ACSSCM do Ferro, 19 Anos – Homenagem aos Sócios Honorários

A Associação do Centro Social do Sagrado Coração de Maria do Ferro, é uma Associação que foi criada por um Homem, José Reis Guerra, que decidiu há 19 Anos, com esforço, trabalho, e dedicação, criar uma Associação para apoiar os mais desfavorecidos e carenciados.
Nestes 19 Anos, muito foi criado pela Associação, desde um Centro de Dia, que protagoniza um apoio domiciliário, passando por um Infantário, que deu aportunidade aos Pais da Vila do Ferro de deixarem os seus filhos na Terra, depois, um Lar de 3ª Idade, com um grande apoio aos Idosos, e para todas as gentes da Vila, um Pavilhão Desportivo, e uma piscina, que deu oportunidade aos Jovens, de terem um Espaço onde pudessem praticar desporto.
No começo desta Associação, José Reis Guerra contou com a ajuda da Srª Dnª Laura, que deu os terrenos para a construção de todo o conjunto da Associação. Ainda os Senhores Diogo Afonso Marrocanos, e Sr. Carlos Pinto, foram peças fundamentais nesta Associação, o primeiro por ter sido o primeiro, e grandioso, Tesoureiro, e o Sr. Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Carlos Pinto, por sempre ter apoiado esta Associação, por ter sido uma Pessoa que esteve sempre muito presente nesta Associação.

A Associação do Centro Social Sagrado Coração de Maria do Ferro, foi criada em 1989. Desde essa altura, até hoje, muita coisa aconteceu, assim, a seguir apresenta-se um pequeno vídeo, mostrando o que é esta Associação, o que a denomina, tudo o que foi feito nestes 19 Anos de Associação. Cliquem na imagem seguinte para visionarem:




Com intuito de mostrar 19 Anos de Associação, e com o intuito de Homenagear os quatro Sócios Honorários, a Associação CSSCM do Ferro, presidida actualmente pelo Sr. Eng. Xavier, fez uma pequena Homenagem. Primeiro, no passado dia 13, fez-se uma Homenagem, com missa solene no Salão de Convivio do Lar, á Srª Dnª Laura Maricoto. Dnª Laura faleceu a 16 de Fevereiro de 1991, e para recordar uma Srª Ilustre da nossa Vila do Ferro, cliquem na imagem seguinte, para lerem um pouco da sua Vida.
Já no dia 19, no Pavilhão Desportivo, realizou-se a segunda parte da Homenagem aos Sócios Honorários da Associação, Sr. José Reis Guerra, Sr. Diogo Afonso Marrocano, e Sr. Carlos Alberto Pinto, foram homenageados, pelo então Presidente da Direcção da Associação, Sr. Eng. Xavier. Foi uma Homenagem, onde estes Cidadãos, por aquilo que fizeram, pelo trabalho que realizaram na Associação, são Sócios Honorários.
Sr. José Reis Guerra, por ter sido o primeiro, com a ajuda da Dnº Laura, a criar o que agora se conhece da Associação. Sr. Diogo Afonso Marrocano, por ter sido o primeiro Tesoureiro, e pelo trabalho que fez, uma das peças fundamentais no vingar da Associação, e Sr. Carlos Pinto, Presidente da Câmara Municial da Covilhã, ajudou e muito esta Associação, tanto como Pessoa, como Presidente da Câmara, muito apoio deu para o fortalissimento da Associação.
A Homenagem, contou ainda com a presença da Junta de Freguesia do Ferro, representada pelo Sr. Presidenta da Junta, Paulo Torais, que, agradeceu aos homenageados, todo o empenho, dedicação, voluntarismo e solidariedade, que em boa hora decidiram dedicar às gentes do Ferro e que de forma tão marcante e indelével contribuiu para escrever a ouro, o seu bom nome, nas páginas da história desta Instituição e da Freguesia do Ferro.

