Festa de Todos os Santos - Passeio de Todos os Santos

O Ano passado foi como aqui se pode ver, este Ano foi assim:

Realizou-se no passado fim-de-semana, a Festa de Todos os Santos. A começar na sexta-feira à noite, com celebração de Missa seguida de procissão. Depois, já no Sábado, realizou-se o já tradicional passeio, e almoço convívio, de Todos os Santos. Com os mordomos Alcides, Carlos Batista, Carlos Rodrigues, e Daniel Trindade, que tentaram da melhor maneira fazer deste dia, um óptimo dia de Festa.

Com partida do lago das festas, ás 7:45h da manhã, depois da tomada de café e porto no café do Beto, os dois Autocarros lá seguiram viagem.

A primeira paragem foi em Trancoso, onde foi tomado um pequeno-almoço. Depois, daí seguiu-se viagem para Penedono.

Já em Penedono, Vila Turística esculpida a granito, estava programado visitar o Castelo, e a Igreja Matriz, mas infelizmente o Castelo estava fechado, então, a visita teve que se fazer somente à Igreja, e à própria Vila. A Igreja Matriz é muito bela, com altares muito bonitos, comparando-se à nossa Igreja da Vila do Ferro, mas a nossa é mais bonita.... :)

Depois de Penedono, a ultima paragem antes de Almoço, foi na Nossa Senhora da Lapa, principal visita deste dia. Nossa Senhora da Lapa é um dos cultos mais populares e tradicionais de Portugal, onde milhares de Peregrinos de todo o País visitam o Santuário, onde no interior, existe uma cavidade cravada na rocha, onde só os que estão limpos na alma, sem pecados, é que lá conseguem passar, isto é o que reza a lenda.
Junto ao Santuário, existem muitas lojinhas, e, como estamos na altura da castanha, muita gente aproveitou para ali comprar.


Visitada a Senhora da Lapa, os dois Autocarros dirigiram-se para o Restaurante. O Restaurante onde se almoçou encontra-se numa Aldeia do Concelho de Lamego, a 7 Km da Capital de Concelho, chamada de Britiande, terra onde se diz que Egas Moniz nasceu.

O Almoço foi farto, bom vinho da Região, bom convívio entre todos, mas tinha que se seguir viagem.

Assim, depois do almoço a viagem seguiu para Lamego, para visitar o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, que tem uma escadaria composta por 686 degraus, que leva a quem se propuser, desde cá de baixo do jardim, ate ao cimo da Serra, onde se situa o Santuário.


Depois desta visita, a comitiva seguiu para Viseu, onde parámos em Fontelo, somente para comer um pequeno lanche. Aí, houve também oportunidade para relaxar, e preparar para a viagem de regresso a casa.

O regresso não tardou, a chegada à nossa Vila do Ferro foi o terminar de uma dia de viagem, visitas, confraternização, principalmente muito convívio entre todos aqueles que se propuseram embarcar nesta viagem, neste almoço de convívio do Dia de Todos os Santos.

Para ao Ano há mais... até lá.

Podem ver todas as fotos, e toda a reportagem, clicando AQUI.

Comentários

Anónimo disse…
Qual festa de todos os santos qual carapuça.... é a festa dos "achadiços" e mai nada!!! :)

Isto é apenas uma graçola. Por isso o nome achadiços vai entre comas, não venham já aí os tais puristas a ficarem ofendidos, pois não foi essa a intenção de menosprezar alguem.
Como até estes que fazem parte (onde me incluo tambem), deste grande grupo se intitulam como tal, acho que ninguem vai ficar ofendido.
Tambeu eu sou "achadiço", mas por várias circunstâncias, não me foi possível integrar esta excursão.
Pelo que julgo saber, foi um dia bem passado neste convivio e esse sim, é o que interessa.
Parabens à organização
Pró ano se tudo correr bem, lá ESTAREMOS

Mensagens populares deste blogue

A Gastronomia na Vila do Ferro

Fim…