Hoje... Posso??


No micro clima da Vila do Ferro não se pode beber água todos os dias.Pelo menos, na fonte da rua da igreja, no cortinhal.
A qualidade é variável!!!
E hoje, posso beber?

Comentários

Anónimo disse…
A verdade é que muita gente vai lá buscar água, apesar dos SMAS dizerem que o produto é de qualidade variável.Têm tido sorte, pois, nos dias em que lá vão, a água não "varia"!!
Como diz o outro: " vareia,filho, vareia "!!!
Anónimo disse…
Infelizmente assim é, a nossa água não presta!! As pessoas teimam em beber água proveniente de furos e minas sem que esta sofra qualquer tipo de tratamento!!! Mesmo quando chove muito, as águas não prestam! Os SMAS quando afixam as placas dizendo “Água imprópria para consumo” a populaça, trata logo de arrancar !!!!!!!!!!!!!
A grande maioria das fontes do concelho são abastecidas com água dos SMAS, mesmo a fonte da floresta (a caminho da Serra), onde a população vai enchendo uns garrafões com “água pura e fresca da Serra”!!!!!!!!!!!!!!!!
Tó Elias disse…
Oh Cristiano..... Tão preocupado com as águas... Pra quê?
Logo tu???
Não há nada que umas cervejolas no tasco que nós conhecemos não façam esquecer essas águas inquinadas
Um abraço
Anónimo disse…
Hello people do blog!

Um dia destes ainda apanhamos, uma tremenda diarreia!
È o que poderá resultar se a água for realmente má. Quando era puto, bebia água… onde me desse cede, e onde ela fosse mais ou menos limpa. Não morri, ainda cá estou vivinho da silva e, até acho, que essas águas me endureceram os ossos, e a pele.
Como eu o fiz (e as vezes faço), toda a santa gentinha deste Ferro, o fez, fazia, e pelos vistos continua a fazer; porém a gente está é para andar para a frente, e largar certos arcaísmos “matarruanos” que, por vezes, só dão em chatices além de, os meninos de agora, terem trocado a água pela cola, fanta, frisumos etc.
Uma análise de qualidade à água, nem os SMAS a fazem. È uma operação que fica caríssima só sendo feita, ás águas que são comercializadas; todas as outras análises que podem – e devem – ser feitas, são mais corriqueiras, um pouco para o “inglês ver”.
Dado isto, nunca se chega a saber, que água é boa. Figuras como o Bill Clinton, uma vez em Portugal, até usou água mineral, para lavar os dentinhos!
Não querem, com certeza, chegar a estes extremos. Contudo não devemos cair na javardice pois no Ferro, é extremamente fácil.
Acho que sempre é melhor haver água do que, estar a torneira fechada, como acontece com a torneira do chafariz junto da paragem do autocarro. E numa terra que se chama Ferro, e onde o vinho é rei, água, só acelera a corrosão…

Fiquem bem!!!!
Anónimo disse…
A água é boa quando não apresenta coliformes fecais e microorganismos patogénicos (como aqueles causadores de cólera, febre tifóide, hepatite, leptospirose, poliomielite e comuns diarreias.). Portanto, para a água se manter em boas condições, deve-se evitar sua contaminação por resíduos, sejam eles agrícolas (de natureza química ou orgânica), fossas, esgotos, lixos, etc.
A detecção destes agentes patogénicos é realizada pelos SMAS da Covilhã e pelo laboratòrio de água do CITEVE.
É nosso dever alertar população que não deve beber àguas não tratadas.!! Que estas fazem e sempre fizeram mal......!!
E é por isso que eu não a bebo!!!! Nem da má, nem da boa, prefiro uma boa “vinhaça” ou “umas loirinhas” no “sítio do costume”
Tó Elias disse…
Caros Conterrâneos, Bloguistas e outros: (anónimos, anões, gigantes...):
Para quem ainda não sabe aqui vai uma dica:
Consultem o site www.blogautarquicas.blogs.sapo.pt;
Tem fotos da campanha muito engraçados e.... pasme-se! temos lá o nosso e já tão badalado MAZÉ.
É que na página principal desta página aparece no radapé a tão famosa foto.
Correndo a página, vamos encontrá-la no meio de muitas outras e já com bastantes e bons comentários.
Quam quiser pode tamnbem lá fazer os comentários.´
Pode ser que chegem ao Céu (Dif«go Carlos Pinto
Força nesses comentários
Um abraço a TODOS
Anónimo disse…
O problema da água vai ser resolvido.Diz-se que a construção de uma nova barragem na Serra de Estrela, já foi autorizada.Até que enfim!!
Tó Elias disse…
Construção de Barragem? Para Quando?
Pago pra ver!
Este Bloguista está muito "macio"
Até parece que as promessas (estamos fartos delas) alguma vez foram cumpridas!!!!
Ou será que já acredita em tudo o que o C.P. diz?
Anónimo disse…
Olá outra vez!

