Cogumelos (ou tortulhos, como em algumas zonas lhe chamam).

Após as primeiras chuvas Outonais, vêm também os belos e comestíveis cogumelos, e aqui na nossa Serra do Ferro já se encontram, e bastantes. Os cogumelos são a frutificação de certos tipos de fungos, podem encontrar mais informação sobre os cogumelos AQUI, e AQUI.

Cogumelos a abrir.


Mas a apanha dos cogumelos não é para todos, é preciso saber, conhecer, porque existem muitos cogumelos venenosos, e certas pessoas são extremamente alérgicas a uns determinados cogumelos.

Cogumelos fechados

Quem sabe apanhar cogumelos, e tantos que eu já apanhei, pode-se fazer muitos pratos, e bons, que passo aqui a deixar algumas receitas.

Cogumelos assados
Depois de lavados, deixar secar um pouco, cobertos com rosmaninho, sobre uma superfície bem quente (grelha, chapa, etc..) em cima do fogo, colocar os Cogumelos. Adicionar sal e um pouco de piri-piri, para os amantes do género. E pronto, estão prontos para comer.

Cogumelos com ovos mexidos
Refoguem em azeite o alho, cebola, e podem por um pouco de carne de porco em pedaços muito pequenos. Juntem os cogumelos e temperem com sal. Deixem apurar bem, e adicionem os ovos mexendo bem.

Arroz de cogumelos
Façam um refogado num tacho de barro com azeite e alhos esmagados. Adicionem a cebola picada e deixe cozer suavemente até a cebola estar macia. Podem juntar um pouco de chouriço de carne cortado em cubos muito pequenos. Deixem alourar tudo. Juntem o arroz e os cogumelos e mexa para o arroz absorver a gordura. Regue com a água a ferver e adicionem um pouco de ervas aromáticas, pimenta e sal. Introduzam o tacho no forno bem quente e deixem cozer durante 15 minutos.
Sem ser assim no forno, também dá para fazer um normal arroz de cogumelos, com um simples refugado.

Esparguete com Cogumelos
Coze-se o espaguete em água temperada com sal de acordo com as instruções da embalagem. Escorre-se e deita-se num tacho.Corta-se o bacon em quadradinhos e aloura-se em margarina.Lavam-se os cogumelos e cortam-se em fatias. Juntam-se ao bacon e deixa-se saltear durante alguns minutos.Junta-se à massa e mistura-se bem.À parte, misturam-se as natas com a salsa picada e o queijo ralado. Adiciona-se este preparado à massa e mexe-se com dois garfos.

Cogumelos abertos.



Mas não é só cogumelos que se encontram pela nossa Serra, os miscaros também se encontram, e mais que os cogumelos. São mais procurados pela população em geral, mas também por pessoas que os apanham para fazerem negócio, e bons negócios. As receitas que se fazem com os miscaros, são equiparadas com as que se fazem com os cogumelos. Depois, por exemplo, dá também para se fazerem pratos com ambos.
A apanha dos miscaros é que é mais difícil, pois estes encontram-se enterrados, ou parcialmente enterrados, só um olho experiente é que os consegue encontrar.
Miscaros.


Alem dos cogumelos, e miscaros, também se encontram as raivacas, e as cepas. Tanto um, como o outro, são outras espécies derivadas de fungosAs raivacas encontram tanto como os miscaros, mas as cepas, que se encontram nos troncos, rente ao chão, dos castanheiros, dos carvalhos, etc.., já não se encontram tanto, mas quem os encontra delícia-se com eles. Os pratos preparam-se igual aos miscaros, e aos cogumelos, mas antes, e faltava-me aqui este pormenor, deve-se lavar abundantemente com água, e no caso das cepas, convém estarem de molho durante 5 ou 6 horas, e ir mudando a água, para sair toda a sujidade, e o liquido próprio que as cepas têm.
Raivacas.


