10 de Junho – Dia de Portugal

Hoje é dia 10 de Junho, feriado nacional, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Neste dia, é assinalada a data da morte de Luís Vaz de Camões (1580), o maior poeta e o maior símbolo nacional. À primeira vista é de caras. Contudo, para muitos este é apenas mais um feriado que se vem juntar à lista do calendário — para alguns infelizmente coincidente com um domingo.

Mas o que é para nós afinal, hoje em dia, o Dia de Portugal?
Pela parte que toca a todos os Portugueses, a maioria, este dia é um semelhante a tantos outros... na labuta. Infelizmente, fruto da incompetência de quem nos governa, e governou, se calhar não há outra hipótese, de celebrar o Dia Nacional de outra forma, que não seja a tratar da vida... Assim, o que é que a maioria dos Portugueses fazem neste dia… fazer compras. A maior parte dos Portugueses, neste Dia Nacional, a celebração que fazem é ir fazer umas pequenas compras, que os euros dão para pouco, pelo menos deveria ser assim… mas não é, vão fazer grandes compras. E o que é que eles vão comprar? Produto Nacional? Não. A fruta que não é tropical é Espanhola, o peixe é Espanhol, o atum enlatado é espanhol, as bolachas são tambem Espanholas, a carne dos "nuestros hermanos ", os produtos de toda a maneira e feitio são Chineses com rótulos em Espanhol, coberto por um pequeno autocolante com umas poucas palavras em portunhol, e etc… E assim, qualquer dia não haverá mesmo empresas portuguesas a produzir nada, e nessa altura, a generalidade da população activa estará desempregada, a Segurança Social completamente falida, sem subsidio de preguissa (ou de desemprego, não sei bem qual é o nome real) não haverá dinheiro para pagar nada, e chegará o momento que esta Empresa, que é Portugal, está completamente falida. E depois quando chegar o dia de receber a reforma, como é?


Mas este é que é o Dia de Portugal? Ou este é simplesmente o Dia em que nos lembramos da nossa Selecção de Futebol?
Durante o Estado Novo, este dia chamava-se apenas Dia da Raça (pelo que li, sou muito novo para o ter vivido), designação banida de imediato após o 25 de Abril. Durante dezenas de anos, o 10 de Junho foi uma celebração (?) do regime. E não deve, de facto, haver outro feriado em Portugal, tão querido pelos portugueses na diáspora, quanto este. Intra muros não é de facto algo a que o português dê muito valor, mas são impressionantes as manifestações de carinho de algumas das festas do 10 de Junho que se realizam no estrangeiro. Lá fora, no Estrangeiro, ai sim dão importancia ao Dia 10 de Junho, Dia de Portugal.

A História do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Após a Implantação da República, a 5 de Outubro de 1910, foram desenvolvidos trabalhos legislativos, “e logo em 12 de Outubro saiu um decreto que estipulou os feriados nacionais”. Alguns feriados “desapareceram, nomeadamente os ditos feriados religiosos, uma vez que o objectivo da República era justamente laicizar a sociedade e subtraí-la à influência da igreja”, explica Conceição Meireles, professora de História Contemporânea na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.“Os feriados que ficaram consignados por este decreto de 12 de Outubro de 1910 foram o Primeiro de Janeiro, que era o dia da Fraternidade Universal; o 31 de Janeiro, que evocava a revolução – aliás, falhada - do Porto, e que portanto era consagrado aos mártires da República; o 5 de Outubro, vocacionado para louvar os heróis da República; o Primeiro de Dezembro, que era o Dia da Autonomia e o Dia da Bandeira; e o 25 de Dezembro, que passou a ser considerado o Dia da Família, tentando também laicizar essa festa religiosa que era o Natal”.O decreto de 12 de Junho dava “aos municípios e concelhos a possibilidade de escolherem um dia do ano que representasse as suas festas tradicionais e municipais. Daí a origem dos feriados municipais”, lembra a especialista. “Lisboa escolheu para feriado municipal o 10 de Junho, em honra de Camões”, uma vez que a data é apontada como sendo a da morte do poeta que escreveu “Os Lusíadas”.



E porquê um dia em honra de Camões?

“Camões representava justamente o génio da pátria, representava Portugal na sua dimensão mais esplendorosa e mais genial”. Era essencialmente este o significado que os republicanos atribuíam ao 10 de Junho, isto “apesar de ser um feriado exclusivamente municipal no tempo da República”, lembra Conceição Meireles.Com o 10 de Junho, “os republicanos de Lisboa tentaram evocar a jornada gloriosa que tinham sido as comemorações camonianas de 1880, uma das primeiras manifestações das massas republicanas em plena monarquia”.



