Maria de Ascensão Gonçalves Carvalho Rodrigues.

Para Homenagear uma grande Personalidade, uma grande Senhora, da nossa Vila do Ferro, decidi lançar este Post sobre Maria de Ascensão Gonçalves Carvalho Rodrigues, uma Senhora a que o Ferro deve muito.

Maria de Ascensão Gonçalves Carvalho Rodrigues, nasceu a 3 de Novembro de 1926, na Freguesia da Boidobra, onde frequentou a Escola Primária.
Cursou o Liceu Maria Amália Vaz de Carvalho, e Escola do Magistério Primário de Lisboa. Exerceu as suas funções docentes desde 1947, efectivando-se no Ferro em 1949, onde se radicou, e lhe foi concedida a aposentação no Ano de 1986.



Maria de Ascenção G. C. Rodrigues é escritora, já publicou várias obras, entre as quais “Ferro, Cova da Beira”, onde retrata espetacularmente bem a nossa Freguesia, com imensos dados arqueológicos e etnográficos, com Histórias sobre o que era o Ferro há uns bons Anos atrás. Vale a pena adquirir, está á venda na Junta.




Gostava de escrever mais sobre esta grande Personalidade da Vila do Ferro, mas nas minhas pesquisas (Internet), não encontrei muito mais do que eu aqui escrevi. Conto com os nossos Bloguitas mais antigos para o fazerem, a “nossa” Dona Mariazinha merece que o Povo Ferrense lha faça uma Homenagem, onde este simples Post é pequeno para isso, Maria de Ascensão Gonçalves Carvalho Rodrigues merece muito mais. Mas fica aqui esta simples Homenagem a uma Grande Ferrense, que o Povo da Vila do Ferro nunca esquecerá.

... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...

Aqui está então o panfleto de divulgação da Homenagem ás Senhoras Professoras, D. Irene Mascarenhas e D. Mariazinha Rodrigues, realizado pelos antigos Alunos. Não sei a data deste Jantar, mas conto com a ajuda dos nossos Bloguistas para aqui a colocarem.


Se foi um antigo aluno destas Grandes Senhoras, e esteve neste Jantar, faça aqui um comentário, diga como foi esse Jantar, conte como era a D. Mariazinha como Professora.

Fica aqui mais uma forma de fazer uma Homenagem á D. Mariazinha, a partir deste Blog.