Depois, da dita Homenagem, seguiu-se um pequeno lanche, e com a actuação do Rancho Folclorico, deu-se como terminado este dia, onde mais uma etapa da Associação Sagrado Coração de Maria do Ferro, ficou comprida, e assim, para a História, mais um dia ficou.







Comentários

danitri.® disse…
Vejam o video, vale a pena, visionem com atenção as fotos. E para quem não conhece o trabalho realizado pelo Rancho da Associação, o Video contem dois temas, dos mais conhecidos.
Anónimo disse…
E o povo anónimo? Não foi ele o verdadeiro herói que tem tornado possível os resultados obtidos? Quem mais que o povo do Ferro merece ser homenageado? E o papel do Senhor Prior? Não terá sido mais determinante que o do Senhor sargento?
Anónimo disse…
Parabéns, Sr. Povo Anónimo!
Vai ser o Sócio Honorário n.º 5!
antianónimo disse…
o sarcasmo não é a melhor maneira de fazer comentários..
Filomena disse…
Excerto de um artigo publicado no Jornal "O Zêzere" de Julho de 2008, por João Xavier:

"A Associação Centro Social Sagrado Coração de Maria do Ferro homenageou os seus sócios honorários no passado dia 19 de Julho. […] Ao longo destes 19 anos muitas outras pessoas têm contribuído para o progresso desta Associação. É impossível homenageá-los a todos desta forma. A estes sócios honorários e a todos os que têm contribuído para o crescimento e desenvolvimento desta casa, desejamos do fundo do coração o nosso bem-haja.”

Como o próprio nome indica, uma associação constrói-se com o apoio de todos os seus sócios. Neste caso, o agradecimento que é feito refere-se não só a eles, mas a todos os colaboradores deste projecto, onde penso que se pode incluir o “povo anónimo”, ao qual um dos comentadores chamou a atenção. Não me parece possível existir um sócio honorário colectivo!

Quanto ao trabalho que o Sr. Guerra tem desenvolvido, quem quiser adquirir o Jornal e ler o artigo na sua totalidade encontrará uma breve descrição daquilo que foi feito pelo antigo presidente e fundador da Associação. No entanto, nem tal será necessário, pois penso que a sua obra está à vista, e ninguém tem dúvidas de que o seu papel foi realmente determinante para o desenvolvimento da Associação (e, consequentemente, do Ferro) nas últimas duas décadas.

Determinante tem sido também o papel do Sr. Pe Manuel. Alguém me corrija se eu estiver errada, mas penso que é ele o presidente da assembleia desde a fundação da Associação até aos dias de hoje. Como tal, não me parece muito adequado que uma pessoa se elogie a si mesma enquanto representante de um cargo que ainda ocupa! Porque não devemos esquecer que a homenagem não foi prestada apenas pelo presidente da Associação, e sim pelo grupo que ele representa.

Penso que comentei sem sarcasmo…
Deixo o meu louvor aos sócios honorários homenageados, enquanto sócia e ferrense.
Anónimo disse…
Filomena obrigado pelo seu comentário. Revela lucidez, inteligengia e boa vontade.
Obrigado
antianónimo disse…
Bom post
Parabens Danitri pelo trabalho.
O video está espectacular.....
Continua com essa determinação que te caracteriza.
Vai em frente e faz sempre o que gostas e te dá prazer...
o resto..... são cantigas
Anónimo disse…
Não será possível colocar em ficheiro pdf o número de Zêzere referido noutro comentário, ou pelo menos o artigo citado? Nem todos os leitores do Blog assinam o Jornal ou têm facilidade em o adquirir.

Desde já os meus agradecimentos.
Anónimo disse…
pois e j
a gora, porque não todos os meses????
haja paciencia.....
Anónimo disse…
Apesar do seu feitio, acho que o senhor Guerra merece a homenagem.A obra tem pés para andar e, talvez muito dela se deva à sua teimosia e ao seu feitio. É claro que muito se deve ao povo anónimo mas, há que ter em conta que é necessário haver alguém que tome a iniciativa.

Mensagens populares deste blogue

A Gastronomia na Vila do Ferro

Fim…