM Covilhã que recebeu o prémio de "Autarca mais empreendedor de 2007"?????
Palavras para quê????





O presidente da Câmara Municipal de Covilhã, Carlos Pinto, recebe hoje
Anónimo disse…
devias ler melhor as noticias e tentar perceber que ainda ninguem foi condenado, a não ser os fantoches dos deputados que andam muito preocupados em atacar quem tem trabalhado em prol do concelho.
Se calhar até atua casa foi construida ilegalmente e se estivesses ha espera que os pidescos te resolvessem os problemas podias esperar deitado. Anda ganha juizo e cala-te
Anónimo disse…
Alias se esta esta materia em segredo de justiça, como é que de repente a TVI sabe e divulga a informação? bufos? dominio do aparelho informativo? medo? ameaças? tempo da outra senhora?
e o que dizes do professor que foi suspenso por ter dito qualquer coisa sobre o 1º? achas bem?
e o que fizeram os deputtados? protestaram? ou calaram? e o que dizes da FRULACT, DO PARKURBIS? DO COMPLEXO DESPORTIVO? DO INVESTIMENTO SONAE SERRA SHOPPING? DA BIBLIOTECA MUNICIPAL? DOS PARQUES INDUSTRIAIS? ETC ETC ETC? CALA-TE PÁ NÃO CUSPAS NA SOPA
Anónimo disse…
estes 2 ultimos foram feitos por um amigo do peito do presidente, vê-se logo!
Anónimo disse…
Sobre este assunto o melhor será deixar as autoridades trabalhar e dicidir. eles é que conhecem as leis. Agora que há casos, lá isso há: basta olhar para o loteamento da Quinta do Freixo na Boidobra, ao lado do Feira Nova, que andou em obras durante oito meses, ilegalmente, nas barbas do presidente e que só foi embargado por ter sido ameaçado com o Ministério Público. Em contrapartida eu conheço o caso de uma vivenda que foi embargada, naquela altura, por um pormenor sem importância, que nós não conseguimos detectar. Neste caso foi exigido projecto da alteração para poder prosseguir.
As leis são iguais para todos; o que é pena é que alguns sejam mais iguais que outros.
esperemos então pelos resultados, com calma, sem tomar partido e deixando que os entendidos na matéria se pronunciem. É que o exercício da política não é um sacerdócio.
Anónimo disse…
Este post é sobre a divisão geográfica com Peraboa. Numa intervenção que fiz atrás chamei à atenção para o valor relativo dos mapas e para o facto de os três mapas apresentados não serem coincidentes. debrucei-me agora sobre a divisão com o Tortozendo e verifico que também aí não são coincidentes: nuns aparece a divisão, a jusante da Ponte Pedrinha pela estrada Nacional 18 antiga, noutro aparece a divisão pelo rio. Por isto acho que estes são apenas alguns documentos e argumentos que devem se analisados.
Anónimo disse…
Desvalorizar documentos escritos em detrimento de opiniões (contaditórias) parece-me intelectualmente incorrecto. Temos docs escritos - um deles da própria Câmara Municipal - e isso não tem valor ? Então vale mais o testemunho de quem ali morou ou foi à escola em Peraboa ou Ferro ???
Alguém contestou os mapas exibidos?
Se há outros documentos, do lado de Peraboa, porque não os exibem ?
Anónimo disse…
Há um comentador que compare -e encontra diferenças nos três mapas. Diz ele que, considerando uma determinada escala, eles não são iguais!!!
Reconhece ainda que terão sido elaborados na secretaria. Relativamente ao local onde foram executados, não tenhamos dúvida, foram executados na secretaria com ajuda de topógrafos.
Relativamente ao facto de não serem iguais, parece-me fácil de compreender que foram executados antes de haver GPS (Global Position System). Hoje estas discrepâncias não existem.

Homem do Norte - Já me apanharam !!!
Anónimo disse…
As discrepâncias não são apenas esses pormenores da falta de GPS. Observem com atenção a partilha com o Tortozendo a jusante da Ponte Pedrinha e verificarão que umas vezes é dada pelo rio e outras pela antiga Nacional 18. Isto não é uma questão de falta de GPS até porque, alguns deles, foram feitos a partir de fotografias aéreas.
Quanto aos mapas acredito que estes não sejam os únicos que existem e que podem existir outros, elaborados por pessoas diferentes e com limites diferentes. Há outros mais rigorosos elaborados pelo Instituto Cartográfico e Cadastral, os quais não surgem neste post. Além disso, se os mapas da Câmara fossem assim tão válidos não andariam as Cortes e Vila do Carvalho em "guerra" por causa dos terrenos nas Penhas da Saúde; bastaria verificar os limites dos mapas e o problema estaria resolvido. também Aldeia de Joanes e Aldeia Nova do Cabo não necessitariam de andar em Tribunal por causa das partilhas, pois também têm mapas. Curiosamente a freguesia que era favorecida pelos mapas da Câmara do Fundão perdeu a causa no Tribunal Administrativo de Coimbra, porque a outra freguesia apresentou outros documentos e testemunhas.
Também eu, que sou do Ferro, gostava que o Ferro ganhasse esta causa mas, o que eu sugiro é que "não embandeiremos em arco" julgando que isto é assim tão simples e que a causa só pode ser nossa. Vasculhem todos os mapas que a Câmara tem, peçam cópias ao Instituto Cartográfico, à GNR, ao exército, etc... e estou convencido de que aparecerão surpresas.
Quanto ao anónimo das 7:54 de dia 26, estou convencido de que não é experiente na área do Direito.Além disso não se esqueça que muitas batalhas foram perdidas por causa do excesso de confiança do perdedor.
Vamos pôr todas as hipóteses e pedir ajuda a especialistas; eles é que sabem quais os documentos que são mais e menos válidos.
Anónimo disse…
Dicute-se a divisão Ferro - Peraboa e não outras quaisquer. Parece-me filosofo o comentador de 28-05. Sou ligado às Ciências exactas e, para mim, "factos, são factos".
Na verdade quando trabalhos destes são executados na secretaria podem dar em erros mais ou menos grosseiros, que não é o caso!
Mesmo em relação ao caso apontado, aprece-me que a divisão óbvia e natural é o Zêzere.
Nortenho.
Anónimo disse…
Se a divisão "óbvia e natural" é o Zêzere por que é que o mapa da divisão das freguesias, elaborado precisamente pela CMC, faz a divisão pela estrada Nacional 18? Este facto também é um facto, nesse mapa.
Já agora deixo-lhe uma questão: se a divisão é feita pelo ribeiro de Cavaco(que passa junto às bombas)então esse limite vai até onde? É que esse ribeiro é afluente do ribeiro da Mondaria.Será que segue depois o limite desse ribeiro?
Outra sugestão: pergunte ao Tó Zé Reis, que construiu uma casa há pouco tempo a seguir ao alto do Poço Frio; ao Rogério Martins que tem a quinta logo do outro lado da estrada de Alvares e ao Laurindo que tem o terreno entre esta quinta e o Talefe, em que freguesia é que estão.
E quanto aos mapas, se puder passe pela repartição técnica da CMC e peça para lhe mostrarem todos os mapas diferentes que têm dessa zona: se ainda lá tiverem todos os que tinham há quinze anos atrás, e penso que sim pois não é material de deitar fora, terá uma grande surpresa. Deve ser nessa surpresa que se baseia o presidente de Peraboa e que consiste noutro mapa que dá a divisão pelo caminho que vem do alto da serra, passa pela estrada até ao talefe e daí segue o caminho do Freixo.
Talvez não se recorde mas, quando os carros comerciais e os reboques agricolas tinham placa de localidade os que pertenciam à quinta do Freixo de Baixo onde esteve o pai do João Carlos Anastácio e o Maurício tinham placa do Ferro e os do Freixo de Cima tinham placa de Peraboa.
Estaria toda essa gente enganada?
Outra sugestão:procure saber quanto gastou a junta de Ferro no arranjo de caminhos para a direita do caminho do talefe-Freixo desde 1974. Poderá dizer que é dificil saber mas, poderá sempre consultar o livro de actas e verificar quantas deliberações houve para os mandar arranjar.Pergunte aí aos funcionários da JF quantas vezes já lá foram repará-los.
Reivindicar a posse não basta, é preciso mostrar que se é proprietário.
Outra sugestão: imagine-se dono de todos aqueles terrenos há vinte anos atrás, tendo-se esquecido sempre de pagar as contribuições: ainda seria dono deles?!
Como vê esta questão não é fácil de resolver através das Ciências Exactas pois como sabe, aparecendo um sinal -(menos) pode baralhar todas as contas dos sinais +. Será talvez melhor deixar a questão para o Direito o qual tem na base uma boa dose de filosofia. É que nem sempre o que parece, é.
Anónimo disse…
Então alguém se convence que havendo um/uns mapas diferentes na CMC, na GNR no IGC ou no INE os mesmos se contradigam e Peraboa os não conheça?
Porque teremos então acesso apenas aqueles que dão razão ao Ferro - não obstante um deles provir da CMC?
Nessa ordem de ideias devemos questionar também a obra "Ferro - Cova da Beira" e o levantamento das Finanças...
Caro anónimo, solicite à JF de Peraboa que nos facilite os "outros" mapas supostamente em sua posse e talvez estes comentários deixem de ter razão ou talvez se consiga matéria que suporte o diferendo entre as freguesias. Porque para mim e para o comum cidadão só podemos analizar o que nos é posto à frente dos olhos.
Anónimo disse…
Será que as Juntas de freguesia do Ferro e Peraboa não poderiam dar a todos estes "sabichões" uma achega sobre este assunto?
É que assim acabava-sse de vex com todas estas confusões
Limite pra cá, limite pra lá....
Quero lá saber disso, logo que as ruas e estradas sejam devidamente arrnjadas este assunto não deverá provocar tanta celeuma
inté
Anónimo disse…
Falava neste post, o Daniel, no dia 23 de Maio em irregulariades na Câmara Municipal que estavam a ser alvo de uma inspecção da IGAT e, logo veio um acerrimo defensor de Sr Presidente, a terreiro, defendê-lo.
No dia 23 ou 24 ouvi o Sr Presidente, na rádio, dizer que se tratava da aprovação de alguns projectos de habitação na Atalaia(Teixoso?) a pessoas que tinham terrenos em reserva agrícola e que nem tinham possibilidades de comprar um lote para construir nem queriam sair daquela localidade para ir para a cidade. Seria, em meu entender, de louvar a sua atitude uma vez que passou por cima de questões burocráticas para beneficiar diversas pessoas que tinham fracos recursos.
No dia 25, o jornal "Primeiro de Janeiro" dedicava uma página completa ao assunto mas apontava que a inspecção da IGAT teria a ver com as obras de loteamento da Quinta do Freixo, na Boidobra, ao lado do Feira Nova, em que estava a ser feito um loteamento, pertencendo cerca de dois hectares à reserva agrícola. Este loteamento não estava licenciado e andou em obras durante muitos meses sem embargado.Hoje, ninguém pode alterar os terrenos sem estar licenciado, sejam agricolas ou urbanos.
Ora, este loteamento já não iria beneficiar algumas pessoas sem recursos económicos mas sim pessoas que já têm de sobra. É que aquele loteamento não se destinava a habitação social mas sim a luxuosas vivendas. Neste caso já não se trata de dar um jeito aos coitadinhos mas sim de dar um jeitão a quem tem o direito de fazer tudo e mais alguma coisa. Em meu entender, esta atitude da Câmara já está mal, mesmo muito mal.
Deixo só uma questão: se um pobretão tivesse querido construir uma casita naquele terreno agrícola teria conseguido a respectiva aprovação?!

