Noticias da Vila do Ferro, e do Concelho. 17 Out. 2007

A partir de hoje irei lançar aqui neste Blog mais um conjunto de “Post´s”, onde uma vez por semana tentarei publicar Noticias que aparecem na Imprensa Regional, e não só.

Textos sobre o que se passa na Vila do Ferro, e no Concelho da Covilhã, aqui serão publicados, para que os Bloguistas Ferrenses saibam mais facilmente o que anda “na boca do Povo”, e depois para aqui também as poderem comentar.



NOTICIA 1

Junta de Freguesia entrega MOÇÃO

Presidente da Junta de Freguesia do Ferro, Enfº Paulo Tourais faz entrega de moção ao Secretário de Estado da Administração Local, Dr Eduardo Cabrita.
No passado dia 13 de Outubro, o Presidente da Junta de Freguesia do Ferro entregou ao Exmo Sr Secretário de Estado da Administração Local que se encontrava na Vila do Teixoso, a moção aprovada por maioria na Assembleia de Freguesia, acompanhada de dossier explicativo da candidatura ao programa de aquisição de equipamento de primeira intervenção no combate aos incêndios florestais por parte das freguesias, num protocolo desenvolvido pela Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL), o Instituto de Financiamento e Apoio ao Financiamento da Agricultura e Pesca, a Autoridade Nacional de Protecção Civil e a Anafre.

Continuação(...)

Carreguem no Link, para aceder ao resto da Noticia:

In: “Junta de Freguesia do Ferro”




- - - - - - - - - - - - - - - - -
NOTICIA 2

Junta de Freguesia do Ferro ajuda a pagar vacina contra a gripe

A Junta de Freguesia do Ferro comparticipa a aquisição da vacina contra a gripe a todos os cidadãos eleitores na freguesia e portadores do cartão municipal do idoso.

Para Paulo Tourais, presidente da Junta, é fundamental “incentivar toda a população a vacinar-se, nomeadamente os idosos com mais de 65 anos, aumentando as suas defesas contra o vírus Influenza e permitindo assim ultrapassar com mais facilidade o Inverno que se aproxima”.
Continuação (...)

Carreguem no Link, para aceder ao resto da Noticia.
- - - - - - - - - - - - - - - - -
NOTICIA 3

Aves em exposição no Ferro

A junta de freguesia do Ferro organiza a partir de sexta-feira (dia 19) e até domingo (dia 21) uma exposição de aves da Beira Interior.

A Expo Aves 2007 decorre no salão da Casa do Povo do Ferro e está aberta ao público na sexta-feira das 14h às 23h, no sábado das 11h às 23h e no domingo das 11h às 18h.O certame pretende promover as aves da Beira Interior e conta com o apoio do clube Ornitológico da BI para além de outras entidades.
- - - - - - - - - - - - - - - - -
NOTICIA 4

Revogação da lei não vai afectar Comurbeiras
Garantiu Carlos Pinto, presidente da Comunidade Urbana das Beiras

A revogação da lei das comunidades urbanas não vai afectar a união dos municípios que fazem parte da Comunidade Urbana das Beiras - Comurbeiras, garantiu ontem o presidente daquela estrutura, Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã. "Independentemente daquilo que o Governo venha dizer sobre o quadro normativo existente, como seja a hipotética revogação da legislação das comunidades, nós continuaremos", referiu Carlos Pinto, no final de uma reunião da Junta da Comurbeiras, na Covilhã.
"É uma mensagem política muito forte que sai desta reunião: a região está unida, tem projectos e vai procurar levá-los a cabo", sublinhou o autarca.

Recorde-se que o secretário de Estado da Administração Local, Eduardo Cabrita, classificou no sábado a lei que criou as comunidades urbanas como "um nado-morto" e garantiu que a revogação deverá ser publicada brevemente em Diário da República.

Continuação (...)
Carreguem no Link, para aceder ao resto da Noticia.

