Ferro, 12 Anos de Vila.

Faz esta semana, dia 21 de Junho, 12 Anos que a nossa Terra passou a ser Vila. Foi um acontecimento muito especial, e muito importante, para todos os Ferrenses, ou então não...



(cliquem nas imagens para as aumentar)

Ao longo destes Anos muita coisa mudou na nossa Vila, é verdade, mas se calhar não mudou tudo aquilo que nós, Povo Ferrense, queríamos que mudasse. A Estrada que liga á Covilhã e a Peraboa, esta na mesma, aliás está cada vez pior, o que também é normal, porque se esta degradada, com o passar do Tempo, dos Invernos, e da circulação do trânsito (que cada vez é mais, e isso é bom), mais ainda se degrada.

As Ruas são outro ponto que não se viu alteração nenhuma nestes 12 Anos de Vila do Ferro, continuam na mesma, ou piores, do que antes desta Terra ser Vila.
Outro pormenor, que não mudou com a ascensão de Vila, da nossa Terra, são os Transportes para a nossa capital de Concelho, a Covilhã, pelo que sei (e corrijam-me se estou enganado) os Autocarros que vão actualmente para a Covilhã, são os mesmos que iam há 12 Anos atrás, isto é, o horário do Autocarro esta na mesma, o que transtorna um pouco a Vida de quem faz vida na Covilhã. Quem quer ir á Covilhã, e que se queira lá demorar pouco, não tem muitas alternativas, se for de Autocarro. Um percurso que demora a ser feito de Autocarro, 20 minutos, não se percebe porque é que não há mais frequêcia de Autocarros na ida, e vinda, á nossa Capital de Concelho.

Outro pormenor, a presença da GNR nesta Terra, que é Vila. Deixo aqui uma pergunta, quanto tempo, em média, por dia, passam os agentes da GNR, aqui na Vila do Ferro? Se fizemos as contas, se calhar ao fim do Mês, dá 5 ou 10 minutos por dia. Tudo bem, há dias que passam cá mais tempo, mas há outros que cá nem se mostram (aos fins-de-semana quase nunca os cá vi). Depois cada vez que cá fazem uma ronda, e é isso que eles deviam fazer, para evitar muita coisa que já por aqui aconteceu, eles quando cá estão, das duas uma, ou é para fazer operações Stop, e ganhar algum dinheirinho á conta de uma pessoa ou outra que não leva cinto, ou então, é para passar multas de estacionamento. Tudo bem, isso também é para ser feito, é o trabalho deles, mas quando estão no Ferro, a maior parte do tempo que cá estão, é para isso, para multas, e isso é quando cá estão. Penso que deveria existir um posto de GNR, nesta Terra que é Vila, ao não existir, a GNR deveria passar mais tempo por cá, com isso muitas coisas seriam evitadas.
Mais coisas que fazem falta a esta Vila, que por vezes parece que é só Vila no nome.
Mas a ascensão de Vila a esta Terra chamada de Ferro, também ganhou alguma coisa á conta disso. Ganhamos, em comparação com outras Terras, mais dinheiro por parte da Câmara, isto minha suposição, mas pelo menos deverá ser assim. Nota-se alguma coisa diferente com isso? Pelo menos eu penso que sim, acho que já tivemos pior.
Ganhamos um Banco, não é só multibanco, como alguns locais, é um Banco onde se pode tratar tudo o que se trata num banco, e assim não é preciso deslocarmo-nos mais longe. Foi bem vindo.

Ganhamos personalidade, acho eu, uma Terra que é Vila até que é outra coisa. Chama mais a atenção, não?
Ganhamos um Lar de 3ª idade, uma Piscina, um Pavilhão Desportivo, um Infantário, mas isso será que foi devido a sermos Vila? Bem, estão cá, e o Povo agradece.