Bom fim-de-semana!
Anónimo disse…
Em intervenções atrás fiz referência ao valor relativo dos mapas e a facto dos que são apresentados não serem coincidentes e, logo veio alguém dizer que "contra factos, não há argumentos" e que "factos, são factos"...esta é uma verdade de Mr de La Palisse.
A este propósito, e para se ver que nem sempre o que parece é, pois como dizem os alentejanos "as aludências aparudem"sugeria a essas pessoas que vejam o Jornal de Noticias de 6 de Junho e, neste também a página 6. Trata-se de um artigo sobre o turismo na região demarcada do Douro; apresenta um mapa de todos os concelhos da região; este mapa por certo foi copiado de algum organismo oficial ligado à região.É claro que este mapa traz um erro tremendo: assinala Freixo de Espada à Cinta na margem esquerda do Douro: Ora nese caso "o que parece não é","o facto não é um facto" "contra estes factos há argumentos de sobra".
Anónimo disse…
Tenho vindo a assistir com alguma atenção a um debate de anónimos deculpem (presidentes), acerca dos limites Ferro-Peraboa, os quais em em meu entender apresentam os argumentos que acham oportunos para defender a sua dama (freguesia).
Cá na minha modéstia curiosidade, será que os nossos antepassados por falta de puzzles se divertiam a ver onde é que encaixava melhor o dito enclave? Talvez não, até porque não é só um nem dois mapas em intituições oficiais, mas se existem outros argumentos válidos deixem-se de conversas e apresentem-nos.
Essa de escrever "pergunte ao Tó Zé Reis, que construiu uma casa há pouco tempo a seguir ao alto do Poço Frio; ao Rogério Martins que tem a quinta logo do outro lado da estrada de Alvares e ao Laurindo que tem o terreno entre esta quinta e o Talefe, em que freguesia é que estão", só lembra ao meu amigo, pois deve saber, porque lhe devem ter dito, que essas pessoas conhecem a dita zona mais ou menos quado o senhor, ou seja uma duziazita de anos.
Quanto às pessoas que frequentaram a escola de Peraboa, parece-me um argumento válido, mas seria melhor perguntar quantas crianças andam neste momento a frequentar a escola do ferro e por coincidência uma delas residente no dito enclave.
Senhor presidente da JFF ponha-se a pau que por este andar um dia destes a JFP está a reindividicar a zona norte da estrada de alvares, pois o carteiro deixa algumas cartas dos respectivos residentes na JFP.
Desculpem o anonimato mas se a coversa é de anóniomos, cá vai mais um.
Um abraço a ambos e continuação de uma boa semana.
Anónimo disse…
os anónimos são os presidentes??
não me parece....
pelo que conheço deles, não seria nestes locais que iriam expor estes assuntos.
por isso mais que uma vez já foi feita referência neste blog, para que os srs presidentes de ferro e peraboa, esclarecessem em locais apropriados quem tem dúvidas sobre este assunto.
é que assim, acabaria este clima de suspeição, de atirar culpas de um lado para ao outro, e o mau estar que se pode vir a instalar entre freguesias, e isso é coisa que não queremos de maneira nenhuma.
para "guerrilhas" já chegaram tempos passados, em que a rivalidade entre os dois povos (amigos) era bastante evidente.
quem não se lembra ou ouviu já falar disso?
acabemos, portanto com isto.
haja paz entre os povos
danitri.® disse…
Para que se esclareça tudo sobre este assunto, não há melhor que ir á próxima Assembléia da JFF, e ai pedir que o Sr. Presidente da Junta do Ferro esclareça tudo o que há para esclarecer, sobre este caso. Todas as perguntas que aqui são feitas, terão que ser feitas nessa Assembléia, para que assim o nosso Presidente as responda. Eu vou lá estar, e se os nossos Bloguistas estão tão interessados neste assunto, apareçam lá também.

Concordo com o comentário anterior, tem que se acabar com este assunto, que se resolva, se já está resolvido, que se anuncie que já está resolvido, e pronto, acabou.
danitri.® disse…
Um comentário que aqui gostava de deixar, não tem nada a ver com isto.

Há uns tempos abriram um buraco, melhor, uma vala, junto ao Lar/Infantário, e eu gostava de perguntar se quem o abriu, não o sabe fechar. Isto porque já começa a tornar-se incomodativo.
Pelos visto nesta Terra já começa a ser hábito, abre-se um buraco, e depois não se tapa, espera-se que a Junta de Freguesia o tape, onde, se calhar, nada tem haver com o caso.
A Rua já lá tem muitos buracos, por isso mais um não faz diferença, não é? :-(

AS. um Ferrense atento.
Anónimo disse…
Seria util que a amizade dos srs. Zeca e Tó Elias servisse para demonstrar ao "amigalhaço" Sr. Pico a razão que assiste à Freguesia do Ferro. Não se trara de "bairrismo" mas de repor a verdade. Ou então porque não solicitam ao Sr. Pico que se defenda do que aqui é escrito. Se tem documentos e "outros mapas" porque os não mostra ???
Anónimo disse…
Por acaso já alguém pediu ao presidente de Peraboa para mostrar os documentos em que se baseia?

Existe na Junta de Freguesia um mapa, que até está emoldurado, feito no tempo do tenente Simões que é considerado o presidente que mais acerrimamente defendeu o Ferro. Já alguém se preocupou en verificar se confere ou difere dos que são exibidos neste post?!
Porquê meter s Elias neste assunto se ele é entre juntas de Freguesia?!
Tó Elias disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse…
Inteligentemente, o administrador do blog da junta de freguesia do Ferro pôs a opção de só se poderem fazer comentários como registados.
Embora haja opiniões muito dispares de esta ser a melhor ou pior maneira, vejam bem o que aconteceria p. ex. nesse blog.
à sombra do anonimato, muito teriam que ler os administradores desses espaços.
Tambem eu defendo, que os blogs devem ser abertos a toda a gente, mas.....
tambem temos por cá um blog que depois de estar aberto a todos os comentários, optaram por por só como registados.
é o que se vê
agora imagimem este blog tambem com esta opção....
Anónimo disse…
Sr anónimo do dia 26 de Junho - 9h40.

Porque não pede o Sr. directamente ao Presidente da Junta de Freguesia de Peraboa, aquilo que está a pedir que nós façamos ??

Não tenha medo e lembre-se que, é feio mandar recados.

Vá pessoalmente, dê a cara e enfrente as pessoas, que lhe não fazem mal.

Cumprimentos.
Anónimo disse…
Apesar de não ser este o lugar certo gostava de deixar aqui uma informação a alguém que há algum tempo atrás me acusava, em tom irónico, de saber mais das contas da Câmara municipal do que o presidente.
Pois bem, falava eu nessa intervenção na situação calamitosa das finanças da Câmara e, na provável dificuldade em pagar uma estrada nova para o Ferro e Peraboa.Ouve então um anónimo que saiu em defesa do presidente da Cãmara e me acusava de querer saber mais das contas do que o próprio presidente. Aconselho então essa pessoa, se ler esta mensagem, a ver a página 12 do Jornal de Noticias de 28 de Junho para ver a situação financeira da Câmara. É a mais endividada de todo o interior do país, de Trás-os-Montes ao Algarve.
A dívida de Câmara de Lisboa, comparando as dimensões, é proporcionalmente muito menor.
Por que será que a Câmara de Castelo Branco faz obras sem contrair dívidas?!
A Covilhã está na situação de necessitar de contrair dividas para pagar outras menores. "boa gestão"!!!!
Anónimo disse…
O Senhor " Gestor " , deve ser também mais papista que o própio Papa.
Ora veja lá , qual das Cidades do Interior tem tido o indíce de desenvolvimento acima do Concelho da Covilhã nestes últimos 10 anos ?
Diga !!! Chegues a frente....
Quando se é anti- Carlos Pinto ou anti desenvolvimento chamemo-lhe assim é que se escreve como nessas suas últimas palavras deste Post.
Eu continúo a aguardar pela estrada Ferro/Peraboa, não sou como o senhor . Já lá vai o tempo em que para construir casa pagava-se a pronto, agora pergunto-lhe , para adquirir ou fazer casa está a espera de juntar o dinheiro todo ? Porque se está arranje uma grande poltrona!
Nunca há desenvolvimento sem dívida, isto é ponto assente.
Já agora faça como disse um Ministro a 2 dias atrás , tome uns medicamentos fora de prazo, pode ser que acabem os pobres .
Grande Gestor sim senhor , mas de mentes perversas concerteza.
( Paulo Duarte )
Anónimo disse…
O Senhor " Gestor " , deve ser também mais papista que o própio Papa.
Ora veja lá , qual das Cidades do Interior tem tido o indíce de desenvolvimento acima do Concelho da Covilhã nestes últimos 10 anos ?
Diga !!! Chegues a frente....
Quando se é anti- Carlos Pinto ou anti desenvolvimento chamemo-lhe assim é que se escreve como nessas suas últimas palavras deste Post.
Eu continúo a aguardar pela estrada Ferro/Peraboa, não sou como o senhor . Já lá vai o tempo em que para construir casa pagava-se a pronto, agora pergunto-lhe , para adquirir ou fazer casa está a espera de juntar o dinheiro todo ? Porque se está arranje uma grande poltrona!
Nunca há desenvolvimento sem dívida, isto é ponto assente.
Já agora faça como disse um Ministro a 2 dias atrás , tome uns medicamentos fora de prazo, pode ser que acabem os pobres .
Grande Gestor sim senhor , mas de mentes perversas concerteza.
( Paulo Duarte )
Anónimo disse…
Ó Paulo Duarte..

logo vou até ao Ferro, e a gente vê-se.

