Limites Ferro – Peraboa.

Para lançar um novo tema de discução a este Blog, lembrei-me de uma situação que se passou há uns tempos atrás na nossa Freguesia, e que, se calhar, já deu no esquecimento.

O caso é o seguinte, para quem não sabe, e acho que é mais ou menos assim, corrijam-me se eu estiver errado: há uns tempos atrás o Presidente da Junta de Freguesia de Peraboa (não sei o nome), resolveu colocar uma placa a mencionar que o limite da Freguesia, ou seja o que separa as Freguesias de Ferro e Peraboa, é no local que se vê na imagem, chamado o alto do Poço Frio.



Ora pelo que dizem os “antigos”, as Pessoas mais velhas da nossa Freguesia, sabem bem, há já muitos Anos, que o local que separa os limites das duas Freguesias não é ali, mas sim um grande bocado mais abaixo, onde corre um Ribeiro que atravessa a Estrada, como se vê na imagem seguinte.

Pelo que sei, a autarquia de Peraboa diz que o que separa as duas Freguesias é a Estrada de Alvares, até ao Rio Zêzere, mas o Povo Ferrense mais Velho diz que o que separa as duas Freguesias é o tal Ribeiro.
Pela lógica o limite será o Ribeiro, porque se é a Estrada, então antes de a Estrada estar construída, onde era o limite? Eu sempre ouvi dizer que os limites, ou fronteiras, eram impostos geograficamente, como Rios, Ribeiros, Montes, Pedras, etc... Agora estradas, é um bocado vago, porque antes de as haver, onde eram os limites?

Fica aqui este Tema para os Bloguistas, Ferrenses e não só, comentarem. Para vocês onde é o limite que separa as Freguesias de Ferro e Peraboa?

--- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- ---

Não podia aqui estar a falar na Estrada Ferro - Peraboa sem mencionar a, mais que lastimável, estrada Ponte Pedrinha - Ferro - Peraboa. Assim deixo aqui algumas perguntas, que com certeza, são em nome de todos os Ferrenses, para ver se chegam á Câmara Municipal da Covilhã: Será que já decorreu o concurso para a adjudicação da Obra da Estrada Ponte Pedrinha - Ferro - Peraboa? E quando começam essas ditas Obras? Ainda é para este Ano?

Comentários

Anónimo disse…
aproveitando a 2ª foto lançada pelo danitri, cliquem nela para abrir e vejam bem o estado do alcatrão (?)
é assim da ponte Pedrinha a Peraboa!
mandem esta foto pra junta
danitri.® disse…
E nessa foto não é nada, há zonas muito piores. Por exemplo, já aqui se disse, que na ultima curva antes da recta da Comperativa, o terreno esta a ceder, e está-se a criar um enorme buraco. Isso é só mais uma coisa, que torna está Estrada a "istrada pra Marrocos".
Anónimo disse…
Se o Presidente de Peraboa ao colocar ali a placa de limite das freguesias o está a fazer com base num conjunto de marcas que se encontam em rochas desde o alto da serra até à ribeira de Caria, então o limite passa pelo caminho do talefe até à quinta do Freixo, passa a nascente da casa dos pais do Manuel Gailoa Cardina e vai por ali abaixo até ao limite da Quinta do Freixo de Cima e uma propriedade que é do Sr. Luís de Jesus Mendes. O presidente de Peraboa conhece essas marcas e é bom que não as queiram esconder. Outra partilha e a que é mais natural seria o ribeiro de Cavaco que passa junto das bombas de gasolina.
As partilhas são discutíveis; era bom que se reunisse a documentação disponível, que se verificasse em que freguesia estavam registados os terrenos antes de ser feito o cadastro da propriedade de 1995 (?)
e que de se resolvesse esse problema de vez.
Anónimo disse…
Quanto ao estado da nossa estrada era bom que a Câmara olhasse para ela e que, mesmo que seja para fazer obras, o que não me parece, procedecem a um arranjo dos buracos. As pessoas têm direito a uma estrada condigna; não a um miseravel caminho de cabras!
Ainda na semana passada fui à oficina resolver um problema cuja causa é o estado da estrada.
Anónimo disse…
Ora bolas a junta só anu ncia limpezas de bermas da estrada, mas o que queríamos ver mesmo era a construção da nova estrada
será isto tapar os olhos ao pessoal com a tal peneira?
esperemos bem que n se esteja a entrar nesses esquema, poix não foi para isso que votámos nesta junta.
teremos de xtar atentos a isto, pois já lá vai muito tempo e de noticias das obras por todos esperadas da estrada p.pedrinha- peraboa não se vê noticias.
o preseidente mete e muito bem anuncios de eventos, e de muitas coisa, mas se formos ver o blog da junta não aparecesse nenhuma noticia asserca disto.
o presidente DEVE porque muita gente se tem interrogado sobre este assunto, esclarecer os ferrenses.
uma palavra peklo menos sobre o assunto.
está em andamento? não? o que se passa?
ou teremos de comessar contra a nossa vontade a "atacar" este assunto?
danitri.® disse…
Penso que a Junta de Freguesia não terá muito a ver com o atraso das Obras da nova Estrada, mas sim a Câmara Municipal. A única coisa que a Junta pode fazer é pressionar a Câmara, mas isto também tem que ser feito pelo presidente da Junta de Freguesia de Peraboa, visto que a Estrada também passa nesta Freguesia nossa vizinha.

