I Encontro de Coros da Vila do ferro

Neste Domingo 13 de Abril, realizou-se aqui na nossa Terra, o I Encontro de Coros da Vila do Ferro, onde compareceram no Salão da Casa do Povo do Ferro, quatro excelentes coros: Coro “Cantar em Sol Maior”, da Vila do Ferro, “Belo Coro” do Tortosendo, Coro da Academia Sénior da Covilhã, e Grupo Coral de Proença-a-Nova.
Este foi um evento realizado pela Junta de Freguesia, com apoio da Casa do Povo do Ferro, da Associação do Centro Social do Sagrado Coração de Maria do Ferro, e da Câmara Municipal da Covilhã.
Foi um evento muito bom para a nossa Terra, que chamou á Vila do Ferro, gente de outras paragens, e fez ainda com que as gentes desta nossa terrinha, se deslocasse ao Salão da CP do Ferro, e passasse uma tarde de Domingo diferente.

(cliquem nas imagens para aumentar)

O primeiro Grupo a cantar foi o Grupo da Academia Sénior da Covilhã, que fez uma actuação espantosa, e surpreendente. Fez uma actuação baseada em Luis Vaz de Camões, onde representaram a “Trilogia Lírica “Leonor”. Depois cantaram “Os Caminhos do Mar”, “Adiós, pampa mia”, e acabando com “Coro das damas de honor”.

O segundo Coro a actuar, foi o Grupo Coral de Proença-a-Nova, que vindo de tão longe, impressionaram o público presente, com uma bela actuação. Cantaram “La Montanara”, “La Tricotea Samartin La vea”, “Ria de Aveiro”, “Moda do Chapéu ao lado”, “Ora Toma”, e no fim, uma bela actuação com “Romarias de Idanha (Srª da Graça e Srª do Almortão)”.


O terceiro Coro, foi o coro da nossa Terra, Grupo “Cantar em Sol Maior”, da Vila do Ferro. Foi uma actuação diferente das actuações dos outros coros, mas uma actuação magnífica. Cantaram “Um Segredo”, “Momentos”, Molda-me” e por ultimo, “Maria” .
Esta ultima actuação do Grupo Coral da nossa Terra, foi gravada em Vídeo, cliquem na imagem seguinte, e vejam a actuação do Grupo Coral da Vila do Ferro “Cantar em Sol Maior”.



No ultimo e quarto Coro, actuaram o Grupo Coral do Tortosendo, “Belo Coro”. Cantaram “Coimbra – Fado”, “Moleirinha – Beira Baixa”, “Morte que Mataste Lira”, “Queda do Império”, “Ode ao Amor”, “Nabuco”, “Acordai”.
Foi uma ultima actuação muito boa, a fechar este primeiro Encontro de Coros da Vila do Ferro, em grande.



No fim, despedidas, e agradecimentos, e que para o Ano haja o segundo encontro de Coros da Vila do Ferro.



Parabéns, á Junta de Freguesia do Ferro, pela a organização deste evento, que fez com que a cultura, principalmente da nossa Vila, mas nem só, se tornasse vista por um magnífico, e grandioso, público, que assistiu atentamente a todo o expétaculo, que estes quatro coros realizaram no Salão da Casa do Povo do Ferro.
Pena que o Salão fosse tão pequeno, para a tanta gente que queria assistir ao I Encontro de Coros da Vila do Ferro.

Comentários

danitri.® disse…
Muito bom, gostei de ver.
Anónimo disse…
A ACBI gravou o seu primeiro CD no Ferro e durante anos não tive mais informações sobre actividades corais no Ferro. Felizmente, por esta via, fiquei a saber que tem havido actividade e que se constituiu um grupo coral no Ferro. Excelente notícia e que a população residente aproveite estas iniciativas culturais. O Pavilhão da CP tem condições acústicas suficientes para uma iniciativa deste tipo?
danitri.® disse…
Sim tem, e comprovou-se com o sucesso do encontro.
Anónimo disse…
Não é um Pavilhão , que saiba ainda e sempre foi um salão.
Ora com todas as obras de requalificação que ai foram intervencionadas, com novo tecto falso e ao contrário daquilo que muita gente pensa,fomos devidamente informados, para o aproveitamento acústico e qual o material a aplicar , dai os custos superiores da obra ( tecto falso ) mas com a compensação da grande qualidade de som.

( Paulo Duarte ) - Ex. Secretário Geral da Direcção.
Anónimo disse…
As condições acústicas não se avaliam pelo número de pessoas presentes. Não conheço o Salão, mas pelas fotografias é possível verificar a existência de superfícies de vidro, numa das paredes, situação que só por si permite uma avaliação negativa, em termos de acústica. As paredes, pelo que é possível ver, não têm qualquer revestimento de materiais que permitem uma boa acústica, por exemplo utilização de madeira ou de cortiça. A existência de colunas suspensas nas paredes é também um indicador de condições acústicas desfavoráveis. Não duvido que tenha sido feito um esforço suplementar, para melhorar a acústica, o que é de louvar. Mas, a música exige condições acústicas muito específicas, que não sei se foram consideradas no decurso da construção. Contudo, há equipamentos técnicos para avaliar o comportamento acústico dos espaços. Depois, poderemos constatar se esses parâmetros são suficientes para certas actividades musicais. Certamente que a acústica da capela do Espírito Santo é muito mais ajustada à realização de actividades corais. Quantos dias por ano é que a capela é utilizada? Experimentem incluir esse espaço como local privilegiado para a realização de actividades de música coral ou instrumental. É só uma sugestão....
Anónimo disse…
Ora cá está mais um exemplo, de um tipo, que arvorado em expert, vem para aqui postar postas de pescada, que revelam antes de mais o seguinte:
Imcompetência - se fosse tão erudito como quer fazer crer, tinha estado no excelente salão da Casa do Povo, a aplaudir de pé o excelente trabalho destes músicos e coralistas amadores, que se alimentam dos aplausos do público.
Maldicência - só uma pesoa mal formada ao nível do caracter, pode vir para aqui desdenhar o trabalho que a nossa Junta montou.
Ignorância, pois na capela do Espirito Santo, cabe o coro e pouco mais.
É por isso que eu digo:
vai maze à defecar longe para não ficar aqui a cheirar mal...
Anónimo disse…
É o que faço desde os nove anos, para me libertar de seres tão abjectos.....

Mensagens populares deste blogue

A Gastronomia na Vila do Ferro

Fim…