Só tu me farias largar uma valente gargalhada com essa.... do acabar dos pobres... foi genial!!
Inté!!
danitri.® disse…
Concordo plenamente com o Paulo, qual foi a Cidade que se desenvolveu tanto como a Covilhã? Foi Castelo Branco, foi? Não. Não houve nenhuma Cidade, do interior, que se desenvolvesse tanto como a Covilhã. E por isso só temos que agradecer ao Sr. Carlos Pinto, á Câmara Municipal da Covilhã, porque a Câmara até pode estar endividada, mas também já viram as obras que já fizeram? è pena é que tenham deixado o Ferro para traz, mas acho que isso vai se recompor.
Anónimo disse…
Caros bloguistas:
A Câmara da Covilhã é das mais endividadas do país. Que desenvolvimento vemos no munícipio da Covilhã?????
-Tem piscina??Quantas vezes a sua construção foi adiada?Castelo Branco tem...
-A famosa "istrada"?? Já existe?!
-Saneamento, temos?!
-Barragem das Penhas, quando?
-Loteamento do Freixo, junto ao Covilhã Shopping?
-Limpeza urbana? Quer um bom exemplo? Castelo Branco.
Para vosso grande desgosto não existe comparação possivel com Castelo Branco!!!
Se quiserem defender o sr. Carlos Pinto procurem argumentos válidos... Contra factos não há argumentos...!!!
danitri.® disse…
È pá, eu posso ter feito algumas criticas a esta Câmara da Covilhã, ao Sr. Carlos Pinto, é verdade, mas também sei que esta Câmara fez aqui muita coisa, também sei que se não fosse o Sr. Presidente Carlos Pinto, muita coisa estava aqui por fazer, muita coisa não tinha sido feita. Por exemplo, em que Câmara se acabou o eixo TCT? Qual era o Sr. Presidente que lá estava? Em que Câmara se fez o Jardim do Lago? Em que Câmara se fez o Silo Auto? Em que Câmara se construiu o novo Hospital? Em que Câmara se construiu o Complexo Desportivo da Covilhã? Qual foi a Câmara que arranjou as Estradas para S. Jorge da Beira (não sei se estou a cometer um lapso, mas foi lá para aqueles lados), e a Estrada que vai do Teixoso para a Atalaia? È pá, tem que se ver isso. Tudo bem que aqui nós no Ferro não ganhamos nada com isso, ou pouco ganhamos (não sei, alguma coisa contra o Ferro eles devem ter). Mas agora que esta Câmara, este presidente, tem feito muita coisa, isso tem. Eu ainda me lembro de naquela zona da Central de Camionagem/Pavilhão da INATEL/Intermarche, não existir completamente nada, e agora? A zona sul da cidade da Covilhã, é uma outra cidade, é, digamos, a Cidade nova da Covilhã.
E de certeza que há muitas mais coisas, que agora não me ocorrem, mas vamos lá ver, tudo bem, a Câmara da Covilhã está endividada, mas também vejam lá o que foi feito há cerca de 6, ou, 8 Anos atrás?
Agora comparar a Covilhã com Castelo Branco, é como se diz, não há comparação possível... mas é pelo contrário. Castelo branco pode ser a Capital de Distrito, pode ter mais população, tudo bem, mas em termos de crescimento (de população, de edifícios, de estruturas, etc..) não ganha á Covilhã, isso sem dúvidas nenhumas.
A Covilhã pode estar endividada, mas que se tem feito muita coisa, isso tem. Não é cá para os lados do Ferro, infelizmente, mas que se tem feito, tem.
Anónimo disse…
Quanto ao Jornal de Noticias, é o jornal que o diz, não é nenhum anti-Carlos Pinto.
Quanto ao comentário anterior deixo as seguintes questões ao danitri:
sabe quem era 1º Ministro quando o hospital foi feito? António Guterres.
Sabe quantas sedes de Concelho, em todo o país ainda não tratam os esgotos? Dezassete, e uma ainda é a nossa.
Sabe quanto pagou a Câmara pelo Silo Auto? Zero euros; fez um contrato com uma cocessionária.
Sabe que Castelo Branco é a Câmara de todo o interior do país que poderia pedir mais dinheiro em empréstimos e não o faz?
Quanto ao desenvolvimento, o de Castelo Branco é sustentado; não deixa a conta para os próximos.
Talvez não esteja a par das mais recentes noticias mas, sabe que Castelo Branco captou recentemente um investimento de uma empresa que vai investir lá 500.000.000€(quinhentos milhões de euros) representando a criação de muitos postos de trabalho.
Se a Covilhã está mais desenvolvida, expliquem-me então por que é que a Covilhã tem uma taxa de desemprego maior do que Castelo Branco?!
Quanto às infraestruturas da responsabilidade das Câmaras, quem tiver dúvidas dê uma volitinha por Castelo Branco, talvez mude de opinião.
Quanto àqueles que acham que a Câmara pelo facto de fazer obras se pode endividar sem limites, lamento mas não partilho dessa opinião e, já agora, sugiro-lhes a seguinte exercício de raciocino: vejam, só aqui à nossa volta, quantos empresários fizeram grandes investimentos para irem à procura de subsídios e depois acabaram por falir? Não necessitamos de fazer o percurso até à Covilhã.
Quanto ao anti-Carlos Pinto, não o sou, até já votei nele; não sofro é de miopia política. Quando neste blog falo em questões da Câmara, faço-o sempre com base em informações credíveis e que por acaso tenho o cuidado de guardar as páginas dos jornais.
Anónimo disse…
Anónimo, dia 29 Junho 10:05PM....
Concordo em absoluto com o que foi escrito pelo anónimo do dia 30 de Junho. Tantas dívidas foram contraídas que alguma coisa terá sido feita! Mas o essencial continua por ser feito: Cada Verão seco desencadeia problemas de água, saneamento por fazer (etc.......) , enfim quase tudo o mais necessário por fazer.
Já agora aproveito para lembrar-vos que este é o quarto mandato do senhor Carlos Pinto á frente da Camâra Municipal da Covilhã... Se assim continuamos o nosso Município não vai longe...
(boy CDS-PP)
Anónimo disse…
É fácil criticar, principalmente quando a memória é curta.
Vocês esquecem é que nunca o governo PS, veio visitar o Parkurbis, uma obra emblemática, por todos reconhecida até pelo Sr Presidente da Republica e finalmente pelo Ministro Pinho; esqueceis que esses investimentos de milhões que falais em CB são obra do favorecimento politico PS. Esqueceis que a Covilhã sendo uma cidade de montanha com todas as condicionantes é a 14ª melhor para viver muito à frente de Castelo Branco, sede de distrito que sempre nos roubou - Sede Banco Portugal Previdência etc.
Quando esteve nesta Câmara o Eng Jorge Pombo o que foi feito? e foi porque havia dividas? ou foi porque felizmente temos um HOMEM de seu nome Carlos Pinto, que pôs este concelho no mapa?
Tendes a memória muito curta...
Anónimo disse…
Ora está muito enganado o autor do comentário anterior. Leia então o jornal do Fundão desta semana, o qual na página cinco refere um estudo da DECO e que tem o seguinte tìtulo: " Castelo Branco é a segunda melhor cidade para viver."Estará então muito à frente da Covilhã, se é apenas a 14ª.
Isto é baseado num estudo da DECO, não é invenção do jornalista.
Este artigo no 2º parágrafo diz o seguinte: "Castelo Branco é a melhor cidade do país em termos de mobilidade, no acesso à cidade, no sistema viário e no estacionamento no centro. É também a melhor cidade do país ao nível dos equipamentos desportivos e no parâmetro planeamento e admisnistração da cidade, que tem em conta os horários dos serviços municipais, a eficiência e a coordenação entre serviços."
Como vê é este estudo que o diz e, a DECO é uma instituição credível. Posso ainda lembrar-lhe que Carlos Pinto conta Já com 14 anos na Covilhã e Joaquim Morão com apenas 10 em Castelo Branco.
Quanto ao favorecimento do governo nesse investimento em Castelo Brano, meu caro aquele presidente não precisa disso; veja no que ele transformou a Idanha a Nova quando lá foi presidente e, sabe quem era 1º ministro nessa altura? Aníbal Cavaco Silva. Isto só prova que ele não necessita de favorecimentos; além disso sendo Sócrates da Covilhã e havendo aqui mais desempregados e tendo um bom relacinamento com Carlos Pinto como este afirma num artigo que vem publicado também esta semana no JF, na última página e assinado por Carlos Pinto, preferiria então que esse investimento viesse para a Covilhã.
Anónimo disse…
Já agora, em próxima oportunidade falarei de outras obras da Câmara, já construidas e que são necessárias e de mais duas que deviam ser prioritárias e que ainda não estão feitas. Tentarei entãoicar o porquê e ficarei à espera para ver se me conseguem dizer que estou errado, que sou anti-Carlos Pinto ou "mais papista que o papa", como já aqui disseram.
Anónimo disse…
É estranho ver tanta gente defender o município da Covilhã e ver essas mesmas pessoas do ferro dar razão a peraboa nos limites respectivos. É que até ja esta provado que o Ferro tem razão!!!! Mas "a galinha da minha vizinha é sempre melhor do que a minha!!!" Vá-se la perceber esta gente......
Anónimo disse…
Afinal temos aqui um albicastrense, arvorado em detentor da verdade. Vossemesse sabia que Idanha além de desertificada era uma terra no cú de Judas? e que as verbas para aí transferidas pelo OE, são maiores, muito maiores do que as transferidas para o concelho da Covilhã?? Não sabia pois não? Não retiro o mérito a JM, que é a par de Carlos Pinto e Manuel Frexes uma das figuras de maior destaque positivo do interior. Quanto aos equipamentos desportivos - Vc não sabe o que diz... Onde tem CB um complexo desportivo como o nosso? Onde? que é utilizado pela FPA e por diversas selecções internacionais para treinar? e compara o Benfica CB com o SC covilhã? e sabe que todas as 31 freguesias do nosso concelho têm equipamento polidesportivo? também não sabia pois não?
E nos anos 80 o que era a Covilhã, senão uma cidade fantasma? Foi CPinto o mentor e obreiro do desenvolvimento do Concelho. Se hoje somos umqa cidade de média dimensão, que estava encravada no interior e hoje estamos a 2 horas de Lisboa e do Porto e de salamanca a quem devemos? a CP que no tempo do Cavaco 1º ministro exigiu o IP2 com perfil de autoestrada! Você vem para aqui debitar bitaites sem interesse nenhum, mas saiba que todos os cidadãos do concelho votam no nosso presidente Carlos Pinto e continuarão a votar enquanto que vós socialistas ressabidos e com dor de cotovelo tendes dois vereadores, que apenas se limitam a contestar para os jornais e a apoiar o Presidente quando estão a sós... Oiça vá pedir para outra paróquia que nesta nem mais um tostão lhe dou... e já agora, menos conversa e mais acção, vá trabalhar que é o que o país e o concelho presisam!!!
Tenho dito!
Anónimo disse…
É preciso ser míope!!!
Com Carlos Pinto falta-nos tudo no Concelho: àgua no Verão, saneamento, estradas em condições, arruamentos, emprego, autocarros de e para o Ferro, Cultura: nada, O Maestro Luís Cipriano que o diga. O que temos de bom a quem se deve? gás natural, IP2/A23, Polis, renovação da linha da Beira Baixa - até castelo Branco já electrificada, a quem se devem? Ao PS.
Carlos Pinto inaugura uns metros de arruamentos na coutada dos amigos. Ver o que aconteceu no Ferro...
Anónimo disse…
Quanto ao comentador que me acusa de não conhecer as infraestruras desportivas da Covilhã, esquece-se que aquilo que eu disse foi trancrito de um estudo da DECO e que está no Jornal do Fundão desta semana.Não sou eu que o digo, apenas transcrevi e, a DECO é credível.
Quanto às receitas da Idanha, tenha em conta que é o 2º maoir concelho do país e que tem quase o dobro da área do Concelho da Covilhã, 1250 Km2 contra 700Km2
Se foi Varlos Pinto que exigiu o IP2 com perfil de auto-estrada diga-me então por que é que em 1995 quando foi candidato pelo PSD o Dr Fernando Nogueira estava previsto parar com a A23 entre o Fundão e Guarda para dar prioridade à A25 e não havia dinheiro para iniciar o Hospital Cova da Beira? sabe quem foi eleito 1º Ministro nesse ano e que pôs essas obras a andar?
Se é então tão capaz por que é que ainda não avançou a estrada nova para Coimbra, 10 anos depois de retomar a Câmara e depois de ter tido 2 governos PSD sendo também ele vice-presidente? Por que é que durante esses dois governos não conseguiu o licenciamento da nova barragem e foi já este governo a fazê-lo?
Não ponho em causa as obras já realizadas mas tenha em conta que quando falo da Câmara o faço com base em artigos de órgãos de comunicação social credíveis, não falo de cor. Leia os artigos que eu tenho referido e verá que não é maledicência. Informação é informação.
Quanto ao facto de pensar que estou a defender o PS, está muito enganado, se quiser lance o tema e estarei ao seu lado para criticar os erros deles mas, só o farei com base em informações; não o farei de cor. Não falo apenas por estar na moda dizer mal.
Numa próxima intervenção falar-lhe-ei em obras que esta Câmara fez e, por sinal bem feitas, e que ainda ninguém as aqui referiu, mas vou também falar-lhe de outras que estão atrasadas e que em meu entender deviam ter sido feitas primeiro.
Na sua defesa quase alucinante só falta vir dizer que foi Carlos Pinto que trouxe a Universidade e que foi ele que conseguiu a esola de medicina.
Anónimo disse…
e não foi????
danitri.® disse…
O que é que quer dizer essa Área do Concelho de Idanha? Nada. O que importa é a população que tem o Concelho da Covilhã.

Torno-lhe a dizer, a Covilhã no fim da década de 80, principio da década de 90, não era nada. Na entrada da Covilhã, junto ao Hospital da Cova da Beira, junto ao INATEL, junto ao Serra Shoping, havia simplesmente quintas, quintas abandonas. E agora? Só naquela zona, só na parte de baixo da Covilhã, a entrada principal para esta grande cidade, estão/contruiram-se:
1. Hospital Cova da Beira (sem comparação com Castelo Branco)
2. Complexo Desportivo da Covilhã (sem comparação com Castelo Branco)
3. Esqueci-me do MacDonalds :-) quanto tempo depois é que Castelo Branco o teve? Só ai dá para ver.
4. Superfícies comerciais são 4, Modelo, Feira Nova, Intermarche (com o Bricomarche, e o Stationmarche) e Lidl (só aqui vê-se o desenvolvimento nestes últimos Anos)
5. Centros Comerciais, 3 ou 4, mais o Serra Shoping (a onde está o de Castelo Branco? Se veio primeiro para aqui, é porque a Covilhã tem mais potencial, não?) Está bem que agora se calhar estão ás moscas, mas também é da crise, e se Covilhã está assim, Castelo branco estará pior)
6. Central de Camionagem, com o trafego que tem, e não é pouco (Castelo Branco também tem? Se tem desconheço)
8. Pavilhão da ANIL, com as Feiras que se lá fazem, Feita do Automóvel, Feira da Noiva, etc... (a onde é que Castelo Branco faz lá assim umas Feiras, com o sucesso da ANIL?)
9. Jardim do Lago (Castelo Branco também tem?)
Depois cá mais para cima:
10. UBI (Castelo Branco é só Politécnico, porque será?)
11. Silo Auto (quem teve primeiro, foi Castelo Branco? Não, foi a cidade Neve.)
12. Vida na Cidade, e Noite (Bares, Discotecas, etc.. muito melhor que Castelo Branco. O que, a Républica? Nem essa.)

Aqui estão 12 pontos, e há mais com certeza, em que eu, (simplesmente minha opinião) acho que a Covilhã é melhor que Castelo Branco. Aqui estão alguns pontos que o Sr. Carlos Pinto trouxe para esta cidade, como Presidente da Câmara.
Mas eu não estou aqui a elogiar o actual presidente da Câmara Municipal da Covilhã, merece alguns, mas não muitos, isto porque, como já o disse, com a Vila do Ferro ele tem-se esquecido, lembra-se de vez em quando, mas lá esquece outra vez.

A Covilhã tem “subido” muito nestes últimos Anos, tem que se admitir, e isso foi graças a quem? E não me venham cá com a conversa dos partidos (PS, PSD, etc...) que para mim, numa Câmara, ou numa Junta, é pelas pessoas, não é pelos partidos. Foi graças a quem, que a Covilhã está assim? Ao Carlos Pinto, é um facto, e vê-se, só quem não quer é que não vê. Tudo bem, ainda há muita coisa para fazer, há muitas coisas que deviam ser feitas primeiro. Se não o critico? Sim, também lhe faço criticas, há muita coisa que ele ainda não fez (estrada para o Ferro) mas também sei dizer que ele já fez muita coisa bem, é preciso reconhecer.

