Habitações da Vila do Ferro

Depois de ter lançado aqui neste Blog algumas das Ruas da Vila do Ferro, lanço agora algumas das Habitações que por aqui pela nossa Vila existem.


(cliquem nas imagens para aumentar)

Começo pala Estrada Municipal, onde estão situadas as Escolas Primárias da Vila do Ferro.

Escola Primária nº2:

Escola primária nº1:
Edifício onde está situado a Farmácia:

A seguir mostro então algumas das Habitações da Vila do Ferro, indicando as Ruas onde se encontram.
.

Rua Dr. Oliveira com Rua Dr. Carlos Coelho:

Rua Dr. Carlos Coelho com Rua Dr. Oliveira (junto á Igreja):

Rua Dr. Carlos Coelho:



Rua da Igreja com Rua Dr. Carlos Coelho:


Aqui a imagem mostra uma porta da loja. Antigamente as portas das lojas eram assim mais largas a meio, que era para entrarem com as pipas.

Rua do Cortinhal:
Rua da Cancela:

Rua da Igreja:
Rua dos Soutos:
Como em outras Vilas, e algumas Cidades e Aldeias, a Vila do Ferro também tem Edifícios degradados, devido aos seus proprietários deixarem chegar as suas Habitações ao estado de decadência profundo. Deixo aqui dois exemplos.
.
Travessa do Espirito Santo:

Rua dos Soutos:
A seguir mostro uma das principais razões do lançamento deste Post. È um Edifício que sempre saltou á vista dos mais atentos, mas que agora que foi recuperado, ficou magnificamente bem. Não sei classificar este Edifício, muito menos o que foi ele no Passado, só sei que está numa Rua que se chama Rua da Estalagem, e por isso penso que no Passado este Edifício era uma Estalagem. Será que sim? Fica aqui a pergunta, e os Ferrenses mais vividos que contem, que digam, o que este Edifício era na altura.





Fica aqui mais um Post da nossa Vila do Ferro, desta vez, com as Habitações da nossa Freguesia. Comentem, contem Histórias, digam o que alguns destes Edifícios representam.

Comentários

danitri.® disse…
Sei que o Post assim fica muito “cheio”, e que é preciso dar muito clique no rato, mas ainda não arranjei outra solução para colocar assim tantas Fotos, e ao mesmo tempo comentá-las, por isso por enquanto vai ter que ser assim.
Anónimo disse…
Em www.picasa.com pode criar grupos de fotografias e relativamente a cada fotografia é possível colocar legenda e comentários.
Anónimo disse…
deixo aqui, uma chamada de atenção, a quem colocou o post.
Deve ter mais rigor e conhecimento, no que coloca a comentar!... Então a casa do Eng. Folgado já foi uma estalagem?... Só se for quando ele esta ausente!
Acho... Que se o blog é pra ser levado mais a sério (mesmo a comunidade blogger sabendo,os contribuidores têm outra vida para além desta), deve quem o dirige, ter mais atenção, com o que coloca a comentar.
Esta dava direito, a uma composição para casa escrita, dez vezes!
"ganda calinada ò danitri"
Anónimo disse…
Ó anónimo. O Daniel só questionou e abriu este post para discussão do tema em questão. Em vez de vires para aqui, com castigos escolares, contribui com a tua sabedoria: neste caso da estalagem ou contradizes com dados, ou acrescentas informação ou ..........calas-te!!
danitri.® disse…
Começo a ficar farto, e cansado, com estes Anónimos, a sério. Não entendo o porque destes tipos de comentários que fazem para mim.

Ora bem, Senhor Anónimo “12:12 PM, Outubro 29, 2007” eu vou transcrever aquilo que eu escrevi, que é para o Senhor ler bem com atenção: “ (...) Não sei classificar este Edifício, muito menos o que foi ele no Passado, só sei que está numa Rua que se chama Rua da Estalagem, e por isso PENSO que no Passado este Edifício era uma Estalagem. SERÁ QUE SIM? Fica aqui a PERGUNTA, e os Ferrenses mais vividos que contem (...) “ Foi isto que eu escrevi, por isso eu pergunto, a onde é que o Senhor Anónimo leu que eu afirmei que aquele Edifício foi uma Estalagem. Eu disse que pensava que aquele Edifício antigamente era uma Estalagem, pelo nome da Rua, mas que não sabia ao certo, e por isso perguntei “Será que sim?”. Eu digo, “fica aqui a pergunta, e os Ferrenses mais vividos que contem”, se foi ou não foi uma estalagem, e o que é que um Ferrense fez, dá-me uma chamada de atenção: "ganda calinada ò danitri". Por favor, isto já não é por aquilo que está mal, o não, isto já é contra mim, e as Pessoas que escrevem estes comentários, são aquelas que vão ao Blog da Casa do Povo escrever para me ofender. Custa um bocado ler estas cenas, e não ligar, mas é o que tenho que fazer, que eu não ando aqui para aturar isto.

O que vale é que ainda há Pessoas que sabem dar valor ao trabalho que aqui se faz. E o ultimo Anónimo falou bem, obrigado.
Eu lancei este Post, para os Ferrenses comentarem, e contarem as Histórias que existem dos Edifícios que as imagens mostram. Depois, eu podia bem informar-me o que era de verdade aquele Edifício, não custava muito, eu dou-me bem com toda a gente, (há pessoas que parece é que não se dão bem comigo), e bastava-me chegar ao pé de uma Pessoa e perguntar o que era aquele Edificio no Passado, mas não quis, porque queria que isso aqui fosse dito por vocês, mas não, em vez de dizerem o que aquele Edifico foi, souberam foi criticar-me, pior, foi um comentário “deita abaixo”. Mas eu só digo isto, se o Blog não fosse para levar a sério, não andava eu com tanto trabalho, e se o Senhor Anónimo não gostou, com certeza que alguém deve ter gostado das Fotos. Passe bem.

Quanto ao site da net, para criar as Fotos, depois com mais vagar hei-de ver isso. Obrigado pela dica.
Anónimo disse…
bora lá ver!
deixemos estas tricas e conversas de mulheres de soalheiro e debatamos asuntos que interessesm à nossa vila:
- há alguma novidade àcerca das linhas de alta tensão? (pelo que temos visto na com. social, muitos protestos por aí se vêm... até greves de fome já por aí andam)
- arranjo das nossaa crateras nas ruas do Ferro. A coisa avança ou não?
- A famigerada estrada P.Pedrinha- Peraboa (já nem falo na ciclovia) avança ou não?
Tantas questões que temos por cá, para mais que não seja serem de vez em quando lembradas e não caírem no esquecimento, e andamos pra qui a degladiar-mo-nos com assuntos sem interesse e que só servem para chatear o unico que vai fazendo alguma coisa pelo blog.
Haja tento na lingua e na ponta dos... dedos!
Anónimo disse…
temosa por aqui casas bonitas, outras em completa degradação.
a junta deveria meter mão a isto.
já agora quando é que junta nos dá algumas novidades no que toca a arrnjo destas ruas completamente estragadas (vem aí o inverno, carago) e a já muito badalada estrada municipal.
acho que de vez em quando deveria informar os ferrenses de qual o ponto da situação...

Mensagens populares deste blogue

A Gastronomia na Vila do Ferro

Fim…