Limites Ferro – Peraboa. A Verdade...
Para dar, de uma certa forma, continuação ao 1º Post dos limites de Ferro – Peraboa, decidi lançar este segundo, mostrado algumas imagens, onde se prova, onde se mostra, onde é realmente as partilhas entre as Freguesias de Ferro, e Peraboa. Todas as imagens a que eu visionei, fruto de uma excelente ajuda de um cidadão Ferrense, que já trabalhou nesta matéria, e ao qual eu agradeço, e fruto de uma pesquisa exaustiva na Internet, eu não encontrei nenhuma imagem onde demonstra que os Limites entre Ferro e Peraboa são como indica a placa, avisando do começo da Freguesia de Peraboa, que está ao Poço Frio. As 3 imagens que eu aqui exponho, comprovam o que toda a População Ferrense diz, e deitam abaixo qualquer duvida que exista sobre esta situação, demonstrando que a Junta de Freguesia de Peraboa está totalmente errada sobre esta matéria. (Cliquem nas imagens para aumentar) Esta primeira imagem foi retirada do Livro “Ferro, Cova da Beira”, de autoria da Ferrense Maria da Ascensão Rodrigues,...
Comentários
A "ditadura" é que era muito má e o Dr. Oliveira Salazar é que era o "papão"… é verdade mas…
Agora a "democracia" fica muito cara... são cada vez mais os tachos políticos e estes têm regalias cada vez mais elevadas, os lugares de gestão e administração não são ocupados por uma questão de competência mas sim por uma questão de "cunha". O sistema sustenta uma máquina política equivalente à de Países muito mais ricos e maiores (no caso de Portugal muito mais corrupta) e os impostos não param de subir para tentar cobrir esse esbanjamento de dinheiro. Há quem diga mesmo que dentro de 10 anos a segurança social estourará.
Aqui temos a nossa cleptocracia "camuflada" de democracia, quando o Povo acordar de vez, talvez seja demasiado tarde.
Não me obriguem a ser saudosista. É que se calhar a humilde lápide que as gentes pobres da pequena aldeia, ofereceram para cobrir a campa rasa de Salazar tem muito de verdade:
"Havemos de chorar os mortos, se os vivos o não merecerem" -Dr. Oliveira Salazar "Errar é próprio do Homem, mas até a data foi o melhor Estadista e o mais honesto dos Governantes de Portugal".
Pois é… eu acho que os vivos merecem que a gente chore mas é da tristeza do desgoverno da ganância e da corrupção. já me tenho questionado várias vezes se de facto estamos em democracia ou é tudo a fingir.
Acho que estou a ser muito pessimista... ou talvez não. O futuro o dirá.
1. No nosso partido cumprimos o que prometemos.
2. Só os tolos podem acreditar que
3. não lutaremos contra a corrupção.
4. Porque se há algo certo para nós é que
5. a honestidade e a transparência são fundamentais para alcançar nossos ideais.
6. Demonstraremos que é uma grande estupidez achar que
7. as máfias continuarão a fazer parte do governo, como noutros tempos.
8.Asseguramos sem sombra de dúvida que
9. a justiça social será o principal objectivo das nossas acções.
10. Apesar disso, ainda existem idiotas que fantasiam que
11. se possa continuar a governar com as artimanhas da velha política.
12.Quando assumimos o poder, faremos o impossível para que
13.se acabem os privilégios e as negociatas.
14.Não permitiremos de nenhum modo que
15.as nossas crianças morram de fome.
16.Cumpriremos nossos propósitos mesmo que
17.os recursos económicos se esgotem.
18.Exerceremos o poder até que
19.compreendam que
20. somos a nova “política”.
(Não se esqueça de reler ao contrário, agora de 20 até 1!!!)
Acato e subscrevo, quase inteiramente, o comento?... Quase porque penso que ninguém deve ser obrigado a viver e sentir, a austeridade, a simplicidade e o provincianismo, quando não há necessidade disso… O tempo que se perdeu! Mas isso são outros diálogos que agora não vêm pró caso.
