Caça




ASSOCIAÇÃO DE CAÇA E PESCA DO
FERRO

INFORMAÇÃO





1 ª MONTARIA AO JAVALI - 05/02/2006

Encontram-se abertas as inscrições para a montaria a realizar no dia 05/02/2006. A concentração ocorrerá pelas 08:30 horas, no restaurante o Cavaquinho
Agradecemos que procedam à sua inscrição até dia 03/02/2006, junto de um dos elementos da direcção (João Freire, Augusto Macedo, Manuel Batista). Contactos: 969077044 - 965235599 - 967145937
Também podem participar convidados não associados.
Sócios 5 balas.
Convidados 20 balas.
Garantimos almoço e javali na ponta da mira.



O Presidente da Direcção

(João Esteves Freire)
Sendo a Associação de Caçadores do Ferro uma instituição da nossa vila, achei, (e de acordo com um membro da Direcção de que tambem faço parte) abrir este Link no nosso Blog.
Este Link é criado para quem quiser comentar, e dar informações, opiniões e sugestões de todos os sáocios e não sócios.
Para iniciar, anunciamos a 1ª montaria ao Javali.
Convide um amigo.
Segundo informações, vai ser uma boa montaria
Saudações Associativas.
Oportunamente será inserido o logotipo da associação

Comentários

Anónimo disse…
Pobres dos bichos nesta luta desigual.
Seria bonito ver os Senhores caçadores com suas lindas espingardas e os javalis só com fisgas!
Apostava que muito poucas inscrições teriam...
Porque não jogam aquele desporto chamado qualquer coisa parecida com "Paintball"
Anónimo disse…
Olá.
De facto os animais, precisam de alguem que os proteja.
Nos dias uma reserva associativa ou mesmo turistica, também tem essa função, aliás, se estas não existissem provávelmente a caça teria já desaparecido. No entanto é bom que quem se preocupa com estes aspectos,e o bloguista anónimo anterior parece preocupar-se,dizia eu, preserve o ambiente não colocando por ex, entulhos e lixos por esse planeta fora. Seria interessante ver o planeta dar a estes tipos poluidores com o caixote pela cabeça a baixo, evitaria assim a todos a vergonha de serem os humanos os únicos poluidores.

Um abraço e pensem nisto|
Anónimo disse…
Caros amigos bloguistas tenho seguido com alguma atenção os comentários efectuados sobre temas, uns mais interessantes que outros, por vezes a rossarem o incoveniente pois em meu entender trata-se de habitantes ou filhos da terra e merecem-me todos sem excepção um respeito e carinho muito especial.
Fiquei muito contente ao ver este anúcio, independentemente de uns dizerem "coitainhos dos bichos" outros filhos da P dos porcos esta noite deram-me cabo de todas as culturas. Andei eu todo ano a regar o milho, semear o feijão, plantar os castanheiros etc, etc. para agora dar nisto.
Quando era um ou outro isolado vá lá que não vá, mas isto agora é uma praga.
Não podemos esquecer que o homem é praticamente o unico predador de facto do javali logo é necessário por um pouco ordem na bicharada.
Com todo o respeito pelos anónimos que me antecederam obrigados pela inicitiva, e vamos a isto, "javalí na pota da mira" um abraço a todos ferrenses.
Anónimo disse…
Ao ler este post (que finalmente chegou) dou logo de caras com um anonimito, vulgo "protector" dos animais.
Já estamos fartinhos deles... só gostaria de ver este anónimo (tambem entro desta maneira para estar em pé de igualdade)que tipo de comida mete no bandulho. Concerteza é só "retraço", pois não deve entrar nesse corpinho qualquer tipo de carne, coitadito...
O nosso amigo autor deste POST, bem disse que este seria o espaço para caçadores...
Não é que não se possam fazer comentários, mas este é um espaço para nós, amantes da caça, quem quiser botar faladura, que o faça, mas quem é contra que se afaste. (Quando vejo um assunto que nao me interessa, nem sequer perco tempo a ler esses comentários.)
Só me fazem lembrar os defensores da extinção das touradas...
Faço de minhas as palavras do 2º e 3º anónimo.
Se o primeiro plantasse uma hortita e fosse lá um animal destes dar-lhe cabo do granjeio, falaria de outra maneira, mas pelo visto, é homem para estar sentado num sofá a dizer à mulher: vai à praça, compra umas couves, um coelho, uma galinha, e até um Kilo de carne de vaca (ou touro).
Depois, toma, vai de comer esta carninha, nem sequer interessa como o bicho foi morto.
Não há pachorra
Anónimo disse…
Olá. O tema é bravio e relevante, portanto vou ser cauteloso para não ter chatices. Então cá vai:

Acho muito bem, que o amigo Tó Elias tenha posto esta informação sobre a 1º Montaria ao Javali, organizada pela Associação de Caça e Pesca do Ferro. Não sei se é a primeira actividade desta, se assim for, boa sorte para eles e para os bichos! Mesmo sem ser caçador, já vi que esta associação criou satisfação aos caçadores do Ferro e alguma tristeza aos de fora, por não serem do Ferro! Para os mentores: Parabéns.
Porém quero fugir á linha que seguiu os anteriores “coments”. Deixem-se de desculpas, e particularidades, falem abertamente, sem rodeios e não queiram calar ninguém e fiquem já a saber, que sou um excelente caçador, mas no prato!
Sou completamente contra que se mate espécies fora de época, e que se desperdice as peças que se apanham. Conheço alguns predadores, perdão caçadores, que vão à caça só pelo desporto e depois não comem o que apanham nem mesmo, numa “charatada” com os amigos. È uma pena, quando assim for contactem-me, telefonem, que faço o jeito!... Sou ainda mais contra, a destruição dos habitat das espécies. È que quando isto acontece, depois o pessoal queixa-se que os bichos atacam as hortas e que é uma calamidade. È verdade, mas pensem que o mal não é do bicho, mas do homem que lhe destrói a “casa e a família”, ocupando e destruindo o seu habitat. Na volta (e sem melindrar ninguém) o anónimo que se queixa do feijão destruído, tem a horta em local muito próximo dos habitats dos bichos (ou não) ou na volta, os habitats afastados são destruídos ficando sem comida, e os bichos têm que emigrar!... È mais que comum, ver zonas da nossa serra e outros locais (para não falar do lado de Peraboa, Capinha ou Peroviseu) com pinhos cortados, ou queimados, para fazerem áreas de cultivo, ou para apenas ficarem depenados de flora e consequentemente, fauna. As cabeças, por vezes não pensam em tudo (e quem dera a todos nós) e os tostões (ou a falta deles) falam alto, depois as hortas e os bichos é que as pagam!
Para que tudo seja sustentado, não se pode destruir os habitats das espécies de caça para que eles não interfiram com o nosso. O anónimo nº2, tem muita verdade quando fala que estas associações até protegem os animais, se as virmos no prisma de que elas defendem, protegem e promovem os habitats das espécies que caçam. Portanto espero que a reserva de caça do Ferro, tenha também esta componente de salvaguarda da Natureza, e incentivo a sua promoção, em áreas de habitat que por diversas vicissitudes, perderam a sua fauna e flora. Se assim acontecer, perdoem-me: VIVA a Associação de Caça e Pesca do Ferro.
È o coments, foi só para se ver as coisas de outra forma.

Adeus.
Anónimo disse…
Estou de acordo com o que o "vizinho" anterior escreveu.
Todo o Associativismo que nasça em qualquer lugar, desde que com boas intenções, será sempre bem vindo.
A caça, desde o tempo dos nómadas, faz parte da sobrevivência dos povos, principalmente para a sua alimentação.Presentemente, será mais desporto e convívio.
Agora também defendo:
------ o não abatimento de espécies raras;
------ a defesa da Natureza e preservação do ambiente;
------ não caçar espécies em defeso;
------ respeitar as normas de segurança, no exercício da caça!!

E já agora:

------ Não dizer mal da Venatória;
------ Não " enfiar " tiros nos sinais de trânsito;
------ Não cortar os " crutos " das árvores;
------ Não estar sempre a dizer:" fui eu que lhe acertei primeiro";
------ Não dizer que "a minha cadela " Farrusca " é a melhor do grupo;
------ Não caçar depois de ter enfiado uns bons " martelos ".Será melhor jogar uma cartada!!!
----- Não dizer à mulher que matou três coelhos (?), mas que ficaram para o "monte" do grupo;
----- Não atirar a um Gaio, pensando que é uma perdiz, nem a um javali pensando que era uma lebre.