Comentários

Anónimo disse…
P´la minha parte , não vejo razão para tal homenagem, ainda não vi nada que a justifique, e por aquilo que ouço dos seus antigos alunos, não quero acreditar que estejam de acordo com essa singela homenagem, só se for com a cana na mão que segundo se consta era muita vezes as esferográfica dessa senhora em muitas aulas . ( Paulo Duarte )
Anónimo disse…
E já agora " uma grande personalidade " ????, esta á a minha opinião - SINCERAMENTE - ( Paulo Duarte )
Anónimo disse…
Este post foi mesmo um tiro no escuro !!!! é a minha opinião!!!!
Posso ser pobre mas... ira... ( Paulo Duarte )
Anónimo disse…
Boa tarde.
Foi com grato prazer que li este post, pois vem efectivamente ao encontro daquilo que penso, sobre a Prof. Maria da Ascenção Rodrigues.
É talvez das pessoas mais relevantes ao nível da história do Ferro.
Tem um trabalho de relevância extraordinária na pesquisa etnográfica, de estudos arqueológicos e curiosidades relativas ao povo ferrense, canções narrativas e outros géneros poéticos que se concluem no Romanceiro.
Permito-me citar o Prof Doutor José Hermano Saraiva, que afirma no prefácio da obra Cancioneiro Cova da Beira, "...é um trabalho sério, decisivo e vem salvar do olvido, na hora derradeira, um património de literatura oral que, se não fosse agora recolhido, a posteridade ignoraria definitivamente".
Julgo ser da mais elementar justiça o Ferro prestar-lhe uma homenagem, a uma filha, que não sendo nascida na terra,a adoptou e deixou uma semente fertil para a posteridade.
Façamos-lhe a justa homenagem!
Amigo Paulo Duarte, como vê as opiniões divergem, e é isso que nos enrriquece a todos. Um abraço dum seu amigo.
Tó Elias disse…
Subscrevo completamente tudo o que foi dito e escrito no comentário anterior.
A D. Mariazinha (como é carinhosamente conhecida por todos nós), é, das poucas pessoas que - desintessadamente - nos deixa testemunhos escritos das nossas tradições, usos e costumes.
Esses sim ficam perpectuados em livros, por sinal muito bem escritos, frutos de muitas horas de pesquisas.
E quanto trabalho não deve ter dado?
Remeto tambem para a citação do Prf Hermano Saraiva que prafaciou o Cancioneiro da Cova da Beira.
E estes comentários, escritos por quem os escreveu.... é meia palavra dita
Acho que embora não deva ser uma homenagem a esta ilustre senhora, (lá virá o tempo)já merecia neste espaço uma referência e aí, há que dar os parabéns ao nosso amigo Daniel que em boa hora se lembrou de lançar este post.
Nestes livros lançados, poderá o nosso amigo Paulo, tambem retirar palavras e frases, que se enquadram muito bem no post anterior a este.
Tambem eu tenho algumas recordações (e de que maneira, eheheh)da canita e da régua, mas, amigo Paulo, nessa época, qual a sala de aula que não tinha esses "métodos pedagógicos"?
Abraços para todos
Anónimo disse…
Para "inteligentes" deste tipo só cana é pouco. Régua talvez o suficiente. Mas bom só a "Palmatária" também chamada "Menina de cinco olhos". Por cada palavra escrita mereceia que essa memina lhe fosse à mão com a força de um Golias.
Anónimo disse…
Tou confuso.....
A quem é dirigido (se é que o é)o comentário anónimo de 15 de Maio às 3:27?
Anónimo disse…
Naturalmente que ao Primeiro comentador.
Conheço a Senhora e considero oportuna uma homenagem a quem trabalhou no sentido de preservar a cultura de um POVO: o Ferro.
Anónimo disse…
Obrigado.
Fiquei esclarecido
Abraços homem do norte(?)
Anónimo disse…
Não fosse ela a preservar a nossa cultura e muito do nosso património oral estaria já irremediavelmente perdido.
Também não são só os livros que escreveu, foram também exposições que levou a cabo em meados dos anos 60 onde foi possível ver o melhor que havia na nossa terra em rendas e bordados. Essa exposição deu notoriedade à nossa terra, sendo notícia na imprensa regional e nacional.
Se não fosse o seu trabalho estariamos hoje, talvez, a considerar nosso um património cultural importado como alguém já neste blog tentou fazer crer acerca de um jogo importado de França.
Também eu fui aluno dela, também eu levei algumas vezes com a cana e com a régua mas, também aquilo que sou hoje uma parte se deve a ela. Quem era aluno dela ou de outras professoras da nossa terra, nessa época, sabiam a tabuada de cor, a História a Aritmética, a Língua Portuguesa, a Geografia etc... Hoje, com os métodos em que não se pode tocar nos meninos, acontece que há muita gente com certificados do 9ºano que sabem menos do que os alunos dela na 3ªclasse.
Pelo exposto, em relação à senhora apenas posso dizer: OBRIGADO, DO FUNDO DO CORAÇÃO.
p.c.r. disse…
Não tenho o prazer de conhecer a Sra Dona Maria da Ascensão mas conheço os seus livros que considero interessantes, sobretudo para quem, como eu, não é do Ferro.

Se a Sra. dava réguadas.... era o "método"....

Se a Sra. merece uma "sentida" homenagem.... sei lá... Podemos decidir isto numa espécie de "Grandes Ferrenses".... è só escolher 10 nomes e depois vamos lá votar....
truman disse…
Ora aí está uma grande ideia sr pcr ainda se iriam encontrar alguns e bons na minha opinião ....



Obs:

Apenas para divulgar o novo blog sobre o Ferro em
http://factosdoferro.blogspot.com/


Está aberto a opiniões de todos espero que participem....
Anónimo disse…
Ó pra ele já cá está outra vez!
Apelo a todos que nada comentem naquele espaço.
Quer comentários no blog? Que os faça!
Todos os blogs existentes por cá, estão identificados e ele continua na mesma.
Mesmo a avaliar pelo seu comentário de apresentação, já lá moram alguns erros de palmatória.
Concerteza, não foi um aluno da mui digníssima professora atrás referenciada.
Chega de blogs no ferro!
Para quê dispersar os assuntos por locais sem interesse algum?
O sr Truman em vez de andar com estas ideias, porque não lança posts e comentários neste?
É só uma opinião
danitri.® disse…
Sim, também digo, para quê estar a dispersar os assuntos da nossa Freguesia. Porque é que não o faz neste Espaço?