Quanto ao Sr. de Castelo Branco, das duas uma, ou é mesmo de Castelo Branco, ou então é anti-Covilhã. Eu posso não conhecer o suficiente Castelo Branco, conheço para que não me perca lá :-) mas agora você se calhar é que não conhece a Covilhã, ou então só a conhece a partir de há pouco tempo, porque, como o digo, se a conhecesse desde 1990, saberia o desenvolvimento que esta cidade teve, a partir desse Ano, e isso deve-se a quem?

Outra coisa, qual é a cidade que mais lucrou com o POLIS? Foi Castelo Branco? Foi a Covilhã?

Sem ofensas, amigo de Castelo Branco, estamos a discutir isto, você tem a sua opinião, eu tenho a minha.
Anónimo disse…
Olá amigo do Sr. Carlos Pinto!
Quem ganhou mais com o Polis foi Castelo Branco. Escuso de lhe dar pormenores, Visite a cidade que diz não cobhecer...
Já agora foi no Governo PS que a Covilhã teve uma Universidade (Talvez não tivesse ouvido falar do Dr. Duarte Simões); Foi no Governo PS que nasceu o CHCB; foi no Governo PS que a Covilhã foi escolhida para acolher a Fac. de Medicina; foi no Governo PS que chegou o gaz natural. E, Tal como diz outro comentador, se carlos Pinto é assim tão hábil porque só fala na estrada para Coimbra e nada faz?
Na verdade fez umas ruas na zona baixa da cidade mas esqueceu que a cidade velha iria ficar deserta.Fale com os comerciantes. Que fez ele para tornar atractiva a dita "cidade velha"?
Foi hábil a captar votos mas inoperante a desenvolver a cidade. A cidade deveria ter um desenvolvimento sustentado e onde está a barragem das Cortes ? O saneamento ? Os acessos a Coimbra ?
A Piscina Praia; a Variante à Covilhã pela Pousadinha ? O acesso da A23 ao Ferro prometido nas páginas do Jornal do Fundão ? A Estrada Ponte Pedrinha Ferro Peraboa ? O Posto da GNR do Ferro que prometeu e que o Governo do PSD fechou ? Os arruamentos do Ferro ? O elevador da Mateus Fernandes para o Largo 25 de Abril ?
Faz uns almocinhos para os idosos umas viagens; fazem-se 1000 metros de alcatrão com o pessoal da Câmara e faz-se uma festona. Ficando a maioria a "chupar no dedo".
Afinal este presidente, tal como alguém dizia, é dos piores presidentes de Câmara depois do 25 de Abril. Fala, fala mas nada faz!!!
Aguardemos a reflexão de um comentador que se propõe explanar o que de bom ele conseguiu fazer em 4 mandatos !!!!!!!
Anónimo disse…
Eu sou o comentador que o Danitri diz que é de Castelo Branco. não sou; sou do Ferro, nado, criado e vivo aqui há mais anos do que o dobro da sua idade. Conheço a Covilhã muitos anos antes do danitri ter nascido.
Concordo em quase tudo com o que diz o comentador anterior e ao Danitri dou-lhe razão quando diz que o tamanho da Idanha nada tem a ver. Pois não mas, houve um comentador que insinuou que a Idanha recebia mais por ter uma área maior. É redondamente mentira. Basta ver as transferências do orçamento do Estado e, a Covilhã recebe muito mais porque tem seis vezes a população da Idanha e também recebe muito mais de IMI(imposto municipal sobre imóveis) porque tem muito mais habitações e recebe mais de impostos rodoviários porque há mais automóveis e muito mais em licenças de construção porque se constrói mais e as licenças são muito mais caras. O Orçamento da Câmara da Covilhã será o triplo do da Idanha e semelhante ao de Castelo Branco.Já agora veja se consegue apontar em próxima intervenção qual o orçamento da Covilhã; é publicado no JF. E com isto a área do concelho continua a ser pouco mais de metade da Idanha.
Discordo do Danitri em quase tudo o restante porque, e como comprenderá,quando faço afirmações não as faço à toa, fundamento-as em informações credíveis e costumo apontar os orgãos de informação em que me baseio. Basta consultar intervenções anteriores feitas por mim.
Quanto às obras que anteriormente aponta poucas tiveram a intervenção de Carlos Pinto. Não fale da Universidade porque não se recorda de como eram as relações de Carlos Pinto com Passos Morgado e, quando o fundador da universidade morreu talvez o danitri ainda não tivesse nascido.
Quanto ao MacDonalds, Santo Ambrósio nos valha, eles estão em todo o lado, infelizmente para estragar a saúde a muita gente. Lembra-se do que disse o director Geral dessa empresa para a França? Disse a verdade e foi corrido.
Quanto ao resto que aponta são obras da iniciativa privada.
Alguém atrás falou do Parkurbis, pois bem, é uma boa obra, mas, por acaso, essa pessoa conhece o Centro de Inovação Tecnológica de Castelo Branco. Na rotunda da fonte, vira-se para norte; vão lá vejam, comparem e digam o que pensam.
Quanto ao Silo Auto, é da iniciativa privada e, se há vários candidatos é porque dá dinheiro; veja o que está a acontecer com a Bragaparques. A Câmara no Silo Auto gastou zero euros e ainda recebe contrapartidas. Além disso, Castelo Branco é das melhores cidades para estacionar sem pagar, é o que diz o estudo da DECO que vem referido no JF.
Como sabe no Centro da Covilhã o comércio tradicional está a fechar, é mais de uma centena de lojas. Essas pessos na maioria dos casos não tem outros recursos, não tem idade para mudar de profissão e nem sequer tem direito a subsídio de desemprego. Veja se isso se passa em Castelo Branco. E a Câmara da Covilhã já fez alguma coisa por essas pessoas, ou limita-se a licenciar novas superfícies comeciais. É que essas superficies quando criam cem postos de trabalho à custa de subsidios do estado, acabam às vezes com 150.
O hospital foi iniciado em 1995, era Jorge Pombo presidente da Câmara e Guterres 1º Ministro e foi concluido em fins de 1999. Se quiser até lhe digo qual foi a empresa que iniciou os trabalhos(terraplanagens).
Quanto ao POLIS, no que toca a Castelo Branco está concluido e a Covilhã? Bem talvez aí em Castelo Branco fosse mais fácil de executar; não tem as ribeiras.
Continuo a dizer que os defensores de Carlos Pinto não se recordam de muitas obras dele, e obras boas. Terei de ser eu, a quem vocês chamam anti-Carlos Pinto a falar delas. fa-lo-ei e direi o que penso.
Pode ser que antes disso vocês as consigam descobrir. É que elas estão bem à vista e, isso leva-me a crer que são vocês que não se lembram dos últimos anos.
Como vê não olho só para aquilo que é anti-CP.
Começo é a compreender por que é que o Sr.Dotejo que muito bem escrevia e fundamentava as suas opiniões e, me deliciava com as suas intervenções deixou de participar. Por certo notou que a bolha de ar do nível não se estava a manter ao nível.
Só uma última questão: as intervenções do Danitri estão a parecer uma "marcha à ré" se tivermos em conta aquela em que falava da inspecção da IGAT à Câmara da Covilhã. Quanto a essa intervenção eu apresentei um artigo do JN que contradizia a versão de CP à rádio, e que não foi contraditada por CP. É que, como diz o povo, "quem cala......."
Até breve!
danitri.® disse…
Ok, meus Senhores, desisto. Não continuo mais com este “debate”.

Eu simplesmente quero dizer que a Covilhã desenvolveu muito nestes últimos Anos, foram, e estão a ser feitas muitas coisas, e foi num tempo em que Carlos Pinto cá está, simplesmente isso. Mas também sei que faltam fazer muitas mais, que se podiam fazer certas coisas, em vez de outras.

Quando eu lancei aquela noticia do IGAT, neste Blog, foi simplesmente para a dar a conhecer a quem a não conhecia, para que aqui a pudéssemos comentar, não queria dizer com isso mais nada, simplesmente lançar um novo tema de discução a este Blog.

Ok, você é muito mais velho do que eu, mais conhecedor desta situação, e por isso acabo com a discução. Alem disso eu estou em desvantagem, você está em anónimo, eu não, você, se calhar, sabe quem eu sou, mas eu não sei quem você é. Assim é injusto.

Mas obrigado pelos seus comentários, aos dois Bloguistas, são sempre bem vindos a este blog.