Ai a água, a água. Com tanta falta, até apetece chorar…
PS: Pergunto, quem poupa água, quando tomam banho, desligam a água enquanto se ensaboam, já puseram uma garrafa de litro no autoclismo, quando lavam os dentes, desligam a torneira em cada gargarejo, e o exterior dos carros lavam, não lavam, e se lavam, é em casa ou na fonte!
Não é só da água que se apanham doenças, aliás, devem-se apanhar mais doenças pela cabecinha do que, pela água! Mas é sempre bom ver que alguém sabe… o que escreve!...
Ainda noutro dia, enchi dois belos garrafões, na bem dita fonte; tive sorte, não trouxe com as bilhas, nenhum decaimento patológico físico/químico, viral, poli… não sei o quê, dessas “maletas” que põem um gajo a cagar fininho.
Na volta, ou já trago por este brioso corpinho, uma resistência sobrenatural a antigénios, ou então, aos meus linfócitos B, T, X, Y, Z (escolham o preferido) dá-se o brilho, de serem selvagens protectores… Eh! Eh! Eh!
Sei (constou-me) que por exemplo, um nórdico, um americano (qualquer figura de um país desenvolvido), que beba um trago de águinha natural, mas que não é tratada pelos competentes laboratórios de smas, ou outro laboratório de prestígio, de certeza, que apanha uma diarreia. Estas águas, até podiam ser vendidas, como lachante para estrangeiro!...
Porém para o tuga… venha a águinha boa e fresquinha da fonte. Ainda andam pelos nossos corpinhos, os anticorpos capazes, de curar futuros problemas. Os outros, cheios de ciências e tecnologias, rendem-se à ideia de aprender a andar de bicicleta numa varanda e, cagam-se pelas calças a baixo… è engraçado não é?
No estado em que vivemos neste mundo, explorado, poluído etc. È (no meu ponto de vista) preferível largar os comodismos, a arrogância e a enfermidade do sedentarismo, e abraçar o contacto rude, sujo, e as vezes brutal, de viver em conjunto com o mundo natural.
No entanto, sou também um dos primeiros a apelar, que as pessoas não devem beber águas sem serem tratadas mas, sem cair em particularidades altivas que nada dizem às pessoas.
Quando assim não for, bebam vinho tinto, branco, cheio; que este faz melhor que a cerveja. Numa terra onde há tanta uva, até è pecado não o beber, e apesar disso, à que lembrar, que das uvas também se faz vinho!...

Abracinhos!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Anónimo disse…
Estou de acordo.Quanto ao poupar de água, é o próprio governo que todos os dias nos atanaza com conselhos de poupança.São os SMAS que alertam para a falta de água.
Tá certo!Mas comecem também eles a poupar!Como???Condutas por esse País fora, anos e anos a vazar água ; chuveiros de jardins públicos ligados e esquecidos, tantas vezes regando o alcatrão e não o pretendido;tantas vezes vemos nas nossas ruas canos rebentados, e os Serviços só "lhegam quando lhegam" e é se chegarem...
Agora imagina, ó meu, " boer água daquela que passa ali, por baixo da Ponte Pedrinha", fosga-se!!

Mensagens populares deste blogue

A Gastronomia na Vila do Ferro

Fim…