Serra do Ferro.

Lanço aqui este “Post” com Fotos da Serra do Ferro. Uma Serra que do ponto mais alto, Meal Redondo, dá para ver muita coisa em redor.

(cliquem nas imagens para ampliar)



A Vila do Ferro:


A Freguesia nossa vizinha, Peraboa:


A Capital de Concelho, Covilhã:


A Vila do Tortozendo:
A Freguesia que se encontra na encosta da Serra do Ferro, do lado contrário da Vila do Ferro, Peroviseu:
A Serra, lado do Souto Alto:
A Serra, lado de Peraboa, e Capinha:
Uma antiga Pedreira:
Antiga pedra com uma transcrição. Será que sempre esteve ali, ou foi retirada de um outro lugar, e depois colocada ali?
A mancha negra da nossa Serra, o lixo. Pergunto-me o que se passa na cabeça das Pessoas para cometerem um acto deste género? Neste caso lançaram sacos de cimento para o meio de um pinhal.
Aqui, parte da mobília da Casa:
Aqui lixo doméstico. Com isto, eu penso, como é que é possivel que hoje em dia ainda haja pessoas que cometam ataques deste género contra a natureza. Só podem ser Pessoas completamente insensíveis.
Esta Foto mostra um dos principais problemas dos incêndios, que é os restos que ficam do corte de madeira, por parte dos lenhadores. Será que os lenhadores podem fazer este tipo de trabalho em pleno Verão, em plena Época de risco de incêndio? Depois cortam as arvores, e deixam ficar o que não interessa. Isto é o principal combustível para o fogo.
Como dá para ver, a Serra do Ferro ainda está bem conservada, tanto em Flora, como em Fauna, ainda existem muitas espécies, mas com os ataques que ela sofre cada vez mais, qualquer dia pode desaparecer tudo. Por isso temos que olhar cada vez mais por ela, tratando-a bem, e não deixar que ninguém lha faça mal.




Nesta ultima Foto dá para ver que, se calhar, a Serra não está a ter a manutenção que deveria ter. Neste caminho o mato que está de lado, quase que toca um no outro, em caso de incêndio o caminho não travará em nada a propagação do mesmo. Alem disso, dificultará com certeza a passagem dos Bombeiros.

O Verão já acabou, normalmente este Ano a Serra estará livre de perigo de Incêndio, mas não do resto, não do lixo que inconscientemente deitam para a Floresta. Por isso fica aqui esta mensagem, estas Fotos, que mostram o quanto a nossa Serra é bonita, e que mostram o quanto lhe fazem mal. Por isso, espero que esta mensagem alerte TODOS, e espero que TODOS saibam a natureza, a floresta, que AINDA a Serra do Ferro tem.TODOS temos que fazer alguma coisa para combater as atrocidades que fazem contra a natureza, com esta mensagem, espero que TODOS cuidem da Floresta, porque ela, não é de um ou dois, mas sim de TODOS.

Comentários

Anónimo disse…
Só pelas fotografias não é possível tirar conclusões sobre a conservação da fauna e flora. Mas, coloco algumas perguntas: Quantos castanheiros viram? E carvalhos vislumbraram algum? De que variedade? E azevinho (azevo-campo de azevinho), há ainda resquícios? A degradação da fauna e da flora tem sido assustadora, ao contrário do que se pode aduzir do conteúdo do Post e deveremos lançar um alerta.
Anónimo disse…
Este post é uma bela homenagem à nossa serra e torna-se urgente defendê-la.Essa questão do lixo é de facto um atentado.

Porque não optam as pessoas, que praticam o "andaço", por um passeio através desta bela serra?

Quanto à pedra com o nome de Joaquim Silva, disseram-me que está colocada no sitio onde este senhor caíu do cavalo e faleceu.
Contaram-me....

É possível que ainda haja pessoas que se recordem deste facto passado.
danitri.® disse…
Comentário que era para ser pequeno, mas que com o alongar da escrita, fui escrevendo coisas que já há muito queria escrever. Começo por aquilo que me levou a escrever a mensagem:

Pois, tem razão Anónimo “8:24 PM, Setembro 24, 2007” as Fotos não são esclarecedoras a nível de Fauna e Flora que existem na nossa Serra, mas posso lhe dizer que a Serra do Ferro ainda tem níveis de Flora e Fauna bastante razoáveis, por exemplo, posso lhe dizer na Serra do Ferro existe uma Águia, um predador que é raro ver-se por estas paragens. No principio de Setembro avistei três na nossa Serra, ao cimo do Depósito de Água (para quem conhece a zona), pareceu-me, posso dizer, que era a Mãe e as duas crias. Agora só cá tenho visto uma, sobrevoa a nossa Serra muita vez, pelos vistos as crias já foram para outro território. Estou a falar nisto de cor, não sou especialista, mas que existe uma Águia na nossa serra, isso existe, e em conjunto com Raposas, Javalis, e outros mais, posso dizer que ainda existe muita Fauna na nossa Serra. Digo isto só para dar um exemplo que a nossa Serra ainda se encontra, razoavelmente, bem conservada. Quanto a Flora, existem muitos Castanheiros, Carvalhos, Pinhos, e etc.. e etc.., agora não me pergunte quantos são, nem de que espécie são os Carvalhos, ou os Pinhos, porque para mim, um Carvalho, é um Carvalho.

