T.O.P.E (parte II)
Porque este é um assunto que não está esgotado (nem pouco mais ou menos), e, uma vez que o Post com este nome passou para o arquivo, achei por bem reeditá-lo.
Anda por aí muito boa gente com boas recordações deste grupo, (estou-me a lembrar: Do Tejo; L.M; A.B; Z.E; e outros mais) Este do Tejo(que muito bem escreve, é que me anda a dar voltas à cabeça... quem será o distinto anónimo?)
Aqui fica então o espaço, para comentar e recordar..
Recordar é viver!
Anda por aí muito boa gente com boas recordações deste grupo, (estou-me a lembrar: Do Tejo; L.M; A.B; Z.E; e outros mais) Este do Tejo(que muito bem escreve, é que me anda a dar voltas à cabeça... quem será o distinto anónimo?)
Aqui fica então o espaço, para comentar e recordar..
Recordar é viver!
Comentários
Tem-nos ele levado por enigmas e parábolas para nos dizer quem é. E nós nada. Não conseguimos. será que a nossa mente está tão entorpecida que não conseguimos ver o que está à nossa frente?
Fiquei há uns dias estarrecido com os ensinamentos que ele nos tem proporcionado: é sobre a TOPE, é sobre as festividades relgiosas, são anedotas, etc., etc., etc....
Lá que ele sabe,sabe.
O outro dia dei comigo a pensar e veio-me à ideia aquela passagem da Bíblia em que dois discípulos de Cristo seguiam a caminho de Emaús e no caminho falavam do que se passara com a Paixão de Cristo. Durante o caminho juntou-se-lhes outro viajante que procurou saber do que falavam e que depois lhes foi explicando as Sagradas Escrituras. Era um viajante bem informado, capaz de desvendar o que eles eram incapazes de compreednder.Ora o Dotejo também se acercou deste blog e a pouco e pouco vai tentando abrir-nos a mente so que, nós não somos capazes de ver. É caso para perguntar: quem será ele?
Como me foi sugerido cá vim dar a tal espreitadela.
De tanto remoer os miolos ainda me pode dar alguma.
Vou deixar de o fazer e apenas apreciar a escrita. E que escrita!
Já agora, amigo dotejo, vá, se o pretender, tá claro, escrevendo
mais lembranças da Tope, pois pelos vistos ainda é dos poucos, que tem algumas lembranças e boas, e tambem vontade de dar a conhecer aos outros essas passagens.
Uma coisa lhe posso garantir:
Todos os seus comentários e até as anedotas, são muito apreciados cá pela nossa santa (mas estragadita) terrinha.
Tambem prezo a independência e a privacidade.
E, como sei como é a gente do Ferro, fruto de muitos anos por aqui passados, tambem prefiro o anonimato, não com medo de alguma coisa, mas por causa dessa tal privacidade.
Pelo menos esste amigo Dotejo a quem muitos chamam anónimo, (nada disso, porque ele é registado, como se pode ver no seu nome)já está a fazer melhor que muitos (incluo-me nesse lote):
Embora mantendo a sua privacidade a que todo o direito tem, "entra" como registado e assim, ninguém poderá escrever em nome dele.
Terminando, aqui vai uma coisita que talvez já muita gente não se lembre: Algumas quadras do Hino do Ferro:
"Cá vai o Ferro, povo beirão trabalhador, cá vai o Ferro terra de Nosso Senhor"
Quem quiser e souber, que vá acrescentando quadras deste hino que porventura já estará muito esquecido.
Tambem seria bom sabermos o autor da letra e música deste hino
Abraços amigo Dotejo e erstantes bloguistas
Uma cois
Psicólogo e antropólogo em terras de França, com livros e publicações, resultantes de pesquisas trabalhosas, merece da minha parte e creio que também de quem o conhece, uma palavra de apreço pelo seu trabalho.
Há muito que o não vejo, mas sei que quando "aterra" por estas paragens, demonstra avidez por notícias da nossa terra e das suas gentes.
Um grande abraço João.
Obrigado
Para encontrar as Fotografias da Vila do Ferro, aceda ao Arquivo do Mês de Janeiro 2007.