Vida dos fumadores Portugueses muda a partir de 3ª Feira.

A partir de terça-feira a vida dos fumadores portugueses vai mudar com a entrada em vigor da nova lei do tabaco, que genericamente proíbe o fumo em todos os espaços destinados a utilização colectiva.


Passa a ser proibido fumar nos serviços públicos e nos locais de atendimento directo ao público, nos locais de trabalho, unidades de saúde, lares de idosos, estabelecimentos de ensino, museus e centros culturais, salas e recintos de espectáculos, nas zonas fechadas das instalações desportivas, nos recintos de feiras, nos centros comerciais, nos estabelecimentos hoteleiros, restaurantes, bares, cafés e discotecas, nas áreas de serviço, nos aeroportos e nos meios de transporte.


A lei prevê contudo algumas excepções, permitindo a criação de espaços próprios para fumadores desde que cumpram os seguintes requisitos: as áreas estarem devidamente sinalizadas e separadas fisicamente das restantes instalações ou disporem de dispositivos de ventilação adequados e a existência de um sistema de extracção de fumo directamente para o exterior.

Ler o resto em: “Diário Digital”


Legislação

A Lei 37/2007 de 14 de Agosto aprovou as normas para a protecção dos cidadãos no que diz respeito à exposição involuntária ao fumo do tabaco, bem como as medidas de redução da sua procura e a cessação do seu consumo. As regras são apertadas para fumadores e estabelecimentos mas permitem algumas excepções. No entanto todos têm o direito de exigir o cumprimento da Lei.

É permitido fumar:
.
1. Nas áreas ao ar livre;
2. Nas áreas de serviço e postos de abastecimento de combustiveis ao ar livre, excepto nas zonas onde se realiza o abastecimento de veículos;
3. Nas áreas descobertas dos barcos afectos a carreiras marítimas ou fluviais

É proibido fumar:
.
1. Nos locais onde estejam instalados orgãos de soberania, serviços e organismos da Administração Pública e pessoas colectivas públicas;
2. Nos locais de trabalho e nos locais de atendimento directo ao público;
3. Nos hospitais, clínicas, centros e casas de saúde, consultórios médicos, postos de socorro e outros similares, laboratórios, farmácias e locais onde se dispensem medicamentos não sujeitos a receita médica;

(...)

Ler tudo em: sapo.pt



As Leis:

Para todos ficarem informados...

Lei 37/2007 de 14 de Agosto

Convenção Quadro para o controlo do Tabaco.

Decreto n.º 25-A/2005 de 8 de Novembro

Informação retirada em: sapo.pt
,

E na nossa Vila do Ferro?

Por cá, pela nossa terrinha, sabe-se que alguns estabelecimentos vão optar por ter fumo, e outros por não ter. Com isto, o que vai mudar na vida dos Ferrenses? Quem fuma, vai deixar de ir onde não pode fumar? E quem não fuma, vai só aos locais onde não é permitido haver fumo, ou continua a ir onde sempre foi, quer haja fumo, ou não?

Um novo tema para se discutir neste Blog.

Comentários

Anónimo disse…
Finalmente neste país, os não fumadores podem respirar livremente e não têm de se resignar à ditadura ignóbil dos viciados e dependentes fumadores.
Viva! Viva! 3 vezes Viva!!
Flip3 disse…
Isto é tudo mto bonito, tudo mto engraçado e os políticos pensam que isto se vira de um dia para o outro, mas não é assim tão simples.

Eu sou não fumador, não gosto do cheiro do tabaco, também incomoda mto sempre que se entra num café fica lgo com a roupa a cheirar ao vício que não se tem... para além do mais fumar dos outros é pior do que se fumar um cigarro, que toda a gente sabe.

Mas a questão é será que está mesmo tudo pronto para receber esta nova regra?

eu acho que não, os proprietários não têm mta informação tambêm não lhe foi transmitida do que necessitavam de fazer ou não fazer, e como já se vê mtos deles proibiram o fumo,ou seja, entra o fumador o fumo fica fora (é bom), mas vai gerar mta confusão, porque é assim, nem as pessoas estão em condições nem com a mentalidade definida da regra, e se uma pessoa num café acende um cigarro depois vai dar bronca vai.. o proprietário nem que chame a GNR ou qualquer coisa que interesse... até que a GNR chegue ja o homem acabou de fumar, depois o proprietario fica com o cheiro no cafe e precisa de testemunhas, que por este lado o homem pode depois dizer que nao foi ele que fumou e as testemunhas nao podem estar ali ate chegar a policia e o proprietario depois ainda se tiver azar paga a multa do homem e o homem secalhar ate tem sorte e sai ilesso.. é como o outro diz "eeee vai dar uma grande Volta..."

cumps do filipe
Jorge Cunha disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorge Cunha disse…
Apesar de concordar com a generalidade da lei, não posso concordar com algumas especificidades.
Parece-me claro que não devo fumar no local de trabalho. Os outros estão lá porque precisam, não porque querem. Mas onde está o local onde eu posso fumar sem os incomodar? O direito deles a não fumarem é superior ao meu de querer fumar? Afinal, os cidadãos são ou não todos iguais em direitos e deveres?
No restaurante também compreendo que não se fume, tanto mais que pode haver crianças e outras pessoas mais vuneráveis, mas ao bar, à discoteca e ao café só vai quem realmente quer, pelo que não vejo razões suficientes para aí proibir o fumo.
Já agora só uma curiosidade:
Portugal deve ser o ÚNICO país do mundo em que, nas prisões, é proíbido fumar, mas existem SALAS DE XUTO para meter droga nas veias.
Convenhamos que é ridículo!

Só mais uma observação para terminar:
É verdade que os fumadores poluem o ambiente. E os que andam de carro para todo o lado?.... Passem a ir a pé para o trabalho, ou então vão de autocarro, ou de carro de bois.