Mas isto só para dizer que a Serra de Santo António ainda se encontra mais ou menos bem conservada, mas é só do lado do Ferro, porque infelizmente do lado da Peroviseu/Capinha já não é bem assim, devido a um grande Incêndio há uns tempos atrás. Mas eu digo mais ou menos bem conservada, e ai o Sr. Anónimo também tem uma certa razão, porque a degradação, principalmente de Flora, da nossa Serra, tem se degradado ao longo dos Anos, por um lado os proprietários vendem a lenha aos Lenhadores, depois os lenhadores cortam-na, mas a seguir não é plantada nova Floresta, e se isto for feito muito mais vezes, qualquer dia não temos Floresta.

A razão de lançar este “Post” não foi descrever a Fauna e Flora da nossa Serra, um dia com calma e tempo até que se pode fazer. A razão de eu lançar este “Post” da Serra de Santo António, foi; primeiro mostrar Serra a quem não conhece, mostrar o que está em redor, etc... Depois, principalmente isso, alertar o que estão a fazer á nossa Serra, as atrocidades que certas Pessoas inconscientes cometem, como por exemplo os sacos de cimento, os lixo, e mais, como pneus (já vi há uns tempos atrás), latas de toda a espécie, e etc. Este “Post” serve para ALERTAR a TODOS, as maldades que a Serra tem vindo a sofrer, esta mensagem serve para abrir os olhos ás Pessoas, para que elas vejam que a Serra NÃO É NENHUM CAIXOTE DO LIXO.

Quanto á pedra com a inscrição, ela própria já foi vitima de degradação, porque a pedra pelos vistos não era só assim, a pedra que esta na foto servia de base para um crucifixo, que, ou caiu com o tempo, o que não acredito, ou então foi retirado por alguém com pouco respeito.
Quanto há História, eu desconhecia.

Mas em outras oportunidades, eu aqui colocarei mais Fotos da Serra de Santo António, principalmente da Freguesia do Ferro. Antes, hei-de aqui colocar neste Blog Fotos de um local que eu me tenho esquecido, o Monte Serrano, alem de outros locais da Vila do Ferro, como Alvares, Quinta de Madeira, e outros...

Digo isto para as Pessoas que dizem que este Blog só serve para criticar, ou como outros dizem que só serve para dizer mal, mas não, eu tento fazer deste Blog um local onde toda a gente que queira conhecer a nossa Vila, o possa fazer, sem sair de sua casa, isto faz com que essas Pessoas se sintam curiosas, e venham até á Vila, isto para primeiro ponto. Depois, neste blog tento colocar o que se vai passando por aqui pelo Ferro, Festas, acontecimentos, e outros, para que as Pessoas de cá mais distraídas saibam o que se vai passando, para as Pessoa de fora saberem o que se passa na sua Terra Natal, e para que tudo isto fique no Tempo, porque o Arquivo cá ficará por muitos Anos. Alem disso, faço deste blog um local para criticar, mas criticar construtivamente, não é para deitar abaixo, mas sim ajudar, tentar ajudar naquilo que a nossa Freguesia precisa, e naquilo a que a mim me parece mal, mas isto simplesmente como minhas opiniões, e nada mais.

Falo nisto, e espero que ninguém leve a mal, porque é como digo, as coisas que a mim me parecem mal, eu digo-as. Certas Pessoas, não sei quem são, e nem quero saber, digo isto, porque tenho que o dizer, mas não quero arranjar conflitos, certas Pessoas fazem deste Blog, um local para defender o Partido A, B, ou C, certas Pessoas fazem deste local um sitio para atacar indirectamente A, B, ou C, certas Pessoas vêm para aqui para criticar destrutivamente A, B, ou C, e quanto a mim, isso é muito mal feito. A maior parte dos comentários são em Anónimo, muitos deles são das mesmas Pessoas, e eu pergunto-me, isto para quê? Escrevem-se aqui comentários de Pessoas que de certeza que já são bem adultas, mas que lutam por um brinquedo, como se fossem crianças. Para mim, esses comentários são vêm estragar o Blog, e o mais importante, só vêm deixar um mau estar a este local, que é visitado por algumas Pessoas de fora, que entram aqui para saberem o que se passa pela Vila do Ferro, e que chegam e lêem esses comentários infelizes. Não falo de cor, sei o que digo, poucos são aqueles que comentam, mas muitos são aqueles que visitam este blog, e por certas conversas, me dizem que existem cá certos comentários, que eu não devia deixá-los passar.