Depois uma coisa que eu desconhecia, o Anónimo das 3:36, do dia 23 de Abril, disse que o Ribeiro que passa junto ás bombas de Peraboa se chama Ribeiro de Cavaco. Mas então como se chama o Ribeiro que corre logo á saída do Ferro, quem vai para Peraboa, não é também Ribeiro de Cavaco?
Anónimo disse…
Sim os dois ribeiros se chamam de Cavaco; por isso, para evitar confusões em disse que era o que passava junto às bombas de gasolina.
Quanto à estrada a Junta de Freguesia penso que deve exigir da Câmara pelo menos o mínimo:que tapem os buracos.
Anónimo disse…
Não tapar os buracos com o argumento de que a estrada vai ser arranjada seria o mesmo que um médico não tratar um doente por estar à espera da abertura de um novo hospital onde o doente seria mais bem tratado e, enquanto esperava deixar morrer o doente.
Ainda que a estrada esteja para entrar em obras de fundo, o que me parece uma miragem pois a Câmara da Covilhã é das mais "ricas" do país em dívidas, essas obras iriam demorar e, por isso deviam proceder aos arranjos minimos de forma que se possa transitar. Daí que eu pense que a única forma de pressionar a Câmara para reparar, pois o Presidente da Câmara sabe muito bem o estado miserável em que se encontra seria chamar a SIC para denunciar a situação. Talvez assim se dispusessem a gastar umas carradas de alcatrão e arranjar.
Anónimo disse…
ó Danitri
A junta não tem a ver com o atraso das obras?
então quem tem?
quando se diz que a junta deverá pressionar, não quer dizer que não é a culpada, mas sim que deve pressionar juntamente com o presidente de junta de peraboa (José do Nascimento Curto - para quem não sabe)
Tambem acahamos que no blog da junta deveria (teria a obrigação) de ir dando conhecimento aos ferrenses, bem como nos locais apropriados.
Já em tempos foi aqui falado que uma forma de pressionar seria alertar esses programas televisivos, como foi no comentário anterior dito, mas na altura choveram logo um série de críticas e faltas de senso... enfim, desta santa terrinha nem outra coisa era de esperar.
Anónimo disse…
Já saiu no blog da Junta a Assembleia de freguesia. Tira-te do anonimato, identifica-te e vai lá dizer-lhes o que aqui estas a dizer.
Anónimo disse…
tu sabes disto ó.... como te chamas???? anónimo?????
Anónimo disse…
O meu nome caro senhor é José Luis Santos Anónimo. Pensa que que eu sou como você ó anónimo?
Anónimo disse…
O meu é Carlos Dias Silva Castro da Cunha Pinheiro Anónimo. Pensa que sou como o anónimo ó anónimo?
Anónimo disse…
O que está no blog da Junta de Freguesia é a manutenção das bermas da estrada. As bermas não são a estrada. O que nós queriamos mesmo era o arranjo, pelo menos, dos buracos da estrada. É aí que passam as rodas dos nossos carros e não nas bermas.
Quanto à Junta de freguesia sei que se farta de pressionar. também falo de vez em quando com o presidente da JF sobre este assunto e, nesse caso pessoalmente anónimo.
Anónimo disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse…
Na assembleia são sempre os mesmos! Podiam variar e por lá outros, de vez em quando. alguem sabe quanto é que eles recebem? devem estar a encher o saco