Inté.
Anónimo disse…
Ora bem, a posição de anónimo tem algumas vantagens, é verdade, mas uma coisa é certa, quando escrevo procuro confrontar as pessoas com as minhas opinões e não uma adesão impensada.
Há algum tempo lancei aqui ideias que foram muito criticadas e, logo alguém pediu ao Sr. Dotejo que desse a sua opinião. Como ele apoiou as minhas ideias logo esse fulano lhe respondeu que para falar assim mais valia estar calado. Não é uma postura assim que eu quero. Se eu me identificasse alguns que tem opiniões contrárias às minhas mas que são meus amigos poderiam mudar de campo e outros que as têm apoiado sabendo que eu era poderiam mudar de campo porque me odeiam. Não é assim que se debate.
Mas como prometido vou falar de obras de Carlos Pinto e, como este tema é longo vou dividi-lo em vários dias para procurar não ser maçador.
A defesa de um homem não se faz com atoardas; faz-se com argumentos sólidos.
Começemos pelo Ferro: quem mandou pavimentar a primeira estrada para o Monte Serrano? Quem mandou fazer a segunda? Quem mandou colocar água ao domicílio no Monte Serrano?
Que Câmara pagou o terreno ao lado do cemitério e que serviu já para um alargamento? Quem deu dinheiro para o tractor? Quem mandou fazer o Jardim público? Quem mandou pagar o telhado da casa do Povo? Quem apoiou a associação do S. Coração de Maria em todas as obras? Quem deu carradas de manilhas para colocar nos caminhos e materiais para os arranjar? Quem mandou colocar canalização nova na água que vem do Azevo? etc...etc... etc... Só há uma resposta: Carlos Pinto. Estas obras estão no Ferro e parece que ninguém se lembrava. Atenção que não estou a falar do actual mandato.
Vamos à Covilhã: arranjo do jardim público junto à Igreja de S. Francisco; variante à Vila do Carvalho; largo e rotunda da Ponte do Rato, ponte pedonal,todas as obras que estão em curso nas ribeiras, o parque industrial do Tortozendo etc... e já agora, a nova biblioteca. Então vocês, malta nova, nem sequer se lembram da nova biblioteca?! E a distribuição da rede de água a quase todo o concelho a partir da Serra de Estrela? E a construção dos bairros sociais no Tortozendo, na Biquinha, no Teixoso e na Quinta da Alâmpada? Então a Alâmpada será tão pequena e escondida que nem se lembram dela?!
É claro que haverá algumas obras de que não me lembro e, as que já estão referidas neste espaço não vale a pena repetir.
Noutro dia falarei das obras que faltam ou faltavam e que em minha opinião deveriam ter prioridade sobre algumas destas.
Já agora gostava que alguém me elucidasse se se recorda de alguma medida tomada para preservar o património é que, eu, sinceramente a única coisa que tenho visto é permitir aos lobbies da construção fazer o que muito bem entendem. Parece que a única coisa que tem valor é o betão e o alcatrão. Não fosse a UBI a preservar património e a Covilhã estaria mais pobre em património.
danitri.® disse…
Exactamente, Sr. Anónimo, concordo plenamente consigo.
O que você escreveu, só vem dizer aquilo que eu tenho dito há muito, nos ultimos Anos tem se feito muitas coisas na Covilhã, e quem é que lá esteve/está?
Claro, eu mencionei muita coisa, mas sei que havia muitas mais. A Biblioteca, está claro, obra importante do Sr. Carlos Pinto.
Mas como já o disse, ainda há muita coisa para fazer, muitas das coisas que faltam fazer, se calhar, deveriam ter prioridade sobre as que já estão feitas. E depois no Ferro, fez-se muita coisa, mas se calhar o mais importante não foi feito, e não estou a dizer que tenha sido culpa da Junta, mas sim da Câmara, obras como a Estrada, as ruas, etc.. e etc..
Anónimo disse…
temos aqui um demagogo barato que é este comentador anónimo que escreve que só em Castelo Branco é que sim mas também. Muda-te pá. Vai pra lá e arrota lá as tuas postas de pescada que o quim morão depressa te manda á merda.
se calhar não tens tantos problemas com os teus amigos (se é que os tens...)se calhar escreves debaixo da capa grande do anonimato, pois ás tantas é o CP que te faz a folha de ordenado, depois de terem andado a lamber-lhe as botas. Só te lembras dessas obras da era CP? então achas meu, que o Jorge Pombo, quando se sentou na Camara e no inicio do mandato fez as expropriações as compras de terrenos a pressão politica? etc etc? achas? um gajo que nem conseguiu acabar a passagem subterranea junto à estação e que CP acabou em menos de 6 meses? e tu, que escreves tanto até no Jn (que ninguém lê, por aqui) querias tu que o CP te desse conversa? mas quem és tu? (já agora quando escreveres Carlos Pinto espero que te ponhas de pé)
Ouve vai lá para Castelo Branco, ou de preferencia para mais longe e deixa carlos Pinto governar esta cidade e concelho que nóa cá no Ferro estamos-lhe gratos, pois como deves saber ó iluminado o tipo ganha por cá sempre com maioria absoluta - isto é que são factos! vai ver à stape! quanto ao resto bem podes espernar, até escreveres no JN e já agora no Jornal de letras ou no sete, ou melhor no avante, que o Sr Carlos Pinto, tem obra feita, bem feita e que é exemplo para o pais:
PIT. PIC, Parkurbis, Silos auto, Arruamnetos históricos, Campeonato nacional de atletismo, Jardim do Lago, Parque da Goldra, Piscina Municipal Coberta, para não falar em todos os equipamentos culturais e desportivos espalhados pelas 31 fregyuesia.
Por mim, nem te rirei dar mais troco, nem ler a caca teus comentários. Vai mazé produzir e amanha quando estiveres com o CP deixa de ser tão lambe-botas e faz homenzinho.
Anónimo disse…
O amigo do Sr. carlos Pinto tem razão para estar zangado.
Na verdade são só atoardas que manda para o ar. Em 4 mandatos teve que justificar o dinheiro recebido dos Fundos Comunitários, do FEF e as verbas vindas da Banca as quais serão pagas pelos seus filhos e netos. Na verdade perquise bem e verá que a biblioteca não é obra do Sr. Pinto, a Central de camionagem também não, o gaz natural também não, a Universidade, a Fac. de Medicina etc. etc. etc.
A obra do Sr. Pinto detém-se em almoços, viagens e uns arruamentos sempre inaugurados com pompa e circunstância e de preferência junto ao couto dos amigos ou de amigos que saíram de outros partidos e o aopiaram. Espero que não peça exemplos...
Estes são os factos, meu caro!!!
Anónimo disse…
Carlos Pinto tem alí um defensor a quem nem precisa de mostrar obra: defende-o com unhas e dentes sem necessitar de argumentos. É deste tipo de apoiantes que alguns políticos gostam. para esta gente faça o que fizer é sempre o melhor. Não têm espirito crítico. Posso garantir-lhe que nunca me fez o ordenado e não sou do género lambe-botas. É que os lambe-botas estão sempre do lado de quem está no poder, mudam quando o poder muda, e são capazes de dar uma facada nas costas a quem apoiaram antes. Como vê quem apoia quem está no poder, no nosso concelho, é o senhor.
Eu sou do tipo de criticar os amigos quando acho que os devo criticar e, acredito mais em quem me critica na própria cara do que em quem me elogia em excesso.
Já agora peça ao sR. Carlos Pinto para criar uma escola de "Boa Educação" pois precisa de a frequentar que é coisa que mostrou não ter.
Acusa-me de escrever no anonimato mas afinal o senhor faz exactamente o mesmo. Quem sabe quem é o anti-demagogo como se afirma? Sabe o que é ser anti-demagogo? Fundamente então as suas opiniões em informações que se possam consultar como eu o faço. É que enquanto uns preferem passar o tempo no café a virar copos eu prefiro passá-lo a ler e, não me arrependo disso.É claro que também vou ao café mas quando queremos o tempo dá para tudo. Sabe que a iliteracia é um dos problemas de muitos portugueses e que conduz à ignorância e à estupidez? É por isso que consegue ler no que eu escrevo coisas que eu não disse.
A forma como escreve mostra bem a falta de argumentos. Quem os tem não necessita de se irritar e de ser mal-educado.
E já agora que fui eu que lembrei obras de Carlos Pinto, entre elas os bairros sociais, vou abordar o tema da habitação.
Como mostrei foi em mandatos de Carlos Pinto que mais se construiu habitação social mas, essa habitação não chega para todos nem há em todas as freguesias, basta ver que na nossa não existe. Então as pessoas terão o direito a querer construir a sua própria casa e penso que seria obrigação da Câmara procurar facilitar a vida a essas pessoas.É assim que se faz em muitos sítios. Ora talvez alguns não se recordem porque me vou reportar ao início dos anos 90 e ao primeiro mandato de Carlos Pinto.
Em fins do ano de 1990 a Câmara da Covilhã aprovou uma alteração nas taxas de construção tendo-as aumentado para cinco vezes mais. Uma licença que custava 20 contos passou a custar 100 contos e com isto tornou-se, na altura, a 5ª Câmara mais cara do país em licenças de construção.
Como se isso não bastasse passou a ser necessário alvará de empreiteiro para poder levantar a licença. Este alvará não era exigido em mais nenhuma câmara do distrito. Na altura havia poucos empreiteiros com alvará e começa então o aproveitamento da situação e pedem entre 150 e 300 contos para o emprestar. Muita gente os pagou.
Com isto ao iniciar uma obra as pessoas já desembolsaram mais 200 ou 300 contos do que era habitual. Isto não se verificava em mais nenhuma câmara do distrito. Se alguém tiver dúvidas perguntem aos empreiteiros que nessa altura trabalhavam fora do concelho; por exemplo o pai do Telmo Caetano que trabalhava muito no concelho de Belmonte ou a outros que trabalhavam muito no Fundão como o Giola, o Tó Raposo. João Afonso etc.
É evidente que a câmara construiu muita habitação a custos controlados e que vendeu barata(as primeiras vivendas da Alâmpada) e muita habitação social e isso resolveu o problema a muita gente mas, quem construiu a sua própria casa, e que muitas vezes até tinha salários mais baixos, não pode ter ficado satisfeito com o aumento das licenças e o alvará.
Há ainda outra questão que se prende com a habitação social: Em fins de 2004 houve duas câmaras que venderam a um banco as rendas das casas por um período de 25 anos. Foi a Maia e a Covilhã. Recentemente( e lá estou eu outra vez a citar os jornais) também Gondomar quis fazer o mesmo negócio e é então que vem o Tribunal de Contas dizer que as autarquias não podem fazer esses negócios porque não é permitido hipotecar receitas futuras?!
Em minha opinião a Câmara da Covilhã em vez de vender as rendas ao banco deveria vender as casas aos inquilinos. Da forma como o fez deixa um grave problema para o futuro: até cerca de 2030 a câmara não reberá rendas e terá que fazer obras sem que de lá receba qualquer receita.É que aquele tipo de construção não aguenta até lá sem reparações.Deixa então o problema para quem vier depois.
Neste período a câmara também não poderá vender porque as rendas estão hipotecadas.

Discordo do comentário anterior quanto à biblioteca: sendo municipal teve que ter a intervenão da Câmara.É a minha opinião.

Numa próxima intervenção abordarei as seguintes questões: abastecimento de água, saneamento, e cemitério municipal. Vou confrontra estas questões com outras porque considero que as primeiras eram prioriárias.

Deixo uma sugestão: neste blog tem acontecido de tudo: um espaço que deveria ser de discussão, onde se devia aprender pelo confronto de opiniões, tem-se tornado um espaço que algumas pessoas aproveitam para insultar quem tem opiniões diferentes. São as pessoas que acham que são donos da verdade.É o que costuma fazer o comentador das 12:20 que não faz mais do que isso. Talvez não me engane se disser que também foi ele que mandou calar o Sr. Dotejo, que foi talvez a pessoa que melhores intervenções fez. E por isso o Sr Dotejo nunca mais "apareceu" para não aturar essas atitudes. Não será também ele que ataca sistematicamente os irmãos Elias?! Então, sugeria que só pudesse escrever no blog quem se registasse. Da minha parte fa-lo-ei. Prometo assinar todas as intervenções que já fiz incluindo aquelas em que defendi o valor relativo dos mapas no que toca à divisão geográfica. Ao contrário do que alguns viram nessas intervenções não defendi Peraboa, alertei, isso sim, para o facto de não ser assim tão simples. Os textos ainda estão no blog e estou disposto a lê-los todos com quem quiser para ver se em algum eu defendo Peraboa.

Quanto ao fulano que gosta de insultar as pessoas também se poderá registar e continuar a agir da mesma forma. É que, como diz o bom senso "os actos ficam com quem os pratica."
Sem o registo obrigatório farei a intervenção de que falei atrás e não direi nem mais uma palavra.
Anónimo disse…
Sugeria ao defensor incondicinal de Carlos Pinto que lesse no Notícias da Covilhã um artigo sobre a desertificação do Centro Histórico. Leia também, no Jornal da Fundão a página 8 sobre a situação financeira dos municípios da região e a página 15 sobre Castelo Branco. Procure perceber por que é que é lá que as empresas preferem investir.
Se tiver alguma coisa a contrapor diga-nos onde podemos confirmar; se o fizer mostrará que não está a fazer uma defesa "à toa". E se o fizer faça-o de uma forma educada: a educação fica bem em todo o lado.
estou a referir-me ao comentador das 12:20, é claro!
As minhas saudações a todos aqueles que intervêm e que defendendo as suas posições, sejam elas a favor ou contra, o fazem com correcção.
Anónimo disse…
Olímpico Jovem junta 600 jovens atletas
Sexta-Feira, 11 de Maio de 2007
Edição de 2007 decorre, no fim-de-semana, na Covilhã

A festa do atletismo dos escalões de formação regressa este fim-de-semana, à Covilhã. Pelo segundo ano consecutivo, a pista do Complexo Desportivo da cidade serrana é palco da Final Nacional do Torneio Olímpico Jovem. As provas de velocidade, barreiras, meio-fundo, estafeta, salto e lançamento serão disputadas por seis centenas de atletas iniciados e juvenis, provenientes de todo o País e Macau.
Esta é a 25ª edição do evento que é promovido pela Federação Portuguesa de Atletismo. O organismo tem por hábito organizar a Final Nacional em vários locais do País, mas o sucesso da edição de 2006 originou novo convite a Câmara da Covilhã, para receber as decisões nacionais do evento de atletismo

Engole..
Anónimo disse…
Música dinamiza fim-de-semana cultural na Covilhã
Praça do Município recebe GNR
Sexta-Feira, 15 de Junho de 2007


O Grupo Novo Rock, mais conhecido por GNR, é uma das propostas da Covilhã no âmbito dos espectáculos musicais, no fim-de-semana. Rui Reininho e companhia tocam amanhã, na Praça do Município, a partir das 22h00, num espectáculo que terá como prato principal o último disco da banca, intitulado

Torna a engolir...
Anónimo disse…
Indícios de corrupção conduzem a acusação passados 10 anos
Segunda-Feira, 25 de Junho de 2007
Adjudicação da Central de Compostagem da Cova da Beira

Segundo a acusação do Ministério Público, o consórcio liderado pelo grupo HLC terá sido favorecido quando ganhou a adjudicação da central de compostagem e respectivo aterro sanitário na Quinta das Areias. Cinco arguidos foram constituídos, mas só três acusados

Luís Fonseca *
O Ministério Público constituiu cinco arguidos num inquérito à construção da Central de Compostagem de lixo da Quinta das Areias e respectivo aterro sanitário. António José Morais, antigo professor de José Sócrates na Universidade Independente e que desempenhou cargos de nomeação política durante a governação socialista, a ex-mulher de Morais, Ana Simões, e Horácio Luis de Carvalho, empresário da Covilhã, que era dono da firma HLC e hoje reside em Londres, são acusados dos crimes de corrupção activa e branqueamento de capitais. Outros dois arguidos viram os processos arquivados: Silvino Alves, antigo aluno de António José Morais, e Jorge Pombo, ex-presidente da Câmara da Covilhã.
António José Morais esteve ligado à construção do aterro sanitário, em 1996, através do gabinete de engenharia liderado pela mulher, estrutura que preparou o projecto, o programa do concurso, o caderno de encargos e avaliação técnica das propostas. Em 1999, após uma denúncia anónima, a Polícia Judiciária começou a investigar o caso, por alegado favorecimento do consórcio vencedor, liderado pela HLC e com a participação da Conegil, entre outras empresas. À data dos factos, José Sócrates era secretário de Estado do Ambiente, mas não foi ouvido no inquérito.