- - - - - - - - - - - - - -
NOTICIA 5

Mapa judiciário origina contestação na Covilhã
Políticos e USCB prometem lutar contra a nova proposta

A nova proposta da revisão do mapa judiciário delineada pela Direcção Geral da Administração da Justiça, e que divide a Beira Interior em duas circunscrições com sede na Guarda e em Castelo Branco, está a originar polémica na Covilhã. Tudo porque, para além da perda do Tribunal Judicial da Covilhã, a proposta implica também o possível encerramento do Tribunal do Trabalho. A concelhia socialista da Covilhã e a União de Sindicatos do distrito de Castelo Branco juntaram-se esta semana às críticas do presidente da Câmara da Covilhã, e prometem contestação ao novo diploma. Para Vítor Pereira, presidente da concelhia socialista da Covilhã, é um «contra-senso» a Covilhã ficar sem Tribunal do Trabalho, referindo que, para além da Covilhã ter «uma tradição na organização da justiça», possui também o «maior número de processos» em comparação com Castelo Branco.
Continuação (...)

Carreguem no Link, para aceder ao resto da Noticia.

- - - - - - - - - - - - - - -
NOTICIA 6

Municípios unidos seja qual for a lei

Ainda que a lei seja revogada, projecto comum da Comurbeiras é para manter
No final a reunião de ontem da Junta da Comunidade Urbana das Beiras, Carlos Pinto mostrou-se pouco preocupado com a possibilidade de revogação da Lei. “Não perturba minimamente o nosso percurso”, disse
Continuação (...)

Carreguem no Link, para aceder ao resto da Noticia.

In: “Diário XXI”

- - - - - - - - - - - - - - - - -
NOTICIA 7

Comissão Concelhia inicia preparação para as Autárquicas de 2009

PS acusa maioria PSD de apenas embelezar a Covilhã

Segundo Vítor Pereira, a maioria PSD na Câmara não consegue dar soluções para quem quer fixar-se na Covilhã e foge à discussão pública dos grandes temas. Críticas que serviram de tiro de partida para preparar projectos no Fórum Autárquico do último fim-de-semana

Continuação (...)

Carreguem no Link, para aceder ao resto da Noticia.

- - - - - - - - - - - - - - - -
NOTICIA 8
Debater a Infância a pensar no Futuro.

O problema da Natalidade vai estar em foco na “Semana do Bebé” que se realiza, de 22 a 28 de Outubro, na Covilhã e no Fundão, e na qual participarão especialistas de diversas áreas. Isto numa altura em o pediatra Carlos Rodrigues diz que “a Cova da Beira não assegura a renovação das gerações”. Mas nem tudo é mau: a taxa de mortalidade infantil na região é baixíssima.

In: “Jornal do Fundão”

- - - - - - - - - - - - - - - - -
NOTICIA 9

Semana do bebé na Covilhã

Promover a natalidade é o principal objectivo da iniciativa que o Centro Hospitalar da Cova da Beira vai desenvolver ao longo de uma semana.

> Eduardo Alves

O Centro Hospitalar Cova da Beira vai realizar entre os dias 22 a 28 de Outubro a primeira edição da Semana do Bebé. Este tipo de iniciativa, inédito no nosso País, segundos os promotores, tem como principal finalidade, “promover a natalidade na região”. Um evento que está a ser desenvolvido pelo Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência e pelo Serviço de Pediatria e Neonatologia daquela unidade hospitalar, e estará subordinada ao tema da “Natalidade”, uma questão actual e com elevada relevância social para todo o território português.
Continuação (...)

Carreguem no Link, para aceder ao resto da Noticia.

- - - - - - - - - - - - - - - - -
NOTICIA 10

Ministro culpa atraso na comunicação de protesto

Ainda a passagem de dois agentes da PSP pelo SPRC na Covilhã
Depois de ter decidido arquivar o caso na sequência de um relatório que concluiu não haver irregularidades, o ministro da Administração Interna foi ouvido ontem na Comissão de Assuntos Constitucionais, onde avançou com uma nova explicação para a visita da PSP: um atraso na comunicação do protesto

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, sustenta que a ida de dois polícias à delegação do Sindicato de Professores da Região Centro (SPRC), na Covilhã, aconteceu porque desconheciam o pré-aviso da manifestação do dia seguinte, que terá chegado com atraso. Questionado pela oposição, Rui Pereira não explicou porque é que o relatório da Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI) sobre este episódio não faz qualquer referência a esta explicação, do prazo de envio do pré-aviso, que ontem apontou como o motivo para a actuação policial.

