Folclore na Vila do Ferro

Neste mês de Agosto, a Vila do Ferro contou com a realização de dois festivais de folclore, o primeiro no dia 9, organizado pelo Rancho Folclórico Os Camponeses do Ferro, e o segundo no dia 16, orientado pelo Rancho Folclórico da Associação Centro Social do Sagrado Coração de Maria do Ferro.

O VIII Festival do Rancho Folclórico Os Camponeses do Ferro contou com a participação dos seguintes grupos:
- Rancho Folclórico Os Camponeses do Ferro
- Rancho Folclórico de Paderne (Albufeira)
- Rancho Típico de Esposade (Matosinhos)
- Rancho Folclórico Os Romeiros de Santa Maria (Santa Maria da Feira)
- Rancho Folclórico de Lagares da Beira (Oliveira do Hospital)



Após a dinamização da Santa Missa, na qual os vários grupos folclóricos deram a sua colaboração, seguiu-se o desfile pelas ruas da nossa Vila. Destaca-se o já habitual lançamento de foguetes neste dia. O festival decorreu no Parque de Festas, numa noite agradável, que atraiu o público e convidou ao convívio entre todos.
De salientar o notável esforço do Sr. João Martins, líder do grupo desde a sua formação, que apesar de todas as dificuldades sentidas não deixou que isso abalasse o Rancho.

No sábado seguinte, o XII Festival do Rancho Folclórico da Associação Centro Social do Sagrado Coração de Maria do Ferro contou com a presença dos grupos:
- Rancho Folclórico da Associação Centro Social do Sagrado Coração de Maria do Ferro
- Rancho Folclórico de Guístola (Pombal)
- Rancho Folclórico Cravos e Rosas de Oliveira de Azeméis
- Rancho Folclórico de Malhada Velha
- Rancho Infantil e Juvenil da Lardosa



Mais uma vez, o Largo de Festas foi o local escolhido para a realização do festival, após o desfile que contou também com a participação do Grupo de Bombos da Associação Centro Social do Sagrado Coração de Maria do Ferro. Embora a noite estivesse fresca, muitos apreciadores de folclore se juntaram no recinto, em especial os nossos emigrantes. A festa continuou pela noite adentro, com a actuação do Conjunto “Ecos Musicais”de Cortes do Meio.
De destacar a homenagem dedicada ao Senhor António Brojo Esteves, anterior director do Rancho, e a fantástica apresentação pelo actual director, Sr. Francisco Martins.

Ambos os Ranchos Folclóricos estão de parabéns pela organização do seu festival, tendo contado com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã e da Junta de Freguesia do Ferro.
De parabéns está também a Vila do Ferro, que com a ajuda destes grupos tem representado a sua tradição pelos vários cantos do nosso país.

Comentários

danitri.® disse…
Agradeço a ajuda prestada, na parte da escrita, na Publicação deste Post. Agradeço a cedência das Fotos por parte do Sr. Eng. Xavier.
Obrigado
Anónimo disse…
O mês de Agosto é sem dúvida um mês de Folclore.....
A Vila do Ferro é realmente uma vila grandiosa...
Não temos apenas um rancho folclorico mas sim DOIS.... e como senão bastasse haver um festival de ranchos temos dois festivais....
Será que o palco do recinto das festas é pequeno demais para esses dois grandes ranchos se juntarem e fazerem um enorme festival?!!!
Mas porque é que tem que se convidar um monte de ranchos de fora quando no Ferro existe 2 ranchos?!!!Porque é que não se deixam de merdas e em vez de fazerem 2 festivais não juntam esforços e fazem um enorme festival...
Anónimo disse…
Grande ideia a deste anónimo (19 Agosto, 2008 15:28)!!!
Pode ser que resulte a sua opinião. Eu também penso assim. Porque não unir esforços, deixar ódios e "capelas" e concentramo-nos na "Igreja" que é a nossa VILA ?
Haja quem dê um empurrão. Mas, tem de ser um empurrão nas mentalidades...
Anónimo disse…
sábias palavras...
Anónimo disse…
Seria muito bom que os dois ranchos trabalhassem em conjunto, mas não acredito que consigam juntá-los: seria o mesmo que juntar a ilha Formosa (Taiwan) à China. Um rancho nasceu da disputa do poder dentro do outro. Como fazer para os pôr a puxar na mesma direcção?!!!! Talvez eles se mantenham com mais iniciativa precisamente por haver rivalidade entre eles. É que no Ferro já houve rancho por várias vezes e sempre se extinguiram, e agora que há dois persistem. Talvez seja melhor assim.
Anónimo disse…
Esta semana o Jornal do Fundão traz quase uma página com noticias dos Festivais do Ferro, o que quer dizer que novamente o Ferro vai chegar a muitas partes do mundo. Acho estranho aqueles que se apontam logo o dedo e chamam nomes quando nenhuma noticia aparece, acho estranho dizia, não virem agora aqui dão a mãozinha à palmatória e pedirem desculpa ao maior semanário regional de Portugal. Isso é que era de homem.Á pois era...
Anónimo disse…
isto não é de má fé, mas foi triste ver em alguns grupos folclóricos que nos visitaram, mutos pares compostos por duas raparigas.
valha-nos que nos do ferro isso ainda não acontece, o que quer dizer, que homens ainda abundam por aí.
Será que esses ranchos são federados?
é que se são, não sei se é permitido tal
não é que me incomode muito, mas acho que não fica nada bem.
quanto ao jornal do fundão, estamos falados...
cada um pensa o quer quer e mais nada.
Só pelo facto de esse jornal trazer "quase uma página" com noticias do ferro, não vou dar a mão à palmatória como esse farto de gente de má fé ai fala..
Que custa ir a um blog do ferro copiar a noticia, e escarrapachá-la lá??
Quando se fala nisso, refere-se a reportagens, com presença de jornalistas a darem conta das noticias que por cá se passam.
E mais não digo

Mensagens populares deste blogue

Limites Ferro – Peraboa. A Verdade...

Estrada vai ser requalificada no primeiro trimestre de 2012

Estrada Municipal 506-1. Ponte Pedrinha-Ferro-Peraboa.