Fotos da nossa querida Vila do Ferro, capitulo IV.

Depois do Cap. I, do Cap. II, e do Cap. III, aqui está agora o IV capitulo de Fotos da nossa Querida Vila do Ferro.

Desta vez, apresento os chafarizes de água publica, que estão um bocado espalhados pela nossa Vila. 10 Fontes que existem na nossa Freguesia, (pelo menos aquelas que eu conheço, não sei se há mais), e apresento-as com o nome que eu conheço, ou seja, podem ser nomes não oficiais.

Começo pelo principio, os depósitos de água. Então na primeira Foto apresento o depósito velho, que fica ao cimo do Povo, na Rua da Igreja. É um depósito que serviu a Vila ainda durante muitos Anos, só há uns 6 ou 7 Anos para cá é que se construiu o depósito novo, um bocado mais acima do Povo, já na Serra.

.



Este novo depósito veio para servir o crescimento que a Vila do Ferro teve nos últimos Anos, mas também para servir a povoação vizinha, Peraboa.

.




Os dois depósitos servem a Vila em conjunto, o velho para a parte baixa, o novo para a parte mais alta da nossa Terra.
.


.
.
Os chafarizes:

Estes são então os chafarizes da nossa Terra, uns com água só da rede pública, outros com água da rede pública, e com água de mina.
.

.

Chafariz da Rua do Soitos (água da rede)

.
Chafariz do Santuário do Sagrado Coração de Maria (água da rede)

.
Chafariz da Estrada Principal (água da rede)

.
Chafariz da Rua da Igreja (água da rede)
.
Chafariz da Igreja (água da rede)
.
Chafariz Novo (água da rede, e de mina)
.
Fonte de Mergulho (água de mina)
.
Chafariz da Av. Dn. Laura Maricoto (água da rede)
.
Chafariz do Outeiro (água da rede, e de mina)
.
Chafariz da Cancela (água da rede, e de mina)

E são estas as Fotos da nossa Terra, que dão a conhecer o Ferro a quem não conhece, que fazem relembrar a quem já cá não vem há algum tempo, e que aqui neste espaço cá ficam, para um dia mais tarde recordar.

Comentários

danitri.® disse…
Para comentar este “Post”, deixo aqui dois pontos:

1- Pergunto-me para quê os contadores que estão junto aos Chafarizes? Nova política da ADC?
2- Depois, não podia aqui deixar as Fotos, sem falar num pormenor; falo da Fonte de Mergulho, que está num estado lastimável :-( muito lixo, e água, que não deveria ter. A Fonte deveria escorrer a água para fora, e não ficar tipo "charca".
Anónimo disse…
Muitos obrigado pela postagem destas fotos. para mais tarde recordar...

Acho, não tenho a certeza, que a água da rua da Igreja, não é da rede normal que abastece a maioria dos cfarizes, mas sim da mina que anteriormente abasteciaa nossa terra, por isso, mesmo tem lá um insólita placa que já foi alvo de alguns comentários "Água de qualidade variável" Nao cabe na cabeça de ninguem. Oo é potável.... ou não é...
tambem já uma vez a junta fez o favor de analisar a água dessa fonte e nunca mais se viu por aí essa análise ao contrário da análise mensal(?) das outras fontes.
Dizia-se que essa análise era muito cara, mas pelo que vejo diáriamente, muita, mas muita gente se abastece ali, por isso DEVERIA ser feita regularmente como as outras...
E se a água é boa!
Anónimo disse…
Parece que alguém se lembrou de saber se as pessoas ainda utilizam os fontenários públicos...
Talvez seja para efeitos de estatística...
Não acredito que alguma entidade (ADC ou Junta de Freguesia) tenham que pagar a água consumida nos fontenários...
Que ficam mal, lá isso ficam...
Anónimo disse…
Mais uma bela ideia, na divulgação dos fontanários desta terra.

Ao longo dos tempos, todos eles tiveram a sua função.Só poucas pessoas tinham água canalizada e era à fonte que o povo recorria, com os cântaros para encher o pote.

No Outeiro situava-se ( e situa-se ) o lavador público.Quase todas as fontes tinham o tanque à frente para os animais beberem.

No chafariz da estrada principal, FALTAM lá dois bonitos cunhais( pirâmedes) em pedra trabalhada....onde estarão???
Anónimo disse…
Belo post Danitri, eu so tenho uma duvida, qual é a verdadeira função dos contadores nos chafarizes??
Anónimo disse…
Obrigado pelas fotografias, mas a reportagem, penso eu, está incompleta.

