Acordeonistas da Vila do Ferro

5.º Aniversário da Associação de Acordeonistas da Beira Baixa.




"Acordeonistas da nossa Terra brilham no 5.º Aniversário da Associação de Acordeonistas da Beira Baixa que se realizou no passado dia 5 de Outubro de 2008 em Penamacor.
A Vila do Ferro foi representada pelos acordeonistas Rui Andrade, Paulo Martins e Duarte Andrade.
O evento contou com a presença de mais de 100 Acordeonistas oriundos de toda a Beira Baixa.
Os Acordeonistas chegaram a Penamacor pelas 10 horas da manhã, concentrando-se frente à Câmara Municipal onde foram recebidos pelo Presidente, e pela Vereadora da Cultura da Câmara Municipal, seguindo-se uma arruada pelas ruas da Vila. Pelas 13h00 foi servido o almoço oferecido pela Autarquia Local, durante a tarde todos os Acordeonistas presentes tocaram em palco onde animaram todos os presentes com as mais belas melodias tocadas por esse belo instrumento que é o acordeão."

Cliquem no vídeo a seguir, para verem um pouco como foi este dia:




O acordeão é um instrumento popular em Portugal, e em quase todo o mundo. A sua origem remonta a 2700 anos antes de Cristo, através de um instrumento inventado na China denominado CHENG.
Em Portugal, o Acordeão terá entrado por volta de 1940, quando nessa altura foram começando a ser criados grupos de cantares e danças, denominados depois Ranchos Folclóricos.
Na nossa Vila do Ferro existem diversas pessoas que tocam acordeão, nos Ranchos Folclóricos, mas também, como se pode aqui ver, a solo, ou em grupo, mas usando simplesmente esse instrumento, o acordeão, que como instrumento tradicional que é, deveria ser mais dado a conhecer, e aqui na nossa Freguesia, existe essa oportunidade.

O acordeão é um instrumento muito bonito de se ouvir, fazem-se muitas festas com o acordeão, com muita boa disposição. Existem por ai muitos Acordeonistas na nossa Terra, um deles, Jovem também, é o Carlitos, que toca no Rancho Folclórico da ACSSCM do Ferro, podem ver aqui neste vídeo uma das suas actuações.
Pode ser que aqui na Vila do Ferro, seja criado mais um grupo, o Grupo de Acordeonistas da Vila do Ferro, penso que existe material para isso....

Comentários

Filomena disse…
É com muito gosto que tomo conhecimento deste evento, ainda mais sabendo que o Ferro esteve representado... e bem representado!
Parabéns aos acordeonistas! Continuem a fazer tocar este instrumento, que tanto alegra as nossas festas pelo país fora.
José Elias disse…
Faço minhas as palavras da Filomena.Apoio esta iniciativa, e seria bom nascer por cá uma escola de acordeão ou concertina .Quem sabe se não iria até lá, dar uns "toques"....na aprendizagem...
Força ao Rui e Companhia...