- - - - - - - - - - - - - - -
NOTICIA 11

“Arquivamento do inquérito é um golpe de teatro”
União dos Sindicatos pede a demissão da Governadora Civil

A União dos Sindicatos de Castelo Branco (USCB) considera “vergonhoso” que a Governadora Civil, naquilo que apelidam de um “acto de safa culpas”, venha dizer que se trata de “um procedimento normal” a visita dos agentes da Polícia à sede do Sindicato dos Professores da Região Centro na Covilhã e (SPRC) e acrescentam que Alzira Serrasqueiro, de uma “forma ridícula” veio afirmar que “os polícias iam à Câmara e pelo caminho passaram pelo sindicato”. Numa conferência de imprensa realizada no passado dia 12 de Outubro, na casa Sindical, em castelo branco, o coordenador da USCB pediu a demissão da Governadora Civil, considerando-a como uma das responsáveis pela actuação dos agentes da PSP no dia 9 de Outubro, na cidade da Covilhã, na sequência da visita do primeiro-ministro, José Sócrates.

In: “Kaminhos”
- - - - - - - - - - - - - - - -

NOTICIA 12

Processo da Nova Penteação chegou ao fim

Indemnizações já foram pagas aos ex-trabalhadores
Chegou ao fim o processo da Nova Penteação. Os 700 mil euros que ainda eram devidos a 300 ex-trabalhadores da empresa sedeada no Parque Industrial do Canhoso – agora Tessimax – já foram pagos. A aquisição da empresa por Paulo de Oliveira, em 2003, transitou finalmente em julgado, depois de quatro anos a arrastar-se pelos Tribunais devido aos inúmeros recursos apresentados pelo empresário Rui Cardoso, credor da Nova Penteação, a contestar o negócio, nomeadamente o perdão da dívida daquela fábrica de lanifícios à Segurança Social. Recursos que impediram o trânsito em julgado do trespasse.
O encerramento do processo foi adiantado por Luís Garra, presidente do Sindicato Têxtil da Beira Baixa (STBB) à Kaminhos, confirmando que os últimos 25 por cento das indemnizações «foi pago em Setembro». É assim o ponto final num processo que «demorou muito tempo», aponta o sindicalista.

Continuação (...)

Carreguem no Link, para aceder ao resto da Noticia.

In: “Kaminhos”

- - - - - - - - - - - - - - - - - -

NOTICIA 13

QREN: Candidaturas a partir de 15 de Novembro

QREN representa uma «nova visão política do Governo»
O primeiro-ministro, José Sócrates, garantiu ontem que a partir de meados de Novembro será possível apresentar candidaturas no âmbito do novo quadro comunitário QREN.

«A partir de 15 de Novembro, depois de terminados os regulamentos, podem começar a ser apresentadas candidaturas», afirmou José Sócrates na cerimónia de assinatura dos programas operacionais que vão permitir a Portugal receber mais de 20 mil milhões de euros até 2013.

Continuação (...)

Carreguem no Link, para aceder ao resto da Noticia.

In: “Kaminhos”

- -- - - - - - - - - - - - - - - - - -

NOTICIA 14

Covilhã comemora 137 anos

Artur de Almeida Campos, fundador do Café Montalto, será homenageado a título póstumo

A Covilhã completa, este sábado, 137 anos de elevação a cidade, mas as actividades inseridas no programa das comemorações já começaram ontem e vão estender-se até ao próximo domingo.

Continuação (...)

Carreguem no Link, para aceder ao resto da Noticia.

In: “O Interior”

- - - - - - - - - - - - - - - - - - -

NOTICIA 15

Covilhã recebe central termoeléctrica de biomassa florestal

A Covilhã vai receber a terceira central termoeléctrica a utilizar a biomassa florestal como combustível. A estrutura já foi, inclusivamente, adjudicada à construtora Somague, que lidera um consórcio que inclui, também, a Fomentinvest, a Sobien e o BES.

In: “O Interior”