Contudo, um BOM ANO DE 2008 para todos.
Anónimo disse…
A grande diferença entre fumar e andar de carro, é que o fumar é um vicio, um comportamento aditivo, que hoje é já encarado como uma toxicodepência (dependência da nicotina e outros constituintes). "O andar de carro" é também algo que as proximas gerações julgo já não irão ter, pelo menos carros comos os agora conhecemos: todas as marcas sem excepção procuram alternativas aos veiculos poluentes - electricos, hidrogénio etc, portanto, das duas uma - ou salvamos o planeta e os seres vivos nos quais se incluiu o homem, ou isto vai tudo pro calhetas.
Eu sei que também vou morrer, só não quero é morrer de cancro do pulmão provocado pelo cigarro do meu "vizinho"
Anónimo disse…
Retirei este texto de Manual Merk de saúde para a familia

Causas

O hábito de fumar cigarros é a causa principal em 90 % dos casos de cancro do pulmão. O cancro do pulmão aumentou nas mulheres devido ao costume mais difundido de fumar cigarros. Quanto mais cigarros se fumam, maior é o risco de se contrair o cancro do pulmão.

Uma proporção reduzida de cancros do pulmão (entre 10 % e 15 % nos homens e 5 % nas mulheres) é consequência das substâncias que se encontram ou que se aspiram no local de trabalho. Trabalhar com amianto, radiação, arsénico, crómio, níquel, éter clorometílico, gás mostarda e emissões de coque dos fornos relaciona-se com o cancro do pulmão, embora, geralmente, só nas pessoas que também fumam cigarros.
Anónimo disse…
Solteiros 18 vs Casados 13 (REPORTAGEM)

http://amantesdodesporto.blogspot.com/2008/01/solteiros-18-vs-casados-13-reportagem.html

Passem em www.amantesdodesporto.blogspot.com

e vejam as fotos e reportagem do jogo...

Abraço a todos
Anónimo disse…
pode-se fumar no café do neto?
e lá por cima no bataclã? pode-se?
Anónimo disse…
NÃO.......
Anónimo disse…
não????? maz aquilo não é um cazino?
pelo que ouvi dezer, nos cazinos vaise poder fumar :)
Anónimo disse…
Solteiros vs Casados (VIDEO)

Passem em WWW.AMANTESDODESPORTO.BLOGSPOT.COM e vejam o VIDEO do jogo Solteiros vs Casados do dia 23-12-2007...

Abraço
Anónimo disse…
ORA MUTO BEM
O PITBULL ENSERROU AOS COMENTS ANONIMOS.
PAÇA A SER, CO,MO P, EZEMPLO O DA JUNTA UM ESPAÇO DE INFORMAÇÃO E MAIX NADA
FECHADINHO A CRITICAS ANONIMAS
PODEM PORTANTO OS QUE O QUEREM FAZER, ISCREVER OS SEU COMENTS AQUI QUE ATÉ VER AINDA É ABERTO AOS QUE QUEREMESCREVER, MAS NÃO QUEREM DE MODO NENHUM, MOVIDOS PELA MENTALIDADE QUE TEMOS AQUI NA NOSSA TERRA. QUANTOS E QUANTOS SE IDENTIFICASSEM-SE ESTASRIAM SGEITOS A SABESE LÁ O QUE?
JÁ CHEGAVA ESTAREM MODERADOS E O ADMI, DANITRI PUBLICAVA O QUE SE APROVEITASE AGOA AXIM NÃO DA´.
SÓ ME FALTA SABER SE NO VILA DO FERRO O SEU ADMI DEO AUTORSASSÃO AO DANITRI PRA PODER TAMBEM METER A MÃO ATÉ ME +PARECE QUE XIM
SE ASSIM FOR VA DE RECTTRO TAMBEM O VLA DO FERRO
Anónimo disse…
Esta é para o anónimo anterior:
DEIXA MAZÉ DE SER TÃO PARVALHÃO E CONTENTA-TE COM O QUE TENS Ó INGRATO.
Anónimo disse…
ESTA E PRO ANONINO ANTRIOR

- PORQUE NÃ TE CALLAS E DEICHAS DE OFEINDER!
ALGEM CHAMOU NONES A ALGEM?
QUANTO AO SER PRAVALHAO NÁO SEI MESMO QUEM O SEIJA MAIX TALVESZ O ANTERIOR NÃO?
danitri.® disse…
Eu é que sei porque é que coloquei o Blog "PitbullFerro com comentários Registados. Eu é que sofro na pele, não é você.
Quando no passado jogo do Ferro vem um sujeito ter comigo, ameaçando-me, quase agredindo-me, devido a ter aparecido um comentário no Blog “PitbullFerro”, ao qual me vem pedir justificações, porque não gostou de ler o que leu. Ora, eu não tenho culpa que apareçam comentários Anónimos, dizendo isto ou aquilo. Sou simplesmente moderador do Blog, mais nada. Depois disso, decidi colocar o Blog com comentários registados, assim quem escrever seja o que for, terá que o assumir, escrevendo um nome, ou mesmo usando um pseudónimo.
E mais, comentários Anónimos agredindo-me verbalmente, ameaçando-me, etc.. Eu não estou para isso. Se o Blog assim passa a ser meramente informativo, paciência, assim fica, e não mudo.
Porque, é assim, se uma Pessoa escreve uma coisa, se é verdade, se quer ter credibilidade naquilo que diz, porque então não escrever usando um nome, usando um referencia indicando quem é? Porque é que eu escrevo para os Blogues, usando um pseudónimo, e as outras Pessoas não querem fazer isso? Têm medo de quê? Para escreverem disparates, sabem bem, mas para fazer um registo, para depois utilizar nos comentários, já não sabem.
O Senhor Anónimo que escreveu o comentário mais atrás, é com certeza uma daquelas Pessoas que gosta de escrever no Blog, criticando, deitando abaixo, ofendendo, com certeza que é, porque para dizer o que disse no comentário, estando tão ralado com o Blog ser agora para comentários registados, com certeza que agora vê isso mal, porque já não pode escrever o que bem entender. Se não fosse isso, se fosse simplesmente para apoiar a Equipa, não estava assim, porque apoiar a Equipa, não tem mal nenhum, pode-o fazer usando um nome, ou pseudónimo. Mas como é simplesmente para destabilizar, tem que ser Anónimo, por isso está tão preocupado.

