Ciclovia



Isto é o aspecto que terá a prometida Ciclovia....

Mas... Se isto vai ser a Ciclovia, onde é que irá passar a "istrada"??!! Hum?!

Para circular nesta Ciclovia é obrigatório o uso de capacete e utilizar bicicletas BTT...

Devido à dificuldade deste percurso, já esta a ser elaborada uma candidatura para a proxima prova DownHill...

Comentários

Roymaki disse…
Ah bela ironia..
Se queres downhill sobe quase até pêra-manca e manda-te cá para baixo.
Deixa a "istrada" em paz e sem ciclistas..
Alvará para utilização de águas disse…
Num Post anterior(muito anterior) foi discutida a qualidade da água, quer de abastecimento público, quer de algumas fontes pública. Terminava em 31 de Maio de 2009, o processo sequencial, ditado por directivas comunitárias, transpostas para o direito português. Esse prazo foi entretanto alargado para 31 de Maio de 2010. Até lá, o que é necessário fazer, por quem tem águas superficiais ou subterrâneas e as utiliza para consumo humana, rega ou actividades recreativas? Bem, é necessário obter um alvará emitido pelas Administrações Regionais Hídricas. Em que ARH está integrado a área geográfica do Ferro? Pertence à ARH Tejo, com sede em Lisboa. O que acontece a quem não obtiver alvará? Está sujeito a uma coima que varia entre 25 000€(repito vinte e cinco mil Euros) e 35 000€, para privados e até 2,5 milhões de Euros, se for uma empresa. Para a obtenção do alvará é necessário preencher um formulário, que dizem poder ser obtido na Junta de Freguesia, mais a documentação nele exigida. Será ciclópica e onerosa se o destino da água é o consumo humano: declaração em conforme não tem acesso ao abastecimento público,a emitir pela Junta; análises laboratoriais,por Laboratório Certificado, de natureza Físico-Química e Bacteriológica; identificação das coordenadas militares dos pontos de água em causa; Descrição das formas de tratamento da água, de acordo com as análises; Localização na carta militar, à escala de 1:25000; Planta de localização a uma escala inferior. Como é que este assunto está a ser tratado no Ferro? Indicações uteís: http://www.arhtejo.pt/ ; http://www.arhcentro.pt/form-rh/formRH.html (formulário, para o caso de ainda não estar disponível na Junta).
Anónimo disse…
Começaram pela Ciclovia. Pronto!!!
Quanto a mim deveriam ter iniciado pela estrada.
A inauguração deve estar para breve...
Sr. Tourais prometeu e cumpriu...
Só os três meses falharam, mas o sr. Tourais falha em tudo!!!
Ah! - já agora - tenho umas cerejitas para vender. Alguém me sabe dizer quando se realizará, este ano, a feira da Cereja ?
xauzinho...
Anónimo disse…
Sério? já começaram com a ciclovia?
xii, então ainda agora la passei e não sei por nada.
querem ver que começaram com a obra de noite, para amanhã de manhã sermos surpreendidos?
Vá lá... já não era sem tempo.
Tambem sou de opinão que deveriam começar com a estrada e depois se não houvesse dinheiro deixavam a ciclo, que não é assim tão urgente.
Parece que já estou a ver o Senhor Carlos e seu séquito fazerem campanha pelos troços em obras e assim calar estas línguas mal dizentes. Assim tá bem.
Só estou a ver um pequeno problema:(ora bolas tem de haver sempre inconveniente)
As cerejas vão sofrer com os solavancos, mas há males que vêm por bem.
Os responsáveis deverão a qualquer momento fazer aqueles avisos próprios a estas situações: "pedimos desculpa pelo transtorno...."
Mas valha-nos estrada da ponte de alvares e noutra fase até a estrada do monte serrano que mesmo apertadinha como é, vai dar para desenrascar. Aliás acho até que essa estrada já foi feita a contar com as obras agora iniciadas
Anónimo disse…
Vem aí a festa da cereja, a campanha (publicitária) eleitoral, vêm aí os tais que prometem prometem e não cumprem nada. Juntemo-nos, manifestemo-nos ou em ultimo caso ignore-mo-los e assim compreenderão a nossa tristeza pelo lindo estado da nossa estrada.
Será possivel que pintos e companhia, terão o atrevimento e o descaramento de aparecerpor cá?
Quem o ouviu no dia em que todo o séquito foi eleito, deveria (se houver registo) mostrar-se-lhe o que ele prometeu, no que diz respeito à estrada.
Um desejo:
Que da Ponte Pedrinha ao Ferro tenham tantos furos, que sejam obrigados a circular a pé e assim poderão aquilatar o estado da mesma. É que passando de carro nas suas limusinas, com ar condicionado e suspensões de ultima geração não se darão conta disso, não
Não nos deixemos novamente enganar.
Vão votar mas votem EM NINGUEM!!!
Gosto de o ver engolir a seco disse…
Atenção a todos os que lerem este anonimozeco da treta, que anda aqui a rabiscar o blog desde o seu inicio com este assunto:
Cuidado, separem o trigo do joio, pois eu sei que este anda triste, pois sabe que a estrada vai ser feita... e anda aqui a ver se encontra ecos.
Ainda vai engolir as letras que escreveu...
Ó ENGOLE A SECO disse…
Tu quando engoles é mesmo molhado, viscoso...
Tás identificado não enganas ninguem.
Mete isto na tua cabecinha grão de areia:
não sou da tua laia, não costumo como dizes andar nisto desde o principio (quero lá saber o que tu pensas) e já agora lembra-te se não vamos falando disso, continuamos a ser esquecidos.
Talvez tu não tenhas razões de queixa vá-se lá saber porquê, mas eu tal como muitos que por ali passam diáriamente já sofremos na pele os efeitos desse estado degradado da estrada.
E mais não digo para não baixar ao teu fraco nível.
E já que falas de trigo e joio conhecendo eu essa peça como conheço estou À vontade para dizer que o Joio és tu
Anónimo disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse…
Desta vai,so é pena que as maquias já estejam tão ferrugentas,não ademira já lá vão quatro anos.
Anónimo disse…
Vai ser a feira da cereja, o senhor presidente da camera da Covilhã, deve por aí aparecer, os habitantes desta Vila, é que o deviam quistionar com o assunto da estrada, não é só em altura de enleições vir para aí a babare-se, isto é vergonhoso, prometer que tambem arranjava a estrada, afinal até á data.. nada só promeças,mas a junta das placas tambem nada fáz, poque esta junta e asembleia tem um dono, quero, posso e mando, e fica tudo a olhar para ele.
Anónimo disse…
Ainda bem que na Junta manda o Presidente, o Secretário e o Tesoureiro. Ainda bem. Ou querias ser tu a mandar?
Anónimo disse…
Quem manda na junta e na asembleia, não é o presidente nem secretario ou tesoreiro, é um vogal que até vota assuntos que nem sequer sabe o conteisto,e o secretario da asembleia, complicado como sempre, já suava por não saber, o que estava a fazer.
Anónimo disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse…
o carlos pinto havia era de ser corrido a ovos podres e tomates...
para o ovo mole anterior disse…
E tu havias de ser esfregado em cáca, e atirado para longe, para não andares a cheirar mal por aqui
Anónimo disse…
OVOS MOLES????
Achas que o dito cujo merece tal especialidade?
Podres, anónimito, podres..... foi o que foi referido por esse anónimo, que por acaso não foi o autor deste.
Já agora explica aí:
cáca????? mas que é isso??? será que te referes aquele produto que defecas a toda a hora, e que pela quantidade te obriga a ficar atolado até ao pescoço com tal matéria?
Vá lá deixa-te de defender quem vem à nossa terra, promete, promete, e o resultado está à vista.
Quero lá saber da tua resposta a este comentário.... estás feito com eles, por isso não és um bom ferrenho
Anónimo disse…
Exmos senhores, falem do que interessa, com elevação ou em tom de jacota e deixem os insultos, pois estes geram outros insultos e a nada de construtivo nos levam, mas só à ofensa pessoal. Quem vive no Ferro, sabe dos seus problemas e deve sim apresentar alternativas, críticas construtivas, para que se posso melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos desta linda Vila. Devemos demonstrar o nosso descontentamento (com sabedoria), é importante e contribui para aqueles que têm responsabilidades assumidas perante todos, saibam que o povo está atento. É verdade que a estrada prometida, era o porta-estandarte da actual Junta, mas acredito que outras coisas foram feitas e muitas outras ficaram também por fazer. Assim está chegar a altura para se começar a somar os prós e contras desta Junta, questiona-los quanto ao prometido e não cumprido, saber ouvir a resposta e daí tirar as nossas ilações, para que em Outubro p.f., votemos em consciência, para quem queremos para os próximos 4 anos à frente dos destinos da nossa Vila.