Mais uma vez?
Anónimo disse…
“Temos a missão de escoar toda a produção da Cova da Beira para a indústria”
Sexta-Feira, 25 de Maio de 2007
João Miranda, vice-presidente da Frulact

Fundada pela família Miranda em 1987, a Frulact dedica-se à produção de preparados de fruta que servem de matéria-prima para produtos como iogurtes, gelados e produtos lácteos. No dia em que o Presidente da República inaugura a fábrica já em funcionamento no Parque Industrial do Tortosento (Covilhã), o Diário XXI dá a conhecer a empresa que é líder ibérica no seu sector de mercado, pela voz de João Miranda
Daniel Sousa e Silva

- Que importância dá à deslocação do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, à inauguração da nova unidade?
- Trata-se da visita da mais alta individualidade do Estado, pelo que a deferência do Presidente da República muito nos orgulha e serve como elemento motivador para toda a nossa organização [empresarial]. Este facto marca-nos e marcará a história da Frulact. Penso que todos os funcionários sintam cada vez mais prazer em servir e pertencer ao nosso projecto.
Sede transferiu-se da Maia para a Covilhã
“Mudança não se reflecte no trabalho da empresa”
(..)- Porque decidiram no último ano mudar a sede da Maia para a Covilhã?
- Isso fez parte de um processo negocial desenvolvido entre a Frulact e a Câmara da Covilhã, em que ficou decidido que haveria cedências de ambas as partes. Essa questão foi uma das variáveis que a autarquia, e muito bem, soube negociar.
Anónimo disse…
Capital de risco premeia empreendedorismo da Covilhã
Quarta-Feira, 09 de Maio de 2007
Gesventure distingue hoje Carlos Pinto em congresso sobre capital de risco

A dinâmica implementada no Parkurbis e os incentivos à criação de novos projectos de negócio são reconhecidos pela sociedade Gesventure, dirigida por Francisco Banha, líder da Federação de Business Angels
Luís Fonseca

O presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, recebe hoje o prémio de “Autarca mais empreendedor de 2007” durante o congresso sobre capital de risco “Venture Capital IT”, em Lisboa, anunciou a organização.
“A Covilhã é o município que consideramos mais dinâmico na área do empreendedorismo em Portugal”, justifica Francisco Banha, presidente da Federação Nacional de Associações de Business Angels (FNABA) e da Gesventure, empresa organizadora do congresso.
Anónimo disse…
Vossa excelencia não quer que continue a desmontar o seu falabaratismo, pois não? Peço-lhe imensa desculpa se com mais esta acção, demonstrei aqui e pela última vez que o senhor anónimo, não passa dissso mesmo - um anónimo que se aproveita dessa capa para vir falar para este blog que é sobre a Vila do Ferro, para dizia eu, vir aqui falar mal dum GRANDE SENHOR que é CARLOS PINTO. saiba portanto, que caso os gestores deste blog, não ponham cobro a estas ofensas disfarçadas de opinião (fraca, é certo) não haverá da minha parte qualquer visita a este blog que sempre se discutiu as nossas coisas.
Portanto meu senhor, passar bem.
Anónimo disse…
Como não vejo apenas para um lado dou-lhe total razão quanto ao caso Central de Compostagem Cova da Beira. É necessário estar atento a estes casos e denunciá-los sejam eles da responsabilidade de quem forem. É que ainda não existe o Partido dos Inocentes.
Quanto aos eventos desportivos eles acontecem por todo o lado.
Quando quiser desmontar outros casos em que estejam metidos políticos do PS,CDS, comunistas etc., vamos a isso.
Estranho é o facto de me acusar de me valer do anonimato quando o senhor faz exactamente o mesmo. Além disso já propus que todos se registem e, pelo modo como escrevo não será difícil descobrir todas as minhas intervenções. Todas elas sem palavrões e sem insultos.
Se é falabaratismo o que afirmei sobre o aumento das liçenças e a venda das rendas queira então mostrar provas.
danitri.® disse…
Anónimo das 2:37h, do dia 5, quando diz que o Sr. Dotejo nunca cá mais apareceu, é completamente mentira. O Sr. Dotejo tem feito uma série de comentários, num dos Post´s deste Blog.
Quanto ao só se poder comentar neste blog, com registo, acho que não vale a pena fazer isso, porque ia dar ao mesmo. Quem quiser se registrar, registe-se, quem não quiser podia, pelo menos, assinar com um nome fictício os seus comentários, que é para não nos andarmos aqui a tratar-nos uns aos outros como “Anónimo das 7:54h”. Mas para bem, era toda a gente se registar. É pá qual é o mal se registarem? Têm medo de quê? Eu, o Sr. Tó Elias, e mais outros, estamos registados, discutimos, e damos as nossas opinões. Acho que não há mal nenhum nisso, se aquilo que nós escrevemos for a verdade, se não houver maldade, qual é o problema?

Quanto á opinião do Sr. Anónimo que enuncia as várias actividades que a Cidade da Covilhã tem, concordo plenamente com ele. Se isso é ou não obra do Sr. Carlos Pinto, não sei, mas normalmente deve ser, não? Se é ele que é o presidente, deve ser ele que faz com que a Covilhã “mexa”.

Como não apago as suas opiniões, Anónimo das 7:51h, do dia 5, tambem não poderei apagar as opiniões dos outros. Só não gosto é que se ofendam uns aos outros. Dizem que têm o dobro da minha idade, mas em certos comentários que para aqui vejo, parecem uns putos a disputar um brinquedo.
Se os comentários são ofensas, disfarçadas em opiniões, nós aqui só temos que dar a nossa opinião, discordando com esses comentários, mas sem ofender, é para isso que serve um Blog, uns dão a sua opinião, os outros ou concordam, ou discordam, justificando.

Inté...
danitri.® disse…
ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DO FERRO
EDITAL

Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia
Dia 6 de Julho de 2007

António Gomes Forte, Presidente da Assembleia de Freguesia do Ferro faz saber que:

Nos termos da Lei nº 169/99 de 18/9 alterada pela Lei nº 5-A/2002 de 11/01 é convocada para o dia 6 de Julho de 2007, às 21:OOh a Reunião da Sessão Ordinária de Junho que se realizará na Casa do Povo do Ferro com a ordem de trabalhos a seguir indicada.

Ordem de Trabalhos
1 - Período antes da ordem do dia: (art. 86°. Lei nº 5 – A/2002 de 11/01)
1.1 - Intervenção do público sobre assuntos gerais de interesse para autarquia;
1.2 - Expediente da assembleia de Freguesia.
2 — Período da ordem do dia:
2.1 - Apreciação da informação escrita do Presidente da Junta acerca da actividade por sí ou pela Junta exercida, no âmbito da competência própria ou delegada, bem como da situação financeira da Freguesia, conforme alínea o) do nº 1 do art. 17 do anexo à Lei no 5-A/2002;
2.2 — Análise e aprovação de propostas de topónimos para ruas da Freguesia;
2.3 - Apreciação e aprovação da acta da reunião anterior.

Ferro 29 de Julho de 2OO7

O Presidente da Ássemb1eia
(António Gomes Forte, Dr)
danitri.® disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
danitri.® disse…
Eu quero ver QUANTOS cidadãos do Ferro vão a esta Assembléia, é que neste Blog critica-se, dá-se opiniões, para a Junta de Freguesia. Por isso eu agora também quero ver quantas pessoas vão lá, e quantas é que vão intervir. È que aqui, toda a gente critica, e dá opiniões, mas quando á Assembléias, e que haviam de lá ir, é quando não vão.
É que neste Blog, as opiniões sobre a junta, não devem contar muito, por isso desloquem-se á Assembléia, amanhã ás 21 horas na Casa do Povo do Ferro, para assim darem as vossas opiniões sobre o que se passa na nossa Freguesia.
Anónimo disse…
Caro Danitri, quando me refiri à ausência do sR. Dotejo referia-me a estas discussões mais acesas; eu sei que ele tem participado mas apenas nas questões que não geram polémica. Até fiu eu que dei a informação sofre a festa de homenagem à Dª Mariazinha e à Dª Irene e também sou eu que tenho cópia do panfleto. Se alguém quiser uma cópia basta deixarem-me aqui uma morada e eu terei todo o gosto em enviá-la pelo correio.
Quanto à Assembleia de Freguesia não posso porque não estarei no Ferro mas, acontece que já esta semana estive à conversa com o presidente da Junta.

E como prometido vou falar de saneamento,água e cemitério e vou confrontar estas obras que ficaram para trás em relação a outras.
vejamos então: havia alternativas ao TCT? havia duas. Havia alternativa à biblioteca? Sim já havia uma,embora não tivesse as condições desta. Quanto ao Jardim do Lago, já havia espaços ajardinados,uns feitos por esta Câmara e outros por ela beneficiados. Não discuto a bondade destas três obras. E ao tratamento dos esgotos da cidade havia alguma alternativa?? Não!!
Então por que é que eu acho que esta obra devia ter sido feita há muito tempo?
O saneamento foi implementado pelo presdente Lopes Teixeira que o colocou nas freguesias rurais, entre elas a nossa. Foi aliás este presidente que comprou e instalou o PIC(parque Industrial da Covilhã), mandou fazer os primeiros pavilhões e lá instalou empresas. Não foi Carlos Pinto como alguém atrás insinuou. ´ Então quem viesse a seguir tinha obrigação de o concluir (o saneamento) e, não o fizeram Alvaro Ramos, Carlos Pinto, Jorge Pombo e outra vez Carlos Pinto.
Agora vejamos:
Os esgotos por tratar podem ou não causar graves problemas de saúde pública? Causam ou não poluição? Basta ver o Zêzere à Ponte Pedrinha.Podem ou não contaminar as linhas de água e as fontes? Como se compreende que o SMAS e agora a ADC cobrem ao consumidor uma taxa pelo tratamento dos esgotos e depois os lancem nas linhas de água sem os tratar? Quem estará então a ser "mais papista que o papa"? Eu, ou quem cobra uma taxa por um serviço que não presta?
É por estas razões que eu não compreendo como é que a Câmara se deixa ficar para o pelotão dos últimos 17.
Vamos à água: no primeiro mandato de Carlos Pinto começaram a distribuir a água a partir da Serra a quase todo o concelho; acho uma ideia óptima pois será mais fácil o tratamento e assim poupa-se muita energia e reduzem os custos. Ora, como o número de consumidores aumentou, logo se começou a verificar que nos meses de verão a água da Serra não chegava; cortavam o abastecimento às freguesias rurais e lá tinham que voltar a ligar as bombas do rio.isto aconteceu logo a partir dos primeiros anos, ainda o eng Taborda estava nos SMC. E onde é que muitas freguesias capatavam a água? No rio e precisamente depois de apanhar os esgotos por tratar da Covilhã e do Tortozendo. Isto passa-se com as freguesias do Dominguiso ao Barco e do outro lado com Alcaria e Pesinho. Sendo o problema conhecido de há muito, como é que demora tanto a resolver.É que o processo de licenciamento de uma barragem apesar de moroso não demora assim tantos anos. Além disso nós pagamos uma das águas mais caras do país:Coimbra, com água bombada para os depósitos consegue vender a metade do preço e alguns concelhos da Beira Interior ainda a vendem a preços muito mais baixos.
Cemitério municipal: há muitos anos que se diz que está a abarrotar pelas costuras e, como todos sabemos os defuntos não esperam. Além disso, como disse há tempos o Director Geral de saúde, Francisco George, ao referir-se ao vírus H5N1, a Europa não está livre de sofrer o efeito de uma pandemia, (o diabo seja surdo). Por que fica então para mais tarde? É certo que nem tudo se pode fazer de uma vez mas há coisas que não podem esperar, e outras até podem.
Outro lado da questão: Etar e cemitério alguém os quer à porta? Valorizam terrenos? Geram apoios ou contestação? Todos acham estas obras indispensáveis mas feitas bem longe; de preferência à porta de um inimigo.
E as outras: TCT, biblioteca, jardim do Lago, dão ou não visibilidade à acção da Câmara? Valorizam ou desvalorizam terrenos? Geram apoios ou protestos?
Que cada um tire as conclusões que entender!
Tó Elias disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
danitri.® disse…
Sendo assim, e eu sei quem é o Anónimo, posso pedir: se o senhor quiser enviar para o e-mail: danitri@portugalmail.pt eu poso colocar aqui um Post sobre este tema.
Anónimo disse…
A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Covilhã vai ser inaugurada no próximo dia 22 de Julho, segundo anunciou o presidente da autarquia local, Carlos Pinto.O autarca, que falava durante uma visita às obras em curso na Quinta da Abadia, perto da vila da Boidobra, revelou que à data de inauguração da nova infra-estrutura todos os efluentes da cidade e freguesias limítrofes já deverão estar ligados.

O projecto, avaliado em 13 milhões de euros, vai permitir que os «esgotos da cidade passem a ser tratados antes de serem lançados ao Rio Zêzere», referiu Carlos Pinto, citado pelo Diário As Beiras.