E, Sr. Anónimo, não sou Admnistrador deste Blog, aliás, não sou, porque acho bem não o ser, tenho tantos privilégios, como o Admnistrador. Eu neste Blog posso fazer o que quiser, tanto como no “PitbullFerro”, simplesmente não quero, devido ao respeito que tenho á Pessoa que o criou. O Helder criou o Blog, somente ele é que deve tomar decisões de estrutura do Blog. Porque, se fosse eu, pensava seriamente se devia, ou não, colocar este Blog também com comentários Registados, ou no mínimo, comentários moderados. Mas, sei que assim perdia toda a piada, e neste blog ainda não li certos comentários, como no “PitbullFerro”. Escreve-se aqui muitas baboseiras, muitas calinadas, mas não chega ao que eu lia no “PitbullFerro”.

E depois, vamos lá ver uma coisa, o “PitbullFerro” não é só frequentado por Pessoas da Vila do Ferro, a maior parte dos frequentadores é de fora, de todo o Distrito de Castelo Branco. É visitado por muita gente da nossa Vila, que vai para saber sobre a Equipa da sua Terra. Mas muita gente que se interessa com o Futsal do Distrito, também o visita. E é vergonhoso para a toda a Vila do Ferro, para todos nós, aparecerem certos comentários, que se sabe que são escritos por Pessoas de cá, que só fazem passar uma má imagem das Pessoas, da Vila do Ferro. E por essa mesma razão, que na minha opinião, este Blog também deveria ser assim. Porque, sei que algumas das visitas deste Blog, são de pessoas de fora, agora vocês digam-me o que essas pessoas pensaram quando lerem comentários deste tipo:

Guardador de kouves disse...
Eh lá...
Não me digas k te pikas-te ó asno!
Cumprimentos para toda a tua familia asinina, deste teu cavaleiro, k se assina,
Karlos Karkeja
6:08 PM, Dezembro 30, 2007

Primeiro, dizem logo que as Pessoas do Ferro não sabem escrever, depois, dizem que as pessoas do Ferro devem ser malucas, e sei lá mais o quê. Eu para mim estes comentários nem se quer apareceriam no Blog, ou então apagá-los-ia de imediato, mas ao fazer isso, chamam-me de Salazar, que não sei aceitar criticas, e mais isto, e mais aquilo...

Eu sei aceitar criticas, para mim podem escrever o que quiserem, neste Blog, ou no “PitbullFerro”, desde que no “PitbullFerro” o comentário seja registado, e aqui, para mim, tinha que ser no mínimo identificado. Não o é, paciência, mas deveria ser.

Já o disse tanta vez, é fácil falar, é fácil criticar, é fácil mandar papaias para o ar, mas é tão difícil escrever bem, comentar-se um assunto seriamente, debater-se assuntos civilizadamente, onde todos poderíamos saber a quem estamos a responder, nem que fosse a comentadores usando pseudónimos, como eu. Assim é que era, por exemplo, neste Post, um assunto que é tão debatido lá fora, fala-se tanto na Lei do Tabaco, mas aqui na vila do Ferro, parece que ninguém quer saber disso. Tenho pena.

Tenho pena que as coisas não sejam como eu quero, mas não tenho pena nenhuma que as coisas não sejam como os Anónimos querem, se, se identificassem, até que poderia ter, mas assim não passam de simples Anónimos, que já é muito bom levarem resposta, mas eu... pronto.

Continuarei a fazer aquilo que me parece bem, a fazer um trabalho que eu acho que devo fazer, e gosto de fazer. Mostro a minha/nossa Terra para quem a quer conhecer, mostro a Terra que há muitos deixaram de a conhecer, dou a saber tudo o que se passa com a Equipa de Futsal do Ferro, e isso tudo, para mim, faço bem. Se existem pessoas que não o acham assim, paciência. Se os Blogues deixarem de ter comentários, não me preocupa. O “PitbullFerro” passa a ser informativo, dá a conhecer a Equipa de Futsal, e este, o “ViladoFerro”, alem de ser também informativo, é também tipo um cartaz, um Livro turístico, sobre a Vila do Ferro. Isto, porque aquilo que este Blog deveria ser, não o é, ou seja, um local onde existem temas, para depois se discutirem, se comentarem. Assim é que era bem ser. Mas isso, pouco aqui acontece.
Por isso, não me venha a dizer que assim não dá, que quer os comentários livres, porque muita gente, se calhar também você, não sabe dar uso correctamente a estes Blogues, só sabem é para fazer o mal. Como disse, muita gente é assim, mas felizmente, ainda há quem dê utilidade a sério a estes Blogues, ainda há quem dê valor ao trabalho realizado, e é para essas Pessoas, que o trabalho é feito.

E pronto, já escrevi demais, demais para responder a um Anónimo, aliás, para responder, a quem sabe que eu estou a responder. Mas já está, e estará como “danitri”. E você, quem é??
Anónimo disse…
É isso mesmo Danitri, tou contigo...

A população do Ferro deve muito a ti pelos blogs, trabalho na casa do povo a equipa de futsal ...etc...

Voltando ao tema do post, que estas discuções não nos levam a lado nenhum, acho que esta nova lei para os não fumadores, como eu, é muito boa, no entanto os fumadores não devem de achar o mesmo, mas é normal...

No entanto pelos disticos que vi, só não é permitido fumar no café do cilindro e no restaurante do cavaquinho, tanto no café Apolo 73 (Neto), como no café do cavaquinho é permitido fumar...

Vamos aguardar e ver até onde esta nova lei vai chegar...