Este blog é de comentários livres, já algumas Pessoas me aconselharam a colocá-lo com comentários moderados, como no Blog “PitbullFerro”, a mim não me parece bem, acho que ia a estragar o Blog, alem disso, ainda me criticavam por fazer como o Salazar. Eu não quero fazer isso, mas peço aos Bloguistas para serem mais... não sei, tentem não escrever as atrocidades que ás vezes eu aqui leio, façam um esforço, não por mim, mas por respeito a tanta e tanta gente que aqui vem, e não esta interessada nessas Histórias todas.

Isto é só um desabafo, de um Bloguer, e de um Ferrense, que tenta fazer deste Blog uma coisa, mas que outros, fazem dele outra. Espero que não seja mal interpretado, não me dirijo especificamente a ninguém, simplesmente dirijo-me a alguns dos Anónimos.

Saudações Ferrenses.
Anónimo disse…
Sou um dos anónimos referidos no Post anterior, que colocou o primeiro comentário. Considero que o Post é muito interessante e levanta algumas questões que merecem reflexão. Foi um prazer ver as fotografias e rever mentalmente as paisagens, isso não quer dizer que concorde com todo o seu conteúdo, nomeadamente com a referência à biodiversidade da fauna e da flora. Referi os castanheiros e os carvalhos por serem autóctones, bem como o azevinho e estarem na base de ecosistemas indispensáveis para a existência de determinadas espécies. O azevinho, muito em particular, é presentemente uma espécie ameaçada, sendo proibida a sua utilização, durante o Natal. Na minha infância a varredor da Ferro fazia as vassouras de azevinho. O gato bravo (lince), que ainda vi na infância desapareceu da serra do Ferro e do País, estando previsto o repovoamento a partir de d'Onana. Quanto à águia, tem a certeza que era águia? Não seria Milhafre? Sendo águia seria a Imperial Ibérica, Bonelli, ou outra? Não é indiferente ter essa informação, porque a presença de cada espécie dá-nos informações diferentes sobre a preservação do ambiente. Não pretendo criticar o seu Post, mas sim alertar para que para se ter opiniões sobre a fauna e a flora é preciso estudá-las e efectuar comparações com registos anteriores. Seria para mim gratificante se a sua afirmação "a fauna e a flora estão bem conservadas, na serra do Ferro", fosse verdadeira. Ir por essa via é descurar a vigilância relativamente à biodiversidade e atenuar a luta para que as espécies ameaçadas sejam protegidas. Foi este o meu objectivo e não outro. Elogio o seu Post, mas discordo da afirmação que faz quanto à boa conservação da fauna e flora na serra do Ferro. Acho excelente a denuncia relativamente à contaminação provocada pelo abandono de lixo. Tanto mais que nos últimos anos assistiu-se à melhoria significativa da recolha, separação e reciclagem de lixo. A denuncia que faz dos madeireiros, relativamente a não limparem as matas que cortam é meritória. Mas, para dar mais informação, poderemos apontar a produção de energia por biomassa como provável solução para este problema. Há já unidades industriais em laboração, na Beira Baixa, neste domínio. Temos duas unidades em Vila Velha de Rodão, em laboração e outra já licenciada para Penamacor. Quanto aos Pinheiros que refere, não fazem parte da mata autóctone mediterrânica, são originários da zona fria da Europa do Norte. Obrigado pelo seu trabalho.
Anónimo disse…
Sendo pelos vistos o anterior anónimo entendido em nomes da fauna e flora, que tal aproveitar os seu conhecimentos, e, baseado nos relatos do Danitri dar as devidas explicações?
Isso sim seria colaborar.
Muito já fez o Danitri ao fotografar, relatar sobre a nossa serra, agora, alguem (no caso o anónimo anterior) que mosre aqui os seus conhecimentos
Agradecido
Anónimo disse…
Amigo Danitri, já em tempos critiquei/apelidei de "sensura...." determinadas formas de gestão deste Blog, não entre por essa via porque no dia que o senhor fizer o que referio no seu comentário anterior, pode ter a certeza que mais dia menos dia este Blog morre.
A "pica" que dá este blog também passa por (quem será o filho da mãe que escreve tão bem, ou critica tão mal...).
São os comentários como o do Sr
anònimo das 8:44H de 25 setembro, que enriquecem este Blog, sineramente e-me de semenos importância saber de quem é o comentário, descomfio trata-se de um amigão, mas???.
Quanto ao poste em si é por demais oportuno na medida em que nos leva a reflectir acerca do que queremos para a nossa Serra.
Na minha opinião em postes posteriores deveriamos ser menos genérico e passar a falala de temas como: fauna, flora, lixo, regadio, linhas de alta tenção/impacto ambiental, etc, etc, em separado.
E já agora será mesmo Serra de Santo António???.
Um bom fim de semana para todos.
Anónimo disse…
Olha olha…

Serra de Santo António?... Sempre a conheci como Serra da Cabra.