Subindo um pouco mais, em direcção ao Azebo(?) encontram-se mais um ou dois depósitos que não foram fotografados e que ajudam a compreender a origem do abastecimento do primitivo depósito. O Chafariz do Outeiro recebe a água de uma mina, que fica um pouco mais acima, que tem uma porta em ferro. Convinha conseguir fotografar o estado da mina, pedindo a respectiva chave à JF. Não há nenhuma fonte no Monte Serrano? A escola primária(ex-masculina) já não tem bebedouro? Em criança, gostava imenso do efeito do eco nos depósitos a caminho do azebo e também de ouvir o som da água a passar. Será possível registar esses sons e colocá-los, em formato *.mp3, no Blog? Na época das vindimas era interessante verificar a azáfama da lavagem de cestos e até de pipas, nos tanques dos fontanários. Ainda é possível registar fotograficamente esses momentos?

Parece-me, pelas fotografias, que a pedra dos chafarizes foi picada e retirado o patine do tempo. Passou a ser moda, em várias regiões do país, fazer isso no granito. Os espanhóis, ao contrário, veêm adquirir o granito com patine a Portugal e é nessa forma que o utilizam. Já imaginaram o que seria picar a pedra do Mosteiro dos Jerónimos? A pedra do Mosteiro dos Jerónimos é da mesma região, Pero Pinheiro, que a pedra do Centro Cultural de Belém. Imaginem como ficariam os Jerónimos.......

O mesmo erro arquitectónico, na minha opinião, foi seguido na restauro das Capelas do Espírito Santo, Coração de Maria, Restauro da casa da Laura. A marca do tempo é uma referência a conservar e não a degradar. Podem utilizar-se, hoje em dia, processos de lavagem da pedra, não abrasivas nem destrutivas da patine.

Obrigado por mais uma reportagem fográfica.
Anónimo disse…
Rectifico, casa da D. Laura....
Anónimo disse…
AZEVO, Sr, azevo....
Anónimo disse…
Obrigado....talvez de azevinho---azevo. Será? Contudo temos azebrar--azebre designação comum de sumo - Dicionário Houaiss
danitri.® disse…
É assim, quanto aos dois bonitos cunhais (pirâmides) que estavam no Chafariz da Estrada Principal, junto á paragem, eu pelo que sei, foram roubados. Não vale a pena dizer mais nada, porque é como o outro diz: “não há provas”.

Qual a função dos contadores? Também me pergunto isso a mim.

Quanto ao Senhor Anónimo asp@educom.pt, por acaso não me passou pela cabeça fotografar esses sitios, mas eu tambem digo, não posso me lembrar de tudo, e nem tudo posso fazer. Pode ser que noutra ocasião. Quanto ás outras situações, eu faço isto como um passatempo, não é trabalho, por isso não me podem exigir muito :-)

Obrigado.
Anónimo disse…
Concordo com o Danitri.
O que se lhe pode realmente é dar sugestões, e dicas para um ou outro assunto que achemos interessante, mas danitri naquele comentário o que realmente te fazem é isso: uma sugestão.
Não vamos apertar muito com o rapaz, que já muito faz pelo blog.
Quanto aos contadores, não haverá alguem responsável (junta, ADC...) que nos esclareçam?
Já agora deixem o rapaz descansar, dos últimos dias de férias :)
Tchau
danitri.® disse…
Este Blog foi nomeado, para a corrente de “os 10 Melhores blog´s para si”. Passem em http://pitbullferro.blogspot.com/2007/09/nomeao.html e continuem com a corrente.

Saudações.

-------------------

Como os 10 Blog´s que coloquei no Blog "PitbullFerro", são os mesmos que aqui podia colocar, não vou fazer um Post neste Blog por causa disso. Mas quem quiser saber quais são os 10 Melhores Blog´s, passem em http://pitbullferro.blogspot.com/
Anónimo disse…
in: Jornal do Fundão
FERRO
Câmara investe 180 mil euros na zona histórica

A vila do concelho da Covilhã quer afirmar-se com vários projectos de cariz cultural, social e agrícola. A junta vai também requalificar a zona histórica