Anónimo disse…
Tenham cuidado!
Não sei se fazem compras nos hipermercados Jumbo, mas esta informação pode ser de muita utilidade.
Mando esta informação para avisar que fui vítima de um assalto no Jumbo, mas poderia ter sido em qualquer outro supermercado. Funciona da seguinte maneira:
Duas miúdas bem boas, aproximam-se enquanto está a guardar as compras no porta-bagagens e começam a limpar o pára-brisas com esponja e produto de limpeza. Dizem que é um novo produto que pode ser usado sem água e que elas são demonstradoras. Os seus seios praticamente saem das camisas e assim fica impossível não olhar... Eu até quis dar uma gorjeta, mas elas não aceitaram e perguntaram-me se eu ia passar próximo do Carrefour, pois iam para lá! Eu disse que sim, que não tinha problema, e entraram as duas no banco de trás. Pelo caminho começaram a beijar-se e em seguida começaram a fazer amor. Logo de seguida uma delas passou para o banco da frente e começou fazer-me sexo oral, enquanto que a outra me roubava o dinheiro que estava no bolso de trás das calças.
Estejam alerta, pois poderá acontecer também com vocês!!!
Roubaram-me na segunda-feira, na terça-feira duas vezes, na quarta, na quinta... e amanhã vou lá outra vez!!!
Tó Elias disse…
Muito Boas noites a todos!
Já há algum tempo que não vinha por aqui, mas hoje deu-me para isto!
Caro Daniel, isto está a ficar monótono pra caraças, e os comentários.....
Temos de lançar outros posts novos, para ver se a coisa anda e as "trapalhadas" se vão diluindo por aí....
Há dias vi por aí no post onde o alunos foram visitar a padaria do Ferro cujo proprietário é o nosso amigalhaço Carlos, onde sugeriam o nome de tabernas.
Tu, que tens mais jeiteira para estas coisas, podias lançar - é só uma opinião - o tema: As tabernas!
E se havia muitas por aí, cada uma com sua história!
Quem sabe não será um post em muitos cibernautas poderão dar largas às suas recordações.
No nosso estimado e ainda resistente Zêzere, o articulista Zeca, lá se referia à do Zé Candosa...
Lembro-me ainda muito bem!
Outras poderão ser relembradas!
Quanto ao tema estrada P.Pedrinha-Ferro-Peraboa, já começa a ficar gasto este assunto. Pode ser que depois da Assembleia anunciada, alguém possa esclarecer alguma coisita, mas que aquilo está a precisar de arranjo urgente, está.
Inté já se fala em levar a coisa para a televisão!
Vejo tambem neste post um comentário do nosso amigo Dotejo. Benvindo amigo.
E eis que, nós, fartinhos de queimar neurónios tentando saber quem é o ilustre - pensávamos nós que não era residente - damos conta que mora por aí, e que vai estar na referida Assembleia!
Sestivesse por aí, tambem gostaria de assistir.
Acho que o presidente Paulo Touraie e o meu grande amigo presidente de Peraboa Zé Pico, se deveriam (se é que já não o fizeram) reunir e pressionar a Câmara nesse sentido.
Todos sabemos das dificuldades da autarquias, mas há coisas que têm de ter prioridade,e as ruas e estrada da nossa freguesia, dece ser uma dessas prioridades.