Isto tá lindo. Deixo aqui um apelo ao Speedy: Então tá tudo! È pá por favor, põe lá mão nisto que já ninguém pode com tanta falta de humor. Ainda és o galo desta capoeira, ou não? Isto de “piriquitos” andarem a cacarejar como galos, não dá resultado. Olha que até o “Mazé” sente a falta.

Bem, é sempre bom ver que os temas vão aparecendo.
Como já antes tinha falado sobre a nossa serra – nos saudosos tempos em que isto era para saborear – deixo aqui dois comentários que escrevi num post de Novembro de 2005.

Ainda numa de ecopontos e ecologia… Fui este weekend com os bravos putos dos madeiros, apanhar os bem ditos troncos, que com certeza a todos nós, vão aquecer na noite de natal. Subi para o tractor e lá fomos (sob a bênção da Sta. Bebiana) sérios que nem loucos serra a cima. Há tanto tempo que não andava por lá…
Para meu espanto verifiquei que cada vez mais mata de pinhal, castanheiros e carvalhos são desbastados, aparentemente, sem qualquer tipo de planeamento – e quanto a esta constatação, há muito pano para mangas sobre o qual não me estico. Ficaria o texto demasiado comprido e o pessoal distrai-se, talvez seja de estar habituado as legendas dos filmes que são curtas!!!!!
A serra da Cabra da Gata ou do Ferro (para nós), é um património de todos nós que devemos preservar. È um bem natural, que nos enche a vista, o pulmão, a garganta com uma água maravilhosa e enriquece a nossa freguesia de uma significativa fauna que faz as delicias de muito predador, perdão, caçador!
Pois muito bem, parece-me que era hora de haver um estudo, que apresenta-se um plano estratégico de salvaguarda e manutenção da fauna e flora da nossa serra, e as inter-acções que as populações envolventes (Ferro, Peraboa, Capinha e Peroviseu) mantinham pelos seus caminhos e trilhos. Como ex: muita boa gente se deslocava a pé aos Vales da Peroviseu para a festa do S. Bartolomeu dando origem a muitas histórias maravilhosas (sobrenaturais) que ainda hoje se contam pela nossa terra. Quase de certeza que já ninguém faz isso… nem eu!
É preciso juízo sensibilidade e acima de tudo existir, coerência estratégica para não haver desvios e, existirem incongruências territoriais grotescas, frutos de ganâncias, estupidez, ou então, mais politicamente correcto, progresso. Como um mau exemplo do que se faz pela nossa serra é o caso de na zona de Peraboa, existirem “zunzuns” de incêndios só para as terras perderem o estatuto de zona natural, e passarem a zona agrícola. Depois vêm as cerejeiras e todo o tipo de arvores de fruto… è a vidinha!
E “prontos” foi o que ficou do fim-de-semana, deixo este problema à discussão – se quiserem – porque também se insere no meio mais saudável e limpo em que todos queremos viver.




Estava no outro dia a ver os “pugramas” do Prof. José Saraiva em que este conversava, sobre o património florestal do país e da ordem que o rege. “Aldeagava” que há sítios protegidos, tão protegidos que nem o mato se pode cortar. Não se pode cortar os matos, nem pessoas por lá podem andar ou então, viver.
Continuava o “sócio”, que esta protecção privava o Homem (que também pertence à Natureza) de contactar e relacionar com o meio mesmo, de uma forma sustentável e natural. O resultado era os “valentes” incêndios que nos entristecem.
O problema está que em muitos locais onde ocorrerem, tanto na prática como no papel, nenhum Homem lá pode por os “xispes” – e os bombeiros ainda não são máquinas!...
Lembrando-me da minha última ida à serra, verifiquei que por ela fora ainda vive (e ainda bem) muita gentinha que a vive, dela se sustenta (ou não) e, acima de tudo a guarda. Quase de certeza, que se assim não fosse já à muito tempo que tinha “ido”, ardido!
Não há PDM’S nem Planos de Pormenor que batam esta eficiência. Neste facto se deve por os olhos e reflectir. São estas formas de passado, que devem ser mantidas e de alguma forma existir, incentivos e as condições elementares para que famílias possam viver e proteger estes locais. A Lousã é um bom exemplo disso.
Portanto, people do blog e toda a comunidade ferrense usem, usufruam mas não abusem da nossa serra. O que ela precisa é de pessoas que a olhem, a sintam e que tomem atenção e respeito por este património que não deve desaparecer, em lenha e árvores de fruto.
danitri.® disse…
Mas por mão nisto, PORQUÊ? Porque é que o Administrador deste Blog tem que por mão nisto? Não percebi essa, ó Henrique. Não dá resultado, o quê? Explica-te melhor.
Está-te assim a fazer tanta confusão que um “piriquito” cacareje como um galo, porquê? Será que é porque tu querias ser o galo, e não o és?