Mais? O que é que ganhamos mais com a elevação de Vila? Não sei. Mais pessoas? Sim, penso que a população cresceu, fizeram-se muitas construções neste 12 últimos Anos. Depois, Oficinas, já tínhamos, Cafés e Restaurantes, já tínhamos, CTT, já tínhamos, Posto médico, ainda é o mesmo, já tínhamos, Parque Infantil, ainda é o mesmo, já tínhamos, Jardim, bem, não tínhamos, já temos, Campo das Festas, não me lembro, mas acho que não tínhamos, há 12 Anos atrás.
Mais? O que temos a mais com a vinda de Vila ao Ferro? Parque de Campismo? Sim, o Tortosendo diz que é deles, mas esta na nossa Freguesia, por isso temos. Um salão de Boling? Também não tínhamos á 12 Anos atrás. Um parque de ferro? Sim, há 12 Anos atrás não tínhamos um parque assim, parece que a REN só se lembrou de aqui colocar uma Subestação, depois da nossa Terra passar a Vila. Postes de Alta Tenção, é igual á Subestação, o progresso é assim, passamos a Vila, temos que ter coisas”modernas”.
Muita mais coisas, com certeza, fazem falta nesta Terra que é Vila há já 12 Anos. Mas também muitas mudanças aconteceram nestes 12 anos de Vila, mas muitas mais podiam acontecer. Em 12 Anos, já por aqui passaram 3 Presidentes de Junta diferentes, um deles foi o que trouxe a Vila para a nossa Terra, tudo bem, mas depois? Depois nestes 12 Anos, o que foi feito? E sem ser nestes 2 últimos Anos, desde que está cá esta Junta, com o Sr. Enf. Paulo Torais, parece-me que é a Junta que tem feito mais nestes últimos tempos, o que foi feito nos outros? Por exemplo, no anterior mandato, o que foi feito? Estivemos completamente parados, acho que ainda andamos foi para trás.

Passaram 12 Anos que a nossa Terra foi elevada a Vila, o que mudou para os Ferrenses, o que mudou para a Vila do Ferro, o que mudou? Mudou muita coisa, é certo, mas poderia ter mudado muito mais. E se calhar o que era mais prioritário ter mudado, não mudou.

Não estou aqui a falar politicamente, não sou de A, B, ou C, sou simplesmente da Vila do Ferro, sou para a Vila do Ferro, e estou aqui a fazer um confronto de evidencias, de idéias, minhas, que podem ser correctas, ou incorrectas, mas que são.
.



