Feira Agrícola, Feira da Cereja, Garraiada, na VILA DO FERRO.

Realizou-se no passado fim-de-semana, mais uma grande iniciativa, protagonizada pela Junta de Freguesia do Ferro, Feira Agricola, Feira da Cereja, da Vila do Ferro.


Este certame que contou com vários expositores, principalmente expositores Agricolas da nossa Terra, que levaram para a Feira, produtos produzidos na Vila do Ferro, onde o principal foi, a Cereja, claro, a Rainha da Feira.
Entre os expositores Agrícolas, que vendiam a sua cereja com vários calibres, desde o 1 er aos 5 er, aderiram á Feira outros diversos expositores, que mostraram os produtos da sua gama, falo de stands de automóveis, tais como a Citroên, também stands de tractores, etc.., que mostraram em exposição vários modelos. Alem disso, stands com as diversas Associações da nossa Terra, como a Associação de Caça e Pesca, como os Escuteiros, que mostraram ao pessoal visitante, o que a nossa Terra possui.

Esta Feira Agrícola, da Vila do Ferro, teve ainda um parque de gado, onde estavam ovelhas, cabras, cavalos, etc... para que quem quisesse, podia ver, principalmente as crianças, que gostam sempre de estar ao pé destes animais.

Em termos de espectáculo, no Sábado, decorreu a já famosa Garraiada da Vila do Ferro, onde muita gente ocorreu junto ao Cilindro, para ver, rir, e participar, nesta que é já uma iniciativa marcante na nossa terra.



Para verem todas as fotos da garraiada, cliquem AQUI
.
Vídeo da Garraiada, é só clicar na imagem em baixo:


.
.
Depois, no Sábado á noite, alem do Rancho “Os Camponeses do Ferro” que actuaram no recinto, decorreu um espectáculo de flamenco e danças sevilhanas, que muito deliciou o público presente. .
.
No Domingo de manhã, realizou-se o também o já conceituado Passeio Equestre da Vila do Ferro, onde participaram inúmeros cavaleiros, e onde no fim, deram oportunidade ás crianças, e como era o dia delas, para darem uma volta nos cavalos. Nessa manhã, também actuaram no recinto da Feira, os Bombos, que dão sempre um bom espectáculo.
Á tarde, actuou o Rancho da Associação do Sagrado Coração de Maria do Ferro, que teve como publico inúmeras pessoas, enchendo o recinto da festa, comprando cerejas, e visitando toda a Feira, foi o dia com mais enchente, como é normal.

Durante toda a Feira da Cereja, os produtores de cereja podiam participar no Concurso, “A Melhor Cereja”, assim apresentaram-se 6 produtores, e com um Júri presidido pelo Presidente Paulo Torais, que incluia representantes das empresas apoiantes do certame, e da Junta de Freguesia, entre outros, apreciou numa prova cega, dois parâmetros – o aspecto e o sabor, tendo o primeiro prémio sido atribuído a Sandrina Melfe da Quinta do Limite e o segundo prémio a Rogério Martins do Ferro.


Já ao fim, no encerramento da Feira, processou-se ao sorteio de uma carro, Citroên C1. Sorteio que decorreu no palco da Feira, com inúmeras pessoas atentas, esperando que lhes saísse o carro. Saiu para a Associação de Caça e Pesca da Vila do Ferro, foi bem entregue, saiu para a nossa Terra.

E assim se deu como terminada mais esta Feira Agrícola, Feira da Cereja, da Vila do Ferro. Mais uma iniciativa que levou o nome da Vila do Ferro bem longe, e que trouxe pessoas de todos os lados, inclusive de Espanha. Para o Ano há mais, Feira Agricola, Feira da Cereja, Garraiada, da Vila do Ferro.
.
Feira Agrícola, Feira da Cereja, Garraiada, no Blog da Junta de Freguesia do Ferro: http://freguesiadoferro.blogspot.com/2008/06/feira-da-cereja-2008-foi-um-exito.html#links

Excerto de Reportagem da RTP, Programa “Bom Dia Portugal” - 05/06/08:


Comentários

danitri.® disse…
Peço desculpa pelo o atraso na publicação deste Post, houve comentários publicados em baixo, que devem estar aqui, e por isso, eu vou transferi-los para aqui, estejam certos ou errados.
danitri.® disse…
Anónimo disse...
e o carro a quem foi sorteado?

