Rio Zêzere - poluição

Fui “roubar” ao Blog http://mafiadacova.blogspot.com/ um Post/tema que fala sobre o mau estado do Rio Zêzere.

Como é do conhecimento de todos, o Rio Zêzere nos últimos Anos tem vindo a sofrer bastante, devido ás descargas de esgotos, que não são tratados, devido á descarga de certas industrias, etc.. isto tudo esta a “matar” o Rio Zêzere.
Sabe-se que foi recentemente construída, e inaugurada, uma grande ETAR, que vai, ou já está, (não sei se já está em funcionamento) tratar dos Esgotos da Covilhã, e arredores. Mas, este “nosso” Rio Zêzere, tem sofrido muito. Lembram-se, quando antigamente não havia tantas piscina espalhadas por ai, onde o pessoal do Ferro, e não só, se ia refrescar, nos dias quentes do Verão? Locais como; “motor do catanas”, "ponte de alvares", “moinho”, local onde a Ribeira de Caria se junta ao Rio, e mais locais, aqui da nossa Freguesia, como, claro, a Ponte Pedrinha, onde, até uma praia fluvial, foi pensada em se construir naquele local. E agora? São poucos os que se atrevem a banharem-se nas águas deste Rio, que tantas alegrias, e infelizmente, também tristezas, deu ao Povo do Ferro.


O Rio Zêzere necessita que tratem dele, a grande ETAR da Boidobra já foi construída, e inaugurada, não sei se já está em pleno funcionamento. Mas essa ETAR não chega. Sabe-se que aqui na nossa Freguesia, a ETAR que serve a Vila do Ferro, vai ser ampliada, para que sirva melhor uma população que nos últimos Anos tem vindo a crescer, e muito. Mas isso não chega. Um Rio, que nasce na Serra da Estrela, e que logo a poucos kilometros da sua nascente, esta poluído, é um mal, que a população não se apercebe, ou não se quer aperceber. Há que tomar consciência disto, antes que seja tarde demais.

Para que o Rio Zêzere volte a ser aquilo que era antes, para que o Rio Zêzere tenha aquela vida que tinha antes, toda a gente tem que fazer algo, começando pelas autarquias, que acho que já tão a trabalhar nesse sentido, acabando em nós próprios, População, que temos que ter consciência que aquilo que temos hoje, poderemos não ter amanhã. Pensem nisso.

Para verem o o Post do Blog da “Mafia da Cova”, cliquem AQUI.

Comentários

Anónimo disse…
Ora aqui esta um tema interessante. Julgo que as autarquias e governo estão a fazer tudo o que é possivel para regularizar estas situações, no entanto também todos nós podemos fazer algo, como por exemplo NÃO DEITAR ÓLEO NO SISTEMA DE ESGOTO, que é o pior que pode ser feito. Metam o oléo, mesmo o de fritar numa garrafa vazia com rolha e metam no caixote do lixo. a ajuda de todos é pequena para o ambiente
danitri.® disse…
Sim, deitar óleo para esgoto, é uma coisa que não se pode fazer, é umas das coisas mais prejudiciais para o ambiente.
Mas, existem melhores opções para esses óleos, do que deita-los para o lixo dentro de uma garrafa. Com os óleos de fritar, existem já Restaurantes que aceitam esses óleos, que depois são convertidos em diversas coisas, como em combustível para os automóveis. Para os óleos de lubrificação, a melhor maneira, é entregá-los a uma oficina, que normalmente eles têm depósitos para esse efeito, onde depois de cheios, são levados para que sejam tratados.