12 Anos de Vila do Ferro, é uma Duzia de Anos, como o Tempo passa.

PARABENS VILA DO FERRO

Comentários

Anónimo disse…
ACHO QUE O GOVERNO QUE PÔS O NOME A ESTAS VILAS, SE NÃO VISSE DESENVOLVIMENTOS E ALTERAÇÕES, DEVERIA TER A HIPÓTESE DE LHES RETIRAR ESSE ESTATUTO DE VILA.
E ESTA NOSSA SERIA "BAFEJADA PELA SORTE".
CONCORDO A 100% COM AS EXPOSIÇÕES DO SR DANITRI.
BEM VISTO.
"AGARRO NO COMENTÁRIO:
Ganhamos um Lar de 3ª idade, uma Piscina, um Pavilhão Desportivo, um Infantário, mas isso será que foi devido a sermos Vila? Bem, estão cá, e o Povo agradece.
FALTOU AÍ DIZER QUE DEPOIS DE GANHARMOS UM LAR DA 3º IDADE, QUE GANHAMOS TAMBEM UM MAMARRACHO NESSE LAR...
OBRA COMPLETAMENTAMENTE DESAQUADA E DESENQUADRADA.
NÃO TEM NADA A VER COM O EDIFICIO....
FOI IDEALIZADO POR UMA AQUITECTO TODO MODERNAÇO, OU POR QUEM?
QUE INFELIZ IDEIA!
TAVA TÃO BONITO AQUELE LARGO....
OU SERÁ QUE AQUILO VAI SER UMA ESTUFA?
PELO QUE SE OUVE POR CÁ DIZER, OS NOSSOS VELHINHOS VÃO LÁ SUAR AS ESTOPINHAS.
ENFIM, ESTA ERA UMA MODERNICE BEM ESCUSADA.
É A MINHA OPINIÃO, TÁ CLARO.... MAS JÁ OUVI POR AÍ MUITAS VOZES DISCORDANTES..
CONCERTEZA QUE AQUELE DINHEIRO ALI GASTO, DARIA PARA MUITOS MELHORAMENTOS NAQUELA INSTITUIÇÃO, MAS MANDA QUEM PODE.....
BEM HAJAS DANITRI PELO LANÇAMENTO DESTE COMENTS.
APESAR DOS ESFORÇOS DAS JUNTAS QUE POR CÁ PASSARAM NESTES 12 ANOS, BASTA QUANDO ANDAMOS PELAS RUAS DO FERRO, VER O ESTADO DELAS, E POR AÍ TÁ TUDO DITO!
NÃO SE VÊ POR NENHUM LADO TAL ESTADO DE RUAS,POIS ISSO É REALMENTE UMA VERGONHA, PRA QUEM NOS VISITA..........
PORQUE NÃO TER COMEÇADO COM AS OBRAS DO LARGO DO SR ROLA PARA CIMA, E DEPOIS DAR CONTINUIDADE AO ARRANJO QUE SE ESTÁ A EFECTUAR DO DEPÓSITO DE ÁGUA ATÉ AOS NOVOS RESERVATÓRIOS?????
CABECINHAS PENSADORAS
Anónimo disse…
Será que mora algum membro da Junta para aqueles lados ?
Anónimo disse…
Não sou da Vila.
Moro cá há cerca de sete anos.
Pela parte que me toca não posso dizer mal dos dois últimos.
Pelo menos asfaltaram a minha rua, no fim de cinco anos a comer pó no Verão e a carregar lama para casa durante o Inverno.
Não sei se é muito ou pouco trabalho feito, por mim não estou descontente.
Já agora, as feiras agrícolas antes tinham a mesma grandeza?
Vinha assim tanta gente?
Vá lá, não sejamos tão críticos!
Pode ser pouca coisa, mas já é alguma.
É verdade que devemos lutar para termos outras melhorarias, por exemplo a topominia das ruas sem nome.
Será que não há gente ilustre nesta terra para homenagear?
Não sei, talvez alguém saiba.
Parabéns Vila do Ferro e muitos e prósperos anos de vida.
Anónimo disse…
Malta, finalmente temos aqui um gajo com tomates! (primeiro comentador)
Escreve em maiusculas para que todos o possamos ouvir bem alto!
Só não sabemos é que tipo de doença é que o gajo sofre: autismo?? doença mental?? ou mais grave ainda??
se alguem o conhecer é favor avisar pois pode morder e passar a raiva!
danitri.® disse…
Sim, é verdade, como eu o disse, esta Junta, com o Sr. Enf. Paulo Torais, tem feito um excelente trabalho, muito mais que anteriores Juntas. Então no ultimo mandato, estivemos completamente parados, acho que ainda andamos foi para trás.
Agora, nestes 2 Anos, asfaltaram muitos caminhos, é verdade, fizeram-se muitas obras, mas o que já é reivindicado há imenso tempo, tem ficado para trás, por exemplo a Estrada.
Anónimo disse…
ó "atenção disse"
com que então agora a escrita já se ouve???
o que eu acho é que és um inegrume de todo o tamanho...
já agora que pareces ser um sabichão explica aí PARA TODA A GENTE TE OUVIR, o qque é o autismo ou mesmo doença mental, para que as pessoas possam saber de todas as doenças de que padeces.
se queres mais respostas, não levas mais pois mais apreces um esclerosado.
pela defesa da "dama" que fazes, dá pra ver quem te encomendou tal sermão...