Daniel, cá continuamos à espera de mais fotos da nossa terra!

Tambem o Pitbull anda assanhado, mas mais por bloguistas externos!
Folgo em saber que o Futsal vai continuar.
Concerteza haverá pessoal que se proporá a mais um ano de grandes dificuldades, pois como sei, não é fácil manter uma equipa -mesmo que seja nos distritais - a funcionar.
Foi uma bela época que algumas alegrias deu aos nossos conterrâneos.
Continua Daniel e não ligues a "bocas" Tens feito um bom trabalho. Parabéns!
Pronto, e vou ficar por aqui (já não era sem tempo!) enviando a todos os meus cumprimentos.
Cá ficamos à espera de muitos e bons comentários do nosso amigo Dotejo (concerteza tambem se lembrará de muitas tascas que por aí havia, e pelo que se me dá a perceber, lembrará muitas mais que eu)
Saudações ferrenses
danitri.® disse…
Sr. Tó Elias, eu decidi que lançava só um Post por semana neste Blog, que é para dar oportunidade a si, e aos outros contribuidores, lançarem também Post´s. Porque eu sou só um entre seis contribuidores deste Blog. Assim na semana que vem posso colocar esse Tema neste Blog, que é uma boa sugestão.
danitri.® disse…
Quanto a uma certa personagem, não encontro outro nome para a classificar, acho que teve um acção muito má. Foi muito feio escrever em nome de outra Pessoa, ainda por cima do Senhor Dotejo, e o S deveria ser ainda maior, que, pelo que escreve no Blog, parece ser uma Pessoa muito boa, e não merece o que alguém, muito ruim, fez.

Por isso apaguei este comentário muito infeliz, e peço as mais sinceras desculpas ao Sr. Dotejo. È por estas e por outras que o Blog da junta tem só para comentários registados.
Unknown disse…
Boas noites. Esta aqui um assunto muito interessante... Lembrado por uns e esquecido por outros... Nao sei o que a nossa justiça anda a fazer, mais parece que cada um puxa para o seu lado e ganha o que tiver mais força, nao sendo isso verdade essa placa mencionada nas fotos foi arrancada e recolocada umas quantas vezes, nao vou deitar mais "lenha" para a fogueira..
Em ralação a "istrada para marrocos", nao criticando o trabalho desta nova junta, que pelo contrario so tem vindo a realizar um bom (excelente) trabalho. Desde ja os meus Parabéns. Mas quanto a estrada, segundo o que sei queriam colocar uma via denominada "ciclovia" pergunto-me, onde vao ver do terreno para tal? Visto que ja se fala em arranjar a estrada desde da entrada na nova junta. Sera que a estrada em vez de aumentar vai diminuir? ou vao repavimentar e depois vão-se lembrar que no futuro proximo o "gas natural"(exemplo) tambem podera chegar ao ferro e ai toca a cortar o alcatrao. bem eu espero que o projecto seja executado a pensar um pouco no futuro, nao como acontece na cidade da covilha, pois o acesso a Santa Eufemia esta um bocado com mau aspecto. mas esta e a minha opiniao, temos de pensar no amanha e nao so no passado....
PS: nao quero ofender ninguem, so pura e simplesmente dar uma opinião...
Anónimo disse…
A questão dos Limites da Freguesia, já fez correr muita tinta.Uns que é aqui, outros que é acolá...

Para mim, mais metro menos metro, pouca diferença faz.

O que preconizo, é que entre o Ferro e Peraboa não existam "limites" entre as pessoas, e não façam deste assunto um problema que leve as gentes a ficarem de costas voltadas como aconteceu no antigamente.

Os dois Presidentes de Junta, saberão por certo, resolver a situação com serenidade.

E lanço um repto: há para aí tantas festas, porque não as duas freguesias, organizarem um arraial, almoço ou encontro entre os seus conterrâneos??

Um abraço para todos.
danitri.® disse…
É assim, Sr. Zéca Elias, a questão dos limites da Freguesia não é apenas ser um metro ou dois, é mais do que isso, e faz muita diferença.