Bem, se isso tudo é por causa de eu ter posto o nome da Serra do Ferro como Serra de Santo António, eu então explico. Eu coloquei o nome de Serra de Santo António, á nossa Serra, porque vi, e li, uma instituição credível dar esse nome á Serra. Tanto no Blog da Junta de Freguesia do Ferro, como em entrevistas que se viram nos 3 canais da Televisão Publica, o nome que deram á Serra do Ferro, era Serra de Santo António. Ora, se eu encontro o nome da Serra da Vila do Ferro, como Serra de Santo António, num organismo Publico, como é a Junta de Freguesia do Ferro, e se esse nome está errado, que culpa tenho eu?

Mas pronto, vamos remediar o erro. Por conversas que tive hoje com Pessoas mais cultas que eu, e de que outras Pessoas, vi a saber que a Serra do Ferro não tem nome oficial (nunca ouvi falar do nome de Serra da Cabra, já ouvi foi falar Serra da Gata), mas da nossa Serra não ter nome, acho isso incorrecto, acho que esta Serra deve ter um nome, se tem, não há nada que o diz qual é, se há documentos onde se lê qual o nome, então que se apresentem, porque nada nem ninguém diz qual é o nome oficial da nossa Serra. Mas pelo que hoje me contaram, em documentos antigos de Alcaria, e Peroviseu, a Serra chama-se simplesmente Serra do Ferro. Aliás, para contar a História toda, em documentos da Paróquia da Peroviseu, diz-se que a Serra se chama conforme a Freguesia onde se encontra, em documentos da paróquia de Alcaria, a Serra chama-se Serra do Ferro. Isto documentos de 1751, se não erro na data. Isto dito por uma Pessoa que sabe o que diz.

Mas agora essa do: “Spedy tens que meter mão nisto”, é que ainda agora estou para perceber. Mas eu se calhar também não tenho que perceber nada, mas só sei de uma coisa, eu quando vim para este blog, vim porque me cá aceitaram, depois quando para cá vim como contribuidor, já não se publicava um “Post” há quase um Mês, no Mês de Outubro, nem um houve. Antes de vir para este Blog havia entre 10 a 20 entradas no Blog, actualmente existem entre 40 a 50 entradas (média), e alem do mais, os Post´s que se publicaram, acho que até que não são desinteressantes, isto por aquilo que ouço.

Isto é assim, se o Admnistrador do Blog achar por bem “meter mão nisto”, então que o faça, se achar que “ninguém pode com tanta falta de humor”, então que me diga, e eu saio, porque se não o fizer, então as Pessoas que vêm para aqui atirar pedras, que vêm para aqui deixar apelos, que vêm para me degrenir, e rebaixar, que se calem. Eu nunca fiz mal a ninguém, não me meto com ninguém, ás vezes, se calhar, escrevo coisas que não devia, coisas, que se calhar incomodam alguém, mas agora isso não dá para aquilo. Eu não posso tolerar, não aceito, que venham para aqui rebaixar-me.

Pronto, já escrevi demasiado, mas o que é, é.
Anónimo disse…
deixó falar que o gajo estava com o intstino xeio e como se sabe qando é axim, as ideias, san comme saão
Anónimo disse…
Caro Danitri
Em primeiro lugar, permite-me que te felicite pela tua forma de ser: um cidadão empenhado nas causas públicas e voluntárias, que luta diáriamente contra o marasmo e o individualismo em que as nossas sociedades actualmente vegetam.
Em segundo e último lugar, quero pedir-te o favor de não dares a minima importância aos escritos negros e carregados de bilis desse tipo mal formado e mal educado que assina os seus comentários sob o nome de henrique. Pensava eu que esse mesquinho individuo, já se tinha apercebido que NÃO É BEM VINDO a este blog da nossa Vila. Julgava-o minimamente inteligente para que já tivesse percebido isso, mas não! Tal é a sua maldicência, a sua sede de vingança (contra o mundo? contra sí próprio?) que me basta começar a abrir o blog que pelo cheiro nauseabundo e fétido que exalam os seus comentários, dá para perceber que andou por aqui a tentar escarafunchar!
Henrique: vai mazé cag** !!!
Anónimo disse…
Bem… Haja paciência!...