Comentários

Anónimo disse…
A apresentação de notícias não pode facciosa nem tendenciosa. Se é apresentada informação da Junta deve ter-se o cuidado de apresentar igualmente os pontos de vista da oposição.Se não fizerem isso o Blog passa a ser uma sucursal do "Povo Livre", o que me parece não estar no espírito dos responsáveis.
Anónimo disse…
Oposição? o que é isso?
Anónimo disse…
deixem-se dessas merdices.....
ó danitri não te d~es a esse trabalho
quem quiser que compre noticias...
não dá... nesta santa tewrrinnha não dá mesmo.
dar perolas a porcos... é o que é
Anónimo disse…
MAS QUE O BLOG FICA MUITO MASSUDO AI ISSO FICA...
É MUITA INFORMAÇÃO
AXOQUE OS LINQUES DEVIRIAM SERCURTOS E DE FASSIL LEITURA
danitri.® disse…
Anónimo, das 10:08 PM, Outubro 18, 2007, tem razão naquilo que diz, por acaso fica um bocado “massudo”, mas ontem não me apercebi disso, vou já fazer uma rectificação do Post.
danitri.® disse…
Agora, quanto ao Senhor (a) Anónimo das “10:23 AM, Outubro 18, 2007”, não percebo o que quer dizer com isso. Você quer que eu apresente os pontos de vista da oposição? Então e como é que eu sei quais é que são os pontos de vista da oposição? Eu não sei, a onde é que isso está, que eu vou lá buscar e coloco aqui. Se houver textos da oposição, eu também os coloco aqui, não tenho problemas.

É assim, o que eu aqui coloquei foram NOTICIAS do que se passa pela Freguesia do Ferro, e pelo Concelho da Covilhã, e não são informações da Junta de Freguesia. O que eu aqui apresentei, TUDO, está na Imprensa Regional, agora diga-me o (a) Senhor (a) a onde está uma NOTICIA que diga os pontos de vista da oposição.
Eu aqui não quero saber nada da lista que está na Junta de Freguesia, ou da oposição, eu aqui só mostrei uma NOTICIA que está a acontecer na nossa Freguesia.

Depois, se a oposição que fazer ver o seu ponto de vista, então força, porque aqui não o escreve, devidamente assinada, com um numero de identificação, para ter credibilidade, pode-o fazer, força.

È pá, quem me conhece, sabe que eu não gosto de Politica, dessas coisas, um puxa para um lado, o outro puxa para o outro, não gosto disso, só trás chatices, mas tenho que dizer isto; o (a) Senhor (a) Anónimo escreveu esse comentário porque não gostou de alguma coisa que leu em alguma Noticia, e eu até que adivinho o que foi, mas o que é que eu posso fazer? O que lancei foram Noticias, estão publicadas na Imprensa Regional, on-line, ou em papel, e eu só fui lá buscar, e coloquei aqui. Agora se alguém não gostou do que leu, então que comente, argumente, que foi para isso que aqui coloquei as Noticias, para todos as comentarmos. Mas façam-no de maneira que tenha credibilidade, porque escrever qualquer coisa, todos o podem fazer. Agora, não me venha cá com essa do “Povo livre”.
Anónimo disse…
peço desculpa por esta minha intromisçao.
pouco tenho aqui escrito, mas vendo este blog e já foi aqui dito no que respeita a massudo dod temas.
tudo está mutio bem lançado, mas tanto neste como nos da fotos de qualquer asunto, o blog tornasse muito grande.
perguntA: não seria possivel juntar as fotos num só e depois consultar?
faço esta pergunta-sujestão, mas não sei se for possivel..
é que destas coisas de computadores eu nã precebo nada1
desculpas ao que ainda vai mechendo com isto e apezar de tudo anda sempre a levar coisses de gente maledosa
1 abraço
Anónimo disse…
~Experimente o Template do Blog http://shantipilgrim.blogspot.com. O recurso ao Read More... simplifica a apresentação. O Blog que referi, embora em língua inglesa, é de uma comunidade cristã instalada na Beira Interior. Quanto às fotografias em http://www.picasa.com, gratuitamente, é possível criar um arquivador de fotos até 1 Gbts.
Anónimo disse…
Componentes do Kit

Terça-feira, 29 de Maio de 2007
Juntas de Freguesia vão ter kit contra fogos

Mil Juntas de Freguesia portuguesas vão receber, antes do Verão, kits de primeira intervenção para combate a incêndios. A operação custa oito milhões de euros e o kit inclui machados, picaretas, pequenos tanques de água e fardamento. O concurso para a respectiva aquisição vai ser lançado, em conjunto, pelos ministérios da Agricultura e da Administração Interna. "Cada kit custará à volta de oito mil euros", disse ontem Jaime Silva, Ministro da Agricultura, na Figueira da Foz. "Queremos dotar as Juntas de Freguesia com estes equipamentos pois normalmente são as populações locais a acudir em primeiro lugar, muitas vezes sem o equipamento necessário", acrescentou o Governante.