O 10 de Junho no Estado Novo:

Até ao 25 de Abril de 1974, o 10 de Junho era conhecido como o Dia de Camões, de Portugal e da Raça. Oliveira Salazar, na inauguração do Estádio Nacional em 1944, tinha denominado também o dia 10 de Junho como o Dia da Raça em memória das vítimas da guerra colonial. A partir de 1963, o feriado do 10 de Junho assumiu-se como uma homenagem às Forças Armadas e numa exaltação da guerra e do poder colonial. A segunda republica não se revê neste feriado, pelo que, em 1978, o converte em Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

A Frase do dia 10 de Junho:
"Haverá decerto 1001 razões para gostarmos de ser portugueses, mas hoje há 1002 para muitos de nós quererem ser espanhóis."
Manuel António Pina in Jornal de Notícias

Um Poema sobre este Dia de Portugal, de Camões, e das Comunidades Portuguesas:

Hoje faz anos que morreu Camões,
O iluminado épico imortal
D’ Os Lusíadas, que em todas as nações,
“Espalhou por toda a parte” Portugal.

Com seu “engenho e arte” magistral,
Erguendo ao alto nobres tradições,
Cobriu de glória a Pátria sem igual
E é uma glória em nossos corações.

Cantou como ninguém soube cantar,
E a sua vibração foi como o mar
Erguendo em notas de oiro a sua voz.

Centenas de anos datam esse dia,
E a mesma voz vibrante de energia
Ecoa, ainda, em cada um de nós!...

Poema de: Maria da Conceição Elói


Comentem aqui o que é para vós este dia, a importancia que ele tem, para Portugal, para os Portugueses, e para nós, Ferrenses.

Bons comentários.

Comentários

danitri.® disse…
É esta a minha celebração a este dia, Dia de Portugal.
É esta a minha homenagem a este Homem, Luis Vaz de Camões.
Anónimo disse…
DIÁRIOXXI

Notícia Online

Fornecimento de tomate a nível mundial com base no Fundão.

A Zona indústrial do Fundão prepara-se para receber os escritórios portugueses da maior rede de exportação de derivados de tomate da Europa e uma das maiores operadoras de sector, a nível mundial. O anúncio foi feito, no último Sábado, por Manuel Frexes, presidente da Câmara Municipal do Fundão, durante a inauguração oficial do Mercado Abastecedor da Cova da Beira.
A Unitom vai instalar-se num terreno adjacente ao Mercado Abastecedor, sendo que " na pior da Hipóteses, a infra-estrutura com 500 metros quadrados que vai acolher a empresa, estará construída até ao final de Novembro " , explicou Paulo Cunha Ribeiro, um dos Sócios.
A firma dedica-se à compra e venda de derivados de tomate. " Funcionamos com quatro das cinco principais multinacionais do sector ", assegura o Sócio. Para exemplificar o alcance da empresa, Paulo Cunha Ribeiro refere que o tomate fornecido pela Unitom se encontra, por exemplo, no ketchup de cadeias de restaurantes de escala mundial.
A empresa emprega 7 pessoas, em que a média de idade ronda os 31 anos, mas , " em breve ", serão criados mais três postos de trabalho. Em 2006, a Unitom transaccionou 70 mil toneladas de derivados de tomate à escala global. O volume de negócios para 2007 da Unitom " rondará os 22 milhões de euros ", adiantou o empresário. Por seu turno, Manuel Frexes, considerou tratar-se de " um grande projecto ", sublinhando que " o acordo entre a empresa e o município já está assinado ".

" INTERIORIDADE ESTÁ NA CABEÇA DAS PESSOAS "

Paulo Ribeiro entrou no negócio de compra,venda e logística no sector do tomate em Londres (Inglaterra), trabalhando com escritórios nos Estados Unidos da América e na China, mas Paulo Cunha Ribeiro conseguiu convencer os Sócios de que " é possível fazer igual ou melhor em Portugal ". Porquê a escolha do Fundão para instalar os escritórios, onde vai funcionar o centro de decisões ? " Porque estudei na Universidade da Beira Interior (UBI), casei no Ferro e gosto desta zona " , disse aos jornalistas Paulo Cunha Ribeiro. No Fundão , vai-se congregar " toda a actividade de decisão em termos de compra e venda e da logística" , bem como a Sede da administração portuguesa da Unitom. Outra certeza dada pelo empresário é a transferência para as futuras instalações da unidade de logística que " trabalha a nível mundial ", actualemnte sediada em Sacramento, capital da Califórnia, nos Estados Unidos da América.
Em meio ano , período em que decorreram as negociações com os sócios estrangeiros para a instalação da empresa no Fundão , Paulo Ribeiro conseguiu " provar o valor de uma equipa essencialmente portuguesade jovens licenciados na UBI e no Instituto Politécnico de Castelo Branco " , porque frisa ", o complexo da interioridade está apenas na cabeça das pessoas ".