Mas eu estou curioso sobre tais assuntos, que este tal Truman diz que tem, e que são algo suspeitos.
Ele diz que não é crítico, que é simplesmente atento, e que não quer que os seus comentários sejam mal entendidos, então eu pergunto, uma Pessoa que lança um Blog anonimamente, que escreve anonimamente, está á espera de quê? Eu, danitri, já quase toda a gente do Ferro me conhece, tudo o que eu escrevo, é logo reconhecido sendo da minha Pessoa, agora o Sr. Truman diz que não quer que os seus comentários não sejam mal entendidos, por favor.
Uma coisa é fazer como eu, utilizar um pseudónimo, para que nem toda a gente saiba quem sou, só aqueles que interessam, outra coisa é como o Sr. Truman, que ninguém sabe quem é. E que depois vem dizer que não quer que os seus comentários sejam mal entendidos, ora quem escreve anónimo quer o quê? Ainda por cima devido á credibilidade que você tem, por causa dos comentários que já escreveu neste Blog.

Mas o Sr. Truman deve ter medo de qualquer coisa, lança um Blog anonimamente, escreve com um falso nome, e depois ainda por cima no seu Blog só são apresentados os comentários, depois de ele os ler. Ora se o que o Sr. Truman escreve é a verdade, porque tanta coisa? Sé é a verdade, se são criticas construtivas, não tem nada a temer. Se o Sr. Truman tem medo das reacções ao que ele escreve, é porque o que ele escreve não é totalmente credivel.

Tambem só é uma opinião.....
danitri.® disse…
Afinal este Post não foi “um tiro no escuro”, como eu pensei, a dona Mariazinha é uma das grandes Personalidades do Ferro, por isso acho que se deve lhe fazer esta Homenagem.
Os(As) Senhores(as) que lhe foram alunos, as Pessoas mais velhas desta Vila, é que podem aqui comentar o que é a Dona Mariazinha como Pessoa, e contar mais sobre a Vida desta Grande Mulher.
Anónimo disse…
Para mim continua a ser um tiro no escuro. Continuo a não ver razão para tal homenagem, mas ao contrário de um coment que para aqui li, respeito as ideias dos outros. ( Paulo Duarte )
truman disse…
"por isso acho que se deve lhe fazer esta Homenagem.
Os(As) Senhores(as) que lhe foram alunos, as Pessoas mais velhas desta Vila"

Caro anónimo... então eu não sei Português, parece que não sou o único... veja-se o caso que transcrevi anteriormente...


"E que depois vem dizer que não quer que os seus comentários sejam mal entendidos, ora quem escreve anónimo quer o quê? Ainda por cima devido á credibilidade que você tem, por causa dos comentários que já escreveu neste Blog."


Então Daniel afinal que credibilidade é que eu tenho?? Parece-me é que as pessoas não gostam de ler as verdades que escrevo...

>truman
Anónimo disse…
P´la parte que me toca, nenhum comentário vou fazer nesse Blog "factosdoferro.... etc e tal Atento ????? ", Truman, ai não perco o meu tempo a escrever de certeza. ( Paulo Duarte )
Anónimo disse…
Ferrensses retende ...
hexistam

Ó truman as palavras acima são tuas.
Olha bem para elas, reflete e deixa-te de baboseiras....
Num pequeno texto, olha bem o que lá puseste, e logo num post de apresentação...
Nao tens hipóteses de "sobreviver" como blog.
Tu, sim se fosses aluno da D. Mariazinha, não haveria canas, réguas, nem orelhas de burro que chegassem para "castigos" à moda antiga.
Anónimo disse…
correcção: reflecte
Anónimo disse…
Este truman é de certeza uma ave rara, só que migratória. esteve longe provávelmente a hibernar, e agora acordou
danitri.® disse…
O Sr. Truman pelos vistos parece que me conhece, para me tratar como Daniel, é porque me conhece, se você me conhece, eu também o devo conhecer. Mas como você não se identifica, eu não sei quem é. O que está mal feito, você sabe quem sou, mas eu não sei quem é você. É injusto.

Depois, acho melhor não entrarmos nos jogos de corrigir palavras, porque de certeza que você comete mais erros que eu.

Que credibilidade você tem, Sr. Truman? Não sei, mas que não deve ter muita, isso não.