Esta questão não é só por causa dos mt^2, ou dos km^2, é muito mais do que isso.
Primeiro, é uma coisa que o Ferro tem, teve no Passado, que é o seu território, e que está a ser, posso dizer “roubado”, se calhar é uma palavra muito forte, digamos que estamos a ser prejudicados injustamente no limite da nossa Freguesia, e isso ninguém pode aceitar, porque é uma coisa que é nossa, que é do Ferro, que nós temos direito, e por isso tem que ser reposta a verdade.
Depois, esta situação dos limites da Freguesia tem haver também com a quantidade de ajudas, monetárias e outras, que vêm, e virão, para a Vila do Ferro. Não sei se me faço compreender, mas quanto maior é a Freguesia, maior são essas ajudas, em termos de subsídios, etc.. E para mostrar a diferença, em termos de território, do que é a nossa Vila com os limites assim, e como é com os limites conforme a verdade, conforme é justo, eu estou a preparar um material para aqui lançar neste Blog, que é para todos verem o que é na realidade este assunto dos Limites de Ferro-Peraboa. Porque, como o Sr. Zéca Elias pensa, quase todos os Ferrenses pensam assim, a maior parte dos Ferrenses ainda não se apercebeu, o que implica esta situação, muito dizem: “há, isso metro menos metro, é igual”, o que está errado, há muito mais do que simples metros, por detrás disto.

Quero aqui salientar que eu não tenho nada contra Peraboa, nem contra o seu Povo, quero apenas que a verdade, e a Justiça, sejam repostas. Porque, eu deixo aqui esta pergunta: se já há tantos Anos que os limites são conforme muitas Pessoas, já com alguma idade, dizem, porque é que agora é que o Presidente de Peraboa decidiu colocar a placa naquele sítio? Agora, é como dizer há já uns Anos.

A Freguesia do Ferro está ser prejudicada, mas ninguém se está a aperceber disso. Estamos a sofrer uma injustiça, mas o Povo do Ferro não quer saber. Houve um Ferrense que ao principio desta situação, ainda fez frente a esta injustiça, mas depois ninguém quis saber, ninguém o acompanhou, e isto caiu no esquecimento, mas eu que lá passo todos os dias, e vejo aquela injusta placa, não me esqueço. E sei que a Junta também não, sei que está a trabalhar no caso, e espero que seja feita Justiça.

Torno a dizer, isto não é nada contra Peraboa, não é para ambos os Povos ficarem de costas voltadas, é simplesmente uma questão do que é, ou não é.
Anónimo disse…
Certo Dani.

A cada um o que é seu, e ninguém deve abrir mão do que ao longo dos tempos lhe pertenceu.

Contudo, o que tentei dizer é que, não seja esta situação a ferir susceptibilidades entre os dois povos.

Há por certo mapas, partilhas e sei lá o quê na Câmara e se calhar noutros sítios, que podem esclarecer os verdadeiros limites entre Ferro e Peraboa.

E se reparaste, referi: " Os dois Presidentes de Junta, saberão por certo, resolver a situação com serenidade"!



Um abraço
Anónimo disse…
Este problema só se resolve com uma guerra. Aldeia de Joanes e Aldeia Nova do Cabo têm um problema semelhante, andam há muitos anos em tribunal, estão fartos de gastar dinheiro e creio que o problema não está resolvido. Fazer uma guerra é mais rápido. Durante a guerra dos 6 dias Israel conquistou aos vizinhos territórios muito mais extensos do que os que estão em disputa entre Ferro e Peraboa. Por isso uma guerra será a solução.
Uma vez que vem lá o S.João, e que tal se a rapaziada fosse roubar os vasos a Peraboa. Não se esqueçam de trazer as flores. Neste caso, sem derramamento de sangue, poderiamos ganhar a guerra das Flores. Algo de semelhante à revolução dos Cravos.
PS o nome de guerra das Rosas, apesar de ser mais sonoro, já não seria original pois já aconteceu em Inglaterra, há muitos anos, entre a rosa Branca e a rosa Vermelha.
Anónimo disse…
Proponho ainda que no final a freguesia ganhadora fosse condenada a pagar uma churrascada, a realizar no limite estabelecido, que durasse pelo menos oito dias e que se realizasse todos os anos pela data da celebração do tratado de paz, ou da capitulação.
danitri.® disse…
É pá, você não diga uma coisa dessas, porquê a brincar a brincar, ainda alguem se lembra de o fazer mesmo, ir roubar vasos a Peraboa :-)
Anónimo disse…
Finalmente no blog da junta alguma noticia que nos dá alguma esperança.
Bora lá.
Será desta?
Parece que as expropriações já por aí andam.
Esperemos, que o presidente Pinto, faça jus à noticia que por aí foi postada.
Já chega de tanto sofrer com a interioridade a que estamos sujeitos
Anónimo disse…
Se analisarem a "Planta Parcelar", no Blog da Junta de Freguesia, repararão que tem a data de 06/2006: UM ANO e que não é visível - a olho nú - a tão proclamada Ciclovia ...
Entretanto os impostos continuam a caír na Câmara.
Anónimo disse…
Também lá não vejo os postes de iluminação no eixo da via, mas concerteza não irão esquecé-los!