Como diz o senhor “cidadão”, as autarquias estão a trabalhar no sentido de melhorar o nosso ambiente, mas, nós também temos que mudar as nossas mentalidades, as mentalidades de algumas pessoas. Ainda no outro dia ia atrás de um carro, que ao passar em cima da Ponte Pedrinha, sai disparado da janela, um saco de plástico, cheio com algo, que foi parar directamente ao Rio. Com estas atitudes, não basta que as ETAR´s estejam a tratar as águas a 100%. As nossas atitudes têm que mudar, pelo menos as atitudes de algumas pessoas, têm que mudar.
Anónimo disse…
Devia ter tirado a matricula a esse carro e enviado a gnr do ambiente, porque essa besta devia ir la abaixo buscar o saco e mete-lo no contentor do lixo. a forma de guardar o oleo no lixo é porque infelizmente nem restaurante temos, ou conhece cá algum? se tivessemos um restaurante que engrandecesse a gastronomia local, certamente recolheria o oleo, mas enfim é a vida...
Anónimo disse…
Tambem eu denunciaria à gnr a matricula desse carro cujo condutor/acompanhante atirou com um saco para o nosso estimado e mui desleixado zêzere.
Quanto aos óleos, danitri, para já a melhor opção, é realmente metê-lo em garrafas de plástico (guardam-se as já utilizadas para esse fim) e deitar no lixo normal.
É uma recomendação que se tem visto por aí, enquanto não se instalam contentores para o efeito.
Essas garrafas, ao ser o lixo seleccionado, são retiradas do lixo comum e separadas.
Portanto, danitri, essa para já é a melhor (e única) opção para os óleos de fritar.
Já agora em jeito de recomendação, evite fritos.
São maus para a saúde e como já foi dito os oleos muito prejudiciais para o ambiente
Anónimo disse…
a Ponte pedrinha....
vá lá agora um mais afoito atirar-se da ponte para a água como alguns faziam antigamente, que logo vêm o que lhes acontece.
Sim.... os mais novos não se lembram, mas em pleno verão havia quem o fizesse... por aí podem ver o que era o nosso zêzere.
Vão lá agora as familias lavar a roupa pro rio, e logo vêm o estado em que fica aquela roupinha branca que se punha a corar ao sol no cascalho do rio e nos salgueiros...
Ficaria com umas cores lindas....
ai ai, que saudades do nosso zêzere, onde tanta vez, com os amigos nos refrescámos.
Anónimo disse…
Já agora, gostaria que me respondesse a uma questão: o que é que é que tem feito para ajudar o "nosso" rio Zezere? Espero que rapidamente possamos disfrutar das águas do Zezere e de todos os cursos de água que existem neste país, ou melhor neste mundo, se não isto vai tudo para o galhete. Há quem diga que neste seculo as guerras vão ser por causa da água potável...
Anónimo disse…
se essa pergunta me é dirigida (10 setembro 14:55), respondo: NADA!!
Reenvio a sua pergunta: e você já fez alguma coisa para ajudar o nosso rio Zêzere??
Só se ajudou a destruí-lo, porque nunca vi ninguem a zelar por ele, e assim, chegar ao ponto em que está...
Com essa pergunta, fiquei "VERDE" de raiva e tive de lhe responder..
Tá respondida a sua questão!
Anónimo disse…
Continuação:
Não tinha criticado ninguem, só tinha constactado factos que eram reais, porquê vir logo de pès juntos?
É por estas e por outras que não vale a pena....
E mais não digo
Anónimo disse…
De facto, o rio Zêzere era a praia da nossa infância. Não há garoto que se não lembre das fugas aos pais e dos belos momentos ali passados com os colegas. Era lá que as familias confraternizavam e aproveitavam para a "lavadela" dos cobertores de Inverno.Como temos constatado nestes longos últimos anos o rio... está morto. Talvez um dia ele volte a renascer.....

Zeca Elias
Anónimo disse…
Nos primeiros numeros do "Zezere" muito se escreveu sobre o rio.
Eram sugestões sobre como mantê-lo
num lugar aprasível e limpo, mas como tudo aquilo que as pessoas humildes dizem não interessa e vota-se no esquecimento até um dia acordarmos com um charco, onde existia um rio, praia dos pobres, e onde como alguém recordou se passaram óptimos dias.
A voz do povo não é ouvida pelos ignorantes, eles só querem penacho e uma vidinha sem sobressaltos.
Desculpem o desafago.

Mensagens populares deste blogue

A Gastronomia na Vila do Ferro

Fim…