Ora uma Pessoa que faz um Blog, anonimamente, que escreve o que quer, e o que lhe apetece, sem ninguém o poder desmentir, depois, os comentários só entram no Blog, após do Sr. Truman os ler primeiro, e ainda vem a dizer que as Pessoas é que não gostam de ouvir as verdades?
Então eu pergunto, Sr. Truman, porque é que o comentário que ontem deixei no SEU Blog, não foi aceite? Gostava de saber. Então pelos vistos você é que não gosta de ouvir/ler certas coisas.
Se eu assim fosse também, neste Blog de TODOS NÒS, os seus comentários também eram logo apagados.

Eu até estava curioso do que o Sr. Truman iria escrever naquele Blog, mas pelos vistos o Sr. Truman vai escrever o que lhe apetecer, e não vai deixar que ninguém o contrarie, porque ao 1º comentário que eu lá deixei, não foi logo aceite. Se assim é, então escreva lá o que você quiser, que eu é que não vou lá mais, porque para você escrever o que quer, e eu não puder contrariar, ou concordar, não vale a pena lá ir.

Passar bem.....
Anónimo disse…
NEM ME DIGAS DANITRI QUE OS COMENTÁRIOS COLOCADOS NO BLOG DO TRUMAN SÃO CENSURADOS...
SÓ FALTAVA MAIS ESSA!
DESSA NÃO SABIA. MAIS UMA RAZÃO, PRA NINGUEM ESCREVER PARA LÁ E PARA QUE TENHA O MESMO DESTINO DO ANTERIOR.
ESTE É UM BLOG CONDENADO À MORTE LOGO À NASCENÇA
truman disse…
Estão redondamente enganados caros anónimos.. e Danitri...

Posso garantir aqui publicamene que o facto de os comentários estarem a ser moderados não significa que não sejam publicados, muito pelo contrário, garanto que todos vão ser publicados exepto comentários com expressões obscenas e que podem ferir pessoas mais sensíveis/crianças que possam vir a ler o blog no Futuro...

Quanto a si Danitri, o seu comentário já foi publicado, e como pode ver não foi alvo de qualquer tipo de censsura.


>truman
Anónimo disse…
é pá deicho aqui um pedido:
não comentem naquele espasso.
deichem aquii os #recados# pro truman e não lhe deiam o prazer de receber coments
respondam aqui que ele logo os le.
e depois que comente por lá sosinho, redusido a sua insignificansia
pelo que se ve pelo antigo e este agora, ele não meresse e é umas menos valia
já xegam os blogs que temos
não dispercem os assuntos consentrem-nos por aqui
Anónimo disse…
Mas que rica homenagem ! Bem dizia eu . É só ler os últimos 14/15 coments, e nota-se bem o interesse.( Paulo Duarte )
Anónimo disse…
Olha... ressuscitou!!!!
http://paginadoking.blogspot.com/
danitri.® disse…
Quem diz que os que estão na Casa do Povo do Ferro, são sempre os mesmos, não deve saber com certeza quem lá está. Eu estou lá, só há quase 1 Ano, e dizem que os que estão na Casa do Povo do Ferro são sempre os mesmos. A esses, só lhes digo, juntem-se a nós. A esses eu pergunto, porque é que só houve uma lista a concorrer para a Direcção da CPF?

Quanto ao Sr. Truman, só depois de 2 dias é que o meu comentário lá foi colocado, custou ai a chegar, tem que alugar um meio mais rápido :-)

Depois, eu fiz este Post para fazer uma simples homenagem á Dona Mariazinha, se os Bloguistas não entraram nesta de lhe fazer uma homenagem, a culpa não é minha.
A minha homenagem, e a deste Blog, está feita.