NA MARGEM esquerda do Rio Zêzere situa-se o Ferro. Os dez quilómetros que separam esta localidade da Covilhã têm contribuído para um aumento da população, invertendo assim a tendência de decréscimo que se regista noutras povoações. Segundo os últimos censos, o Ferro é uma das 31 freguesias do concelho da Covilhã que registou aumento populacional. “São 3000 habitantes. Esta vila tem uma ruralidade que atrai as pessoas”, disse ao JF o presidente da Junta de Freguesia, Paulo Tourais. A agricultura, sector que tem sobrevivido, é hoje a grande responsável pela imagem da freguesia. Para além do Fundão, o Ferro é uma zona de grande produção de cereja na Cova da Beira. Para escoar e divulgar este fruto, todos os anos a junta de freguesia organiza a “Feira da Cereja”. Este ano a edição foi um enorme êxito. Paulo Torais pretende com este certame colocar o Ferro na rota da cereja. “Passaram por este evento mais de 15 mil pessoas, vindas de norte a sul do país. A cereja até se esgotou”, disse. As gentes desta vila beirã afirmam orgulhosamente: “o Ferro é a horta do concelho da Covilhã”. Dezenas de agricultores continuam a abastecer as três praças principais da região: Covilhã, Fundão e Tortosendo. O regadio da Cova da Beira (em construção) vem transformar os hábitos dos que amanham a terra. “Estávamos condicionados a culturas de duas estações. Temos que cativar novos e jovens agricultores. Os produtos hortícolas são uma das áreas em expansão”, comentou Paulo Tourais. Uma outra aposta da junta tem a ver com o chamado agro-turismo. “Gostaria de desenvolver na freguesia um tipo de turismo que aproveitasse o potencial agrícola da região e o casario tradicional, e interagisse com a população local, participando nas actividades agrícolas como as vindimas ou a colheita da cereja. Outro projecto é a criação de residências protegidas para que os idosos, que vivem isolados, aí pudessem passar a noite sossegados, confortáveis e, durante o dia, voltariam às quintas para a sua rotina”. Paulo Tourais revelou ainda que este ano vai organizar a “Expo-Aves da Beira Interior 2007”, na qual estarão 1500 aves. “Queremos marcar esta vila no caminho das pessoas. Temos expositores que vêm do Algarve, entre outras regiões. Estamos numa nova era”, disse satisfeito. No Ferro, serão investidos, brevemente pela Câmara da Covilhã, cerca de 180 mil euros na requalificação da freguesia. O casco urbano da zona histórica irá ser todo refeito, o alcatrão das ruas irá ser substituído por paralelos e postos novos candeeiros a imitar os antigos. A conclusão do saneamento básico, a iluminação pública, a internet rápida, não chegavam a toda freguesia. “Agora, está quase tudo resolvido”, diz Paulo Tourais. Por último, diz ainda que foram dados nomes às ruas requalificadas, “isto porque muitas vezes o carteiro andava perdido”. No total, já foram alcatroados 10 quilómetros de ruas. Devido a este projecto, também se construiu uma nova estrada, que permitiu encurtar dois quilómetros a distância à Covilhã.
Anónimo disse…
Segunda-Feira, 17 de Setembro de 2007
Covilhã

O presidente da Câmara da Covilhã revelou a ideia que quer candidatar a fundos comunitários. Anúncio feito por entre inaugurações no Ferro e nos Penedos Altos, onde o Bispo prometeu para breve a nova paróquia de S. José
Francisco Cardona

O presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, e o Bispo da Guarda, D. Manuel Felício, inauguraram ontem o Centro Paroquial de S. José nos Penedos Altos, numa cerimónia que contou com a participação de várias dezenas de fieis. Localizado num dos bairros mais importantes da Covilhã, pelo número de casas e pela população residente, o Centro Social de S. José dispõe de uma salão polivalente, quatro salas, secretaria e bar e resulta de uma parceria estabelecida há cinco entre a Câmara da Covilhã, a empresa Construções Opinião e a Fábrica da Igreja. “Era um desejo antigo que finalmente está concretizado”, disse Sérgio Saraiva, membro da Fábrica da Igreja. A estrutura que pretende funcionar como apoio complementar à actividade litúrgica vai receber cerca de duas centenas de crianças que frequentam a catequese na torre da Igreja de S. José. “As salas eram pequenas para acolher cerca de duzentas crianças que frequentam a catequese e daí a importância desta obra”, destacou o padre Luciano Costa, administrador pastoral da Igreja de S.José, que é a única “quase paróquia” na área de influência da Diocese da Guarda.
Durante a intervenção D. Manuel Felício disse que, “brevemente, S. José passará a paróquia”, sem no entanto se comprometer com prazos. “Será paróquia logo que possível”, explicou mais tarde, o Bispo da Guarda. Na área da Diocese da Guarda existem 361 paróquias e 115 padres, menos 30 que há dez anos atrás. Nos últimos dois anos foram ordenados na Diocese da Guarda sete novos padres.