02 Junho, 2008 18:15


Anónimo disse...
Segundo se sabe o Citroën C1 que entrou num "sorteio" com algumas questões por esclarecer, foi ou vai ser entregue a quem não precisava dele... mas o mundo costuma estar cheio de injustiças, por isso já não há que estranhar...

É pena é que alguns gastaram os 2€ e necessitavam do carro e depois foi parar a mãos sem necessidade do mesmo, só espero que exista alguma sensibilidade e que a pessoa(vencedor) promova algo para entregar o carro a alguém que mais necessite dele, ou no máximo fica para a Junta de Freguesia.

Pena é, que tal como já foi dito, o dinheiro do carro não tenha sido canalizado para algo útil a todos e não apenas a um.

O Vencedor foi o Sr João Esteves Freire.

03 Junho, 2008 10:23


Anónimo disse...
Ora vamos lé esclarecer isto.
O Vencedor não foi o Sr João Freire, mas sim a Associação de Caça e Pesca do Ferro.
Pelo que tenho conhecimento, aquela instituição habilitou-se ao prémio como eu, e muitos outros.
Quem não gostaria de ganhar tal prémio? Quem?
Quem diz que quem ganhou o prémio não estava necessitado?
Só quem não sabe das dificuldades daquela associação pode afirmar uma coisa dessas..
Claro que o carro em questão, não terá muita utilidade, para os fins a que a Associação foi criada, mas quem me diz que não pode ser vendido, e com o dinheiro obtido investir naquela Associação.
Quiça até na compra/troca de uma viatura que se coadune com as necessidades?
Mas isso só à Direcção diz respeito e concerteza que numa assembleia que se convoque dará conhecimento aos sócios de qual a solução,
Não estou a defender ninguem, mas caramba, já aparecem vozes a criticar...
Foi ou não um sorteio?
Foi ou não escolhido (tirado do saco) o pepelito sorteado?
Foi ou não uma pessoa que muito considero e que todos devemos respeito que fez a extracção do bilhete premiado, e à vista de todos?
Portanto, caro homónimo (anónimo) não venha cá arranjar problemas onde realmente não os há.
Se lhe saísse a si o carro, que destino lhe daria? Uso próprio, não?
Então porque é que diz que é uma injustiça...
Portanto, e pegando nas suas palavras finais:

"Pena é, que tal como já foi dito, o dinheiro do carro não tenha sido canalizado para algo útil a todos e não apenas a um.
O Vencedor foi o Sr João Esteves Freire."

O vencedor não foi o Senhor aí falado, mas sim a ASSOCIAÇÃO DE CAÇADORES E PESCADORES DO FERRO!!!!
Haja saúde!

03 Junho, 2008 12:31


Anónimo disse...
Eu até diria mais: (sugeria)

Porque não a associação de caçadores fazer novo sorteio do citroen e assim anagriar mais fundos...
Pede-se para tanta cois, porque não possibilitar a quem queira habilitar-se a este premio?
Fica a sugestão

03 Junho, 2008 14:43


Rifas disse...
Este sorteio faz-me lembrar uma anedota em que a Paróquia sorteava um carro e uma Vespa. O carro saiu ao senhor Prior e a Vespa ao sacristão.....

03 Junho, 2008 15:45


Anónimo disse...
Caro homónimo anónimo 03 Junho, 2008 12:31 antes demais agradecer o esclarecimento do vencedor, visto que afinal fui mal informado já que não estive presente em tal sorteio.

Quanto á associação não tenho conhecimento das suas dificuldades mas tenho sim conhecimento de algumas injustiças que ocorreram há uns tempos com alguns agricultores que foram prejudicados pela sua actuação e até hoje ninguém asume as suas responsabilidades, é pena.

Quanto ao facto de se poder fazer um novo sorteio parece-me uma ideia com algum sentido visto que o pobre do Citroën C1 não merce andar nas batidas por aí na Serra em caminhos muito pouco recomendados a um citadino.