Deixo aqui esta oportunidade para que, quem quiser, possa deixar mais receitas, e histórias da apanha, destes cogumelos e miscaros.

Num próximo Post falarei de um outro produto que é dominante na nossa Freguesia, na nossa Serra do Ferro, que é a castanha, e como se está a aproximar o Dia de Todos os Santos, irei falar um pouco deste produto, que como a cereja, tem alguma importância na nossa Terra. Aguardem.

Comentários

Anónimo disse…
E trufas? Há referências à identificação e aproveitamento gastronómico de trufas? As trufas são ainda mais difíceis de encontrar que os míscaros. Estão a mais de 20 cm de profundidade e só com o auxílio de cães ou de porcos é possível localizá-las. Há trufas de várias variedades, sendo as mais apreciadas as pretas. O preço de mercado das trufas pretas chega a ultrapassar os 3 000 €. Estão associadas a castanheiros, carvalhos e outras espécies não existentes no Ferro, tais como aveleira, azinheira e sobreiro. Só em restaurantes de grande qualidade é possível encontrar trufas, importadas de Itália e França e mais recentemente da China.
Anónimo disse…
danitri, há que "puxar de novo o post TOPE.
pode ser que se façam mais uns comentários por lá
claro que isto é uma sugestão/opinião. tu lá saberás se vale ou não a pena
arriverdichi
Anónimo disse…
Basta fazer uma pesquisa, no Blog (canto superior esquerdo), para TOPE e de imediato se chega ao Post.
danitri.® disse…
O "Post" TOPE para mim vale a pena vir outra vez "arriba", mas para isso preciso de mais material, que é para não andar-se sempre a falar no mesmo. Sei de uma Pessoa que me vai disponibilizar mais material sobre a TOPE, depois eu lanço aqui mais um “Post, porque acho que esse assunto ainda dá muito que falar, e eu não vou deixá-lo morrer.
Depois podem fazer como o ultimo Anónimo diz, ou então ir ao arquivo, está no lado direito do Blog, clicar em Agosto, ai encontraram o ultimo “Post” da TOPE.
Anónimo disse…
ha pois do lado direito..... no esquersdo nãose vê por lá nada, mas sempre será bom ele estar activo, pois axim não cae no esquecimento
brigadão!
Anónimo disse…
Ó DANITRI OLHA QUE NÃO É ESPAGUETE MAS SIM ESPARGUETE!!!!!
danitri.® disse…
Erro rectificado.
Anónimo disse…
Nesta coisa dos cogumelos, míscaros, raivacas, tortulhos e outros, há que ter MUITO CUIDADO!
Basta comer algum exemplar venenoso, e.... nada a fazer.
Segundo consta, a morte por intoxicação destes produtos é horrivel!
Tambem sei que por cá, na nossa terra, não me lembro de tal desgraça, uma vez, que os exemplares apanhados nos pinhais da nossa serra, as pessoas só apanham maioritáriamente os míscaros e ravacas, e esses, não deixam muitas dúvidas, mas, mesmo assim, há que ter muito cuidado.
Agora, os nossos emigrantes, introduziram nestes hábitos, algumas espécies, que há alguns anos atrás nem olhavamos para eles...
Estou a falar de tortulhos, "cepas" como lhes chamamos, e outros, que se habituraram por terras francesas a apanhar e consumir.
E se são bons!!!
Mas eu não me atreveria a apanhar e consumir essas espécies, pois, basta um pequeno engano e ...
Quem não gosta de uma boa arrozada de miscaros (daquele amarelo acaracterístico)?
Tambe,m, de há alguns anos a esta parte, tem sido para muita gente, uma boa fonte de rendimento, na venda desses produtos para Espanha, que dizem, é para produzir não sei o quê.
Da parte que me toca, só consumo mesmo aqueles miscaros deliciosos, apanhados por pessoas que eu sei que conhecem muito bem a espécie, mas há que ter muita atenção

Mensagens populares deste blogue

A Gastronomia na Vila do Ferro

Fim…