Fotos da nossa querida Vila do Ferro, capitulo II.

Depois de colocar neste Blog um Post de fotografias da nossa Vila, chamada Ferro, que poderão ver AQUI, decidi agora lançar um 2º Post, com mais fotos, mas desta vez cá do interior da nossa Terrinha. Este Blog tem muitas funcionalidades, em que uma delas é mostrar ao pessoal de fora, que vive longe, a Freguesia do Ferro, por isso aqui vai:

....................... (cliquem nas Fotos para ampliar) .........................

Primeiro as instituições que fazem parte do Ferro, assim temos a Igreja.




Esta é então a Igreja Matriz do Ferro:



A Capela do Espírito Santo:



A Capela da Nossa Senhora do Sagrado Coração de Maria. E não posso mostrar esta fotografia, sem falar neste assunto, há uns tempos vandalizaram o recinto onde se encontra esta Capela, pintaram os muros, etc.. mas eu acho que já é tempo da Igreja resolver esta situação.


A seguir temos a Casa do Povo do Ferro, onde no seu Edifício se encontra o Posto Médico de Saúde:

O Campo de Futebol de 11.


E o Ringue de Futsal:



Depois, outra grande Instituição da nossa Terra é a Associação do Sagrado Coração de Maria do Ferro, onde têm um Lar de Terceira Idade:



Um Infatário:



Piscinas Publicas:



Um Pavilhão, onde joga a Equipa de Futsal da Casa do Povo do Ferro:



Depois, a Junta de Freguesia do Ferro, onde estão os CTT, e tudo para ajudar a População do Ferro nas tarefas que forem necessárias:



Esta é uma das Ruas do Ferro, que se encontra na zona mais antiga da Vila. Quero chamar á atenção para uns candeeiros que se encontram nesta Rua, são dois, e pelo que já ouvi falar, estão lá já há muitos Anos.



Penso que a Junta de Freguesia deveria tentar preservar, e talvez deslocá-los para outro sitio, onde possam ser vistos por todos. E assim também evitar que a EDP os leve, seria pena, porque é uma das relíquias do Ferro.



Uma Casa típica do Ferro. Deixo para os mais Velhos comentarem sobre estas Casas, que se encontram pela nossa Terra.

O Jardim Público da Vila:



Aqui uma das zonas principais da Vila do Ferro, com a Estrada, que dá acesso á Covilhã e a Peraboa, e que atravessa a Freguesia. Depois, uma das Ruas que dão acesso ao centro da nossa da Vila:


Esta é a nossa querida Vila, o Ferro. Tem tanta coisa para mostrar, tanta coisa bonita, que os Ferrenses dia a dia não se apercebem, mas que vale a pena sempre visitar.

Deixo aqui um desafio. Os Ferrenses mais antigos, poderão aqui comentar, contar histórias de infância, histórias da nossa Terra, etc..

Por agora são as Fotos do Ferro, numa próxima vez trarei mais Fotografias sobre esta Vila, do Concelho da Covilhã.

Comentários

danitri.® disse…
Pois é, a nossa Terrinha é bem bonita, é pena que não esteja tão arranjada como nós todo queríamos, Ruas novas, etc.. Em breve talvez.....
danitri.® disse…
Já agora, queria dizer que na Casa do Povo vai passar o Filme “Ainda há Pastores?”, realizado por Jorge Pelicano, os bilhetes estão á venda na Junta de Freguesia, e o filme passará no dia 15, já no próximo Domingo, ás 15 horas.
Eu já comprei o meu, e não se deixe atrasar, se não esgota.
Tó Elias disse…
Caro Daniel:
Parabéns por esta postagem de imagens da nossa terra.
Que linda!
As fotos estão muito boas!
É bom que estas coisas fiquem registadas, e assim, daqui a muitos anos, serem recordadas, para que,de de futuro outras gerações ferrenses, poderem saber o que era a nossa aldeia (agora vila):)
Quem sabe se daqui a muitos anos não seremos a capital da Beira Baixa? ehehehh
Um senão: ao ver estas fotos, constata-se a enorme quantidade de cabos eléctricos espalhados por todo o lado. Veja-se p. exemplo a 1ª foto da Igreja Matriz...
Aquilo é um emaranhado de cabos que desfeiam completamente aquele local.
Pode ser que daqui a alguns anos, estes fios eléctricos possam passar pelo solo, como já acontece nalgumas aldeias históricas (Piodão, Monsanto, etc)
Sabemos que não será possivel uma coisa dessas por parte das Autarqias, mas a seu tempo pode ser que isso se resolva, nem será sequer no nosso tempo.
Para não falar daquelas monstruosas torres metálicas (mandadas colocar não seui por quem), que circundam a nossa vila, alterando e de que maneira a paisagem a que estavamos habituados a ver sem aqueles mamarrachos...
Modernices...
Mas voltando ao assunto principal:
Há por essa terra, muitas ruas que o nosso amigo Daniel fará o favor de fotografar e colocar neste espaço.
Ruas essas que normalmente não são percorridas diáriamente, mas que as há, há.
Cá ficamos à espera de mais fotos.!
Como dizia o autor deste post, a nossa terra é bem bonita, só é pena que não está arranjada como todos nós queríamos, mas sabemos das dificuldades para realizar estes trabalhos...
Que o diga o presidente Tourais, que por vontade dele e da respectiva junta, tudo estaria bem melhor...
Esperemos que as promessas que lhes foram feitas em campanhas eleitorais se realizem.
Continua, Daniel que nunca te doa esse dedito que carrega no botão da máquina de fotografar.
Abraços a todos
Anónimo disse…
Então Daniel, acabou-se o rolo da máquina????, eheheheh
ou é mesmo a falta de tempo?
há por aí muito mais para mostar, mas caso seja possível, compactar as fotos num só ficheiro, não ficava "tão longo". Digo eu... Que achas?
Abraços
danitri.® disse…
Pois, o tempo não é muito, outras coisas por fazer.
Mas para o próximo fim-de-semana eu trarei aqui a este Blog mais fotos, e mais um tema de discução, sobre um assunto que já anda há algum tempo aqui na boca dos Ferrenses, mas parece que agora está esquecido. Aguardem…
Anónimo disse…
Não deve ser dificil adivinhar Danitri, pelo que foi mais do que falado, pergunto-me eu onde está o concurso do lançamento das obras da estrada municipal ??? Não era em Março que deveria ser lançado o concurso , ou esqueceram-se de por o ano ???

Talvez e essa resposta deve ser a mais provável, a Autarquia deve pensar que o Ferro deve pertencer ao Fundão !!! Tenho então que ir falar com o meu amigo Frexes, para que continue a Avenida que está a fazer a porta onde trabalho , pela estrada velha e que faça o acesso ao Ferro, pode ser que pegue sei lá, dizer-lhe que vou passar a ser eleitor no Fundão, pode ser que façam essa obra.
Não tenho muitos certificados de habilitações , mas no entanto vamos ver!!! ( Paulo Duarte )
Anónimo disse…
Estão aqui a fazer falta pos comentários do já muito nosso conhecido Dotejo.
esperamos que não seja por algum motivo de força maior.

Mensagens populares deste blogue

A Gastronomia na Vila do Ferro

Fim…