Madeiros, “malta de 90”. Natal 2008.

O Ano Passado foi como AQUI se pode ver. Este Ano, está a começar assim:

Como já é tradição na nossa Terra, e um pouco por todo o Norte e Centro do nosso Portugal, quando chega o Mês de Dezembro, algumas pessoas, por exemplo, na nossa Terra são os rapazes que nesse Ano completam 18 Anos de idade, juntam-se para colocar um belo monte de madeiros, no largo junto á Igreja.

Realizar-se o Madeiro de Natal, segundo a Tradição, para aquecer o Menino Jesus, e os corações de todos, que depois da Ceia de Natal, se deslocam á Missa do Galo, e ao fim ficam à volta do Madeiro, confraternizando, num clima de Natal. Os Madeiros, são um conjunto de troncos e raízes, normalmente aqui na nossa Terra, são de Castanheiro.
O arranjo dos Madeiros cabe sempre ao Grupo de Rapazes, que esse ano vai à Inspecção Militar (agora penso que até nem se chama assim, agora é Dia Nacional da Defesa). Esse grupo de Rapazes, que completam nesse Ano 18 Anos de idade, deslocam-se á nossa Serra procurando troncos e raízes de Castanheiros já secos, colocando-os então no largo da Igreja, em monte, com um pinho em cima.Na noite de Natal, um pouco antes da Missa do Galo, que se realiza á meia-noite, deitasse o fogo ao monte de madeiros, para que quando todos saírem da Missa, estejam já o madeiros bem acessos, fazendo então com que todos se aqueçam.
Durante esse tempo, em que todos estão de volta dos Madeiros, vai se vivendo um clima de confraternização, vai-se cantando canções de Natal, ao mesmo tempo que se bate no Madeiro, para que este continue sempre bem acesso, para aquecer o Menino Jesus.


Isso, só acontecerá na noite de 24 para 25, Noite de Natal. Antes, e depois da rapaziada ter ido buscar os madeiros (aconteceu no Sábado dia 15), realizou-se um pequeno Baile, no Salão da Casa do Povo do Ferro.
Foi um Baile Organizado pela Malta de 90, abrilhantado por Filipe Nunes, e tendo como actuação o Grupo de Dança Rítmica da Casa do Povo do Ferro, ”as coyote”.
Muito do povo do Ferro compareceu, e foi uma noite onde toda a gente se divertiu, dançou-se, cantou-se, etc. Uma noite de pura diversão.

Agora, a Noite de Natal está a chegar, depois da Ceia, a Missa do Galo, depois, vislumbra-se os Madeiros a arder, canta-se adorando o Menino Jesus, e tenta-se aquecer, porque, certamente estará mais uma vez, uma noite fria.
Até lá, se quiserem, deixem aqui histórias de Natal, dos Madeiros, que antigamente eram procurados através de carros de bois, e somente devido á força do Homem, de histórias da Noite de Natal, junto aos madeiros, por exemplo, o já fatídico corte na mangueira, por aquele pessoa...... quem sabe?
:)
Comentem.

A seguir, todas as Fotos do Baile. AQUI, podem consultá-las mais em pormenor.



Um Santo Natal para todos.....

Comentários

Anónimo disse…
Quero dar os parabéns à malta de 90, pelo espectacular madeiro que arranjou, bem como pela forma ordeira como tudo correu, Festa, Baile e Madeiro. Parabéns! Demonstraram que estão preparados para assumir as responsabilidades que a idade, concerteza lhes vai trazer.

Mensagens populares deste blogue

A Gastronomia na Vila do Ferro

Fim…