não me venhas para cá com faltas de educação que foi coisa que não foi feito naquele primeiro comentáro.
acata as criticas e deixa-te disso.
pelo menos, temos ai um comentário que defende a junta, por essa lhe ter arranjado a rua à porta dele.
acho bem..
quem nos dera a todos, que pudessem fazer o mesmo. seria bom sinal: que a terra estava a melhorar..
já agora quem encontar por aí essa cascavel, que tenha muito cuidado, pois ele sim, é uma cuspideira das perigosas, e que se saiba ainda não foi descoberto nenhum antídoto para prevenir tal picada...
danitri.® disse…
Não vamos entrar nestas Guerras, por favor...
Perecem lobos, em disputa pelo seu território. Não façam isso.
Anónimo disse…
A minha rua também está cheia de buracos. Oxalá, em breve, eu possa "dar graças à Junta de Freguesia" por ter asfaltado a minha rua e também a rua dos outros!!!
O morador no Ferro há 7 anos parece-me egoísta e não compreender que há ruas no Ferro onde moram mais pessoas a precisar de remodelação. "Com o mal dos outros de arranjo eu bem" pensará o dito cidadão...
Anónimo disse…
danitri quais guerras qual que??
faz-se um comentario e depois vêm logo alguns que não concordam com o uqe se comenta a tratar mal os outros?
e que querias? que me calasse aquelas provocações?
se alguem te chamar doente mental, tu ficas calado?
não pus em causa de maneira nenhuma o sr paulo tourais, mas sim o estado em que estão as nossas ruas.
ainda hoje tive o cuidadao de ao passr numa delas, olhar bem e verificar esse estado
referi-me tambem aquela construção do lar que (e náo sou só eu) continuam a achar que é uma obra conpletamnete desemquadrada daquele edificio..
será por isso que tenha logo de ser chamado atrasado mental e outras coisa???
esse que entrou como "atenção said", uma vez que deve fazer parte daquela instituissão, deveria dar a cara coomo tal
agora estar calado a isso... tá queto!
Anónimo disse…
é assim mesmo.....
quem não sente, não é filho de boa gente
Anónimo disse…
Não sou arquiteto, nem coisa que o pareça mas sinceramente, era tão fácil fazer algo que se enquadrasse naquele espaço.
Com pedra da nossa região, madeira da nossa serra, umas telhitas que até podiam ser em 2ª mão, como não ficaria aquele espaço.
Bem será que não é tempo de uma certa pessoa....
Até o Rui Costa, que ainda mantem atributos que muitos gostariam de ter e cujo o empenho, dedicação e qualidade, ninguêm de bom senso se atreve por em causa, foi recentemente apelidado de "reformado".
Temos uma universidade onde se lecciona Cursos de arquitetuta, e que estão sempre disponíveis a contribuir com as suas ideias.
Valhame Deus.
MAMARRACHO SIM SENHOR.
Um abraço meus amigos.
Anónimo disse…
Mamarracho sim senhor!
E que venha cá o tal das 8:23, do pretérito dia 18 a mandar postas de pescada!
Anónimo disse…
Pura e simplesmente LAMENTÁVEL. O Imóvel de arquitectura rural - tipíca do séc. XVII - ficou atrás da réplica do "Museu do Louvre" porque o Sr. Carlos Pinto terá gostado. Que este senhor e o seu séquito Guerra,incultos, assim pensem admite-se mas há mais pessoas na direcção D. Lidia, Sr. Xavier, Sr. Prior!!!
Onde está o sentido de estética destes senhores ???
Anónimo disse…
FERRO, UMA VILA COM FUTURO.
PARABÉNS.
E QUE A CÂMARA MUNICIPAL CONTEMPLE O FERRO COM A TÃO DESEJADA E DEZENAS DE VEZES PROMETIDA ESTRADA.
Parabéns!
Grande Dinâmica - Festa da Cereja estive lá e foi um grande êxito. Parabéns à Junta e ao seu Presidente.
Aguardamos as próxima inicitivas.
Um abraço
JEB Cavaco
Anónimo disse…
Vamos à História. Onde estava inicialmente instalado o Menir instalado no Jardim, nos anos sessenta? Qual é a informação na Base de Dados Endovelico, do IPA, para o referido monumento? Já se fizeram investigações arqueológicas no local de implantação original do Menir?

