Assembleia de Freguesia do Ferro, Abril de 2007.

No dia 27 de Abril, sexta-feira realizou-se, no Salão da Casa do Povo do Ferro, a Assembleia da Junta de Freguesia do Ferro. Assim, lá fui eu assistir, e ouvir, o que os intervenientes diziam sobre muitos assuntos de interesse da nossa Vila, e tanto que se lá falou, foram mais de 3 horas de Assembleia. Com isto, vou tentar aqui colocar alguns pontos, descrevendo o que se passou nesta Assembleia, mas antes, tenho que falar de um pormenor, achei muito estranho que tanto se fala nos Blog´s sobre as situações que se passam na Vila do Ferro, tanto falaram desta Assembleia, mas depois ninguem se disponibiliza para a ir assistir. Nesta Junta de Freguesia nunca fui a uma Assembleia, por falta de oportunidade, ou mesmo falta de interesse, mas apercebi-me ontem que a melhor forma de se saber o que acontece na Vila do Ferro, por parte da Junta, é na Assembleia de Freguesia. A melhor forma de reivindicar, (não sei se é a melhor palavra) alguma coisa á Junta de Freguesia, é nestas Assembleias. Desejo, sinceramente, que na próxima Assembleia o Povo Ferrense assista, e que intervenha, porque ajuda a Junta a fazer um trabalho melhor, penso eu.
Ao deslocar-me a esta Assembleia, ia com o intuito de intervir sobre alguns pontos de interesse da nossa Freguesia, mas como tinha a certeza que o Sr. Presidente da Junta iria falar sobre esses assuntos, não o fiz. Desses pontos mencionarei os mais importantes, ou os mais relevantes:

- primeiro: o assunto que o Povo do Ferro mais quer saber, claro, a Estrada Ponte Pedrinha – Ferro – Peraboa. Pelo o que foi dito pelo Sr. Presidente Paulo Torais, a Junta de Freguesia tem andado constantemente a trabalhar sobre este assunto, e parece que até já se anda a expropriar alguns terrenos. Mas do que eu ouvi nesta Assembleia, o arranjo, se calhar é melhor dizer construção, porque pelos vistos, a Estrada vai ser totalmente modificada, ou seja, é uma estrada nova, com 2 metros de ciclovia, 1 metro de valeta para cada lado, e 6 metros de Estrada, 3 para cada via. Assim, o começo da construção desta Estrada só vai ser efectuada no fim deste Ano, ou no principio do Ano que vem, devido a consecutivos atrasos no projecto. Atrasos que se devem ao não aprovamento desse projecto, por parte de algumas entidades. Enfim, estamos em Portugal.

- segundo: outro assunto, é a “fronteira” entra a nossa Freguesia, e a Freguesia de Peraboa, e pelo que disse o Sr. Presidente Paulo Torais, é um Assunto que está ser estudado, e trabalhado, pela Junta de Freguesia, para depois se proceder a toda a verdade dos limites entre Ferro e Peraboa.

- terceiro: as ruas do Ferro, que é um problema que afecta a muitos Ferrenses. Na Assembleia, a Junta de Freguesia apresentou um projecto daquilo que será, no Futuro, as Ruas do Ferro, mais concretamente, a Rua que vem da Matibeira até á Casa do Povo, e depois daí até ao cimo do Povo (Rua da Igreja). Rua que, brevemente, entrará em obras, e após concluída ficará como as Ruas do centro Histórico da Covilhã. Depois desta, outras se seguirão.

- quarto: alem destes assuntos, o Sr. Presidente respondeu a algumas perguntas, tais como, o porquê da Escola do Monte Serrano estar ao abandono, ervas daninhas, vidros partidos, etc.. Em Resposta, o Sr. Presidente disse que quer arranjar uma ocupação para aquele Edifício, fazendo assim com que o abandono deixe de existir.
Outro assunto foi a existência de muitos cães ao abandono nas Ruas da Vila, que causam muitos danos aos habitantes dessas Ruas, e que parece que não se resolvem simplesmente com a vinda do Canil (já cá veio o Canil muitas vezes, e os problemas continuam).