Depois daquilo que aqui está redigido, em relação á minha pessoa, era inevitável (e há gente que está danada para ver!), ter o justo direito a uma resposta – crendo eu nas liberdades individuais que o 25 de Abril, possivelmente não trouxe efectivamente ao Ferro. (Recordo ainda, o tempo em que andava na escola e se dizia: Bom dia minha senhora. Com licença minha senhora. Sendo esta senhora, ao lado do padre e da policia eram as mais nobres condições deste burgo!)
Começando. Fico surpreso que esse individuo que tem a alcunha de Danitri venha responder, a um apelo não dirigido a ele, de uma forma bastante desnorteada e exagerada intrometendo-se em coisas que pelo óbvio (é um apelo feito a outra pessoa e não á dele), não é conduzido a ele!
No entanto, perdendo eu algumas peles dos dedos, com a falta de entendimento deste sujeito com algumas das minhas expressões (por exemplo: «tens que por mão nisto» «não dá resultado»), eu passo a explicar – um assunto que não lhe é dirigido, mas que pela sua descortesia, intromissão e falta de elevação (que pelos visto, nem com as leituras dos comentários com um dicionário ao lado, se requinta!), eu passo a esclarecer com factos – escritos está claro.
Basta ir aos primeiros post’s colocados no blog para se perceber, que antes o humor e a boa disposição provincianamente ferrense (a qual eu tenho orgulho em ter) era o principal apanágio deste espaço e de quem comentava nele. Este era um local, que como está redigido num post de Out/05, “Onde está o Mazé”, colocado pelo Helder, (…) um blog criado com o intuito de mostrar a criatividade de alguns cartazes utilizados nas campanhas (…) mas também, para quem nele participava, rir e deleitar-se sobre todos aqueles preciosismos campesinos e brilhantismos simplórios em que o Ferro era/é, extremamente fértil.
Mesmo com pouco movimento, a gente ria-se que nem uns descosidos cá por estas bandas e, tinha-se como dado certo, não responder a anónimos e falarmos abertamente uns com os outros," acertar-mos e acertarem-nos" o passo quando for preciso, sem se ficar com aquela raiva que tantas divisões fazem entre as pessoas. Era portanto esta salutar e boa disposição que andava por cá – até porque quem conhecia o blog, era um grupo de pessoas amigas ou próximas do Hélder, a quem ele tinha falado deste.
Entretanto pelo sucesso do dito, veio mais gente a comentar no blog entre os quais, um comentador com o nome de Danitri. Este comentador que mais tarde se tornou um contribuidor do blog segundo o post de anedotas de Fev 07, aparece com este nome por não querer protagonismo pois assim, pouca gente o conhece, no entanto, basta ir ler os primeiros comentários desta alcunha (diga-se pessoais pois faz elogios e outras considerações sobre as enfermidades deste blog), para se ver a repetição dos mesmo por alguns post’s e assinados com o nome, de Daniel Trindade!
Para quem diz que não pretende protagonismo (anedotas Fev 07), de início foi pouca a modéstia. Mas mais…
Não sei porque não encontrei o comentário (talvez tenha tido a mesma mão do sumiço que os meus comentários tiveram, no primeiro post do blog Pitbull) mas lembro-me, e muito bem, de este indivíduo num comentário estar – digamos que a “rogar” – as suas matérias a serem colocadas aqui neste espaço a um dos contribuidores já existentes – e depois eu é que tenho ditas “confusões”… Nunca tal aqui se viu!
(Meu caro individuo, com todo o respeito que merece ter, não sei porque as aves, galo e piriquito, o perturbam tanto! Presunção a sua, ao pensar que o relacionamento destas aves estava ligado consigo, se reparar em muitos dos meus comentários, este tipo de bicharada - e outras por exemplo as “animalias” – andam presentes nas minhas redacções. E mais, nunca eu em nenhum dos meus escritos, falei de forma pessoal e directa de alguém (sempre de instituições ou das pessoas que as representam), de um jeito declarado e despropositadamente incoerente, deselegante e intrometido ao contrário do que por vezes sucede á sua pessoa, que depois, é levada a redimir-se. Para elucidar quem precisa convido a título de exemplo a visitarem, um post do blog Pitbull de 13 de Junho de 2007).
A tudo isto, ainda se junta o facto, de ter sido um acto deste indivíduo, o facto de se começar a responder a torto e direito a quem era/é anónimo. Se antes isto desandava, começou a desandar mais – como de molde desta situação (de rancores e de más criações rectas e cruas), apenas este blog escapa a comentários moderados, todos os outras em que participa este indivíduo há a moderação de comentários… vá-se lá saber porquê?
Quanto a crer rebaixa-lo digo: Presunção e água benta cada um, toma a que quer. Antes de aparecer neste blog, eu já cá andava e, se antes nunca fiz tais coisas, não é agora que irei fazer. Se eu nem estava a falar consigo como poderia como fala, estar a denegrir e a deitar a baixo. (Ainda nessa do tempo, com certeza que esses que me querem fora do blog, não estão cá há tanto tempo como eu. Acho eu!)
Já estou como diz o outro: Quem fala no barco é porque quer embarcar. Esperemos é que não seja a Barca do inferno!
Agora quanto a tudo o resto. Eu aqui por este blog, acho que já passei de tudo o que se pode passar. Já me quiseram fazer estátuas (Ei! Tudo isto é em sentido figurado para não dizerem que sou ainda pior!), deitar-me em estrebarias… (Eh! Eh!) Puseram em causa a minha educação (e consequentemente a da casa dos meus pais), sou um pseudo-intelectual, até ameaças já recebi.
Também não sou nenhum santo, e não me faz espécie nenhuma, o contador que está no fundo do blog, onde se consegue ver os IP’S – por vezes (não sempre), ser anónimo é bastante vantajoso.
Portanto, a toda essa gente que me quer bem (que nem é difícil saber quem são… Se elas na rua não me falam), eu não me importo que continuem as suas lides do deita a baixo e do dizer mal por dizer (onde terei ouvido isto!). Acreditem que me dão muito boas matérias para os meus escritos; e se algum dia o fel das bocas, tomar coragem – naquele sítio que sabem – abordem a minha pessoa na rua, para toda e qualquer eventualidade, á boa maneira ferrense.
(Olhem que nem é mania da perseguição. Desde pequeno que conheço e sou conhecido pela quase totalidade da população do Ferro diga-se, de todas as idades. Sempre fui muito bem tratado, acarinhado e até criado pelas suas gentes, deste modo, por muito que custe a alguma gentinha, têm que levar comigo! Maledicência, vingança… de quê se tanta gente simpatiza comigo! Invejas meus amigos, é o que eu vejo, e empranhadelas pelos ouvidos!)
Com esta conversa toda quem ficou a perder foi a nossa Serra – e muito tenho eu dizer sobre este fantástico local.
Bem outra vez… Acho que o que tinha a dizer e a esclarecer, está dito e esclarecido e dado a impessoalidade que coloquei, penso que não seja preciso dizer mais nada a quem tinha de dizer. Mantenho o mesmo apelo do anterior comentário o que não quer dizer, que seja atendido nem, causa de irritação para quem se calhar, não tem mais nada com que se irritar. Estarei neste blog com o mesmo espírito com que sempre estive desde o início.