Há registos na Junta de Freguesia, na altura presidida pelo senhor Tenente Simões, sobre a implantação do Menir e do Chafariz? O seu filho Veriato Simões, que dinamizou todo o processo, deixou informação escrita sobre a sua iniciativa?

Obrigado pelos esclarecimentos, que fico a aguardar.
Dotejo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse…
Refiro-me ao Menir colocado no Jardim Público, cuja fotografia pode visualizar em asp3.blogspot.com, mas também em http://dokatano.blogspot.com/2007/06/o-pnis-milenar-e-seca-do-bacalhau.html
Soube por um comentário colocado no primeiro endereço que o referido Menir, agora monumento classificado pelo extinto IPA e descrito na sua Base de Dados Endovelico. Ainda não consegui localizar no Endovelico a descrição, porque não sei como foi designado, nem tenho as coordenadas GPS do referido monumento. Essas coordenadas podem ainda estar desactualizadas, porque o referido Menir, esteve ao abandono e só recentemente voltou a ser reposicionado, não sei se exactamente no mesmo local, por isso as coordenadas GPS do Endovelico podem não ser as actuais. Mas, o mais importante, historicamente, é conhecer exactamente o local de onde foi retirado, na década de sessenta do século XX e saber se houve nesse local já alguma investigação arqueológica. Obrigado pela resposta e informação e fico a aguardar novos esclarecimentos.
Anónimo disse…
Para facilitar a informação transcrevo o comentário inserido em asp3.blogspot.com, sobre o Menir.

Enviar um comentário para: Conversando... "Menir na Beira Interior

in: http://www.afundasao.com/html/2007/afundasao_7encontro.htm

Monumento fálico do Ferro, no jardim público do Cilindro (recuperado pela Junta de Freguesia do Ferro depois de ter estado algum tempo tombado numa lixeira, em risco de ser destruído), guiada pelo David Caetano, da Arqueobeira. O Dom OrCa irá afundar-nos na verdade sobre aquele... cilindro.

Menir s.m ARQI. monumento megalítico, do período megalítico, geralmente de forma alongada, altura variável (até cerca de 11 m.)e fixado verticalmente no solo [Podia servir de marco astronómico ou frequentemente apresentando traços figurativos, representar o totem ou outros espíritos] Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa
Anónimo disse…
Mais comentários sobre o Menir.....

Caetano disse...
De facto este monólito está referenciado na base de dados Endovélico do extinto IPA como sendo um menir do Calcolítico (algo entre o 5º e o 3º milénio a.C.) sendo também referida a presença de inscrições.

Foi notícia numa edição de há cerca de 2 ou 3 anos do jornal do Fundão devido ao estado de abandono em que se encontrava, tendo depois acabado por ser colocado pela Junta de Freguesia no jardim público embora sem qualquer referência.
Anónimo disse…
Mais comentários sobre o Menir.....

Caetano disse...
De facto este monólito está referenciado na base de dados Endovélico do extinto IPA como sendo um menir do Calcolítico (algo entre o 5º e o 3º milénio a.C.) sendo também referida a presença de inscrições.