Bons post's

03 Junho, 2008 16:23


Anónimo disse...
Ok homónimo, estamos falados.
Quanto às injustiças com alguns agricultores como refere, fico-me por aqui por nao ter conhecimento delas. Nunca tal ouvi falar, mas você para dizer isso, claro que terá argumentos para fundamentar tais observações.
Pode, caso o deseje e entenda, fazer algum comentáro, pergunta, em local apropriado:
www.acpferro.blogspot.com,
onde concerteza alguem responsável por tal espaço o poderá esclarecer
Sem outro assunto

03 Junho, 2008 22:43


Anónimo disse...
Em primeiro lugar parabens à Associação de Caça e Pesca do Ferro por a sorte lhes ter batido à porta com um magnífico automóvel.
Eu também ando nestas coisas do associativismo e sei o que por vezes é necessário mendigar para se conseguir uns miseros euritos para esta ou aquela iniciativa.
É certo que a cor e as caracteristicas do automóvel não são as melhores para as vossa iniciativas mas isso não constituirá problema aos dirigentes da ACPF.
"....ó meus amigos, vamos lá a ver se nos entendemos, será que queriam um gipe ou uma 4*4, caramba um carririnho e cara alegre".
Vejam lá é se este ano temos direito a mais uma almoçarada, é que a feijoada o ano passado estava optima.
Fico contente por vocês, um abraço.

03 Junho, 2008 22:47
danitri.® disse…
Esta Feira da Cereja foi uma Feira, que apesar de algumas situações adversas, foi um Feira que teve sucesso. Falo do tempo, chuva, que estragou com muita cereja, chuva que fez com que muita gente não se deslocasse á Feira, pelo menos no Sábado. Falo, de uma ou outra situação, que poderia ter sido de outra forma. Mas apesar de tudo, acho que foi uma boa Feira, onde no Domingo viu-se mais uma enchente como nunca se viu cá pela nossa Terra, até Espanhóis cá se vieram, só por ai, penso que a Feira teve bem.
Na venda das Cerejas, já ouvi das duas partes uns dizem que não venderam nada, outros pelo contrario, afirmam que venderam muito. Por isso, quem não vendeu cerejas, alguma coisa se passou. Ou dizem que não venderam nada, porque estavam á espera de vender mais, ou então não venderam mesmo nada, o que é estranho, se uns vendem....

Quanto a estes comentários, acho que já foi dito quase tudo por aqui, só acrescento, parece-me que as pessoas do Ferro ficavam mais contentes se o carro saísse para uma pessoa estranha, para uma pessoa de fora, do que para cá, para a nossa Terra. Nós, ficávamos era contentes se saísse a nós, mas como não saiu, temos é que ficar também contentes porque saiu á Terra, ou seja, saiu para uma Associação da nossa Terra, que tanto precisa, como de resto acontece em todas as Associações.
danitri.® disse…
Futsal Inter-Freguesias, resultados: http://pitbullferro.blogspot.com/
Filomena disse…
Queria só realçar dois aspectos da feira, que não foram ainda aqui referidos.
Em primeiro lugar, a importância da exposição de artesanato, que possibilitou a apresentação de alguns bonitos trabalhos por parte de quem tem jeito e paciência. Embora tenha ouvido algumas pessoas queixarem-se de que este ano se vendia pouco, a possibilidade de expor estes trabalhos é sempre uma mais-valia, que a Feira da Cereja veio possibilitar.
Em segundo lugar, falo da animação do serão de sexta-feira, que esteve a cargo do Grupo Musical: Escola de Música Oficina dos Sons. Divertiu-nos com músicas conhecidas, pôs os visitantes a cantar… E este é um grupo que conta com a participação de dois jovens do Ferro! Uma força para eles, que continuem sempre no ramo da música.
Termino com um “bem-haja” à organização da Feira da Cereja 2008, por nos ter possibilitado um evento de sucesso na nossa Vila.
danitri.® disse…
Apesar de chegar tarde á garraiada, ainda fiz umas pegasitas, lol, aliás, ainda levei umas sovas, e que sovas... mas foi espéctacular, é um desafio que não é para todos... Tiago Matos, the Best....
danitri.® disse…
Pois é, Filomena, escapou-me esses dois pontos, e se calhar mais.... peço desculpa.. :)
Anónimo disse…
Eh Daniel, grande "quase" pega... Mararavilha
Anónimo disse…
Se foi pega, ou quase pega, não sei, o que sei é que é preciso ter tomates para se meter á frente de um bicho daqueles. Eu não me metia lá, foscas. Muito bem Danitri.
danitri.® disse…
Foi uma pega falhada, levei sova, mas já estou como o ultimo Anónimo... :)
Anónimo disse…
O ú8ltimo anónimo diz que não tem tomates !!!
Anónimo disse…
ihihihi, boa, anónimo de 5/6 !!!!!
Anónimo disse…
quem não tem, não tem, paciencia.... looll
Anónimo disse…
o titolo da estrada está quase a desparecer.
não deichem que issso aconteça. esta não podemos esquesser.temos de continuiar a faser preção, para que não cai no esqueciemento.
axo que o danite devria começar a por masi um titulo com esse assunto
Tiago Matos disse…
"Tiago Matos, the Best..."
Obrigado pelo elogio caro amigo danitri mas nao me axo o melhor nem kero ser o melhor!
Se eu fui o melhor tenho k agradeçer-t a ti, porque tu nao estavas a 100%,(sabes bem do k estou a falar) lol!!