Enfim, saudações a toda a gente: caçadores, não caçadores,anti-caçadores, ecologistas,etc...
Há espaço para todos.Mas atenção às regras!!!
Anónimo disse…
Ora vivam meus amigos caçadores, isto de "coitadinhos dos bixinhos" pass-me redondamente ao lado ou seja é pra o lado que eu durmo melhor, nós sabemos que ninguém admira e respeita melhor a natureza do que os caçadores, embora tenha a conciencia de que muito haja a fazer.
Não ha coisa que mais me dane do que cartuchos espalhados por todo o lado, ávores partidas, sacos das merendas abandonados em tudo o que é sitio, roubo do quer que seja (um baguito ou uma maçã, vá lá que naõ vá) mas mais não, desrespeito pelos proprietários ....
Meus senhores não custa nada, como diz o povo se não respeitarmos ninguêm nos respeita.
Amigo Zeca isto de: eu é que lhe dei, a minha farruca (jóli)é o melhor, matei três quando não matou nada etc. etc. faz parte do dia a dia de um caçador senão como é que o nosso malogrado e amigo Zeca Fazenda nos contava aquelas histórias que por vezes até pareciam verdade.
O tempo do atirar a tudo o que mexe felizmente já lá vai, vocês não imaginam como foi bonito no dia da batida às raposas vermos lebres, coelhos, galinholas, à distâncias de tiro e toda a gente deliciada a vela escapar-se, comentando "isto é que é bonito!.".
Sabem uma coisa aqueles que dizem "coitadinhos dos bichinhos também dizem o mesmo quando se trata de ratos, ratazanas, baratas etc. Por isso não podemos dar ouvidos.
Caçador unido jamais será vencido, um abraço a todos os que apreciam e também para aqueles que não aprecia. Viva a natureza. Cumprimentos a todos os ferrences.
Anónimo disse…
Ora ainda bem que falou no Sr.Fazenda, e acho que aqui também é espaço próprio para o relembrar.
Homem sem papas na língua, altivo, sem dúvidas e sabedor das facilidades ou agruras da vida.
Tinha sempre a sua opinião. Às vezes dava largas à sua fértil imaginação, e em relação à caça, não havia pai para ele!!
Quem não se lembra, de ele dizer:
---"eram tantas as perdizes, como estas pedras da calçada, do café até à igreja";
---"atirei para uns arbustos onde estava uma lebre.Quando lá cheguei, estavam lá duas.Sabem, estavam-se a machiar";
Mas para tordos e perdizes, não havia melhor que ele.
Bom contador de histórias e nós,"putos" ainda, deixavamo-nos levar pelas suas palestras.Com o dedo indicador no ar, e a sua voz altiva, fazia-nos acreditar em tudo.
Ou quase tudo!!

Um homem que deixou marca nesta terra!!
Um dia falaremos dele noutro espaço!!
Anónimo disse…
Desculpem lá.
Há muito caçador, que já devia ter sido caçado!
Há tipos que a unica arma que deviam ter, era a da guarda e apontada para desaparecerem para bem longe.
O que vale é que sempre escapa meia dúzia de amantes da caça, que vão mantendo as regras do desporto caça.
Bem haja a estes.
Anónimo disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse…
Isto está lindo de morrer!!!!
o anónimo bota comentários e responde a eles.... ganda maluca...
Anónimo disse…
Se anda-se vestido de vermelho estava fo..... com os anónimos.
Abraços
Tó Elias disse…
A "mancha" está controlada, os ditos cujos devidamente alimentados, balas compradas.... só já faltam 5 dias.
Lembramos que para entrar nesta batida será necessário ser portador das licença de caça grossa.
Até lá...
Tó Elias
Tó Elias disse…
Domingo, 5 de Fevereiro de 2006

Céu pouco nublado ou limpo.

Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h), predominando de nordeste,

soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas do

Norte e Centro.

Neblina ou nevoeiro matinal.

Descida da temperatura mínima na região Sul.

Formação de geada.

2ª Feira, 6 de Fevereiro de 2006

Céu pouco nublado ou limpo.

Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h), predominando de leste.

Acentuado arrefecimento nocturno com formação de geada.


Aqui está o estado do tempo para Domingo... o grande dia....
Pelos vistos, vamos ter um dia ideal à prática da Montaria.
Já se inscreveu?
Já é portador da licença de caça Grossa?
Vamos lá.... o tempo está a escassear...
Até lá
Anónimo disse…
Com este "temporal" todo,e com as geropigas matinais para aquecer(?),
prevê-se:

--Remela matinal, com olhos " inavoados";


--Arrastamento dos pés e abrir de "cocharras", devido à noitada anterior;


--Unhas "engadanhadas" por falta de luvas;(desculpa para os falhanços)!!

--"Trovoadas" constantes pela barulheira dos participantes,e tiros errados;

--Melhoria do tempo, com a aproximação da "bucha";

--Gelo e geada derretidos, pelo "calor" do bagacito;

--Aumento do ventanal, com o aproximar da noite;(peripécias da caçada);

--Acentuado arrefecimento nocturno,se a caçada for zero, com criação de neblinas e "beicinha";

--"Trovões" finais, se a feijoada for boa !!!

Um abraço para todos os convivas!!
Anónimo disse…
Boa montaria e, se ninguém quiser levar o bicho pra casa, entre em contacto comigo que faço o jeito!...
Boa caça!
Anónimo disse…
Eu também não me importava que me calhasse uma banda do dito(não confundir com banda larga)para ir ao forno, depois de estar um dia em "vinha d!alho"!!
Mas ao que sei, os bichos foram mais esperto e conseguiram ludibriar 51 caçadores.
Pr!á próxima!!!
Tó Elias disse…
Atençao Srs Caçadores:

Ao contrário do que estava previsto, segundo informações, a época de caça termina no dia 19 de Fevereiro e não no final do mês como era referido nos editais.
Quer isto dizer, que a caça aos tordos acaba nesse dia.
Esclareça-se sobre este assunto, não vá o diabo tecê-las....
Uma vez que esta informação não é oficial, deve informar-se junto das entidades competentes.
Um abraço
Anónimo disse…
Pareçe que conheço esta foto de algum lado......

Mensagens populares deste blogue

A Gastronomia na Vila do Ferro

Fim…