Muito mais assuntos se falaram nesta Assembleia, foram tratados, por exemplo, todos os pontos que constam no Edital que a Junta lançou sobre esta Assembleia, mas eu julgo que estes são os casos mais relevantes para o Povo da Vila do Ferro, aqueles em que o Povo quer saber.

Continuo a sugerir que na próxima Assembleia o Povo Ferrense se disponibilize a estar presente.

Quero aqui deixar bem claro que tudo o que eu aqui escrevi, foi escrito por um simples Ferrense que esteve presente nesta Assembleia, que também pode errar, por isso se houve aqui alguma informação incorrecta daquilo que eu escrevi, e quem esteve presente, peço que comente, e eu remediarei o erro. Como disse, fui um simples cidadão que esteve presente na Assembleia, que esteve atentamente a ouvir tudo o que lá foi dito, e que tentou colocar neste Blog alguma dessa informação, para que assim todos os interessados tenham acesso a ela.

Comentários

Anónimo disse…
Parabens DANITRI....É de post's como este que o blog precisa....INFORMAÇAO.....

Abraço
Anónimo disse…
Se o início da obra é só para o ano que vem, mais uma razão para que se proceda ao arranjo dos buracos. É que desse modo daqui a dois anos ainda não haverá estrada decente. tapem ao menos os buracos.
Anónimo disse…
OS ANÓNIMOS QUE AQUI FALAM EM A JUNTA TAPAR OS BURACOS DEVIAM IR ÀS ASSEMBLEIAS PORQUE É AI QUE TODA A GENTE SE DEVE PRONUNCIAR SOBRE OS PROBLEMAS QUE AFECTAM A NOSSA VILA.
Anónimo disse…
Boa atitude Dani.Foste à Assembleia e deste-nos a informação do que se lá passou.
Estou de acordo contigo: todos nós devíamos participar activamente e sériamente nestes actos, que são do interesse de todos os ferrenses, residentes e de quem por cá passa.
Estas Assembleias abertas, permitem o debate de ideias, e o esclarecimento sobre tomadas de posição e decisões.
Um abraço.
Anónimo disse…
Desculpem lá as "tomadas".Até parece que estamos a falar de material eléctrico!!!

É " tomada "!!!
Anónimo disse…
Há um anónimo que diz que é na Assembleia que a questão dos buracos da estrada se tratam. Acho que também se pode tratar com a JF noutras alturas, sobretudo quando não estamos lá naquele dia e àquela hora. Ou será que esse também anónio até está satisfeito com o estado da estrada e resignado a esperar até que a obra seja concluída? É que ainda vai demorar muito tempo!
Anónimo disse…
ouvi dizer que a Junta já está a acertar com os donos das terras que ficam junto à estrada, os valores para lhas comprar. Parece que afinal a estrada esta a andar como sempre disseram. Agora era bom que os maldizentes deste blog, viessem aqui dizer que erraram.
Anónimo disse…
No jornal "Primeiro de Janeiro" de hoje, 8 de Maio de 2007, vem uma notícia que diz que a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia vai indeminizar as pessoas que tenham danificado os seus automóveis nos buracos das estradas do concelho. Para tal deliberou já pagar os primeiros pedidos.
Esta Câmara está a assumir as suas responsabilidades: ao receber impostos rodoviários sente-se na obrigação na obrigação de manter as estradas em bom estando e, não o fazendo, de indeminizar os prejudicados. Pena que outras o não façam e que estejam interessadas na primeira parte.
Anónimo disse…
Já que se fala em artigos de jornais, vi num artigo de um diário de hoje a seguinte noticia, que transcrevo

COVILHÃ

AUTARCA RECEBE PRÉMIO

" O presidente da Câmara Municipal de Covilhã, Carlos Pinto, recebe hoje o prémio de "Autarca mais empreendedor de 2007", durante o congresso sobre capital de risco "Venture Capital IT", em Lisboa"
Ai se eles tivessem passado pelo Ferro, concerteza que não lhe atribuíam tal prémio, e se fizessem a viagem P. Pedrinha - Peraboa, concerteza que o elegeriam como autarca mais desempreendedor....
truman disse…
Apenas para divulgar o novo blog sobre o Ferro em
http://factosdoferro.blogspot.com/


Está aberto a opiniões de todos espero que participem....
danitri.® disse…
Como sabem, existe á relativamente pouco tempo um certo Blog, “Factos do Ferro”, escrito por um certo Senhor, “Truman”. Este é um Blog, que, como o próprio lá escreve, pretende alertar para alguns pormenores algo suspeitos, que, pelo que ele diz, acontecem nesta Vila do Ferro.

