T.O.P.E (parte II)

Porque este é um assunto que não está esgotado (nem pouco mais ou menos), e, uma vez que o Post com este nome passou para o arquivo, achei por bem reeditá-lo.
Anda por aí muito boa gente com boas recordações deste grupo, (estou-me a lembrar: Do Tejo; L.M; A.B; Z.E; e outros mais) Este do Tejo(que muito bem escreve, é que me anda a dar voltas à cabeça... quem será o distinto anónimo?)
Aqui fica então o espaço, para comentar e recordar..
Recordar é viver!

Comentários

Anónimo disse…
É claro que este Dotejo faz-nos remoer os miolos à procura de quem será?
Tem-nos ele levado por enigmas e parábolas para nos dizer quem é. E nós nada. Não conseguimos. será que a nossa mente está tão entorpecida que não conseguimos ver o que está à nossa frente?
Fiquei há uns dias estarrecido com os ensinamentos que ele nos tem proporcionado: é sobre a TOPE, é sobre as festividades relgiosas, são anedotas, etc., etc., etc....
Lá que ele sabe,sabe.
O outro dia dei comigo a pensar e veio-me à ideia aquela passagem da Bíblia em que dois discípulos de Cristo seguiam a caminho de Emaús e no caminho falavam do que se passara com a Paixão de Cristo. Durante o caminho juntou-se-lhes outro viajante que procurou saber do que falavam e que depois lhes foi explicando as Sagradas Escrituras. Era um viajante bem informado, capaz de desvendar o que eles eram incapazes de compreednder.Ora o Dotejo também se acercou deste blog e a pouco e pouco vai tentando abrir-nos a mente so que, nós não somos capazes de ver. É caso para perguntar: quem será ele?
Dotejo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse…
Apoiado!
Como me foi sugerido cá vim dar a tal espreitadela.
De tanto remoer os miolos ainda me pode dar alguma.
Vou deixar de o fazer e apenas apreciar a escrita. E que escrita!
Já agora, amigo dotejo, vá, se o pretender, tá claro, escrevendo
mais lembranças da Tope, pois pelos vistos ainda é dos poucos, que tem algumas lembranças e boas, e tambem vontade de dar a conhecer aos outros essas passagens.
Uma coisa lhe posso garantir:
Todos os seus comentários e até as anedotas, são muito apreciados cá pela nossa santa (mas estragadita) terrinha.
Tambem prezo a independência e a privacidade.
E, como sei como é a gente do Ferro, fruto de muitos anos por aqui passados, tambem prefiro o anonimato, não com medo de alguma coisa, mas por causa dessa tal privacidade.
Pelo menos esste amigo Dotejo a quem muitos chamam anónimo, (nada disso, porque ele é registado, como se pode ver no seu nome)já está a fazer melhor que muitos (incluo-me nesse lote):
Embora mantendo a sua privacidade a que todo o direito tem, "entra" como registado e assim, ninguém poderá escrever em nome dele.
Terminando, aqui vai uma coisita que talvez já muita gente não se lembre: Algumas quadras do Hino do Ferro:

"Cá vai o Ferro, povo beirão trabalhador, cá vai o Ferro terra de Nosso Senhor"

Quem quiser e souber, que vá acrescentando quadras deste hino que porventura já estará muito esquecido.
Tambem seria bom sabermos o autor da letra e música deste hino
Abraços amigo Dotejo e erstantes bloguistas


Uma cois
Anónimo disse…
O nosso amigo Dotejo não quer que remoamos os miolos para descobrir de quem se trata. Quer assim continuar a ser anonimamente o Dotejo. Pois bem, faça-se a sua vontade.
Anónimo disse…
Das gentes que representaram a TOPE ( da antiguinha ), e que com mais ou menos "talento"-(que é isto de talento?!!) - se dedicaram ao teatro na aldeia, gostaria de lembrar um ilustre conterrâneo que há anos emigrou para França, acossado pelas garras da PIDE: o nosso amigo e Ferrense, Dr. João Fatela.

Psicólogo e antropólogo em terras de França, com livros e publicações, resultantes de pesquisas trabalhosas, merece da minha parte e creio que também de quem o conhece, uma palavra de apreço pelo seu trabalho.

Há muito que o não vejo, mas sei que quando "aterra" por estas paragens, demonstra avidez por notícias da nossa terra e das suas gentes.

Um grande abraço João.
Anónimo disse…
Queria pedir ao gestor do blog que recolocasse as imagens do Ferro; não as cosigo encontrar.

Obrigado
danitri.® disse…
Para encontrar as fotografias do Ferro, e tudo o que quiser encontrar que esteja neste Blog, basta ir aos Arquivos (Archives, em Inglês). No lado direito da página inicial do Blog tem vários pontos, o ultimo é Archives (Arquivos), ai basta clicar num Mês (Janeiro, Fevereiro, etc..), e terá logo acesso a tudo o que se publicou nesse Mês, neste Blog.
Para encontrar as Fotografias da Vila do Ferro, aceda ao Arquivo do Mês de Janeiro 2007.

Mensagens populares deste blogue

Estrada vai ser requalificada no primeiro trimestre de 2012

Limites Ferro – Peraboa. A Verdade...