( Paulo Duarte )
Anónimo disse…
Ficção 1

Aleluia, meus conterrâneos: Começaram as obras de alargamento da estrada Municipal 506-1. As terraplagens estão avançadas e, ontem dia 17/5/2007, começaram já a lançar alcatrão nalguns buracos.
Dentro de dias será lançado concurso para aquisição de bicicletas para alugar aos menos afortunados.
Anónimo disse…
essa sim teve alguma graça!!!!!
Tó Elias disse…
Humildade????
Sensatez????
Por alma de quem?
Ora esta! Era o que mais me faltava...
Não vou discutir com um anónimo que não dá a cara, estes adjectivos, tá claro!
Claro que é um amigo o Presidente da Junta de Freguesia de Peraboa, e que muito prazer tenho nisso, mas, a amizade, não deve nunca ser misturada com assuntos deste calibre.
Cabe às autarquias das duas freguesias, resolver (se é que há alguma coisa para resolver) este assunto.
O tempo do "compadrio" já lá vai.
Resolvam-se os assuntos pelos meios legais e o resto é conversa.
Acabem com estas "intrigas" e não contribuam para que regressemos a tempos passados em que a "rivalidade" Ferro/Peraboa reinava por essa região.
Já agora, caro anónimo, queira fazer o favor de dar a cara, pois, de contrário, não responderei mais a tais comentários.
Claro que o comentário anónimo das 9:44, é o mesmo do das 8:50, e talvez mesmo o das 6:37!!!
Acho que os comentários do Dotejo, serão bem-vindos, pois, pelo que se tem lido por aqui, é um conhecedor de muita coisa que se passa na nossa vila, além de ser um dos que realmente sabe escrever!
Abraços
9:37 AM, Maio 21, 2007

Tó Elias disse...
Obrigado Paulo, pelas palavras.
Entretanto, caso venha a acontecer, não vou responder a mais provocações. Não estou para isso. Era o que faltava!
Chama-se a isso, efectivamente, como disseste, "misturar alhos com bogalhos"
Aliás, vou deixar de fazer neste espaço qualquer tipo de comentário.
Chega!
Não vale a pena!
Abraços
1:39 PM, Maio 21, 2007
Tó Elias disse…
Tó Elias disse...
Ao Anónimo de 26/6 das 9:40
Alertaram-me, para ir ao blog, pois havia por lá mais um comentário de um anónimo que insiste em falar do meu nome.
Fui ver e lá estava "escarrapachado" mais uma referência ao meu nome.
Chiça que isto parece mais uma perseguição.
Anónimo, se quiser falar e discutir o que é amizade, apareça, (talvez este fim de semana tenha hipótese de o fazer) fale com as pessoas pessoalmente, pois em relação a este assunto, remeto-o para o meu comentário de 21 de Maio.
Sei, que os meus comentários nada de novo trazem a este espaço, e é por estas e por outras, que desde essa data deixei de o fazer.
Sob a capa do anonimato, é muito fácil de "acusar", "injuriar"
Não considere, entretanto, este meu último comentário como uma resposta, a mais este seu devaneio, pois é uma discussão que jamais alimentarei
9:43 AM, Junho 28, 2007
Anónimo disse…
DE parabens esta o concelho da Covilha pelo presidente que tem pois tras grandes investimentos e preserva o patrimonio,é por ezemplo a estrada ponte pedrinha Peraboa que a vai candidatar a patrimonio da umanidade, tambem a junta de freguesia do Ferro pode candidatar as pegadas de Dinaussauro que se encontrao nas ruas da freguesia J.S.C.

Mensagens populares deste blogue

A Gastronomia na Vila do Ferro

Fim…