Foi notícia numa edição de há cerca de 2 ou 3 anos do jornal do Fundão devido ao estado de abandono em que se encontrava, tendo depois acabado por ser colocado pela Junta de Freguesia no jardim público embora sem qualquer referência.
danitri.® disse…
Também gostava de esclarecer bem este assunto do Menir. De onde ele veio?
Quem souber a História deste menir, se pretender, faça aqui um comentário, se não envie um e-mail para mim: danitri@portugalmail.pt e o que souber conte-me, que eu colocarei aqui tudo.
Mas entretanto eu vou tentar saber mais sobre este Menir da Vila do Ferro, de onde ele veio, etc.. e colocarei aqui um Post, para se debater a fundo este assunto, que a mim parece-me interessante, e que nunca me ocorreu (tanta vez que passamos lá, e nunca damos importância).
Dotejo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
danitri.® disse…
Muito bem. Mas antes de estar nessa casa, de onde ele veio?
Dotejo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse…
Qual é a descrição que é feita no Endovelico? Ainda não consegui encontrar a descrição. Vou rever a descrição da professora Ascensão Gonçalves Rodrigues, mas deve abandonar-se a identificação como símbolo fálico, que não tem qualquer sentido e é redutor. Quanto muito símbolo de fertilidade da mãe Terra, mas não esquecer a eventual ligação à astronomia. Sem se conhecer e saber, com rigor histórico, o local da sua primeira transladação a única coisa que poderemos fazer é especular e cada um construir a sua própria "história". É interessante a questão que levanta das Igrejas. a localização que apresenta dos cemitérios é muito recente, século XIX, antes disso é necessário recuar para a capela do Espírito Santo e interior da Igreja. A reconstrução da capela deveria ter sido acompanhada de investigações arqueológicas, coisa que não foi feita, ao que sei. Convinha levar até ao fim a investigação sobre o Menir e então depois ir à questão das Matrizes do Ferro e Peraboa. Não será possível fazer um desenho para a localização que descreve do Menir, como pilar em construção de habitação? E fotos, dessa habitação ou da reconstrução, será possível colocarem no Blog? E quanto aos proprietários, não os actuais , mas os do momento da transladação, quem eram? Haverá registos na Conservatória do Registo Predial, para essa habitação? Obrigado pelos esclarecimentos.
Anónimo disse…
Temos aqui um melro muito curioso...
Anónimo disse…
Em asp3.blogspot.com coloquei uma imagem do Google Earth do Ferro, onde procedi a algumas identificações. Será possível actualizar a imagem com a localização actual do Menir e o local conhecido da localização aqui descrita?

Obrigado
Anónimo disse…
Olá minha gente ultimamente tenho andado muito por cá! Tenho tempo! Eh! Eh! Eh! È assim a vidinha!

Bem, grande assunto minha gente.
Para se saber mais, nada melhor do que “quem de direito” falar com um arqueólogo licenciado (e não um interessado por estas coisas), para poder fazer um primeiro estudo em relação ao monumento.
Eu em tempos fiz um artigo para o JF sobre o conjunto de tinas escavadas no granito que aparecem no sítio do Colandrário (por cima da quinta do Zé Catanas, quando se vai para o rio) e nas Rasas, dando outra interpretação para esses sítios do que a simplista (mas se calhar certa) interpretação de meras sepulturas romanas.
Essa interpretação, partiu de um livro que me abriu os horizontes para estas coisas ancestrais (porque acreditem que estes monumentos são ainda celtas). O livro é o “Portugal Terra de Mistério” do Francisco Loução da Esquilo Editora.
Também Leite Vasconcelos deixou uma obra vastíssima sobre este tipo de monumentos, espalhados por todo o país.
Tanto num como noutro, se podem ter umas luzes sobre o tema do monoboloco ferrense e também sobre este novo tema que introduzi, as tinas escavadas no granito.

È isso.

Abraço

henrique
Dotejo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse…
Se abrir a imagem de Google Earth, referente ao Ferro, com o software que pode descarregar directamente de Google(Earth), pode ampliar a imagem e facilmente identificará os espaços em causa. Não estou no Ferro para poder fazer as investigações que sugere, mas tomo nota das sugestões para uma melhor oportunidade. Num dos comentários transcrevi de Houaiss a definição de Menir, a partir da qual pode chegar à astronomia. No Alentejo, onde abundam Menirs, todos os folhetos turísticos remetem para essa dimensão. Os melhores trabalhos científicos que conheço, publicados em Portugal, estão incluídos na História de Portugal, com coordenação de João Medina, no seu I Volume. Trata-se de uma obra não muito conhecida, fora do meio universitário, mas cuja consulta é fundamental, para quem se interessa por este período. Não conheço o arquivo documental do Engº Folgado, mas certamente existirão mais documentos e informação na família Simões. Veriato Simões, fundador do Zêzere, escreveu e procurou divulgar vários aspectos da cultura etnográfica do Ferro, que importa identificar e divulgar. A reedição do Zêzere poderia ter servido, também para a recuperação desses trabalhos. Não sou leitor do Zêzere, mas os números que consultei não me permitiram confirmar a preocupação de seguirem o caminho de Veriato Simões.
Anónimo disse…
VIRIATO SIMÕES... VIRIATO SIMÕES...
QUE É ISO DE VERIATO???
Anónimo disse…
http://www.monumentos.pt/Monumentos/forms/002_B1.aspx