POLÉMICA À PORTA
A polémica em que alegadamente estará envolvida a construção do Centro Paroquial de S. José nos Penedos Altos, por ser uma das obras alvo de crítica no recente relatório da Inspecção Geral de Administração do Território (IGAT) à Câmara da Covilhã, ficou à porta. A obra feita pela empresa Construções Opinião resultou de um protocolo com a Câmara da Covilhã que terá levantado dúvidas aos inspectores da IGAT. Sobre o assunto, o presidente da Câmara da Covilhã não quis pronunciar-se. “A obra está feita e está inaugurada. É o mais importante”, concluiu o autarca, em declarações aos jornalistas, feitas na freguesia do Ferro.

Entre a Ponte Pedrinha e Peraboa
Câmara quer construir nova avenida
A Câmara da Covilhã conta adjudicar até ao final do ano uma avenida para ligar a Ponte Pedrinha, na freguesia do Ferro, à freguesia de Peraboa, revelou o presidente da autarquia, Carlos Pinto. “O projecto está pronto e em condições de ser lançado, assim que sejam libertadas as verbas do QREN”, acrescentou o presidente da Câmara da Covilhã.
Segundo Carlos Pinto, trata-se de uma obra orçada em mais de dois milhões de euros. A estrada terá ainda uma ciclovia.

Apoio garantido para o Ferro
O presidente da Câmara da Covilhã inaugurou ontem uma sala de convívio para idosos que frequentam o lar e centro de dia da Associação do Sagrado Coração de Maria no Ferro. Orçada em 110 mil euros, a sala de convívio foi financiada em 54 mil euros pela Associação de Desenvolvimento Rural – RUDE. Segundo o presidente da direcção da associação, José Guerra que lidera a instituição desde a sua fundação em 1989, “ainda falta pagar 50 por cento da obra”, solicitando a ajuda do presidente da Câmara. Este garantiu que “até às filhós, as dívidas serão saldadas”.
A Associação do Sagrado Coração de Maria tem 29 idosos em lar, 16 em centro de dia e outros tantos em apoio domiciliário, além de 70 crianças que frequentam a creche e o jardim-de-infância.

Será desta que a avenida irá avançar, Sr. Pinto ???
Já a prometeu tantas vezes!!!
Anónimo disse…
O texto anterior foi transcrito do Diário xxi (http://www.diarioxxi.com), sem indicação da fonte. Como regra, deveremos sempre referenciar as fontes.

Obrigado
Anónimo disse…
Peço desculpa. Efectivamente a noticia foi retirada do "Diário XXI". "O seu a seu dono". Obrigado pelo reparo.
Anónimo disse…
A melhor forma de circular na "Istrada para Marrocos"...


Já lá vão uns tempos (Agosto de 2005)

Falava-se muito no inicio deste blog da "istrada pra Marrocos"
Estamos em Setembro de 2007 e a dita continua na mesma,
Tá na hora de reavivar a memória daquela gente da Covilhã, par este assunto.
Será que o Presidente Pinto não repara no estado desta E.M. e nas nossa ruas e no seu estado de dedradação???
Ou será que a voiture tem daqueles vidros fumados e não dá para enxergar nada cá para fora?
tá na hora danitri de lançares outro post sobre este assunto, para que não caia no esquecimento
até podrias copiar de lá uma imagesn para recordar e assim lançar ao "barulho" este assunto que a todos provoca díariamente prejuizos.
to fartinho de gastar aérios em pinéus, akinhar direcçãoe e tal e coisa, e a vida tá cara pra caraças.
ataca neles danitri que a rapaziada, logo lhas canta
Anónimo disse…
Eu tenho saudades desses tempos… eram tempos em que as coisas por aqui, eram levadas mais na boa, e a mais ladina erudição ferrense, era colocada nos post’s, servindo a mais digna lírica, que podem ter os intentos do burgo! …
Era ainda uma época, em que os colaboradores tinham como dado certo: não responderem a anónimos – quem terá começado a fazer tal palermice que só trouxe faltas de educação?....
Também acho que havia de ser de novo colocado um post com a sempre bem frequentada: “istrada pra Marrocos”. Que o Hélder nos conceda esta benesse!!! E outras, que isto anda muito sisudo!

Aquele abraço

Mensagens populares deste blogue

A Gastronomia na Vila do Ferro

Fim…