Abraço a todos, Telmo
Anónimo disse…
toda a gente sabe k no inicio deste blog ñ s respondia a anónimos. eles eram uns alegres mentecapos k apenas falavam pro ar... ninguém lhes dava troco. ate K apereceu o sr. daniel a responder a todos a torto e a direito, mostrando-se indignado com coisas sem jeito e k mto menos lhe diziam respeito... ainda por cima o puseram como contribuidor do bolg (foi ele até que pediu).
Mostra-se agora mto indignado... com afalta de educação q pra qui vai.
ele ao ñ ter elevação, formação e geito para isto,é k deu cado do blog.
Pergunto até: aqueles primeiros comentadores que nunca mais se viram:zeca e to elias, maximo, pcr, henrique,paulo e jorge pombo branca de neve, o anão, o zé martins. k é feito deles?... pq ñ aparecem mais?...
será pela falta de elevação k tomou este sitio ou pelo gosto grejeiro com k agora é controlado... pro sr. daniel (k tem o valor k deve ter e ñ mais k isso), acho k era melhor apenas ficar pelo blog do futsal e deixar este (mesmo k anda-se parado. com certeza ñ havia tantas faltas de elegancia k o incomoda a ele e a outros)ñ havia k eu sei...
ñ sei s alguma vez reparou... mas quem o ai pos queria q o blog tivesse mais dinamica, só k os intuitos de dar nas vistas do sr.daniel (o tal k as pessoas quando o veêm dizem:olha o rapaz do blog!!!!!!ridiculo meu caro, no ferro...só mesmo pra rir)deram cabo disto tudo. até esses k lhe deram o aval para dispor, agora encolhem-se com o andamento k deu a isto. foi tipo presente envenenado!
os q vieram a seguir com valor (dotejo, telmo, filipe, jorge cunha), têm o seu papel (e estão muito bem), tenho até pena K ñ apececem nesses primeiros tempos, quando isto era levado mais na boa e com mais espirito ferrense...
sei k ao fim deste, isto já vai ter de novo reboliço (ñ devia ser. devia ter uma resposta ao mesmo nivel e sem o insulto bregeiro.elevação...aprendam com o dotejo k até a dar patadas é cordeal. é preciso é saber!)
pro sr. daniel, com mta sinceridade: veja como fazem os outros para se dar melhor com isto. acredite também k o universo é mais vasto k o ferro e k há mtas maneiras de tar na vida.ñ temos de ser todos bons rapazinhos da aldeia e rirmos todos das mesmas coisas!!
cumrimentos a todos
danitri.® disse…
Pois, agora o culpado dos comentários maus, dos comentários com falta de Educação, são culpa minha. Essa culpa, posso eu bem.

“toda a gente sabe k no inicio deste blog ñ s respondia a anónimos”. Isto não é bem verdade, e pode-se comprovar muito bem pelos arquivos. Nos arquivos existem comentários muito piores do que agora por aqui aparecem, muito maus mesmo, estão lá, vejam. Comentários de quadras feitas para ofender outros, comentários de palavras dirigidas a quem sempre fez o bem, comentários daqueles mesmo deita abaixo, etc.. existe por lá muito, mas muito piores comentários, que por agora aqui se lê.

“mostrando-se indignado com coisas sem jeito e k mto menos lhe diziam respeito” Eu só mostro indignação, naquilo que vejo que está mal. Coisas sem jeito?? Coisas que são escritas contra ideais que eu respeito, e defendo, sempre defenderei, e sempre responderei. E isso sempre me dirá respeito.

“ele ao ñ ter elevação, formação e geito para isto,é k deu cado do blog.” Não é um simples Anónimo que me tem que dizer isso, para eu tomar isso com valor, terá que ser uma pessoa identificativa, que eu considere como tal, que me terá que dizer isso. Ai, eu tomarei a acção que eu vejo que devo tomar. Até lá, vejo esse comentário, como sendo escrito por uma Pessoa, que dizendo na fala de rua, não me grama. È assim, nunca fiz mal a ninguém, por isso fico surpreso por estes comentários, contra aquilo que eu faço, ofendendo-me até, não sei porque, nunca fiz mal a uma mosca. Nunca atirei flexas directamente a ninguém, como agora o estão a fazer a mim.

“Pergunto até: aqueles primeiros comentadores que nunca mais se viram:zeca e to elias, maximo, pcr, henrique,paulo e jorge pombo branca de neve, o anão, o zé martins. k é feito deles?... pq ñ aparecem mais?...” Alguns dos comentadores mencionados, ainda escrevem neste Blog, não sei se com a frequência de antigamente, mas ainda cá escrevem. Depois, estou variadas vezes com esses comentadores registados, identificativos (começando no Sr. Zeca Elias, acabando no Sr. Jorge Pombo), e nenhum me vez ver que estou a errar neste Blog. Nunca ninguém me disse que estou a lidar com o Blog de maneira errada, por isso não percebo isso agora. Ao fazerem isso, eu posso mudar, toda a gente erra, mas se ninguém me diz que erro, como o posso saber??

“acho k era melhor apenas ficar pelo blog do futsal e deixar este (mesmo k anda-se parado.” Não, isso não. Modéstia á parte, eu acho que faço um trabalho neste Blog, que é bom para a Vila do Ferro. Por isso o faço, não é para mim. A Vila do Ferro precisa de uma Blog, de um sitio na net, como este, onde se mostre tudo sobre a Terra onde vivemos. A mensagem de um Senhor Emigrante, serve-me para elucidar que aquilo que faço, está bem.

“com certeza ñ havia tantas faltas de elegancia k o incomoda a ele e a outros)ñ havia k eu sei” Bem, não vejo o porque de eu estar no Blog, que fazem com que essas faltas de elegância aconteçam. Mas, afirmando você que não aconteciam, que você sabe, é porque essas faltas de elegância, algumas delas, são protagonizadas por você mesmo.

“só k os intuitos de dar nas vistas do sr.daniel” Nunca, mas nunca quis dar nas vistas. Aponte-me uma Foto que aqui aparecem, onde eu estou representado. Aponte-me um comentário onde eu assino com o meu nome verdadeiro. Diga-me.

“esses k lhe deram o aval para dispor, agora encolhem-se com o andamento k deu a isto. foi tipo presente envenenado!” Como lhe disse, estou muita vez com essas Pessoas, que você anuncia com “lhe deram o aval para dispor”, e nunca me fizeram ver qualquer coisa desse tipo, ao fazerem isso, retiro-me, corrijo-me, e dou o lugar a quem de direito. Nunca quis o lugar de ninguém. As pessoas que me conhecem, que o digam. Dizem-me muita vez que sou uma pessoa modesta, humilde, que por vezes peco, somente porque digo as verdades. São essas pessoas que o dizem, e eu posso referenciar-me como tal.