Cumprimentos
Anónimo disse…
com elevação ou em tom de jacota e deixem os insultos

tambem acho, deixemos os insultos, escrevam eom elevação (lá bem alto) numa toada de JACOTA, que não há problemas, mas se forem em tons de CHACOTA, aí a coisa é chia mais fino...... :)
Anónimo disse…
Afinal, porque será que o Pinto não faz obra no Ferro ?
Antes era por falta da mesma cor. OK!
Então e agora durante 4 anos ?????
Eram tantas as promessas que tinham no papel, mas só duas ruas: Igreja e lá para os lados da capela e cemitério...
Nas outras freguesias, passem por Verdelhos, e vejam as estradas em razoáveis condições, enquanto nós Ferro e Peraboa é uma vergonha...
Anónimo disse…
Bem… Já não há palavras para esta situação, na minha opinião, o sr. Pinto era corrido a ovos juntamente com o sr. Tourais, aliás, é vergonhoso o clientelismo que este senhor tem com o sr. Pinto… Acho que quem votou no sr. Tourais foi o sr. Carlos Pinto, não os cidadãos do Ferro. È que è só a ele que este senhor presta contas…
E podem dizer o que quiserem, o que é certo, é que a situação da estrada é uma lastimável vergonha para esta Junta (que até tinha o seu arranjo como o primeiro compromisso. Para comprovar basta ainda terem o panfleto “Ferro – Uma Freguesia para todos, De Mãos Dadas Pelo Ferro VII), que vê a edilidade gastar fortunas em obras megalómanas na cidade, descurando um bem essencial para uma freguesia, sem nada contestar ou protestar.
(O acto de vassalagem foi solene e tem de se manter!)
No entanto, recebi uma carta pelos presidentes da CMC e da JFF, e que tem como assunto as obras de requalificação da Estrada Municipal 506-1.
Fala numa primeira fase de intervenção (notem bem neste pormenor, “numa primeira fase”. Virão outras?... Para quem não tem dinheiro a obra é bem auspiciosa.), orçada em 325.000€ e que consiste na rectificação/correcção do traçado existente, melhoria da drenagem de águas pluviais na travessia do Ferro e beneficiação e requalificação de todo o sistema de sinalização existente. Diz ainda que os Engº Domingos Coxo e Anabela Gonçalves, atenderão a observações e sugestões diversas.
No meu ponto de vista é gozar com as pessoas, e chamar camelo (com todo o respeito pelo bicho), ao cidadão.
Ao fim de tanto tempo, só agora vêm “contar coisas”?... Em altura de eleições? … Mas então, o arranjo da estrada não era o primeiro compromisso?...
Que seriedade têm estas pessoas?...
Eu queria era ter recebido este oficio há quatro anos a trás. Penso que nessa altura seria um documento sério. Enviado agora, revela no meu entender oportunismo e pouco respeito pelos cidadãos que elegeram estes senhores.
Tal migalha (a estrada), que se não tiver a cor do presidente da câmara, não saciará a fome de quem tanto a anseia…
Pelos vistos, já nem a cor ajuda quanto mais o vassalo… Valha-nos a paciência.
Anónimo disse…
Este ultimo comentário, deixou-me apreensivo.
Para confirmar, fui ao blogue da Junta para ver o programa desta junta nessas ekeições autárquicas de setembro de 2005, eis qual o meu espanto, naquele blogue não encontro os assuntos dessas eleições, nem resulatados, nem programas, nem nada!
Seria bom "pegar-se" nesse programa e mostrá-lo agora para assim podermos ver o que foi prometido e o que foi e não foi cumprido. É que naquele blogue, só estão reportados assuntos a partir de 2006.
Quase que tenho a certreza que havia por lá alguma coisa sobre esse assunto.
Se houver alguem que saiba como o fazer, que faça o favor.
Só assim poderemos fazer essa justa análise, pois a memória das pessoas é muito curta.
Indo ao arquivo, podemos por exemplo neste blogue ver temas lançados sobre essas eleições, mas no da junta só tem a partir de 2006
Estranho..
Anónimo disse…
Ora aqui estão dois comentarios de baixo nivel, que todos sabemos que se irão manter pelo menos até outubro, altura de eleiçoes autarquicas. São baixos, porque não são identificáveis, pois se o fossem, ver-se-ía que são de dois ressabidos, que nunca fizeram nada pela nossa terra, (relembro que estiveram lá 20 anos, e que o que fizeram está à vista de todos - NADA!!! 20 ANOS - NADA!!!)
Agora, vêm atacar o Sr Torais, que mais a sua Junta, tem colocado o Ferro no seu devido lugar, e que eu enquanto ferrense tenho imenso orgulho, vêm atacar com o facto da camara começar a estrada.
Pergunto: alguém tem paciencia para aguentar estes gajos que só sabem falar mal de quem trabalha? se não fazem a estrada é porque sim, se a começãm é porque não sei quê. Mas o que quereis? chatear?
Peço à Junta, que não dê ouvidos nem olhos a estas escritas negras de inveja que antecedem o meu comentário e continuem o vosso trabalho.
Obrigado.
J.C.T.M. - Um ferrense com orgulho
Roymaki disse…
Esta gente é toda do contra. Lá porque o homem prometeu isso e fez o pessoal votar todo nele graças a essa crença e depois não fez nada disso não quer dizer que fique tudo contra ele.
Maus ferrenses maus ferrenses.. levam tau tau.
Eng Sousa Veloso disse…
Lá voltamos a crucificar a Junta e em especial o Paulo, que sempre conheci como uma pessoa correcta (mesmo antes de vir para o Ferro). Já pensaram que talvez o problema não é o treinador mas sim os jogadores (futebolísticamente falando).