Posto isto tudo – sim porque eu sou do Ferro de pai e mãe, nascido e criado logo, não sou tão diferente dos outros – beijos ou abraços sérios a quem os quiser receber.

Tchauzinho………….
Anónimo disse…
Uma coisa é certa:
Com estas e outras nota-se uma certa melhoria na arte de escrever PORTUGUÊS!
Só por isso já vale bem a pena
Tenho dito!
danitri.® disse…
Pronto Henrique, Ok, ainda bem que aquele comentário não foi dirigido a mim, fico mais descansado. Mas olha que não fui só eu que entendi mal, houve mais gente, só que não comentam, porque esta frase, (“Isto de “piriquitos” andarem a cacarejar como galos, não dá resultado”), para quem me conhece, dá para perceber outra coisa. Mas pronto, se tu dizes que não foi dirigido a mim, então está tudo bem, peço desculpa pelo mal entendido.

Mas, se é assim, continuo a não perceber o que tu queres dizer com: “Isto tá lindo. Deixo aqui um apelo ao Speedy: Então tá tudo! È pá por favor, põe lá mão nisto que já ninguém pode com tanta falta de humor. Ainda és o galo desta capoeira, ou não?”. Eu continuo a não perceber essa parte. É que tu tens razão, eu tenho que ter um dicionário aqui ao lado para decifrar algumas das tuas palavras, por isso explica-me a mim, e ao resto dos Bloggers, o que queres dizer com aquilo que aqui transcrevi, mas mais simplificado.

Depois, quanto aos Anónimos que aqui escrevem ofendendo-te, eu não tenho nada a ver com isso, o que eu sei, é que nunca o fiz, eu nunca tratei mal ninguém.

Alem disso, não sei porque é que trouxeste á baila outros assuntos para aqui que, acho eu, nada tinham a ver para o caso. Mas pronto, eu explico, quanto ao caso de eu ter os Blog´s, ao qual eu sou administrador, com comentários moderados, é porque (e qualquer leitor assíduo comprovará isso) aconteceram certos comentários desagradáveis naquele Blog, como por exemplo um, que se faz passar pelo Treinador do Ferro, ao qual trouxe muitos problemas, e outro, um tal chamado “Zé” que fazia comentários só para deitar abaixo a Equipa, alem de outros mais. Aquele Blog é para apoiar a Equipa, e para a criticar, construtivamente, e não destrutivamente, mas criticas não anónimas, porque criticas anónimas vai dar ao mesmo. Por estas razões, e outras, os Blog´s estão com comentários moderados.
Depois quanto a eu usar “danitri”, (não sei que confusão te faz nisso) o principio continua o mesmo, mesmo tendo escrito o meu nome ao inicio, o que na altura foi um acto, digamos que, de “inexperiência no assunto”. Isso já foi há muito, agora já não lês isso, sem ser tu agora.

