Feira de S. Tiago – Covilhã

Começa já esta sexta-feira, 4 de Julho, a mítica e tradicional Feira de São Tiago, na Covilhã.
Este Ano, um cartaz com nomes como Delfins, João Gil e Luis represas, entre outros expéctaculos, que iram animar mais uma edição desta Feira, que este Ano se realizará no Complexo Desportivo da Covilhã.
Este Ano, um cartaz com nomes como Delfins, João Gil e Luis represas, entre outros expéctaculos, que iram animar mais uma edição desta Feira, que este Ano se realizará no Complexo Desportivo da Covilhã.
Comentários
Não faltam os carrinhos de choque, as farturas, as t-shirt's a cinco euros... Temos até uma tenda de dj's! E mesmo os artistas são afamados.
Mas o que me prendeu mesmo a atenção foi a actuação do Rancho Folclórico do Refúgio no passado sábado. Em pouco mais de meia hora conseguiram recriar uma antiga festa do Santo Antão, com direito a baile, cantigas ao desafio, piquenique, namoricos, bebedeiras... Isto tudo à volta de uma conversa entre comadres! O público ficou encantado com este espectáculo: riu, cantou, dançou, bateu palmas...
É certo que este é um rancho folclórico federado há muitos anos, mas fiquei com pena de o Ferro não fazer algo assim. Afinal, nós também tínhamos os bailaricos nas Quintãs, no Outeiro... E a Festa do Coração de Maria era como manda o figurino! Isto, claro, pelo que me contam os avós e outras pessoas que viveram nesse tempo.
Confesso que gostaria se um dos nossos ranchos folclóricos presenteasse os ferrenses com uma representação deste género: não só a música e a dança, mas tudo o resto que envolve uma festa de antigamente.
GASTEM MAZÉ EM FESTAS GRANDES...... ISSO É QUE É BOM!!!!!
MAS COMO ESTAMOS EM CRISE, NEM ESTRADA NEM FESTA, POIS AQUILO TEM MAIS ASPECTO DE UM ACAMPAMENTO DE VÁRIAS RAÇAS.... AH AH AH
E o ditado popular é: “Com papas e bolos, se enganam os tolos.”
Vá comer papinhas, estrelinha (*).
Vi a actuação do Grupo Rotas e Tradições, gostei, mas lá está, muito pouca gente, também estava um tempo húmido, mas nas farturas...
Gostei do Fadista Pinto Basto, tive o prazer de conversar com ele; também assisti aos fados que João Braga nos trouxe sempre com aquele tom especial, e também estive a conversar com ele, bem como um dos seus acompanhantes o Jaiminho que foi muito simpático.
O espaço da feira é enorme, dá para muito mais...
Resumindo, tem sido bom.
Maria
Quanto aos espectáculo, muito bons, para quem é apreciador, mas, estão a realizar-se num local muito propicio para o efeito.
Acima de tudo, acho que a Feira este Ano tem sido uma boa iniciativa, a que o povo do Concelho da Covilhã, e não só, tem aderido...