Não digo que muitas promessas não tenham ficado para trás, mas o que interessa é ajudar a fazer o que falta.

Também não me parece que precise quem o defenda. Muito menos com este tipo de argumentos.

Nas legislativas o Ferro vai dizer de sua justiça.

Despeço-me com amizade, até um próximo comentário...
Roymaki disse…
Lá está o Sr Engenheiro a falar com aquela bondade que o parece caracterizar e que de resto o levaram a adoptar o nome de um dos mais queridos apresentadores de televisão.

Quanto ao resto, nota-se que só vem ao ferro de passagem e que quando chega ainda mal refeito das saudades imensas que tinha da nossa bela vila já não tem forças para procurar apurar que os ferrenses foram votados ao esquecimento e estão parados no tempo.

Mas de resto concordo consigo, nas legislativas o Ferro vai dizer de sua justiça.
Anónimo disse…
Meus caros anónimos, aqui ninguém tem legitimidade para crucificar ninguém… Acho que ainda não apareceu por ai outro Cristo!
Também ainda ninguém disse que os ANTERIORES 20 ANOS FORAM MARAVILHOSOS…
Isto não é uma guerra para atacar ninguém…
Talvez os tons não sejam os melhores…
Apenas me limito a factos, os anónimos conseguem desmenti-los. Cito:
O arranjo da estrada não era o principal compromisso desta Junta?
Esta Junta já deu alguma explicação a público sobre a demora deste compromisso?
È mentira que em contradição a pervisivel falta de verba para a construção, se fazem obras colossais e supérfluas na cidade?
È mentira isto?
Da minha parte, nada tenho de pessoal contra quem configura a JFF e CMC. No entanto, é inevitável não se falar em pessoas já que são elas que fazem as instituições.
Agora claro que há obra (que se pode muito bem apontar, POIS CLARO ESTÀ, QUE ESTÀ À VISTA DE TODOS). Mas não há a obra pela qual a população tanto anseia, e que levou a freguesia a dar um voto de confiança a esta Junta.
Quanto ao resto, pouco me importa conflitos pseudo-partidários e as conversas do que os outros fizeram ou não fizeram, como muito bem escreveu esta Junta no seu panfleto publicitário, sou mais “pelo interesse superior dos cidadãos e cidadãs”, porque nos toca a todos.
O que quero salientar é este caso concreto da estrada municipal, que é por acaso, o tema deste post. Apenas e só.
Anónimo disse…
Muito bem dito homónimo de 8 de Junho - 21;51, mas