“sei k ao fim deste, isto já vai ter de novo reboliço (ñ devia ser. devia ter uma resposta ao mesmo nivel e sem o insulto bregeiro.elevação” Dou-lhe a minha resposta, porque como já se disse, não consigo ler, e ficar calado, é um dos meus erros. Respondo-lhe, não com o mesmo nível que você anuncia, mas com mais nível do que vocês escreveu. Eu não digo directamente á sua pessoa (mesmo que o fizesse, não era igual, vocês está em Anónimo, e eu não), que você não tem elevação, formação, como você o disse para mim. Neste comentário não lê falta de respeito á sua pessoa, como você o teve para mim.

“pro sr. daniel, com mta sinceridade: veja como fazem os outros para se dar melhor com isto.” Com sinceridade, vou refletir nisto que diz, pois pode ter um bocado de fundamento. Vou refletir, e pedir aconselhamento a pessoas, que naquilo que me vão dizer, será aquilo que estará certo. E, como o já disse, não vou dar mais ouvidos a um Anónimo como o Senhor, que somente por ser Anónimo, não tem qualquer credibilidade naquilo que escreve. Eu tenho é que dar ouvidos a Pessoas que mostram a cara naquilo que dizem, e não num Anónimo, que se calhar o problema todo, é somente “não poder comigo”, isto é, não me vê com bons olhos. A razão disso, não a percebo, sinceramente, nunca fiz nada para que assim fosse.

“acredite também k o universo é mais vasto k o ferro e k há mtas maneiras de tar na vida.ñ temos de ser todos bons rapazinhos da aldeia e rirmos todos das mesmas coisas!!” Nisto, não percebo o que diz. Quer dizer que o meu mal, é só olhar para o Ferro? Digo-lhe, tenho muitas maneiras de estar na Vida, faço muito mais do que aquilo que aqui apresento neste Blog. O seu problema, caro Anónimo, é que se calhar você só me conhece a partir deste Blog, dos dois Blogues, e isso é errado. Tenho muito mais, para lá destes Blogues, que são um passatempo, posso dizer que se calhar já são um vicio, mas um vicio, para mim, bom, não prejudicial a ninguém, se calhar só a mim mesmo. È como lhe digo, só me deverá conhecer a partir da Blogosfera, porque, não é ser modesto, mas quem me conhece saberá confirmar; eu aqui no Ferro dou-me bem com toda a gente, com todas as classes sociais, com todos os Grupos, falo com todas as Pessoas que quiserem lidar comigo. Sou uma Pessoa que num momento estou a falar com umas Pessoas, num outro logo a seguir, já estou a falar com outras, e muita dessa gente lê este Blog, muitos sabem o que escrevo no Blog, não é porque eu me mostrasse, como você o disse, não sou desse tipo, não é o meu feitio, simplesmente as coisas foram se sabendo. Mas, por isso eu digo, se houvesse algum problema, alguma coisa que incomodasse alguém, alguém mo diria logo imediatamente, e ai eu saberia o que fazer, procurava saber o que agir.

Já lhe respondi a mais do que havia de ter respondido, confesso, admito, sei que tenho um feitio, se calhar ruim para alguns, sobre esse aspecto, e se calhar é isso que o leva a escrever esse comentário.
Respondo-lhe, porque você está, acho eu, a criar aqui uma má imagem da minha pessoa, e eu sei ver, pronto não somos nós próprios que o devemos fazer, que não é bem assim. Sei que o que você escreveu está errado, e por isso lhe respondo, é como nas outras tantas vezes, vejo que está errado, e tenho que o dizer. Mas é isso que servem os blogues, cada um dá a sua opinião, depois outros escrevem dizendo se está correcto, ou não.

Aceito a sua opinião, comentário, mas não concordo, por isso respondo. Como o faço, sempre o farei. Dificil mudar, mas isso, acho, que não prejudico, ofendo, ninguem, como por vezes o fazem a mim.