Descrição da capela do Espírito Santo, integrada na rota das capelas do Espírito Santo
Anónimo disse…
Vergílio Ferreira ou Virgílio Ferreira? O amanuense do registo decide. O que decide fica decidido.
Anónimo disse…
SIMÕES, Viriato
A Serra da Estrela e as suas beiras / Viriato Simões. - 2" ed. - Lisboa : V. Simões, 1979. - 95 p. : il. ; 24 cm
BN H.G. 32184 V. BN H.G. 32189 V. ESEV 39 SIM SER

SIMOES, VIRIATO CDU 911
2 - SIMÕES, Viriato
A Serra da Estrela e as suas Beiras / Viriato Simões. - 1" ed. - Lisboa : V. Simões, 1979. - 95 p. : il. ; 23 cm + mapas
INP TUR. 0181

SIMOES, VIRIATO CDU 911
Anónimo disse…
[42052]
Simões, Viriato
Sá da Bandeira : futura capital do turismo angolano / Viriato Simões
In: Boletim da Câmara Municipal de Sá da Bandeira . - nº 18 (1965), p. 38-39
Descritores: Angola | Turismo | Região de desenvolvimento
Cota: 227|ISCSP
Anónimo disse…
Horizon - Portal de Informação
O Zêzere : semanário regionalista / dir., ed. e propr. Viriato Simões · Ver detalhe ... A Serra da Estrela e as suas Beiras / Viriato Simões · Ver detalhe ...
catalogolx.cm-lisboa.pt/ipac20/ipac.jsp?session=116596911960K.585332&profile=rbml-kids&uri=link=3... - 25k - Em cache - Páginas semelhantes
Aquiles Pinto disse…
AUTOR: SIMÕES, Viriato
TÍTULO: A Serra da Estrela e suas Beiras / Viriato Simões
EDIÇÃO: 2ª ed
PUBLICAÇÃO: Lisboa : Edição do autor, 1979
DESC. FÍSICA: 95 p. , [1] f. desdobr. : il.
DESCRITORES: Monografia / História / Geografia / Clima / Geografia humana / Etnografia / Usos e costumes / Tradições / Covilhã / Valhelhas / Linhares / Manteigas / Gonçalo / Guarda / Celorico da Beira / Melo Folgosinho / Gouveia / Sabugueiro / Seia / Valezim / Loriga / Alvoco / Unhais da Serra / Tortozendo / Serra da Estrela / Portugal
CDU: 908(469.311.17)
COTA: 908 SEstrela SIM SER BPS 4604
danitri.® disse…
Infelizmente este fim-de-semana não consegui aqui colocar as ditas Fotos, sobre o menir que se encontra no Jardim, mas durante esta semana prometo que aqui as coloco, para como o disse, se debater mais sobre este assunto. Estou curioso, de onde será que veio esse menir? Antes de ir parar como pilar, segurando uma trave de madeira de uma certa casa da Vila do Ferro.
Fico contente de haver pessoas interessadas neste assunto, e gostava que se podesse desvendar.
Dotejo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
danitri.® disse…
Boas Férias, Sr. Dotejo.
Anónimo disse…
http://roupanalixiviavideoclips.blogspot.com/2007/07/live-earth-o-outro-lado.html
Anónimo disse…
Pela Junta de Freguesia deve ter passado o estudo de impacto ambiental da subestação. Por norma os estudos de impacto ambiental passam por um período de discussão pública. As Juntas de Freguesia, usualmente, são um dos locais onde os referidos estudos ficam depositados, para recolha de comentários. As Juntas mais dinâmicas, organizam debates públicos, durante o período de apreciação. O que é que foi feito no Ferro?
Anónimo disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse…
mentiroso
Anónimo disse…
SÓ PARA LEMBRAR ...
ESTÁ A DECORRER UM DESAFIO NA RUBRICA "NOVO EDIFÍCIO DA VILA DO FERRO" ... PARTICIPE!

Mensagens populares deste blogue

A Gastronomia na Vila do Ferro

Fim…