O que quero colocar a “coments” é assunto nacional embora, tenha tudo a ver com a nossa pátria primeira. Falo da legislação que está a ser elaborada sob tutela de António Costa, e que permitirá a reorganização administrativa do país, no âmbito da qual já foi anunciado a extinção de freguesias, assim como a extinção e criação de novos municípios.
È apreensivo. Confesso que quando li o artigo no “Público” de quinta, engelhei a sobrancelha, e cocei o cruto da nuca. Era inevitável não pensar na “mui nobre e valente Village du Ferro”. Porém já lá vamos.
De acordo com o Presidente da ANFRE (Asso. Nacio. de Freg.) Armando Vieira, é uma iniciativa que parece ter racionalidade, embora se tema o avanço pelos piores motivos, os economicistas. Este recusa o que foi apresentado e que, justifica a extinção e fusão de freguesias sob o argumento de racionalizar despesas. È ridículo uma vez que as “aldeolas” apenas gastam 2.01% do orçamento de estado. As que forem absorvidas por outras, verão o seu envelope financeiro transitar para a “papona”. (Imagino, os malabarismos e acrobacias, que já se fazem em volta deste pormenor)
Ainda segundo este “artista”, é preferível a possibilidade das freguesias se associarem de modo a potenciarem a sua actuação, á imagem do que já sucede com os municípios. O que muito sinceramente, acho bem e deve ser o caminho.
Voltemos ao nosso burgo. A gente que se cuide ou ainda somos absorvidos pelo Tortosendo (muito mau!...), Boidobra (isso é que era bom!...) ou então… Esperem. Peraboa (quando te apanhar na rua vais apanha-las!...). È só brincadeira, considero que nunca tal vai acontecer, mas pelo sim pelo não… A nossa terra que se cuide, passe a ter mais vida e acima de tudo, gente. È com alguma tristeza que se vê as escolas primárias com menos de metade dos alunos que tinham, já são feitos tão poucos e ainda por cima, os vão por à Covilhã. Vá-se lá perceber isto!
No entanto, essa de as freguesias se poderem associar, a semelhança dos municípios, parece-me bem e digo mais, fez-se o polis, podia-se fazer o “Aldeolas e Lugarejos”, não! Associando-se é que se pode realmente poupar, ganhar e olhem, até povoar o nosso território. Porém considero que só é possível, com muito boa vontade, excelente diplomacia, algumas “comezainas”, “uns jeitos” e porque não muito peito e coragem para se ter e assumir posições.
Portanto o Ferro, que se cuide pois vêm ai mudanças, que nem carolices, honrarias do outro tempo, encantos públicos ou “conhecimentos” podem parar. O “Inspector” e o “Mazé” que se cuidem, que o seu tempo, já era. E ainda bem, adivinhavam-se o prejuízo de quem lá vem! Para a frente é que é o caminho, que ninguém o pare (nem tente), doa ele a quem doer, mude ele, quem mudar.
C’est la vide mes amis! (acho, eu que é assim)
By, by……………………
Ah! Perdoem o «que se cuide».
Hasta!
"O economista Olivier Blanchard afirmou sexta-feira que a melhoria da economia portuguesa requer um crescimento maior da produtividade e menor dos salários. O especialista falou na conferência bienal do Banco de Portugal, em Lisboa"
Acabo de ler este "artigo" hoje, num jornal diário.
Só cá faltava um americanozeco a mandar "papaias" sobre este nosso cantinho...
Crescimento menor de salários???? Ainda mais??? Tá doido ou quê???
Ó Olivier,(que lido nome!!!) vai pra tua terra, come por lá uns donuts, uma comiditas de plástico, arrota.... e ... descansa em paz...
Comentem!
Assim, é fácil criar-se riqueza.
O "bicho",só conhece a realidade dos povos,sentado à secretária e é daqueles que, se um dia vier ao campo,morre intoxicado com tanto oxigénio.
O gajo saberá o que é viver com o ordenado mínimo em Portugal??
Vai-te, malandro e dedica-te aos grafittis!!
Então Henrique? Que é feito desses comentários?
Já lá vai tanto tempo....