Para acabar, fico mais aliviado ao saber que não te dirigiste a mim naquele comentário, assim está tudo bem, ainda por mais, porque já tivemos umas conversas sobre certos assuntos, e fiquei, e ficaria, irritado, e transtornado, se estavas a falar na minha Pessoa naquele comentário. Mas pronto, tudo bem, mas continuo a dizer, ainda não entendi porque é que o administrador do Blog tem que por mão nisto. Gostaria que o Helder metesse então “mão nisto”, que era para eu, e os outros Bloggers, víssemos que alterações haveria, e presenciássemos então o que está mal neste blog.
danitri.® disse…
Depois Henrique, convinha que tu usasses um Registo, porque assim nunca saberemos se és tu, ou alguém que se faz passar por ti.
Anónimo disse…
POIS É DANITRI PORQUE NÃ ENTRAR COMO REGISTADO? de ecerteza ablosulta que ele deve ter um registo e se onão tiver comcertesa que não tra dificuldade a fazelo

tás a ver entrei com o nome dele....
que me poderia dizer que não foi ele a coment????????????
Anónimo disse…
pois mas apesar de se poder colocar o nome que se quer, a marca da escrita é inconfundivel - pelo menos para mim.
Caro Daniel Trindade acho que a si tenho que aplicar o famoso ditado, do burro a olhar para o palácio ou não percebeu a frase: (..) a impessoalidade que coloquei, penso que não seja preciso dizer mais nada a quem tinha de dizer (...).
Não é só o individuo que tem direito a ficar indignado com o que percebe mal, eu também tenho o direito de me indignar com aquilo...que percebo muito bem meu caro.
E dada a pobresa de entendimento que vejo(em que nem preciso puxar dos galões) estalou-me um pouco do verniz.
Agora eu é que pergunto, o que quer dizer com:(...) porque já tivemos umas conversas sobre certos assuntos, e fiquei, e ficaria, irritado, e transtornado, se estavas a falar na minha Pessoa naquele comentário (...).
Será que o seu transtorno não se estendiria ao seus companheiros, que me falou que lhe gaudavam as costas numa dessas conversas... Se for esteja á vontade e não exite em disponibilizar.
Isto realmente... parabens para si estará guardado um lugarzinho no céu.
Anónimo disse…
O que eu acho é este palerma do Henrique além de presunçoso é estupido e não é pouco.
danitri.® disse…
Pronto Henrique, não vale a pena, acho melhor ficar por aqui, eu não vou entrar mais nesta de provocações para cá, provocações para lá, já chega, ficaríamos aqui eternamente nestas conversas.

Tu o que escreves, ou o que dizes, para ti está correcto, eu o que escrevo, ou o que digo, para mim também está correcto. Mas depois para as pessoas que nos ouvem, ou lêem, podem-nos dizer se estamos ou não correctos, porque para nós, se estamos a escrever, ou a dizer algo, é porque isso está correcto, mas para as outras Pessoas pode não estar. É preciso é depois decifrar o que nos dizem, e pensar bem nisso, e se elas nos disseram que estamos incorrectos, até que podem ter razão, ai só temos é que ser humildes, e aceitar que erramos. Porque errar não é nenhum defeito, é uma virtude, porque ao errar estamos a aprender. Infelizmente, admitir que se cometeu um erro, não é para todos.

Como o disse, é melhor ficar por aqui, porque tu não respondes aquilo que eu te digo, pergunto, o que fazes é, como diz o outro, “deitar ainda mais lenha para a fogueira”, e isso só faz com que aqui estejamos eternamente a trocar comentários um ao outro, e eu como não quero isso, acabou, tudo como de antes, é melhor.

Continua com os teus comentários aos assuntos deste Blog, que eu pessoalmente até que nem acho desagradáveis, e que fazem com que este espaço fique mais interessante.

Inté.
Dotejo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Dotejo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse…
Sr Dotejo.
só um piqueno esclassemento:
quand escreve
"Deixe de ser tolo, pare de imitar o Senhor Henrique."
está a chamar tolo ao enrique pelo facto de o imitar?
ou nã0?
danitri.® disse…
Obrigado Sr. Dotejo, pelas sempre boas palavras que o Senhor escreve.

Mensagens populares deste blogue

A Gastronomia na Vila do Ferro

Fim…