Ora como este Senhor lançou um Blog onde pode escrever o que quer, e o que bem entender, sem ninguém o poder recriminar, devido ao dito Blog ter os comentários a serem moderados previamente, isto é, são lidos pelo o administrador, antes de serem publicados, ou seja, se alguém disser que o que ele escreve é mentira, que é falso, ele não vai colocar lá esse comentário.
Com isto eu decidi aqui colocar o seu 2º Post, porque como muitos dizem, os comentários sobre a Vila do Ferro não devem estar dispersos, mas sim todos no mesmo lugar, e como este tem a ver com a Vila do Ferro, e como já que este tal Truman escreve o que quer, e o que lhe apetece, nós também podemos responder, devemos, porque ele diz que eu sou imparcial, pois se eu sou, o Sr. Truman não fica nada atrás.

Então aqui está um Post, lançado num certos Blog (http://factosdoferro.blogspot.com/), administrado por um tal Truman:

"""Factos do Ferro
O blog atento...



Sexta-feira, 18 de Maio de 2007

Actualidade...

Caros Ferrenses e outros que por aqui passam, é a vós que me dirijo..

Para aqueles que julgaram que tinha fundido, ou desaparecido com medo dos “papões”, lamento desiludi-los, mas estou de volta e agora com mais energia e inspiração para criticar e elogiar (quando se justificar) tudo aquilo que se passa nesta vila, sempre cheia de bons motivos para tal….

Começando pela ultima Assembleia de Freguesia da qual li num outro blog um breve resumo, devo dizer que para além desse tal Danitri (autor do dito resumo) ser suspeito em relação à imparcialidade proferida nesse resumo, nota-se que mais uma vez nesta Assembleia de Freguesia o Enfº Paulo Tourais, Presidente da Junta de Freguesia, tentou “entreter” os residentes nesta freguesia com promessas de reparação da via de acesso à vila entre Pte Pedrinha e Peraboa, segundo ele já existe um projecto, que considero algo megalómano, para a dita via, no entanto continua-se a circular diariamente numa via muito degradada e sem condições mínimas de circulação…, e já lá vão 18 meses de mandato.

(Correcção: Como este texto já foi escrito há alguns dias, pude entretanto reparar que afinal já existe mesmo um projecto, e que o processo de expropriações já arrancou. Ainda bem, ficamos á espera das tão aguardadas obras.)

Um outro assunto que penso que nunca foi discutido publicamente nesta freguesia è o relatório de contas da Junta, o qual nunca foi conhecido publicamente e para além disso julgo ser um documento algo extenso e que pode esconder relações estreitas entre a Junta e entidades da freguesia. Assim e com o intuito de esclarecer os cidadãos gostávamos, Ferrenses, de o conhecer no blog da Junta.

Para finalizar, e sabendo que provavelmente o Enf. Paulo Tourais vai ler este comentário, devo sugerir-lhe por exemplo que em relação à “istrada para Marrocos” se proceda a uma reparação rápida até que seja feita a intervenção final por si prevista, e que todos aguardamos ansiosamente.