Pro ano la estaremos, outra vez!!

Pareçe k deu uma reportagem na rtp sobre a feira agricola e a garraiada, era interessante publicar aki no blog, esse video.

abrç amigo!
danitri.® disse…
Pois foi... fui má onda... para a próxima, não vou cometer o mesmo erro.
Mas Matos, tu é que deste show... lol... fizeste o show.

Pois, eu vi a reportagem, estou a tentar colocá-la aqui no Blog.
Anónimo disse…
depois que venham por aqui os defensores do jornal do fundão.
folheiem, leiam, refolheiam e releiam ese jornal e diga-me que reportagem foi feta esta semana sobre a nossa festa da cereja.
por não saber assinar, sou quem sabes...
danitri.® disse…
É verdade sim senhor... até a RTP veio fazer uma reportagem sobre a Feira da Cereja da Vila do Ferro, e o tão aclamado “Jornal do Fundão”, o tão grandioso Jornal Regional, como aquele não há mais nenhum, é o que dizem, nem na nossa Festa falam. Até que pode ser assim, até que pode ser um grandioso Jornal, mas, para noticiar sobre a nossa Vila do Ferro, não o é.
Até na 1ª página devia vir, a nossa Feira da Cereja, mas não, nem na 1ª, nem em lado nenhum, digo isto, porque na edição on-line nem uma palavra se lê sobre a Feira da Cereja, e se calhar nem na edição de papel, e se vier, é nalgum recanto escondido.
Esta mal, não sei o que é que o Jornal do Fundão tem contra o Povo do Ferro. Quer dizer, se não houver uma pessoa que escreva para lá, a noticiar, a fazer de jornalista, eles também não são capazes de se dirigirem ao local, e fazerem a reportagem. Por favor. Não me digam que o que está noticiado na 1ª página desta semana, “Chefes Europeus doidos com a Cereja”, Escola Profissional do Fundão, foi uma dessas pessoas que para lá enviou a reportagem...
Mas agora também digo, não precisamos do Jornal do Fundão, para noticiar o que por aqui vai pela nossa santa terrinha. Eles é que perdem, só vendiam mais....
Anónimo disse…
Pois danitri devia-se por nos cafés um aviso que o jf não trazia noticias cá da nossa terra, porque assim alguem na esperança de bver por lá uma reportage, ainda o ia comprar...
Anónimo disse…
O sr tourais deveria pedir à RTP para filmar o nosso caminho rural Ponte Pedrinha - Ferro - Peraboa. Teria muito mais interesse.
antianónimo disse…
Deixou de ter interesse este blog, pelos ataques e faltas de respeito que, sob a capa do anonimato são feitos a toda a hora.comentem como quiserem, anónimos, registados ou de qualquer maneira, mas mantenham um nível que justifique a visita a este espaço, que foi criado unicamente com essa intenção.
Querem um exemplo?
Vão ao arquivo e p. ex. nos posts da TOPE, vejam para que é feito um blog:
- Para informar, relembrar, discutir e trocar ideias.
Não se está de maneira alguma, a criticar que comenta da maneira que melhor entender, mas sim tentar deste modo, para que o blog mantenha o estatuto para o qual foi criado.
Deixo, e desde já as desculpas pelo longo comentário, transcrito o que o administrador deste espaço colocou no inicio da página., que pode de qualquer maneira ser lido após abertura deste Blogue:

Mensagens populares deste blogue

A Gastronomia na Vila do Ferro

Fim…