Zeca Elias
Anónimo disse…
Aprender a tocar um instrumento destes não deve ser muito fácil, mas quando se gosta tudo é possivel.
Ainda me lembro de quando o RUI pediu a alguém que o deixa-se tocar no acordeão e sem saber tocar em tal instrumento musical ia dizendo que o que "mais" gostava era de saber tocar acordeão e finalmente lá está ele a dar os primeiros concertos que não é nada fácil subir ao palco e tocar frente a uma plateia.
Parabéns a ele e aos outros que também estiveram a representar a nossa VILA neste evento musical.
Já agora gostava de poder ver na nossa VILA um espectáculo destes com muitos acordeonistas.
antianónimo disse…
Quem não se lembra dos nossos acordeonistas?
O Chico Martins...
E porque não falar do acordeonista Zé Candosa? Homem de grande porte, vermelhasco, bonacheirão, com uma disposição de fazer inveja, era vê-lo com aquelas mãos "sapudas" à procura das teclas, que motivado pela barriguita crescida ficavam além do que seria normal.
" ó menino...... eu nãos as vejo!"
Realmente, se não conseguia ver as teclas, como poderia um praticante aprender a tocar tal instrumento?
O resuiltado ficou à vista. fazia uns frrans frruns e pouco mais!!
Já o nosso saudoso Chico, esse sim, um profissional, deliciava-nos com as suas músicas.
Outros deve ter havido por aí, que agora não me vêm à lembrança.
As concertinas, são para mim, mais que o acordão, um instrumento musical que mais admiro.
Os acordeãos, vieram, segundo me parece substituir tais concertinas.
Mas ainda vai havendo por aí gente que sabe tocar tal instrumento.
Era e é com ele que se faziam as desgarradas, mais praticadas lá para o norte, nomeadamento no Minho.
Pelo que sei, temos por cá um professor que felizmente vai dar continuidade a esse tipo de música. De aplaudir essa iniciativa.
Tambem o Rui, embora soubesse que dava uns toques pelas farras com os amigos, não o sabia já a esse nível. Parabéns Rui... continua!
Há por aí outros que a custo de muito treino vão tocando umas moditas. De louvar estas pessoas, que mantêm essa tradição e assim o possam passar aos seus descendentes.
Acho que seria muito interessante ser criado por cá esse grupo.
Ora já temmos os bombos, já temos DOIS ranchos, já temos grupos de música popular, coros na igreja, e sei lá mais quantos, porque não a formação de um grupo de Acordeonistas como sugeriu o Danitri?
A meu ver, poderia a Direcção da Casa do Povo pensar muito a sério nesta hipótese.
Seria mais uma maneira de dar alegrias ao povo, com realização de encontros de tocadores de acordeão?
E porque não convidar esse prof para dar aulas a quem se quisesse iniciar na arte do Acordeão?
Aqui fica o repto.
Seia mais uma secção da Casa do Povo.
Como disse o comentador anterior, poderia ser que eu embora a idade já comece a pesar, a vista a já não alcançar (mas ainda dá para ver as teclas) não me iniciaria tambem nessa apendizagem?
Anónimo disse…
Como é que um instrumento, introduzido em 1940, segundo o texto, é identificado como instrumento tradicional? Na minha opinião, ao contrário, pela facilidade de obter sons, mesmo sem se saber nada de música, conduziu à redução ou mesmo eliminação de outros instrumentistas, esses de instrumentos musicais tradicionais. Actualmente, no Conservatório e Politécnico de Castelo Branco, o ensino do acordeão, no seguimento e por inspiração de Eugénia Lima, atingiu um nível de execução avançado. A utilização do instrumento, conjuntamente com outros instrumentos tradicionais, exige alguns cuidados e conhecimentos de composição, sob pena de harmonia de conjunto se perder.É o que frequentemente ocorre em muitos ranchos folclóricos.
Anónimo disse…
Para quem não sabe fica aqui a saber que o acordeão tal como a concertina e o piano são os instrumentos mais difíceis de tocar talvez por isso sejam considerados os instrumentos mais completos porque não só se tem de tocar a melodia(mão direita) como se tem de fazer o acompanhamento(mão esquerda)ao mesmo tempo.
Á que pensar sériamente nesse tal grupo de acordeonistas da vila do FERRO porque ao que sei o RUI já faz parte de um grupo de tocadores de concertina e acordeão, que são os FOLES DA BEIRA que eu já vi tocar no CASAL DA SERRA.
Não esquecer que o RUI,o PAULO e o DUARTE(tanto quanto sei) estão a aprender com um grande acordeonista da nossa terra que é o JOÃO PAULO.
danitri.® disse…
Sei que o Rui toca num Grupo, sei que o Sr. João Paulo lecciona aulas de Acordeão, e por isso mesmo, digo que existe “material” para que um Grupo de Acordeonistas fosse criado aqui na vila do Ferro, com o Sr. João Paulo, e todos aqueles que quisessem participar....
Anónimo disse…
É muito triste verificar que há sempre alguém com comentários contra o que foi dito. Será que esse super-anónimo fará melhor que todos os outros??
O Danitri já faz um optimo trabalho, mas não estejam sempre a deitar abaixo.
antianónimo disse…
Resposta ao anónimo de 23/10 às 13:23
É pá é por estas e por outras que este blogue deixa de ter interesse.
Diga-me lá anónimo, onde nos comentários deste post à gente com comentários contra.
Bolas, li e reli estes comentários e não vejo por lá nada de contrário (a não ser que eu já não saiba interprtar as palavras)
O que vejo, são comentários válidos e opiniões, mais nada.
Vá lá não se crie a confusão onde não a há, nem sequer se pretenda tal.
Temos de por este blogue ao nível do inicio, e deixar-mo-nos destas tricas.
Não vi por aqui nenhum comentário que "deite abaixo" o danitri, caramba!
Haja coerência no que se escreve, se não este vai pelo mesmo caminho doutros posts.
Vocês sabem bem do que estamos a falar!!!!!
Anónimo disse…
Ena "com catano",esta dos acordeons é valente, vamos por mãos á obra e tentar fazer um grupo de acordeonistas cá no FERRO!
Eu já vi o RUI a tocar um dia destes ali no bar do cilindro e o "gajo" até já tocava umas moditas todas porreiras, tocava e cantava e até ouve quem o acompanha-se a cantar.
Isto de tocar acordeão é bonito de ver e ouvir até se podia fazer aqui na nossa VILA um convivio de acordeonistas, eu já vi uma vez em SANTA MARTA e digo-vos é uma coisa linda de se ver.
Anónimo disse…
Ainda no ano passado na feira da castanha. andavam por lá, para aí uns 20...
O que mais temos é tocadores, alguns mesmo sem instrumento.
Anónimo disse…
Tu lá sabes...cagãozito....
Anónimo disse…
De facto é verdade, o que mais temos é "músicos...". Veja-se por aqui. O Rui e o resto da malta, à quanto tempo não andam a praticar e a divertir-se a fazer o que gostam? Pressuponho que hà muito tempo. Lá vão ás festas, aos encontros, outras vezes aos ensaios, e outras vezes certamente tocarão para seu próprio deleite.
Todavia, logo para aqui vêm "cagar" postas de pescadas, do tipo temos de fazer, de mandar fazer um grupo, isto e aquilo, uma equipa de futsal, mais isto e aquilo. Porra, não há pachorra para aturar estes "botadores de propostas" de caca.
Ide mazé trabalhar e deixai que quem por cá anda entretido a fazer o seu trabalho, o faça.
Anónimo disse…
é o que eu digo:
p.q.p estes comentadores de caca.
eu proponhoa cabar com isto, pois há aqui muita gente que nem merece
Anónimo disse…
Ora bem tiveram muito boa ideia em trazer o acordeão.
Eu sou de família de acordionistas que foram famosos no Algarve "Os Ferreiros"José Ferreiro (Pai) e filho do mesmo nome.O nome vem precisamente, porque José Ferreiro era ferreiro de profissão,o seu pai também era e todos os seus irmãos o foram.Ele em 1925 fez parte de um concurso de acordeão em Faro no Cine-Teatro, que fez parte os melhores acordeonistas da época:João Bexiga,António Madeira, o Ceguinho da Luz,etc.
Portanto o acordeão nestes artistas nasceu do som do malho e do ritmo do malho a moldar o ferro.
José Vargues

Mensagens populares deste blogue

A Gastronomia na Vila do Ferro

Fim…