Segundo a mesma fonte, o sistema foi desenhado para servir 75 mil habitantes e tem capacidade para tratar 11.441 metros cúbicos de águas residuais por dia. «É a maior ETAR do distrito», revelou Sophie Pinto Coelho, directora da empresa Águas da Serra
Anónimo disse…
Água mais barata que em Castelo Branco

Cerca de meio milhão de contos é quanto abarca o conjunto das ETAR's da "cidade neve". Candidatado ao Eixo III dos Fundos Comunitários do Centro, Carlos Pinto espera ser comparticipado em, pelo menos, 60 por cento. O projecto pretende "limpar" a Covilhã e, ao mesmo tempo, "não depender dos outros".
Sem pertencer à Águas do Zêzere e Côa, empresa que faz a distribuição de água e saneamento na região, o edil refere, em tom irónico: "Neste momento temos o nosso próprio projecto e não estamos dependentes de ninguém. Temos uma autonomia que está a dar fruto. Garantimos aos munícipes que irão pagar menos do que os integrados no Sistema Multimunicipal". Aliás, continua, "a Câmara e os SMAS realizam o investimento previsto em prazo mais curto do que estava previsto pela multimunicipal participada pelo IPE - Águas de Portugal".
Mesmo com a construção dos emissários e ETAR's, cujo projecto vai ser adjudicado no dia 10 de Setembro de 2002, o presidente da Câmara tranquiliza os covilhanenses e garante que "o previsto é pagarmos menos que os associados da Águas do Zêzere e Côa. E já estamos a pagar menos 40 por cento". E remata: "Não conheço obras da Águas neste propósito em nenhum concelho. Afinal, nós andámos mais depressa do que eles".
A construção de uma barragem na Serra da Estrela para abastecer a cidade da Covilhã é uma questão que ainda espera luz verde do Minsitério do Ambiente. Após a falta de acordo em relação a quem factura a água do município, resta apenas a constituição de uma empresa entre a Câmara Municipal, o IPE - Águas de Portugal, a Águas do Zêzere e Côa e a Associação de Municípios da Cova da Beira para o fazer. Mas, mesmo assim o acordo foi efémero. Carlos Pinto explica: " O IPE entendia que era o Sistema Multimunicipal que devia facturar, mas nós não fomos nisso, porque prejudicava as gentes da Covilhã".
Agora, ainda sem acordo possível entre os intervenientes, mas com o projecto entregue há "muitos meses", o edil refere que "o Ministério vai ter que nos dar uma possibilidade de licenciamento para construção da barragem". Mesmo assim, a Covilhã avança "em força" na edificação da rede de saneamento básico da Grande Covilhã. O dia 10 de Setembro está já marcado para a adjudicação do projecto da ETAR da Covilhã composta pelas ETAR's da Boidobra, já em funcionamento, da Ponte Pedrinha, em construção, e da Várzea, em funcionamento em 2002.
Anónimo disse…
A construção de uma barragem na Serra da Estrela para abastecer a cidade da Covilhã é uma questão que ainda espera luz verde do Minsitério do Ambiente.
Quem podia dar aqui uma ajuda é o Anti Pinto Albicastrense, que pode pedir aos amigos xuxulistas para darem luz verde ao nosso concelho e não andarem a fazer guerrilha ao nosso estimado lider Carlos Pinto
Anónimo disse…
Sr. António Elias, em breve terá essa cópia na sua morada. estou convencido que a receberá ainda esta semana.
Quanto ao Danitri, faça o favor de me indicar uma morada postal e recebê-la-á brevemente. se o não fizer poderá depois pedir ao sr. Elias que lhe faculte a c´pia que vai receber.
danitri.® disse…
Se poder, faça um scan dessa cópia, e envie-me por e-mail: danitri@portugalmail.pt
Anónimo disse…
Obrigado sr anónimo que disponibilizou esse panfleto.
Já agora, queira fazer o favor de no remetente de tal carta, indicar o nome, para assim lhe poder agradecer, quando possível, pessoalmente
Bem haja
Tó Elias
Anónimo disse…
Danitri, tenho um digitalizador que funciona muito mal. A cópia ficaria mal até porque o que eu tenho também é fotocópia. Eu mando duas fotocópias ao Sr. António Elias, uma para ele e outra para o Danitri, é só pedir-lha.
Quanto ao Sr. Elias, não necessita de agradecer, sou eu que agradeço o interesse em ter algo que lhe posso enviar.
Anónimo disse…
O anónimo que diz que os "xuxulistas" andam a fazer guerrilha ao seu estimado Pinto não deve ter lido o que Carlos Pinto dizia no JF da semana passada.Ele não tem a mesma opinião, é ele que afirma que as relações são óptimas.
Quanto ao Ministério do Ambiente e da barragem já há dois ou três meses que a imprensa deu nota de que a luz verde estava dada.
Não ponha também as questões em termos de PS// PSD. Repare por exemplo em Viseu, é PSD e nem sequer constava no estudo. E sabe, por acaso que a Câmara que constava com maior liquidez até deve ser também do PSD. Se não se recordar, é a da terra do antigo ministro de Cavaco, Dias Loureiro.
Já agora não me confunda com o governo nem com o PS. É que este governo de socialista só tem o nome; chame-lhe liberal ou neo-liberal. Socialistas eram Guterres, Sampaio, Ferro Rodrigues e António Arnaut. Este homem criou o Serviço Nacional de Saúde que devia ser universal e gratuito. Este governo tem dado seguimento a medidas dos dois governos anteriores e tem-nas até agravado.
Como diz um ditado chinês, "se me enganares uma vez a culpa é tua, se me enganares duas a culpa é minha." Como nós temos três cartões: verde, amarelo, e vermelho, da minha parte a próxima vez que os puder usar será um vermelho directo.
Anónimo disse…
Afinal o Ferro tem razão; Li que foi o Sr. Tourais quem o disse na reunião da assembleia de Freguesia na passada sexta Feira. Lamentávelmente a Junta não tem poder para mandar retirar a placa da sua área geográfica !!!
Avance para a Câmara Municipal talvez esta consiga contrariar o "amigalhaço" de Peraboa!!!
Vai ser complicado!
Pelo exposto neste bolg vai haver guerra...
Homem do Norte.
Anónimo disse…
As cópias do panfleto já estão no correio. Se for para colocar aqui seria bom que fosse digitalizada e limpa porque a qualidade não é a melhor, tem algumas sombras. Há um programa informático que permite limpar as imagens. Se mais ninguém tiver, o Fernando Fortuna será capaz de fazer isso.
Anónimo disse…
Quanto às partilhas talvez Peraboa também ache que tem razão e, o grave do problema está aí.
Enquanto as autoridades das duas freguesias se não sentarem à mesa para apresentar argumentos e discuti-los o problema persistirá. Quando vemos duas pessoas que andam em tribunal, as duas afirmam que têm razão.
Este problema só ficará definitivamente resolvido quando das duas uma: haja um acordo entre as partes que seja escrito, e esta seria a mais desejável e benéfica, ou então uma decisão judicial definitiva.
Anónimo disse…
Já houve decisão. assim o disse o Sr. Tourais, assim foi escrito pelo Danitri. Que mais quer ???

Danitri Dixit:
"Presidente, Sr. Enf. Paulo Torais, como estava a Situação dos limites de Ferro Peraboa, ou seja, se a placa que se encontra ao Poço Frio, dizendo que a Freguesia de Peraboa começa naquele ponto, está correctamente colocada, ou não. O Sr. Presidente respondeu-me, que a placa não está correctamente colocada, que o limite é no tal Ribeiro, antes das Bombas de Gasolina, que para a Junta de Freguesia do Ferro o limite é ai, e que a placa estar onde está, ou não, não evendicia em nada. Disse ainda que a Junta não tem poder para fazer quer que seja, isto é, se a placa está mal colocada, quem te que a retirar é a Câmara Municipal.

COMPREENDIDO, Sr. Anónimo das 4:07 ???
Anónimo disse…
Sendo assim, seria aqui e a página da Junta de Freguesia os locais indicados para se colocar cópia dessa decisão. Isso acabaria com a discussão.
Não compreendo é por que é que a JF não pode retirar a placa.
danitri.® disse…
Quanto á História dos limites entre Ferro e Peraboa, eu concordo com o Presidente em não mexer na placa, se calhar iria levantar uma guerra muito grande, e isso nós não queremos. O que se iria passar, é que a Junta do Ferro retirava a placa, a Junta de Peraboa tornava a colocar, e com isto andávamos nós toda a Vida, se quiséssemos. Quem tem que retirar a placa, é a Câmara Municipal, porque ela é que é a Mãe destas duas Filhas, quero dizer, a câmara Municipal é que tem que resolver esta situação, e mais nada.
Dotejo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse…
Caro Danitri;
Pelos comentários e são muitos, conclui-se que a Câmara Mãe (Câmara Municipal) tinha um carinho especial pela Junta de Peraboa onde "reinava" uma Junta PSD.
No Ferro tem havido outra cor. Agora que as cores são aos mesmas, acredito que também não seja fácil agir, colocando a placa no seu devido local: Ribeiro do Limite ou cavaco.
Afinal os documentos não mentem e não existem outros "dizendo" o contrário.
Homem do Norte
Anónimo disse…
Ficção 2

Estrada Ponte Pedrinha - Ferro - Peraboa.

Face a uma particular atenção do Sr. Carlos Pinto encontram-se muito adiantadas as obras da estrada em epígrafe. Considera uma Estrada Municipal não foram necessárias candidaturas a Fundos Comunitários uma vez que a situação financeira da Câmara é desafogada.
Discute-se agora o nome que se irá dar à CICLOVIA. Uma proposta "Ciclovia Carlos Pinto".

Vão deixando mais textos subordinados ao tema "Ficção ..."
Anónimo disse…
continuai divertidos a fazer ficção. qualquer dia destes engolis em sêco, e aveis de arrotar com um sabor amargo
danitri.® disse…
Exactamente, Homem do Norte, mas é como digo, quem tem que retirar a placa, é a Câmara Municipal. Não percebo, é porque é que não o faz.
Mas já estou como num comentário mais acima, o que importa não é a placa, estar lá, ou não, não importa. O que importa é que o limite seja considerado, por todos, no Ribeiro, e quando digo por todos, digo Câmara, Governo, etc.. o que importa é que recebamos a regalias que nó temos direito, devido ao limite estar no Ribeiro, o resto, já não vou bater mais nesse Assunto.
Anónimo disse…
Deus o ouça, sr anónimo das 8:24 PM.
Oxalá tenhamos que engolir uma dúzia de sapos em lugar de engolirmos em seco. É que temos carros e sabemos os custos que a estrada provoca no nosso orçamento. Temos também consciência do número de vezes que o sr. pinto, em vários mandatos, já prometeu a estrada.
Não seria mais razoável que o cidadão e presidente da Câmara se preocupasse mais com a estrada e deixasse a CICLOVIA para "segundas ou terceiras núpcias" ???
Tó Elias disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse…
Sr. Elias já agradeceu o suficiente.
Anónimo disse…
Concordo com o comentador que diz " oxalá tenhamos que engolir todos os sapos", é que todos os dias que circulamos na nossa estrada temos despesas acrescidas. Piso como este já não se vê em lado nenhum.
Quando a obra estiver pronta devemos elogiar a Junta de freguesia mas não podemos fazer o mesmo quanto à Câmara: se lá estivesse alguém que fosse um verdadeiro democrata já teria feito a obra há muito tempo. Não se esqueçam contudo que o concurso para a elaboração do projecto da obra foi publicado do Diário da república em Dezembro de 2004 isto é quase um ano antes desta Junta ganhar as eleições.
Quanto à obra peca sempre por tardia e a culpa é da Câmara.
Anónimo disse…
ainda bem que temos aqui quem nos chame à realidade.
O meu colega anterior, pôs-nos no lugar - a estrada já teve o seu concurso em 2004, já foi feita, e o "malandro" do Carlos Pinto, não nos disse nada. Mas ele sabe! o nosso anómimo sabe que "Não se esqueçam contudo que o concurso para a elaboração do projecto da obra foi publicado do Diário da república em Dezembro de 2004 isto é quase um ano antes desta Junta ganhar as eleições"
Quer isto dizer o que?
mi expilica pol favol.
Anónimo disse…
Aos pontos que chegámos.....
Agora até os anónimos já se tratam por colegas....
Anónimo disse…
Aos pontos que chegámos.....
Agora até os anónimos já se tratam por colegas....
danitri.® disse…
Exactamente, Sr. Tó Elias. Que venha o panfleto, para aqui o colocar, para continuar a homenagem a uma das grandes Senhoras, da nossa Vila do Ferro.
Anónimo disse…
Quer isto dizer que há obras que passam por vários executivos.
Se o concurso não tivesse sido lançado em diário da República em Dezembro de 2004 também não poderia estar já a obra a concurso, como parece. Então o mérito da obra não será exclusivo de um executivo da JF.
Quanto ao anónimo que invoca o que eu disso fá-lo incorrectamente: não foi a obra que foi posta a concurso; foi o projecto. Queira consultar a II série do DR de 20 ou 24 de Dezembro de 2004 e lá encontrará o aviso.É uma destas duas datas.
Já agora consulte o meu comentário para verificar que, intencionalmente ou não, me citou mal.
Anónimo disse…
Quanto ao Danitri e à Dª Zeca poderá estar a fazer confusão entre a Dª Zeca Gonçalves e a mãe, a Dª Zezinha. Eram realmente pessoas muito diferentes!
Anónimo disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse…
Não acredito que o Futsal tenha acabado e, se acabou estou certo que a CASA DO POVO reiniciará o Futebol 11. Com dois campos para a prática do Fultsal, a direcção deveria repensar a decisão (?) tomada. Atenção estou a dar crédito a uma informação anónima...
Anónimo disse…
Atenção estou a dar crédito a uma informação anónima...