Observação: Sou apenas um cidadão atento, crítico e ao contrário do que alguns julgam não sou anti-ninguém, sou a favor do melhoramento do Futuro de todos nós… por isso aqui estou…"""
danitri.® disse…
Pelos vistos o Sr. Truman não esteve presente na ultima Assembleia, da Junta de Freguesia do Ferro. “???” Então se o Sr. Truman é tão preocupado pelos assuntos da nossa Freguesia, porque é que não vai ás Assembleias? Ai pode contestar, ao vivo, e em directo, o que a Junta de Freguesia anuncia.
Note-se que eu não estou a defender a Junta de Freguesia, não sou ninguém para o fazer, tem feito um bom trabalho, melhor do que anteriores Juntas, e para mim isso já é bom, e se não faz mais, por aquilo que sei, não é devido á Junta. Faz-me é confusão um certo Senhor escrever o que lhe apetece, contestando acções da Junta, em vez de ir ás Assembleias, “???” fazendo essas contestações directamente á Junta de Freguesia. Como você deve saber, o 1º ponto da Asembleia serve para o Público poder intervir, e ai pode dizer, directamente, o que quer, e o que lhe apetece, não é num Blog que se faz isso.

Depois, ao não ir á Assembleia, como é que sabe que o que eu aqui escrevi neste Post é imparcial? Se não esteve lá, como é que pode dizer que o que eu disse, pode não ser verdade?

Ao Sr. Truman, e a todos os que concordam com ele, se querem contestar alguma coisa, sobre a acções da Junta de Freguesia, vão ás Assembleias.
Sr. Truman, se quer saber do relatório de contas da Junta de Freguesia do Ferro, dirija-se á próxima Asssembleia, e intervenha, pondo essa questão ao Sr. Presidente.

Eu não estou a dizer que não se deve contestar as acções da Junta de Freguesia, deve-se fazer isso, vivemos em democracia, e o Povo pode contestar, porque isso ajuda a que a Junta ainda faça um melhor trabalho. O que eu estou a dizer é que para se contestar qualquer coisa, deve-se ir ás Assembleias, ouvir o que a Junta diz, intervindo no tempo apropriado, depois ai é que se pode vir para aqui, para os Blog´s, escrever as nossas contestações, porque aqui informamos o resto da População, porque aqui debatemos o que lá dissemos, o que lá foi dito.
Como já o disse não estou a defender a Junta, tem feito um bom trabalho, mas podia fazer muito melhor, algumas das coisas que se prometeram que se iam fazer, ainda não estão a ser feitas, isso é certo, mas ai acredito que não seja culpa por parte da Junta de Freguesia. O que é certo, é que esta Junta já fez muitos mais trabalhos, do que em anteriores Juntas, claro que em anteriores Juntas fez-se muita coisa, mas também se podia fazer muito mais, mas actualmente esta Junta, tem feito muito mais do que as anteriores, por isso, não é justo estar a criticar. Por exemplo, qual foi o anterior mandato que esteve tão perto de arranjar a Estrada? Isto é só um exemplo.

Sr. Truman, convido-o a estar presente na próxima Assembleia da Junta de Freguesia do Ferro, ficamos lá os dois, você contesta o que quiser, e ouviremos o que o Sr. Presidente tem a dizer.
Não gosto nada de criar guerras, conflitos, com ninguém, ainda por cima devido a uma coisa que detesto, Politica, porque na Politica não se está a defender, por exemplo, a Freguesia do Ferro, mas sim o Partido, o lado direito, o lado esquerdo, o que quiserem, mas não se defende aquilo que é o bem para todos, defende-se o bem para aquilo a que representam, e isso para mim é incorrecto.
Agora aquilo que eu não gosto, e quem me conhece sabe-o bem, é de ouvir/ler certas coisas, que certas Pessoas escrevem, sem saberem do que se passa, não gosto de ler coisas de Pessoas que não estão dentro do assunto/matéria. Porque meus Senhores(as), para se escrever, contestar, qualquer coisa da Junta, tem que se ir ás Assembleias, ouvir o que a Junta diz, intervirem, e ai já podem escrever o que quiserem.

Como já o disse, Sr Truman, não estou aqui a criar conflitos/guerras com o Senhor, ainda por cima é uma Pessoa que me conhece, se calhar até convivemos por ai, estou simplesmente a dar uma opinião, a discutir, um texto que você escreveu, e é para isso que servem os Blog´s, discutirem-se opiniões, mas isso não deverá levar ao conflito.

Espero que me compreendam, e espero que me entenda, Sr. Truman.....

Mensagens populares deste blogue

A Gastronomia na Vila do Ferro

Fim…