Colocado por Câmara M. de Gondomar às 10:32 in: http://cortafogo.blogspot.com/2007/05/juntas-de-freguesia-vo-ter-kit-contra.html

Posição crítica

O perigoso kit

A grande maioria das vítimas de fogos florestais, ao contrário do que se julga, são populares e não propriamente os bombeiros. Essa situação advém da imprudência e desconhecimento do cidadão comum em relação ao fogo. Por isso mesmo, tenho defendido que, embora as populações sejam fundamentais no alerta (até porque, infelizmente, os sistemas de vigilância oficial deixam muito a desejar, é preferível retirá-las do chamado «teatro das operações». Quanto muito poder-se-á usá-las, mas fora do perímetro mais próximo da frente de fogo. Aproximar ou manter populares junto da frente de fogo tem efeitos pouco relevantes, com a agravante de constituir um risco elevado para a sua segurança.

Por isso mesmo, a promessa do Governo (vd. aqui) em dotar mil juntas de freguesia com kits de primeira intervenção aos fogos - cada um custando oito mil euros cada, pelo que o «investimento» se elevará aos 8 milhões de euros - constitui uma medida perigosa, sem efeitos práticos (diria mesmo folclórica) e esbanjadora de recursos financeiros. primeiro, porque incentiva os populares a irem para a frente de fogo, sem qualquer preparação e com a perigosa «confiança» de terem os kits. Depois, terá efeitos irrelevantes porque não existindo disponibilidade de pessoal na esmagadora maioria das juntas de freguesia, não sei como se fará a logística da coisa. Será que os primeiros voluntariosos a chegarem à junta de freguesia levam o kit para o fogo? Por fim, gastar oito milhões de euros nesta coisa - que me parece mais negócio de venda de kits - é um desperdício, pois com esse dinheiro poder-se-ia equipar e formar mais equipas de sapadores florestais. Esses sim, úteis.

Etiquetas: bombeiros, floresta, Governo, incêndios

publicada por Pedro Almeida Vieira às Segunda-feira, Maio 28, 2007 in: http://estragodanacao.blogspot.com/2007/05/o-perigoso-kit.html
Anónimo disse…
O Kit pelo que li é para ser usado pela junta de freguesia que tem que ter pessoas com formação especifica ministrada pelos gabinetes florestais e pelos bombeiros.
Agora digo também: estavamos desgraçados se nos incêndios, ou melhor nos inicios de incêndios não estivesse lá a população e esperássemos pelos bombeiros... estavamos todos... ardidos
Anónimo disse…
Em http://snig.igeo.pt/menu/Frameset_servicos.htm, seleccionando o Concelho da Covilhã e os lugares de Freixo, Lameiras, Madeira, Monte Serrano, Penedia, Rasas, Ribeiro do Moinho, Semaria, Sítio do Marujo, Sítio da Póvoa, Sítio do Ribeiro de Linhares e Souto Alto, cada um de sua vez, podem identificar e calcular a área florestal de cada lugar. Há alguma semelhança entre área florestal e área com susceptibilidade de arder?
danitri.® disse…
NOTICIA 16

Brigada de Trânsito de Castelo Branco reforça patrulhamento
Para reduzir a sinistralidade nas estradas secundárias do distrito

Graças a reforços que chegam na próxima semana, a BT passa a contar com 80 efectivos no distrito. Estão a ser constituídas equipas para reforçar o patrulhamento por toda a região

In: “Diário XXI”
Anónimo disse…
acho que devíamos dar um pouco mais de atenção ao post RADIAÇÔES.....
coms as noticias sobre o assunto Postes de Alta Tensão, que têm vindo a lume na comunicação social de localidades do concelho de Sintra, há que reflectir....
Anónimo disse…
Gostava de perceber o que é que este "choriço" do anónimo das 12:12 do dia 21, tem contra a atribuíçãO do kit à nossa freguesia. gostava mesmo. explica lá isso ó animal...
Anónimo disse…
Para o autor da P(B)ostagem anterior. Picou-te a mosca ou cheirou-te a palha? Cuidado, quando escoiceares na fiques na posição da cavalgadura da estátua de Machado de Castro, exposta no Terreiro do Paço.
danitri.® disse…
Cuidado com os comentários que fazem.

Mensagens populares deste blogue

A Gastronomia na Vila do Ferro

Fim…