Ainda bem que o Blog do King afinal já voltou.
Anónimo disse…
Então quando é essa homenagem. È que quero estar presente e a minha agenda não é fácilmente ajustável de um dia para o outro.
Homem do Norte.
Anónimo disse…
Talvez não saibam que lhe foi feita uma homenagem há uns 15 ou 16 anos; a ela e à Dona Irene. Houve uma celebração religiosa e um jantar no restaurante Belle Epoque. Quem organizou na altura foi o Eng Xavier e creio que o Dr Forte. Eu também lá estive.
Esta homenagem foi feita pelos antigos alunos.
Não ficaria nada mal se lhe fizessem uma homenagem em atenção à sua obra.
danitri.® disse…
Concordo plenamente, e quem deve fazer essa Homenagem, é a Junta de Freguesia do Ferro.
Desconhecia que os antigos alunos lhe tinham feito uma Homenagem, á 10 ou 15 Anos atrás, mas não é o mesmo, do que eu, minha opinião, aqui falei. A Junta, ou Câmara, devia fazer uma Homenagem á Obra, que esta Senhora, da nossa Vila do Ferro, fez, e faz, durante algum tempo da sua Vida.
Anónimo disse…
A homenagem a essas duas senhoras foi num dia 8 de Dezembro. tenho aqui à minha frente uma cópia do panfleto mas apenas indica o dia por isso já não me recordo do ano.Houve missa e um Jantar. Na altura o Dr. Eduardo Melfe ainda andava a estudar e, como não pôde estar presente mandou uma carta que foi lida durante o jantar.
as inscrições foram na Junta de Freguesia, no Sr Fernando e na Casa Rolo.
Se alguém quiser o panfleto eu tenho um, posso arranjar cópia ou então peçam ao eng. Xavier que também o terá.
Anónimo disse…
Afinal n só o danitri apaga comentário, tambem na jnta de freguezia acontesse mesmo.
pegou moda.ao menos o danitri ainda va respomdendo a comemntárioa, mas na junta nunca se viu rsposta nenhuma
Dotejo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
danitri.® disse…
O que esse Senhor Anónimo está a confundir é a eliminação de comentários feito pela a Admnistração do Blog, “danitri” neste, e “Informação” no Blog da Junta, e a eliminação de comentários feito pelo próprio autor desses ditos comentários. Repare bem no que diz no Blog da Junta, no Post em questão, se foi nesse o caso: “Esta mensagem foi removida pelo autor.” Quando diz Autor, é Autor do Comentário, se fosse Administrador, era quem dirige o Blog.
Anónimo disse…
ora então ,muitto bem.
quem quizer neste blog fazer comenta´tios seim o danitri apagar, faça-o num posts que não seja lançado por ele e axim, ele já não tem iposteses de os apagar
danitri.® disse…
Esperto, este Anónimo... sim Senhor. Pois então nos Post´s que estão neste Blog, sem ser no Arquivo, encontre um que não fosse lançado por mim.

:-)

Eu só apago os comentários que eu vejo que não fazem sentido algum estarem neste Blog, depois comentários com más linguagens, esses é que são logo apagados.
danitri.® disse…
Não posso deixar de agradecer ao Anónimo que disponibilizou este panfleto, para que eu aqui o colocasse neste Blog.
Agradeço também aos Senhores Tó e Zecá Elias, por terem feito com que ele me chegasse ás mãos.

Muito Obrigado.
Dotejo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Tó Elias disse…
Boas noites
Concordo completamente com o texto do nosso já afamado amigo Dotejo.
Tambem eu fui aluno da D.Mariazinha, durante toda a escola primária, só interrompida algum tempo por motivo de doença desta, tendo as aulas sido assseguradas pela tambem muito conhecida (D. Irene Masacarenhas).
Claro que nesses tempos o método de ensino era esse. Quem era o professor, que não o utilizava?
Claro que sentiamos na pele esse tipo de "ensinar", mas era assim mesmo.
Quem não se lembra nesses tempos de os pais (mais a mãe) irem às escolas e dizerem aos professores se o seu filho ou educando se portasse mal, ou não "aprendesse bem", que lhe chegasse a roupa ao pêlo?
Claro que nos tempos que correm (e ainda bem) nada disso se passa e ai daquele educador que toque num aluno, ou até lhe fale num tom mais severo...
Claro que agora ninguem pode concordar com isto, mas era o que se podia arranjar nesses já longínquos tempos...
Quem se lembraria agora de ensinar a tabuada do 1 ao 9 com aquela cantilena?? 1x1=1; 1x2=2..
Ainda nos anos oitenta, ouvi na escola de cima, uma professora ensinar aos alunos o que era uma serra:
Perguntava a professora:
- O que é uma serra?
Respondiam os alunos em uníssono:
- Uma serra, é um conjunto de montes, que vistos e longe parecem a serra de um carpinteiro!!!! eheheh
Não esquecer que tambem aqui é recordada a D. Irene Mascarenhas.
Senhora (pelo que dizem) de métodos um pouco mais brandos, mas que muitas saudades deixou a muta gente.
Como diz o nosso amigo Dotejo, quanto à D. MAriazinha, há que recordar tambem a sua veia de escritora.
É um legado que nos deixa para o futuro a sua obra escritora
Tambem acho e digo que "é como mulher, é um ser maravilhoso, inteligente, consensual, solidário, simples, humilde, lutador e cheio de amor pelo próximo".
-Desculpe Dotejo utilizar as suas palavras, mas são tambem o meu sentimento por estas pessoas -
Algumas pessoas não terão esta opinião, mas esta é a minha!
Já agora, alguem que esclareça:
Em que ano se realizou tal homenagem?
Cumprimentos para todos em especial para a D.Mariazinha.
Anónimo disse…
Pois, pois Danitri agora já não falas directamente com o Paulo Duarte!! Foge cão!!
danitri.® disse…
Bons comentários Senhores, assim é que é bom. Sr. Dotejo, e Sr. Tó Elias, assim é que deviam fazer todos.
Eu ao lançar este panfleto, não foi para elogiar a D. Mariazinha como Professora, foi para que os antigos alunos aqui comentassem como era a D. Mariazinha, como Professora e como Grande Senhora, que era, e é.
Este Post tenta com que essa Grande Senhora da nossa Vila do Ferro seja Elogiada, e isso foi o que os Senhores Tó Elias e Dotejo fizeram.