Inté.........
Anónimo disse…
sr. daniel mais uma vez (como sempre) esta a cair no mesmo erro... meu caro diga la quais as suas maneiras de estar na vida? e quais os k normalmente estão consigo? (sem serem com mais de 40 anos) qtos são da sua idade?(como bom exemplo vê-se a sua claque,meia duzia de miudos e ainda por cima filhos de quem esta metido no futebol, alias até já li comentarios seus em k se queixava de falta de apoio - o k talvez possa significar, falta de carisma para arrebatar as pessoas. (mas voçe pelo k escreve(!), ñ é isso k dá a parecer)
dou-lhe outro exemplo, qtos socios jovens já angariou para a CPF e lhe puxou o gosto e dedicação pela instituição - k com tanto fervor defende? (ñ é só ser sócio com as cotas em dia)
é nesses pontos k lhe digo k o universo é mais vasto k o ferro.sem dar conta, a juventude age e pensa de outra maneira (mais actual e fora dos encolhimentos dos meninos da aldeia. (mesmo esses jovens k aparecem a dar-lhe apoio - k deve ter - ñ os vejo depois a apoia-lo e segui-lo incondicionalmente nos seus malabarismos.
e mesmo as classes sociais (pensando todos k elas acabaram com o 25 de abril), ñ sei se o aceitaram de uma maneira tão certa como diz...
comentarios com o seu nome verdadeiro...faço minhas palavras suas: pode-se comprovar muito bem pelos arquivos. e digo mais... pelos post (s). ver carta ao pai natal, entre outros...
diz k esta normalmente com essas pessoas e k elas nunca lhe disseram nada.então explique o seguinte: se estão consigo, pk ñ aparecem mais vezes aqui a dialogar e até a tomarem o seu partido (nunca se questionou. isto sem contar com o tó elias,k até este já fez/faz comentarios anónimos). fala k nunca lhe deram a entender k está por vezes menos bem, então e o seu entendimento, é uma batata! voçe ñ pensa pela sua cabeça, ou anda ao sabor do que lhe dizem ser bem?
digo-lhe ainda mais, se calhar há mta gentinha k diz k o apoia, enquanto andar dentro da pia deles, assim k mijar fora da pia, está tramado (como bom exemplo há uma situação em k já o convidavam a aparecer em tribunais.ñ neste blog mas no no pitbull)...ñ sei se está a ver.
dps, e isto ñ se deve apontar a ninguém, mas dado o grau de elevação e erudição (perdoe mas saloia) com k tenta abordar as coisas pergunto:qual foi o ultimo livro k leu, qual foi a ultima vez k foi ao teatro ou ao cinema, já visitou um museu? e sair do ferro, sair á noite só k seja até a covilhã e partir uma vez k seja a loiça toda!
é k até parece k está em cima de um pedestal... olhe k são coisas como estas k aumentam a erudição e nos fazem o calo de vida (pgt ao dotejo e as esses senhores k fala, se fazem isso. com certeza k ficará admirado com as vezes k eles fazem e voçe ñ)
acredite numa coisa...acho k ninguém tem nada contra si, simplesmente, como já lhe disse, não temos de ser todos bons rapazinhos de aldeia.
ñ temos todos k fazer o k nos dizem k é bem...
vem para ai dizer k trabalha mto pela terra (e deve ser verdade),mas k raio ñ é só voçe k faz isso agora. em outras alturas outros fizeram e não em tempo de pais e avós (tipo a tope, k tem o valor k deve ter), já ouve mtas coisas k se fizeram na casa do povo por exemplo e ar de voçe nepias... torneios de tenis de mesa, concertos musicais, ou então outras instituições (a mais antiga do ferro), os escuteiros... nunca se viu imagem sua nestas alturas.
apareceu agora, mto bem tem o seu lugar, agora ñ pense k é o unico a puxar pela sua terra. há mtas maneiras de puxar por ela e dá-la a conhecer com menos lavarinto mas com mais afinco.dou-lhe um exemplo:qualquer um k saia do ferro e k se dê a conhecer por onde anda como seu habitante, já está a fazer mto pela terra k o viu nascer... voçe algum dia fez isso? terá feito outras coisas, agora ñ ponha o k faz em pincaros, inatingiveis pelo comum dos mortais...
e mto mais lhe poderia dizer mas isto ñ nos leva a nada pk os outros ñ mudam, qd a gente quer... (e isto acenta a mim e a si) agora acredite k é sempre bom mudar(o k ñ parece k voçe faça com regularidade)...
passe bem e veja isto como um conselho, tendo o valor k um anónimo deve ter!!!!!!!
(perceba a ironia!)
Anónimo disse…
Daniel,
permita-me um conselho:
Mande esta gajo que escreveu antes de mim à merda e siga o seu caminho, que não é um estupor como o palerma que escreveu anteriormente que lhe dá a sí conselhos.
E você anónimo das 11:15 de 21/01 digo-lhe com a sinceridade que me merece - vá á merda.
danitri.® disse…
Como o disse, e agora comprova-se, você não me conhece. Conhece-me pelo Blog, mas não me conhece muito mais do que isso. Se me conhece-se não escreveria o que escreve.

Digo-lhe, respondendo-lhe á sua pergunta, estou muita vez com Pessoas que têm mais de 40 Anos, é verdade, e não vejo mal nenhum nisso, mas estou muitas mais vezes com Pessoas da minha Idade. Saio á noite, com pessoal da minha Idade, jogo Futsal todos os Domingos, com pessoal da minha Idade, e muito mais coisas. Não preciso estar aqui a falar nisso, a comprovar isso, sei o que sou, sei aquilo que faço, sei que quem me conhece, me vê como eu sei que vê.

Quanto á claque, Senhor Anónimo, informo-lhe, se ainda não percebeu, eu já não estou na claque, neste momento represento outro lugar. Desde o principio da Época desportiva, que estou do outro lado, por isso a claque agora não é gerida por mim, mas enquanto estive na claque, houve muitos jogos fora, que seguia-mos 3 e 4 carros para ir apoiar a Equipa, não sei se em outros Anos isso acontecia muita vez. Quanto aos comentários de falta de apoio, digo-lhe, posso fazer muito, mas não posso enfiar na cabeça de ninguém, nada.

Não sou simplesmente sócio com cotas em dia, sou mais que isso, faço parte da direcção, e digo-lhe, já tive muitas lutas para angariar novos sócios para a Casa do Povo, mas torno-lhe a dizer, não posso enfiar nada na cabeça de ninguém á força. O Povo do Ferro é um Povo estranho.

Sou muita coisa, mas não sou menino da Aldeia, isso posso lhe garantir, por aquilo que já fiz, por aquilo que já passei, pelas aventuras que já tive, sou muito mais do que lhe aparento, é como digo, você não me conhece.

Não preciso que me apoiem, não preciso que me sigam, aquilo que faço não é para que isso aconteça. Basta andar na Rua, e ninguém me criticar, ou falar mal de mim, como já muita vez aconteceu a certas personagens que já escreveram neste Blog, e antes no Jornal. O que se diz em Anonimato para mim é me indiferente, aquilo que se diz pela frente, cara a cara, é que conta, e isso nunca me aconteceu.

Depois, diga-me caríssimo Anónimo, onde está escrito o meu nome verdadeiro? Onde se escreveu, não foi por mim, foi por pessoas igual a você, aliás se calhar até foi você, que o escreveram em certos locais. Mas isso para mim pouco me importa. Anuncie-me a onde isso está. Na carta ao Pai Natal? Onde, que eu não leio nada disso?

