Festa de São Sebastião. Janeiro 2008.

Hoje, neste excelente Domingo de Janeiro, realizou-se a já sempre tradicional Festa de São Sebastião.
Como em todos os Anos (podem AQUI ver como foi o Ano Passado), após a missa realizada na Igreja da nossa Freguesia, a população deslocou-se ao Largo da Festas, junto ás Escolas, para que assim se efectuasse as oferendas. Oferendas consiste em leiloar produtos regionais, como enchidos, azeite, etc.., que são recolhidos em toda a Vila, onde toda a população oferece, para que depois do leilão, as receitas sejam entregues á Igreja.


Assim, neste Ano de 2008 realizou-se, cumpriu-se, mais uma vez a tradição, mas, a tradição já não é o que era, pelo que contam os mais antigos. Antigamente havia muitas e variadas ofertas, hoje, devido, se calhar, á conjuntura económica que atravessamos, já não é bem assim, mas ainda se nota a boa vontade do Povo em oferecer, e isso é de louvar.

Quanto ao ramo, foi arrematado por 170 Euros, tinha variados produtos, como enchidos, bacalhau, etc.. O recheio do Ramo foi em parte doado para uma instituição da Terra, e isso é de louvar, e aqui agradeço a boa vontade de quem o fez, é de glorificar.

Para recordar, mais uma vez, uma das Festas, que infelizmente já não é o que era, da nossa vila do Ferro, AQUI ficam as Fotos recolhidas no local, onde ainda se juntou um numero significante de Pessoas, de toda a nossa Freguesia.

Deixo aqui também uma palavra de agradecimento ás pessoas que fizeram com que se realizasse esta Festa, sem elas não se realizava, visto que a uma semana deste dia, ainda não havia nada programado. Obrigado a elas.

E... como se diz, que para o Ano seja melhor, e que estejamos cá todos.

Comentários

Anónimo disse…
Festa muito fraquinha, mesmo muito fraquinha.
Vejam em http://sjorgedabeira.blogspot.com/ isto sim são festas.
Anónimo disse…
..................mas tenhos a maior feira agricola da regiao!!
ah pois é!!!!
Anónimo disse…
E a maior feira dos pássaros ...
A Vila tem evoluído a olhos vistos com tantas feiras !!!
Anónimo disse…
Ah! já agora:
Alguém sabe quais os gastos anuais com tantas feira e quais os benefícios que trazem para a Vila ?

"DOZÊZERE"
Anónimo disse…
Vai à Junta e informa-te!
Palerma...
Anónimo disse…
anonimo das 2:09 PM, janeiro 25, 2008:
Os maiores gastos anuais são kontigo, é o k utilizas do esgoto e o k gastas em palha.
Anónimo disse…
anonimo das 2:09 PM, janeiro 25, 2008:
dessa boca so sai merda .....
Anónimo disse…
nesta festa enquanto os lucros reverterem para a igreja não se volta a fazer como a alguns anos atrás.
E atenção que está condenada a não se voltar a realizar como ia acontecendo este ano.
Já agora ponham os olhos na festa do padroeiro da freguesia aqui ao lado (PERABOA) que leva até ao largo daquela ALDEIA toda a população.
E sabem porquê?
Porque os dinheiros que as pessoas daquela terra dão são para ser gastos com a festa para terem uma banda a tocar,para haver meia dúzia de foguetes e até um organista para fazer um pequeno baile.
E na nossa terra é ao contrario quanto mais se der há igreja melhor.
Deixem-se disso porque no vaticano há lá muito dinheiro.
Para mim gastavasse o que fosse preciso com a festa e o que sobrasse ficava para o ano seguinte e então quando se tivesse uma quantia de dinheiro razoável ai sim podia-se comprar qualquer coisa de bom para a a nossa terra, quem sabe até umas portas novas para a igreja ou para uma das capelas.
Anónimo disse…
Já agora para os parvalhões que nos comentários anteriores se insultaram uns aos outros e criticam as feiras que se realizaram na nossa terra tentem é ajudar a construir mais iniciativas destas porque se isto assim cotinuava estavamos o correr o risco de desaparecer do mapa das freguesias do concelho da COVILHÃ tal como está tal como está a acontecer com a festa do padroeiro da nossa terra.
ASSUMÃO-SE COMO HOMENS E NÃO COMO PALHAÇOS QUE NUMCA FIZERAM NADA PELA NOSSA TERRA
Anónimo disse…
E tu palhacito, que tens feito pelo Ferro ?
Até hoje ninguém te reconhece qualquer mérito !!!
blá-blá-bla... e nada mais!
Trabalha que já tens corpo para isso. E se fizeres alguma coisa pela terra talvez entre, então, no mapa do Concelho da Covilhã!!!
Flip3 disse…
caros utilizadores deste blog, e assim falam falam falam mas n vejo fazer nda.. enfim as mesmas coisas de sempre.. "Festa muito fraquinha, mesmo muito fraquinha."
mto bem é assim querem festas, pah ajudem a faze-la ja que ninguem quiz fazer a festa tiveram que algumas pessoas e os escuteiros a ajudar a fazer uma festa que ninguem se responsabilizou para ser mordomo desta.. festa ha ultima da hora caros amigos e ja agora a conversa de sempre.. porque e que as pessoas nao assinam? enfim.. a festa em colaboração com o povo até nem correu mal, n houve foi animação, mas para a animação e essas coisas necessita-se de dinheiro e onde está o dinheiro? by Scolari! "e o burro sou eu?"

Cumps
Anónimo disse…
Para além do insulto, nada de novo por estes lados. É pena !!!
Fui recentemente à nossa terra e falta aquilo que já vem sendo necessário há vários anos: a estrada. Haja quem se insurja junto da Câmara contra este estado de coisas. O Carlos Pinto, promete, promete, mas de promessas estamos fartos.
Se as Juntas de Freguesia nada conseguem, então mobilizem-se os cidadãos do Ferro e Peraboa ...

Mensagens populares deste blogue

A Gastronomia na Vila do Ferro

Fim…