Quanto ao Anónimo, não percebo o que diz, tudo o que tenho para dizer ao Paulo, digo-o directamente. Mas eu sei o que você quer, polémicas, mas eu não quero isso, longe e bem longe.
Dotejo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse…
SÓ PARA LEMBRAR ...
ESTÁ A DECORRER UM DESAFIO NA RUBRICA "NOVO EDIFÍCIO DA VILA DO FERRO" ... PARTICIPE!
Tó Elias disse…
ora bem caro anónimo:
Uma vez que vi no seu comentário a sua "franqueza" em facultar esse tal panfleto, aqui fica a morada para envio:
António Elias
Rua do Quartinhal, 9
6200-571 FERRO

Se não quiser ter essa maçada, bem poderá (e que seria bom para toda a gente recordar) colocar esse panfleto neste blog
Agradecendo desde já a gentileza
Cumprimentos
10:23 PM, Julho 06, 2007
Tó Elias disse…
Cá chegou direitinha a encomenda,..."
Finalmente foi-me entregue o tal panfleto da festa de homenagem às mui digníssimas professoras que leccionaram na nossa terra.
Mais uma vez obrigado ao anónimo que o fez, embora tenha pena de não lhe poder agradecer pessoalmente, mas, lá vai....
Já foi entregue ao rapazão que navega na blogosfera como peixe nada na água :) : O Daniel!!!
Agora este especialista da informática, vai fazer o favor de digitalizar o documento e colocar no local que melhor entender.
Também depois de dar uma olhadela pelo blog (nem sequer tem havido vontade de ler), li também que o Futsal está vivo e bem vivo!
AINDA BEM. Pode ser, agora, que as vozes mais criticam, sob a capa do anonimato deixem de criticar...
Também vi por lá um esclarecimento do meu amigo José Manuel Robalo, que me deixou mais descansado, quanto a este assunto.
Cumprimentos a todos
4:16 PM, Julho 23, 2007
Anónimo disse…
Boa tarde. Estou a fazer um trabalho com as melodias do dito Cancioneiro da Cova da Beira da Maria de Ascensão Gonçalves Carvalho Rodrigues. Bem, já li que os seus "métodos educativos" são discutíveis actualmente e sei perfeitamente que as transcrições das melodias foram feitas pelo P. Manuel Domingos e não por ela. Mas o Cancioneiro é de uma riqueza insustituível. Gostava de ter alguma informação sobre a co-autora além do escrito no próprio Cancioneiro. Está ainda viva? Tenha algum tipo de formação musical?

Obrigado,
Wenceslao Martínez Calonge
http://www.interacesso.pt/web/wencesmc
Anónimo disse…
Olá Wanscelao,

A Sra Professora ainda é viva e se fores ao Ferro(Covilhã) podes procurá-la, pois receber-te-á de certeza.Ela foi a responsável pela recolha das letras junto do povo e o Padre Domingos fez a parte musical.Aliás no Ferro, poderás falar com os dois.
Um abraço
Zeca Elias ( zeca.elias@gmail.com

Mensagens populares deste blogue

A Gastronomia na Vila do Ferro

Fim…