Cá pra mim, a gripe das aves já anda a atacar os poucos comentaristas deste Blog, eheheheh
Realmente, é dos poucos blogs que conheço, onde os comentários são aqueles que se veem.
Conheço espaços destes em terriolas muito mais pequenas que a nossa Vila, onde a troca de informações,comentários, etc, são dignos de ver, e sempre actuais.
Já a nossa terra, é o que se vê....
Tudo morre à partida...,mas que é triste, lá isso é.
Até podemos alegar que é por falta de ligação à banda larga, mas mesmo assim não é desculpa, para tão poucos participantes..
O que mais me indigna, é que olhando para as visitas que são feitas a este espaço,(Ver em baixo o nº de visitantes) chego à conclusão que entra muita gente, mas só para olhar, mas botar comentário...... foge cão...
O autor deste blog, recebe todos os meses uma estatística do do "tráfego" ao mesmo e chego à conclusão do que disse acima.... Muita parra... pouca uva..
Vejam bem que até o habitual comentador das animações da 6ªs feiras do King, anda a ser atacado pela tal gripe...
Já agora, basta olhar para o blog que muito bem o Presidente da Junta criou, onde informa das várias acções da Autarquia, e pelo que me lembro, foram feitos 5 ou 6 comentários...
Enfim....
Somos do Ferro, povo beirão trabalhador.............
Vá lá amigo Henrique, toca a comentar....
Um abraço a todos.
Um abraço para si e para o “brother” com muito apreço.
Realmente tenho andado afastado destas lides, a vida não permite – estudo fora e estou quase sempre ausente da “santa terrinha” – também porque por vezes, a disposição e a vontade, vão para outras coisas que se relacionam comigo, e com o meu futuro. Pode não acreditar mas todos os dias estou diante de um pc (e na net), e só hoje me lembrei de vir ao blog. Todavia também compartilho essa tristeza de ver o blog a definhar.
Mas vejamos. Se os comentaristas são sempre os mesmos (apesar de terem a vontade de 50), os angariadores de temas e assuntos, são poucos e dentro desses poucos apenas dois ou três, colocam conteúdos a comentar, para não dizer que é só um! Até os “contributors” deviam contribuir… não! Às vezes dá a impressão que há muita boa gente (na volta até os que comentam ou contribuem), que se diverte com as danações que por vezes este blog origina – que o diga eu. Não sei se me faço entender mas, o receio e a respeitabilidade fala mais alto, é um problema onde tudo fica calado, apenas dizendo: «Tá bem, sim senhor!»
Ainda relacionado com esta apatia caro amigo, digo-lhe que continuo a comentar porque tenho vontade, mas também em consideração a pessoas como você e o brother, que enxergam este sítio com humor e bairrismo ferrense, que comprimentam e até falam do blog. Não se escondem por detrás de vergonhas tolas de (perdoem a expressão) “rapazinhos de aldeia”, ou sei lá, coisas fúteis e sobranceiras que não entendo. Sinceramente o “à vontade” que aqui se gere deveria também existir na rua, acho eu!... Mas já todos somos crescidinhos e briosamente soberbões!...
É isso minha gente do blog, tenho pena de não acrescentar mais nada do que apenas, o que me vai na alma em relação a este espaço. Desculpem se feri ou susceptibilizei alguém. Tem que ser assim para não trazer a cabeça a prémio, dentro da minha própria terra onde ás vezes me sinto, um perfeito estranho.
Adeus!
Força!
Só estou um pouco chateado (embora a minha cor clubistica ser outra) pelo facto de o SLB ter acabado o sonho da Liga dos Campeões....
Ai Simão, Simão, antes tivesses continuado no Sporting, pois assim não "desaprendias" eheheeh
Então boa noite e que o Sporting ganhe no Sábado!!!
Aleluia
Tó Elias
Falarmos abertamente uns com os outros," acertar-mos e acertarem-nos" o passo quando for preciso, sem se ficar com aquela raiva que tantas divisões fazem entre as pessoas.
É possivel, que quando a ADSL PROMETIDA, chegar a esta terra,haja mais participação nestas conversas, pois com a Internet como está agora é uma desgraça.
Abraços a todos os bloguistas.