Exactamente: sendo a informação anónima, vale o que vale...

Não vos deixeis levar na tentação de anonimismos, que só pretendem destabilizar
Anónimo disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse…
O porblema é que a direcção além de não ter liderança, empranhou pelas orelhas com estes comentadores de meia tijela anónimos
danitri.® disse…
O Futsal no Ferro não acabou. Eu não sou Anónimo, e eu pertenço á Direcção da Casa do Povo do Ferro. Por isso torno a dizer, o Futsal do Ferro não acabou.

O que se passa simplesmente, é que uma Pessoa anda a tentar destabilizar a Equipa de Futsal da Casa do Povo do Ferro. Não consegue, é a minha resposta.

Não acreditai em Anónimos, se é verdade o que dizem, então assinem.
Anónimo disse…
PUBLICO NA INTEGRA ESTE ARTIGO DO NOSSO PRESIDENTE CARLOS PINTO PARA QUE O ALBICASTRENSE QUE DIZ QUE GOSTA DE COISAS ESCRITAS, POSSA LER TUDINHO E ENGOLIR

Direito de resposta
Cinco autarquias à beira da ruptura financeira
1. O Jornal do Fundão, na edição de 5 de Julho passado, na página 8, publicou um artigo, baseado no “Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2005”, citando o Jornal de Negócios. Tratando-se de matéria reportada a 307 autarquias do País, no artigo do JF, utiliza-se a imagem dos Paços do Concelho deste Município, para sublinhar em legenda, “Segundo o estudo, a Câmara da Covilhã é uma das que estão em dificuldades”.

2. O que justifica a presente resposta não são as “dificuldades”. Nos dias que correm, elas existem nas autarquias, nas empresas, nas famílias, na agricultura, na indústria, no comércio, nas universidades, nos hospitais, nos jornais… no País!!! Com o que não concordo é com sub-títulos como “A situação da Covilhã é comparável à de Lisboa e Gondomar”, que “também estão nas lonas”. Eu não conheço a situação destas estimáveis cidades. E quanto às “lonas”, estaremos apenas perante deslize vocabular, mais próprio do comércio de pneumáticos, por parte do autor da peça. Parti então à procura, no corpo do artigo, da justificação para tais expressões. Não encontrei uma única linha. Nem números comparados, nem gráficos para dirimir. Lisboa, Gondomar, Covilhã, sopesadas? Nada, zero!!! As coisas assim, têm um nome: manipulação e superficialidade jornalística; é, por isso, que aqui venho em defesa da honra e da boa imagem deste Município, mas também no respeito pelos leitores, que o Jornal do Fundão não considerou. Vamos por partes.

3. Escreve o JF: “Na lista das piores Câmaras na relação entre as dívidas a fornecedores e as receitas totais, (…) a Covilhã, com 78,8.” É verdadeira esta afirmação? É falsa. Não se encontram no “Anuário” listas com tal título. Existe um quadro R7, a páginas 88, em que se cotejam, receitas de 2004, com dívidas de 2003, quando já estamos em Julho de 2007. Este quadro deve ser analisado com o Quadro R26, municípios com maior saldo corrente (saldo com base de compromissos), págs. 113: Covilhã, 19º lugar, saldo positivo Euros 7 963 575 (1,6 milhões de contos).

4. Vejamos o que quer dizer este rácio. A nova Lei das Finanças Locais, coteja dívidas a fornecedores com o total das receitas, que não podem ultrapassar 50%, na relação entre umas e outras. A Lei das Finanças Locais, em vigor à data a que os dados dizem respeito, nada previa a este propósito. Mas no caso da Covilhã, as dívidas a curto prazo, não ultrapassam 30% do total referido pelo estudo. Bastava esta desagregação temporal, para se concluir que as conclusões, são uma perfeita “charada pseudo-analítica”, fora de prazo. Tira-se um flash instantâneo, esquece-se a realidade dinâmica da gestão, como os números de hoje demonstram. Se no nosso caso, fosse verdade o que se escreve, como se explicava que o saldo médio de tesouraria desta Câmara tivesse sido de Euros 7 626 056,64 (1,5 milhões de contos), mantendo-se a mesma média no presente ano 2007? “Ruptura financeira” com saldo médio deste valor? O JF dá-lhe foros de primeira página e editorial, e anuncia que em 2005 existia eminente “ruptura”. Chega-se a 2007 a normalidade impera, o cumprimento das obrigações com os parceiros do Município é motivo de respeito de toda a gente!

5. Qualquer leigo sabe que estamos perante uma contradição nos termos. É o próprio “Anuário” que, a págs 120, refere “Assim, no nosso entender, dever-se-á, apenas, comparar para efeitos de capacidade de solvência das autarquias, o activo disponível de curto prazo com o passivo de curto prazo”. É o próprio “Anuário” que desmonta as irresponsabilidades publicadas pelo JF.

6. Mas o autor do artigo – que não procurou informar-se junto do signatário sobre a matéria em análise – dá também guarida a uma nota de imprensa do partido do governo, secção da Covilhã. Como é sabido, o partido do governo, em matéria de endividamento público e má administração, sabe do que fala: nos hospitais, nas obras públicas, na segurança social, na função pública, no Metro, na Carris, na TAP, na CP – está “laureado” pelas instâncias internacionais: é o algoz que pôs o País a “pão e água”, isto é, carrega de impostos os cidadãos, para corrigir o défice gerado pelo guterrismo dos combustíveis subsidiados e do desastre da gestão pró-cíclica, a partir de 1995. São estes senhores que vêm falar de endividamento.

7. Separemos, por isso, a verdade do embuste. Vejamos os activos líquidos do Município da Covilhã em 2006, comparados com os passivos. A diferença é positiva em Euros 17 916 748 (cerca de 3,6 milhões de contos), mesmo na base da nova Lei das Finanças Locais. Mas sigamos o que no próprio “Anuário” se escreve a págs 90, sobre este tema, recusando o princípio da “amálgama”: “anota-se contudo que, para procedermos a este cálculo, consideramos a totalidade dos empréstimos bancários. Ora há empréstimos que não são considerados para este fim, nomeadamente aqueles que ao abrigo da anterior Lei das Finanças Locais, não contavam para a capacidade de endividamento, designadamente empréstimos destinados à habitação social, ao financiamento de acções financiadas pelo Quadro Comunitário de Apoio e acções de reabilitação urbana”. No caso da Covilhã, deve acrescentar-se a tudo isto, a dívida à EDP (transitada dos anos oitenta e que representa 15% do total). Assim fazendo, como recomenda o “Anuário”, alcança-se um valor positivo (superavit) ainda maior de Euros 38 346 601,37 (cerca de 7,6 milhões de contos) Ou seja, é o próprio estudo que, num rasgo de sinceridade diz que as contas não são fiáveis, estão erradas, mas, entretanto, publica-as!

E a concluir diz o “Anuário” a págs 117 “à data de Dezembro de 2005 o sector da administração autárquica apresentava uma falta de liquidez global no montante de 980 milhões de Euros. Nesta situação, encontravam-se 229 municípios, sendo 115 pequenos, 79 médios e 17 grandes”. Ou seja, reconhece-se que o problema do municipalismo português, é o da desigual distribuição de recursos do Estado, que gera a situação descrita no próprio “Anuário”.

8. Um comentário final, que a liberalidade do Senhor Director do Jornal do Fundão permitirá, pela importância crucial do tema. Finanças públicas, latu sensu, como “altar” da coisa pública, o “santo e a senha”, o tempo e o modo de gerir a política, mesmo a municipal, tivemos nos quarenta e oito anos salazarentos. Já chegou. Hoje, finanças públicas num país como o nosso, saudáveis, equilibradas quanto baste, sempre na óptica de instrumento de progresso, não como um fim em si mesmo. O fim é o desenvolvimento económico e social, a qualidade de vida, as apostas arrojadas, mesmo nas autarquias, para sairmos da rotina. É isso que os centralistas, recusam!!!

E, no nosso País, o pior centralismo não habita o “centro” lisboeta: anda por aqui, pela periferia, nalgumas cabeças disfarçadas de justiceiras do municipalismo, na moda saloia de, em época de crise, confundir a árvore com a floresta, na crítica da minudência, ignorante, mas atrevida, aqui mesmo, na nossa região. Riem-se os centralistas e com razão de quem faz o seu jogo. Quanto à Covilhã, Senhor Director, estamos tão longe de “rupturas”, como longe estamos de, algum dia, subir no elevador desse jornal, por actos ou omissões deste belo concelho.



Carlos Pinto



Presidente da Câmara municipal da Covilhã
Anónimo disse…
ESTE PINTO JÁ FAZ PARETE DO ANEDOTÁRIO POPULAR COVILHANENSE.
NEM COM OS FACTOS À VISTA DE TODOS TEM UM POUCO DE HUMILDADE. AS OBRAS NO CONCELHO NÃO SE VÊEM MAS, NA CABEÇA DO SR. PINTO, TUDO ESTA NA MAIOR.
Anónimo disse…
Este Pinto? Este Pinto? vamos lá a ver essa educação ó palhaço! Senhor Pinto faz favor...
Anónimo disse…
Dr. Pinto, seu palerma...
Anónimo disse…
Afinal o Ferro tem razão.
O Sr. Paulo Tourais diz que não compete à Junta de Freguesia retirar a placa mas sim à Câmara Municipal. Mas se a área em apreço pertence ao Ferro porque pode a Junta de Freguesia intervir noutros (todos) os locais e não pode intervir neste ???
Não poderá, pelo menos, intervir junto do Sr. Carlos Pinto para este proceder conforme o estipulado ???
Anónimo disse…
O Sr. Carlos Pinto que ao que parece se deu ao trabalho de fazer o esclarecimento atrás transcrito também poderia ter dito que naquele estudo não está contabilizado o valor que a Câmara recebeu pela venda das rendas de 600 casas por um período de cinco anos. Seria assim mais claro.
Também poderia referir que é a Câmara que tem a maior dívida de longo prazo. quando se esclarece seria bom que se esclarecesse tudo.
Não foi só o JF que publicou aquela notícia; outros jornais fizeram-no oito dias antes e, em nenhum deles ainda foi publicado aquele esclarecimento.Um desses jornais diz textualmente referindo-se ao relatório:" No relatório, as autarquias de Lisboa, Gondomar, Covilhã e Sines são apontadas como estando em situação de falência. Sugundo avançou ontem (27 de Junho) o "Jornal de Negócios" ao abrigo da nova Lei das Finanças Locais seriam tidas por insolventes pelo Governo e obrigadas a cumprir um " plano de emergência" e sujeitar a sua gestão ao crivo do Ministério das Finanças."
Anónimo disse…
ora então ,muitto bem.
quem quizer neste blog fazer comenta´tios seim o danitri apagar, faça-o num posts que não seja lançado por ele e axim, ele já não tem iposteses de os apagar
Anónimo disse…
Em vez de te preocupares com isso, deverias era ir até à escola aprender a escrever.
Anónimo disse…
Burro velho...
Dotejo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse…
SÓ PARA LEMBRAR ...
ESTÁ A DECORRER UM DESAFIO NA RUBRICA "NOVO EDIFÍCIO DA VILA DO FERRO" ... PARTICIPE!
Anónimo disse…
A placa já lá não está. A Câmara na pessoa do seu presidente tratou de tudo.
A Bem do Concelho.
Anónimo disse…
Louve-se também a decisão, TARDIA, do Sr. Carlos Pinto.
É PARA INAUGURAR ESSA DECISÃO!!!

Mensagens populares deste blogue

A Gastronomia na Vila do Ferro

Fim…