Afinal há ou não há deslocalização ??? Para melhor claro está !!! - Parabéns PCR

( Paulo Duarte )
danitri.® disse…
Parabéns PCR, se houvesse mais Pessoas como tu em Portugal, este que é o nosso cantinho não estava como está, estava mais desenvolvido, mais empreendedor, mais dinâmico.
Parabéns, e Obrigado PCR.
danitri.® disse…
Tenho pena que os nossos Bloguistas não comentem o que é, para eles, o Dia de Portugal. Como o disse, para a maioria dos Portugueses, é um dia igual aos outros.
Foi pena foi ter calhado num Domingo, se fosse num outro dia da semana, pelo menos era um dia de descanso – é o que a maioria deverá pensar, com certeza
:-(
Anónimo disse…
dia 10 de Junho é o dia de Camões!
Anónimo disse…
Portugal?
não conheço...
Mas, um dia sim, vou descobrir
Anónimo disse…
Ai Portugal, Portugal.....



E VIVA A REPÚBLICA ... DOS OPORTUNISTAS!



Jorge Vasconcelos 'bateu com a porta'.

Mas o presidente da Entidade Reguladora do Serviços Energéticos (ERSE) não vai de 'mãos a abanar': vai receber 12 mil euros por mês até encontrar um novo emprego.
Vejam esta notícia em pormenor no Correio da Manhã ...
O escândalo é óbvio. Mas vejamos mais pormenores.
O senhor Vasconcelos recebia 18 mil Euros mensais mais subsídio de férias, subsídio de Natal e ajudas de custo. 18 mil Euros, seriam mais de 3600 contos, ou sejam mais de 120 contos por dia.
O senhor Vasconcelos não foi despedido. Ele demitiu-se, (despediu-se por vontade própria) e fica a receber dois terços do ordenado durante dois anos, os tais 12 mil Euros por mês). Qual é o trabalhador que se despede e fica a receber seja o que for?
Além disso, "Questionado o Ministério da Economia, uma fonte oficial adiantou que o regime aplicado aos membros do conselho de administração da ERSE foi aprovado pela própria entidade ". E "De acordo com artigo 28 dos Estatutos da ERSE, os membros do conselho de administração estão sujeitos ao estatuto do gestor público em tudo o que não resultar dos presentes estatutos "".
Mais: "Jorge Vasconcelos foi presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) desde a sua criação".
Ou seja, o senhor Vasconcelos e amigos criaram este esquema para eles próprios, tendo o estatuto de gestores públicos, excepto! quando os seus próprios estatutos são ainda mais vantajosos (que é o caso quando se demitem do cargo).
E o que é a ERSE? "A missão da ERSE consiste em fazer cumprir as disposições legislativas para o sector energético". Mas para fazer cumprir a lei não basta o Governo, os Ministérios, os Tribunais, a Polícia, etc.?
"Após receber uma reclamação, a ERSE intervém através da mediação e da tentativa de conciliação das partes envolvidas. Antes, o consumidor tem de reclamar junto do prestador de serviço."
Ou seja, a ERSE não serve para nada. Ou serve apenas para gastar somas astronómicas com os seus administradores.
Aliás, antes da questão dos aumentos da electricidade, quem é que sabia que existia uma coisa chamada ERSE?
O senhor Vasconcelos demitiu-se porque não concorda que o Governo tenha decretado que a electricidade suba uns escandalosos 6% no próximo ano.
Ele e a sua ERSE tinham proposto uns ainda mais escandalosos 14,4%.
Certamente seria, entre outras coisas, para cobrir mais umas benesses dos administradores da ERSE.
Alguns comentários à notícia, no sítio do Correio da Manhã, na Internet:
Bem, o Senhor Primeiro Ministro deveria ter vergonha: pois tem alguém no desemprego que ganha mais que ele. Isto é mais uma das vergonhas deste
desgraçado PAÍS. É certo que este Senhor tem valor.
Mas penso que não ganharia isto em nenhum outro país da EUROPA.
Viva Portugal, enquanto der ...
Se a demissão implicasse passar a receber o rendimento mínimo ainda lá estava agarrado que nem lapa à rocha.
Ora aqui está um exemplo de um homem de coragem que não tem medo de perder o emprego. Nessas condições ninguém tem.
Anónimo disse…
Acabou o Futsal no Ferro , fonte muito segura .
Anónimo disse…
mentiroso
Anónimo disse…
ora então ,muitto bem.
quem quizer neste blog fazer comenta´tios seim o danitri apagar, faça-o num posts que não seja lançado por ele e axim, ele já não tem iposteses de os apagar
Anónimo disse…
ora então ,muitto bem.
quem quizer neste blog fazer comenta´tios seim o danitri apagar, faça-o num posts que não seja lançado por ele e axim, ele já não tem iposteses de os apagar
Anónimo disse…
SÓ PARA LEMBRAR ...
ESTÁ A DECORRER UM DESAFIO NA RUBRICA "NOVO EDIFÍCIO DA VILA DO FERRO" ... PARTICIPE!

Mensagens populares deste blogue

A Gastronomia na Vila do Ferro

Fim…