Caro Anónimo, livros, digo-lhe sinceramente, li muito quando era garoto e anda na Escola, li toda a Colecção de ”Uma Aventura”, de Maria Magalhães, e Isabel Alçada. Actualmente, devido a outros passatempos que tenho, devido ás demasiadas horas de trabalho que faço, não leio, mas quanto a mim, isso não quer dizer nada, uma Pessoa não se mostra culta por ler muitos livros. Quanto a ida a Museus, sim já visitei alguns, em visitas de estudo, e em algumas férias passadas aqui, e alem. Ao cinema, vou algumas vezes, mas também não preciso, tenho os filmes que quero e me apetece em casa, muitas das vezes até os vejo antes de saírem no Cinema aqui em Portugal. Mas torno a dizer, isso é que me torna uma Pessoa melhor? Quanto ao sair á noite, digo-lhe, e um dia destes venha aqui ao Ferro (sim, porque sei que você não está cá, só aos fins-de-semana), e juntamo-nos mais uns amigos da minha Idade, e contamos-lhe algumas histórias, umas que se calhar também já por lá passou, outras bastante caricatas. Já parti muita vez a loiça, já me diverti, e divirto, muitas vezes.

Estas conversa toda, para me auto-apresentar a si, visto que não me conhece, aliás, se calhar até me conhece.

È pá, caro Anónimo, já era para escrever isto ontem, mas depois recuei, mas hoje digo-o, aqui, e agora. Quando ontem o Senhor Anónimo me vem com a conversa do Blog, que antigamente era uma coisa, mas que agora já não, e isso que foi devido a eu ter entrado, e coisa e tal, eu apercebi-me logo quem era você. Quase que tenho a certeza que sei quem está por detrás desse Anonimato.
Primeiro, você é um sujeito que não está cá no Ferro, vem cá aos fins-de-semana, mas quando cá vem não se vê, digamos que, nos locais onde a maioria da malta se reúne, os sítios do costume. E porque será? É porque a maioria da malta daqui não se dá consigo, lida com algumas Pessoas, mas que preferem sair para a Covilhã, do que misturar-se com quem, se calhar diz você, malta da Aldeia.
Segundo, essa conversa do Blog, eu sei bem porque é, digo que você escreveu o que escreveu, porque se calhar queria estar aqui no meu lugar, mas infelicidade, das infelicidades, nunca o consegiu. Depois vem para aqui escrever baboseiras, como o já escreveu antes, agora o escreve, antes depois de algumas respostas, calei-o, agora, se calhar irá se igual.
Se você fosse uma pessoa que convivesse comigo, que convivesse com a maioria da malta daqui do Ferro, que é a maioria das Pessoas com quem me dou, nunca escreveria o que escreve. Tenho quase a certeza disso. Ou então, pelo contrário, sabe o que se passa, sabe o que eu faço, mas por alguma razão não me vê com bons olhos, então vem para aqui para me deitar abaixo, mas eu digo-lhe, como o já disse, menino da Aldeia, eu não sou, e por isso, é muito difícil deitarem-me abaixo.

Caro Anónimo, o valor que um Anónimo tem, da maneira que você escreve, da maneira que você diz as coisas, para mim, o valor é nulo. Dou valor aquilo que me dizem cara a cara, sei de Pessoas que mo diziam seja o que fosse, porque são capazes disso, mas nunca mo disseram, aquilo que você diz.
Diz: “se calhar há mta gentinha k diz k o apoia, enquanto andar dentro da pia deles, assim k mijar fora da pia, está tramado” você diz isso, porque foi o que lhe aconteceu, mas isso foi porque você abusou da confiança de quem o apoiava. Como lhe digo, não preciso que me apóiem, sei disso quando não ouço o contrário. Não é preciso vir par aqui escrever que me apóiam, não preciso disso, eu sinto isso na Rua.

Caro Anónimo, você escreve de uma maneira grotesca, de uma maneira má, para que ninguém o conheça. Mas eu desconfio de quem está por detrás desse Anónimo, eu sei que o Senhor Anónimo é mais culto que eu, tem mais estudos que eu, sabe coisas que a mim nem me passa pela cabeça, mas isso para mim, não vale nada, se calhar teve mais oportunidades na Vida, do que eu, por isso, digo-lhe, eu sou como sou, gosto de ser assim, e nunca mudarei. Posso mudar, aceito concelhos de todos, quem me conhece sabe que eu sei ouvir, sei aceitar muita coisa, mas são Pessoas que eu veja que têm credibilidade para isso, agora um simples Anónimo, não. Aliás, não é por ser Anónimo, foi pela maneira que você diz as coisas, que parece, aliás, nota-se bem, que tem algo contra mim, e eu não sei o porque, nunca lhe fiz mal nenhum, nem a si, nem a ninguém.

Não quero confusões, problemas, gosto de ser amigo de todos, se todos gostarem de serem meus amigos. Nunca eu aqui estava a escrever isto, se o caro Anónimo não escrevesse os comentários que já escreveu, você começou a atacar-me, e eu tenho que me defender, como já o disse, não sei ler, e depois calar. Nada tenho contra si, como o disse, sei quem é, simplesmente defendo-me de ataques, que são feitos por razões que desconheço, aliás, só podem ser as razões que eu já mencionei mais acima. Inveja, é uma coisa muita má. Deixe-se estar sossegadinho no seu cantinho, que eu cá estou no meu.

Eu a responder-lhe, só me prejudico a mim próprio, eu sei que sim, prejudico-me, porque faço este vexame todo, e faço-o como identificado, enquanto que você não o faz assim. Mas é a ultima vez que lhe respondo, nada mais tenho a acrescentar. Só isto, eu respeito-o, tanto que o trato por você, e não por tu, agora eu peço que me respeite a mim.

Ponto Final nesta História... passe bem.
Anónimo disse…
inveja de um blog!!!!!!!!!upa, upa...
é cá uns abalos ao pifaro,k até se escangalha a gaita!
lol
Anónimo disse…
e dps só cá to aos fim de semana...ñ sei quem é mas gajo tem umas costas do catamo
Tó Elias disse…
Única resposta a anónimo.
Ao sr anónimo de 20 e 21 de Janeiro, 5:25 PM e 11:15 Am.
-"aqueles primeiros comentadores que nunca mais se viram:zeca e to elias, maximo, pcr, henrique,paulo e jorge pombo branca de neve, o anão, o zé martins. k é feito deles?... pq ñ aparecem mais?..."