ARRANJEM MAZÉ AS ISTRADA
Anónimo disse…
Deixem "mazé" o sr. Torais e o sr. Pinto trabalharem em paz.
Tanta polémica à volta da casa do Sr. Pinto - junto ao aeródromo - e agora vem a saber-se que é para oferecer a uma familia carenciada que o "Noticias da Covilhã" destacou esta semana. Assim, sim sr. autarca...
Anónimo disse…
Aqui ficam os comentário que levaram a junta de freguesia a abrir a censura no seu blog!
Têm a envergadura de abrir um blog publico e agora perto de eleições, como diz o outro, roiem a corda.
Enfim é o que temos.

anónimo disse...
Apenas um reparo...
È pena que em relação ao primeiro compromisso eleitoral desta Junta, a mesma nada publique neste blog(ou em outro sítio), em relação à demora no seu cumprimento - um mandato eleitoral.
De certeza que a população que os elegeu, trocaria esta requalificação pelo arranjo da estrada municipal. A pobre parece que ficou fora "das mãos dadas".
No entanto, à falta de melhor, a população agradece a migalha!
Quanto aos sentidos que pode ter a rua, acho que deve ficar como sempre foi, porque julgo que as pessoas que lá moram não se importam, e até ver, nunca houve problemas de maior.
Cumprimentos

2:12 PM


val disse...
Parabéns.Sr tourais.

Ficou linda a reforma.
Pena que não são todos que percebem o bem feito.

2:47 PM


Freguesia do Ferro disse...
Resposta ao "anónimo"
Este comentário expressa a sua opinião pessoal.
É nesse sentido que o consideramos.
Consulte o link http://freguesiadoferro.blogspot.com/search?q=EM+506 onde poderá obter as informações que refere não estarem acessiveis.

7:12 PM


anónimo disse...
Realmente, é o meu ponto de vista.
A pergunta reflexão que fiz foi:
È pena que em relação ao primeiro compromisso eleitoral desta Junta, a mesma nada publique neste blog (ou em outro sítio), em relação à demora no seu cumprimento - um mandato eleitoral.
Note a cara edilidade, que eu perguntei em relação à demora no seu cumprimento. Não que ela não esteve, está ou estaria em andamento.
Agradecia uma resposta na mesma. Aliás, formulo-a de outro modo:
Porque é que apesar das obras de requalificação da estrada municipal 506-1 já terem sido adjudicadas, as obras ainda não começaram?
E deixo outra pergunta:
Apesar do imperativo que era (é) a requalificação da estrada municipal 506-1, e de ser o primeiro compromisso do vosso programa eleitoral, porquê o concurso publico ter demorado três anos?
Deixo estas questões, sempre dentro do meu ponto de vista.
Cumprimentos

