A Gastronomia na Vila do Ferro

O "conduto" principal consumido no ferro é, sem dúvida, a carne de porco e o respectivo enchido nas seguintes variadades: - morcelas, bucho de porco, chouriças de bofe, mouros, farinheiras normais, farinheiras de assar, ou mioleiras, farinheiras em cru.
Outros pratos tradicionais: - sarapatel, bacalhau ensopado, ensopado de carne, galinha corada e as célebres tibórnias dos lagares.
Como doces, fazem-se pelo Natal as famosas filhós e, sobretudo pela Páscoa, biscoitos, esquecidos, cavacas de milho e de trigo, talassas, bolo de soda ou de leite, pão de ló (ou ainda pão leve), e bolo de azeite.
As sobremesas mais tradicionais são as deliciosas papas de carolo de milho que se confeccionam na quadra do Natal, o leite creme, o arroz-doce, o pudim de ovos (clássico), a tigelada, o creme de botelha, o caldudo, as sopas (ou fatias) douradas, as sopas de cavalo cansado e o arrobe (doce de sumo de uva).
Como bebida, além da aguardente e vinhos caseiros, toda a gente fazia a regionalíssima jeropiga.
De salientar a qualidade do queijo caseiro nas suas principais variadades: - à ovelheira (da Serra), à cabreira, misto, queimoso ou picante e corno.


Este Texto vem de um trabalho realizado na UBI, por alunos da UBI, que se encontra na internet neste local http://ubista.ubi.pt/~madeira/

O Laçamento deste novo Post serve para que se possa falar um bocado sobre a gastronomia da Vila do Ferro, o que se comia antigamente, as receitas, o prato principal da Vila do Ferro, etc..

Comentários

danitri.® disse…
No Livro “Ferro, Cova da beira”, da autora Ferrense Maria da Ascensão Gonçalves Carvalho Rodrigues, existem uma série de receitas da cozinha tradicional Ferrense, e da região.

Dessas receitas, desses pratos, típicos da nossa Freguesia, e da região, vou aqui mencionar alguns.
Uma das principais ementas que existem á mesa das casas da nossa Freguesia, antigamente mais, agora devido ao colesterol, e etc.., nem tanto, são os Enchidos de Porco. Assim temos as Morcelas, o Bucho (estomago), as Chouriças, as Chouriças de bofe (coração, pulmão, e carnes ensanguentadas da cabeça), o Mouro, e as Farinheiras.
Outros pratos, são por exemplo o Sarapatel, o Bacalhau Ensopado, o Ensopado de borrego, carneiro, coelho, ou cabrito, a Galinha Corada (frita), o bacalhau em mil e uma maneiras, Tibornias, como antigamente lhe chamavam.
Da parte dos doces, temos as Filhós, os Biscoitos, os Esquecidos, as Cavacas de Milho, as Cavacas de Trigo, as Talassas, Bolos de soda, ou de leite, Pão de Ló, e o Bolo de Leite.
Das Sobremesas, são as Papas de Carolo, o Leite Creme, o Arroz Doce, o Pudim de Ovos, a Tigelada, Creme de Botelha, o Caldudo (caldo de castanhas pisada), as Fatias Doiradas, as Sopas de Cavalo Cansado (fatias de pão embebidas em água, vinho e açucar), o Arrobe (doce de sumo de uva).
Depois, há ainda a Jeropiga, as muitas variedades de Queijo, e os muitos Chás e Infusões de Plantas, usados como remédios caseiros.

E isto é o que é mencionado no Livro da Dn. Maria de Ascensão Rodrigues, onde se pode ler a receita de cada prato, que posso aqui vir a mencionar algumas.
Aquiles Pinto disse…
Há produtos utilizados na gastronomia do Ferro, que não são referidos na publicação da D. Mariazinha, por exemplo não são referidas as ervilhas de cavaca, a salada de azedas, os vegetais fritos (beringela, cebola, abôbora, xerovias(chirivias). Relativamente aos vegetais fritos trata-se, provavelmente, de assimilação da cultura judaica, resultante da fixação na região da comunidade judaica, em fuga à perseguição promovida pela Inquisição (Igreja Católica)
Anónimo disse…
Recomenda-se, para quem quiser aprofundar e encontrar fundamentos históricos e antropológicos para a gastronomia na Beira Interior, a leitura de "Cozinha da Beira Interior", Alfredo Saramago, Assírio & Alvim. O primeiro capítulo, "Breve introdução histórica à alimentação na Beira Interior", é notável, esclarecedor e a não negligenciar. A "Cozinha Regional da Beira Baixa", de Maria de Lurdes Costa Basto, Publicações Europa-América é também uma excelente referência.
Anónimo disse…
diz o jornaleco do fundão que vaise realizar no ferro a PRIMEIRA mostra de aves.....
não querem lá ver que é a SEGUNDA???
alôôôô!!!!
Anónimo disse…
O ano passado foi a 1ª mostra (não houve concurso); este ano é a 1ª exposição pois vai ser realizado concurso entre as aves expostas, com 1/2 libra de ouro para vencedor.
http://freguesiadoferro.blogspot.com/2007/10/expoaves-beira-interior-2007-vila-do.html#links
Anónimo disse…
Faleceu o Sr Francisco Meneses; Os meus sentimentos à familia.

Mensagens populares deste blogue

Fim…