- "nunca se questionou. isto sem contar com o tó elias,k até este já fez/faz comentarios anónimos)."

Anónimo acima referenciado por datas e horas (a única maneira de o identificar):
Porquê o meu nome novamente referido por tal anónimo?
Deixei de dar a minha pequena contribuição nestes espaços há já muito tempo, depois de ter em posts anteriores retirado todos os meus comentários, por motivos iguais a este que me trazem a terreiro.
Mesmo os que tinha feito sem registo(mas assinados por mim) pedi ao administrador do blogue que fizesse o favor de os apagar.
Vem agora este anónimo novamente referir o meu nome e o de outros.
Porquê?
Tendo tambem este anónimo (que para mim não o é e está perfeitamente identificado por mim)
um blog, porque não dar asas à sua fértil e ignóbil imaginação nesse espaço?
Claro que fazendo uma análise à maneira de escrever (desprezível, para uma pessoa com a sua formação) chego logo à conclusão de quem vêm estes comentários..
Basta ver escrita por aí a palavra pia,a maneira abreviada com se esforça para o fazer, os erros (tantos!) que escreve, e logo associo a outros mais antigos.
Quanto à 2ª citação, digo-lhe que está a levantar falsos testemunhos.
Se tem certeza das suas afirmações, prove-o por A+B.
Será que as suas capacidades (de que duvido) já lhe permitem fazer tais alvitrações? Só o poderia fazer tendo acesso aos IPs dos computadores, e pelo que sei, isso ainda não é possivel, salvo em casos extremos. Quem não se lembra do processo do presidente da Câmara com uma pessoa que escreveu num blog como anónimo e que deu lugar a um julgamento.
Estou fora disto, não quero participar nestes diálogos com tanta falta de nível.
Tirem-me deste filme!
Em que se baseia para tal barbaridade?
Porque se o quiser fazer das poucas vezes que aí vou infelizmente menos do que desejo, e sabendo que só vai ao ferro aos fins de semna, não fala comigo quando aí vou e diz de vez o que quer da minha pessoa?
Claro que na questão de levantar falsos testemunhos tambem gostava de ver aqui a opinião dos demais visados, mas esses não querem mesmo saber disto. Têm mais juízo... deixam andar e não se dão ao trabalho de responder.
Tambem eu podia neste comentário referir aqui o nome deste "ilustre" anónimo, mas não vou descer a esse nível
Porquê tanto azedume?
Faça os seus comentários, do jeito e maneira que quiser, mas deixe em paz os que não querem ver por aqui o seu nome enxovalhado, que é o que últimamente tem feito com os seus.
Em jeito (é assim que se escreve e não com g) de remate desta minha única resposta, que deveria ser mais contundente, mas não quero ir por esse caminho e seguir as pisadas do referido anónimo, quero deixar uma palavra de apreço ao Daniel, que quer queiramos quer não, tem mexido com estas coisas que agora chamam de Blogosferas, e muito tem contribuído para levar onde quer que seja noticias da nossa terra.
Concerteza que não residindo no ferro, gostará, como tantos outros de à noite, dar uma olhadela nos blogues e saber o que se passa por essas bandas.
As minhas opiniões trocadas com o Daniel (e ele pode confirmar) têm sido feitas através de telefone, ou mesmo por email, e não por aqui, como o refere anónimamente.
Já o disse e torno a dizer; duas figuras importantes nessa praça são o Daniel (Danitri) pela forma gratuita que dá a cara nestes espaços e a nossa Mariazinha, que sem o seu querer e força não deixar morrer o único jornal que por aí temos, o faz contra a tudos e contra todos, não se importando sequer com as criticas jocosas que já vi muita vez fazer-lhe.
Por isso, pela confiança e avontade que temos com ela a chamamos muitas vezes de "terrível"
Fala aí de uma "patada" do nosso já muito conhecido e que muito prezo Dotejo, e que muito gostaria de saber quem é. Quanto a mim, é uma palavra muito forte, pois "patadas" dão-as os animais e cordeal deveria ser escrita como cordial..
Não merece este senhor tal tratamento.
COMO VÊ, ANÓNIMO, É POSIVEL FAZER UM COMENTÁRIO CURTO OU MAIS ALONGADO, SEM FERIR SUSCEPTIBILIDADES, SEM OFENDER NINGUEM, E SEM ACHINCALHAR OUTRAS PESSOAS.
Sei que é descendente de uma família que muito prezo e que não tem nada a ver com esta maneira de ser. Siga-lhes as pisadas. Faça os comentários com elevação e já agora, esqueça que eu existo, pois é isso que farei em relação a si.
Anónimo disse…
Este abjecto comentador anónimo não é o mesmo que nos seus discursos da treta falava muito na estrebaria? Não é aquele a que apelidavam de papagaio falante? não é esse parvalhão??
Hummm...
Parece!
danitri.® disse…
Exactamente Sr. Tó Elias, e como você, troco algumas conversas com muita gente sobre isso, agora, essas pessoas não gostam de vir para aqui escrever no Blog, paciência, mas a opinião delas, dizem-me na cara, e não dizem nada do que esse Sr. Anónimo (que eu quase que sei quem seja) veio para aqui inventar. E depois vem dizer-me que eu sou isto, ou que sou aquilo. Mas quem ele pensa que é? Nem me conhece, e vem-me julgar, dizendo barbaridades daquilo que não sou. Como já o disse, para mim opinião de Anónimo não conta, mas é normal ficar lixado com tantas barbaridades que se diz a meu respeito. Sei muito bem aquilo que faço, sei muito bem aquilo que sou, ou seja, não sou nada, sou alguma coisa, mas nada daquilo que esse Anónimo inventou sobre mim.
Nunca me meti com ninguém, nunca fiz mal a ninguém, nunca ofendi, ou maltratei alguém, simplesmente me defendo quando sou provocado, por isso estranho tais actos.
Deixem-me ficar sossegado no meu canto.

Mensagens populares deste blogue

A Gastronomia na Vila do Ferro

Fim…