11:43 AM


Freguesia do Ferro disse...
Qualquer obra, por mais pequena que seja, tem o seu "timming". A remodelação da Estrada Municipal 506-1, entre a Ponte Pedrinha e Peraboa não é diferente. Foi necessário, efectuar a sua concepção, o seu desenvolvimento, o seu financiamento e a sua construção. Tudo isto demorou apenas o tempo estritamente necessário a uma obra desta grandeza.
A Junta de Freguesia do Ferro, congratula-se com o facto de mesmo em tempo de crise económica mundial:
- em que por culpa do Governo, a taxa de execução do QREN não chega aos quatro por cento, quando já passaram 2 anos e meio da sua entrada em vigor;
- em que a Lei das Finanças Locais retirou aos cofres da Câmara Municipal da Covilhã, cerca de 4 milhões de euros;
Em que o Banco de Portugal prevê para este ano uma recessão de 0,8 por cento
Congratulamo-nos, dizíamos, que a Câmara Municipal e o seu executivo, metam "mãos à obra" no mandato que vigora, e coloquem no terreno uma via de comunicação considerada por todos, fundamental ao progresso e desenvolvimento desta zona do Concelho da Covilhã, reclamada desde há muitos anos, mas que com esta Câmara e com esta Junta vai finalmente ser construída.
Terminamos, dizendo-lhe que por considerarmos que os seus comentários em nada enriquecem o debate nem contribuem para a resolução do problema, pois são pobres e anónimos, consideramos terminadas as explicações.
Cumprimentos.
Anónimo disse…
Certo, na freguesia só há pobres,os ricos são os barões. A freguesia devia era ter vergonha, de pessoas com memoria curta,foram então 20 anos sem se faser nada, essa é boa, esse anonimo deve lavar a cabeça, ou então é muito novinho, e não presenciou esses 20 anos, é que nesta terra é toca a diser mal e nada mais intereça, é que quando se vé uma cabeça com um chapéu tudo vai atrás, e esquecem o que foi feito pela terra, mas a esse anonimo, eu posso avivar-lhe a memória comprimentos, e cá estou atento á siclovia.
Anónimo disse…
siclovia???? ou ciclovia??? basta copiar e deixa de gozar com as pessoas que não sabem ler nem escrever, pois nosso Senhor pode castigar-te. ;)
Anónimo disse…
Sandandes tolos oquei? vandande mazé...
Anónimo disse…
Iniciaram pela ciclovia. A "istrada" vêm depois. É mais importante a ciclovia, dá mais nas vistas.
Alguns gajos do Ferro - anónimos - são uns ceguetas...
Esperai pela estrada, esperai...
Depois das eleições, ireis ver aquela maquineta regressar ao estaleiro no Teixoso...
Anónimo disse…
Dizem os entendidos, que a obra vai ser por fases.
A fase lenta, a fase neutra e a fase parada.
A 1ª (lenta) já aí está.
Segundo parece, esta primeira fase é mesmo para efeitos eleitorais, depois, STOP!
Esperem pelo Inverno e pelo Inferno que vai ser circular ali.
Diz quem sabe, que esta obra é para durar, durar, durar..
É pena.
Se isto se confirmar, a confiança que (ainda) deposito nesta junta, vai perder-se.
Seria mesmo muito bom que fossem sérios e de uma vez por todas nos esclarecessem do que se vai passar.
Caso contrário o meu voto em vez de ser de continuaidade vai direitinho pra Bruxo e Jójó e companhia, pois peo menos com esse que já lá esteve já estamos habituados a mentiras.
Anónimo disse…
tenho fe em como a estrada se concretize mas tenho as minhas duvidas fala-se tanto e acredito que tudo se resolva depois das eleicoes no qual falta quase 1 mese e peco ao sr presidente uma simples faixa amarela no eixo da via pela razao de ser dificil destinguir o alcatrao e a valeta de noite para simplesmente evitar acidentes pela razao de ja se ter dado 5 acidentes espero que estejam de acordo
Anónimo disse…
Ouvi dizer que ainda há "ferrenses" que não acordaram com a camara as espropriações... Isto só visto, andamos tantos anos a pedir a estrada e há gente que por umas valetas nõ chega a acordo. Porra, faria se não fossem cá do Ferro...
Anónimo disse…
Essa é mentira. O sr. Tourais disse, há dois anos, que as expropriações estavam todas e que a estrada iria arrancar nessa altura. Portanto se estavam há dois anos, agora não estão. Sois mesmo do contra...
danitri disse…
gostava de saber quando chega o fim destas obras porque a minha viatura nao e camararia e com estes rebolicos todos nao sei quanto tempo resiste uma viatura ligeira a circular numa estrada assim espero que seja para breve o so para daqui a 4 anos
HILARY CLINTON disse…
A VIDA E DE SALTITOES UNS FICAM OUTROS APARECEM E FICAM ESTE E DOS MELHORES PORQUE O RECONHECIMENTO DESTA TERRA VAI PARA ALEM FRONTEIRAS JA SOMOS RECONHECIDOS NOS ESTADOS UNIDOS BARAK OBAMA JA FALA DA FESTA DA CEREJA E DA FESTA DO PASSAROS OU DOS PIRIQUITOS A QUAL JA DECIDIU OFERECER UNS BICHINHOS AS FILHAS PARA QUANDO E A FEIRA NA IMPOSSIBILIDADE DE ADQUIRIR TROCA POR UM SUBMARINO OU ALCATRAO DESEJA NEGOCIAR ESCREVA PARA O SR SECRETARIO DE ESTADO DOS ASSUNTOS INTERNACIONAIS

Mensagens populares deste blogue

A Gastronomia na Vila do Ferro

Fim…